PF prende coronel Naime, o então responsável pela operação da PM no dia da invasão dos Poderes

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Além de Naime, outros três policiais militares foram presos por suspeita de omissão

Detentos participaram de invasão à Praça dos Três Poderes, realizada no último dia 08. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta terça-feira (7) quatro mandatos de prisão contra policiais militares suspeitos de omissão no caso da invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. 

A ação faz parte da 5ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar os participantes, financiadores e apoiadores dos atos golpistas, protagonizados por bolsonaristas. Além das prisões, também seis ordens de busca e apreensão.

Coronel Naime 

Um dos militares presos hoje foi o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). 

No dia do ataque terrorista, o planejamento operacional de segurança do DF era justamente responsabilidade do coronel Naime, que estava de férias, junto com outros seis subordinados, conforme apontou o relatório final do interventor na segurança pública no distrito, Ricardo Cappelli. 

Conforme o jornalista Luis Nassif alertou no “Xadrez da tentativa de conter a intentona militar”, a invasão bolsonarista teve participação direta dos agentes de segurança, seja por omissão ou influência, especialmente de Naime. 

Já a defesa de Naime afirmou, por meio de nota, que o coronel “agiu conforme a lei e a técnica, realizando todas as prisões ao alcance das condições materiais com as quais contava no momento”. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”     

Outras prisões 

Além de Naime, também foram presos nesta manhã o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar; o major Flávio Silvestre de Alencar, que foi gravado liberando o acesso dos golpistas ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF); e o policial Rafael Pereira Martins.

Ainda, diante da suspeita de omissão das polícias nas ações golpistas, já foram presos o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e o ex-comandante da PM, Fábio Augusto Vieira.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O título dessa matéria ficaria melhor da seguinte forma:

    “PF prende coronel Naime, o então IRRESPONSÁVEL pela INOPERÂNCIA da PM no dia da invasão da sede dos Poderes

  2. Quando irão prender oficiais da ativa do Exército que facilitaram ou trabalharam para a invasão?
    Vai sobrar apenas para o oficialato da PM? Os militares do EB estavam sob o comando da PM?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador