Capitólio brasileiro: acompanhe tudo sobre o terrorismo bolsonarista em Brasília

Acompanhe, cronologicamente, tudo o que acontece sobre o ato terrorista em Brasília, com a invasão de bolsaristas na Praça dos Três Poderes

Golpistas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Milhares de bolsaristas invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (08), em ato terrorista sem precedentes na história do Brasil.

Os grupos invadiram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com o emprego de violência, e destruíram os espaços, com seus objetos, móveis, televisores e aparelhos eletrônicos e de tecnologia e obras de arte, além de saquear os itens de patrimônio público.

Em reação e pela omissão das equipes de segurança do governo do Distrito Federal, sob o comando do governador Ibaneis Rocha (MDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública.

Acompanhe as notícias dos atos terroristas e sua repercussão, cronologicamente, com o GGN:

– Ainda na tarde de sábado (07), o ministro da Justiça Flávio Dino havia autorizado o uso da Força Nacional, com a assinatura de uma portaria, em meio ao avanço de grupos radicais em Brasília.

– Os bolsonaristas romperam a barreira de segurança da Praça dos Três Poderes por volta das 14h30 deste domingo.

– Sem efetivo policial suficiente no local e com alguns agentes auxiliando os criminosos, os grupos avançaram rapidamente para o Congresso Nacional, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

– O responsável pelas forças policiais, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, estava nos Estados Unidos, aonde também se encontra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi cobrado pela omissão e demitiu Torres do cargo.

– Quase três horas após o início da invasão e sem reação do efetivo policial, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

– Lula nomeou Ricardo Cappelli como o interventor da Segurança em Brasília, até o dia 31 de janeiro de 2023. Capelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em discurso, Lula afirmou que a cena ocorrida “não tem precedente na história do nosso país” e garantiu a punição.

– Juntamente com o ato de Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu uma série de solicitações judiciais, entre elas a prisão de Anderson Torres, que se encontrava nos EUA, o monitoramento e identificação dos criminosos bolsonaristas, a remoção de suas redes sociais e a prisão e identificação de todos os responsáveis.

– Imediatamente após as medidas do presidente, o governador do Distrito Federal intimou todas as forças de segurança do DF a atuarem na Praça dos Três Poderes. Com o comando, em menos de 2 horas, as forças de segurança conseguiram esvaziar as sedes públicas e prender em flagrante cerca de 150 criminosos.

Lideranças de todo o mundo repudiaram os atentados contra a derrubada de Lula no Brasil, solidarizando-se e oferecendo ajuda e suporte para combater os atos terroristas e restabelecer a ordem no país.

– Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden caracterizou o vandalismo como “ultrajante” e deputados dos EUA defenderam a extradição de Jair Bolsonaro.

– O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, gravou um vídeo com um pedido de desculpas a Lula e indicou ter sido pego de surpresa com os atos, apesar do avanço dos grupos bolsonaristas ainda nos dias anteriores e a chegada à cidade de centenas de ônibus com milhares de integrantes criminosos para a invasão.

– O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a abertura de uma investigação para detectar e punir os responsáveis e envolvidos nas invasões. O procurador também acionou o comitê de crise do Ministério Público Federal (MPF), orientou todas as unidades do país para atuar de forma conjunta e pediu a criação de um canal para recebimento de denúncias.

– Na noite deste domingo, o ministro da Justiça Flávio Dino responsabilizou a falta de reação do governo do Distrito Federal e anunciou que haviam sido presos mais de 200 golpistas e apreendidos 40 ônibus, com a identificação dos financiadores destes veículos.

– Dos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou quase 7 horas após o início dos atentados. Nas redes sociais, não repudiou explicitamente os criminosos e disse somente que atos assim “fogem à regra”. Também atacou Lula por ter atribuído a ele responsabilidade nos atos.

– Em nota, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que “foi levado a efeito um complexo plano criminoso de abolir, violentamente, o Estado Democrático de Direito” e que “todos precisam ser punidos”, principalmente “as autoridades omissas”.

– Ao retornar do Palácio do Planalto, o diretor de Curadoria dos Palácios Presidenciais, Rogério Carvalho, deu seu relato sobre as obras de arte perdidas e danificadas, em valores incalculáveis: “Eu tinha acabado de montar, na sexta-feira, o 3º andar, remontamos a sala do presidente e a gente teve, realmente, muito vandalismo. Temos uma situação como a tela do Di Cavalcanti, enorme e muito importante, rasgada em 7 pontos.”

– Na madrugada desta segunda (09), o ministro Alexandre de Moraes acatou a um dos pedidos da AGU e determinou ao afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal. Moraes falou em “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal.”

– Moraes também determinou a desocupação e dissolução dos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis generais do Exército no prazo de 24 horas. Os golpistas que resistirem à decisão devem ser presos em flagrante pelos crimes de “atos terroristas, inclusive preparatórios”; “associação criminosa”; “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”; golpe de Estado; “ameaça”; “perseguição”; e “incitação ao crime”.

– Após a determinação, a Polícia e o Exército desmontaram o acampamento bolsonarista em frente ao quartel-gerneral do Exército, em Brasília. Ao menos 1.200 bolsonaristas foram levados presos e 87 veículos foram apreendidos.

– Movimentos sociais e instituições progressistas, como universidades e sindicatos, convocaram atos pela democracia em todo o Brasil para esta segunda-feira (9). As concentrações terão início entre às 16h e 18h, em todas as regiões do País.

– O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu o retorno imediato de Jair Bolsonaro ao Brasil, com um pedido de extradição encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), para incluir o ex-presidente nas apurações sobre o terrorismo deste domingo.

– Diante da “infiltração” de bolsonaristas e da omissão dos comandos da Polícia Militar do Distrito Federal, o governo Lula negociou com estados do Nordeste o envio de tropas para auxiliar na segurança da capital federal. Efetivos do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte já embarcaram rumo a Brasília para somar esforços às forças de segurança que agora estão sob intervenção federal.

– O atentado a golpe no Brasil é manchete de jornais de todo o mundo. Os mais reconhecidos jornais estamparam os bolsonaristas nas capas: “Teste de golpe”, “vírus do Trumpismo”, “populacho de Bolsonaro”, “alegação de fraude eleitoral sem nenhuma evidência” foram algumas descrições usadas pelos norte-americanos, britânicos, espanhóis, franceses, italianos, portugueses e latino-americanos.

– O ministro da Justiça Flávio Dino atualizou, na tarde de segunda (9), os dados sobre as prisões de bolsonaristas. No total, houve 1.500 detenções em Brasília. Dino afirmou à imprensa que o GSI precisa explicar porque seu efetivo não protegeu o Palácio do Planalto. O ministro vê “responsabilidade política” de Bolsonaro, por ter fomentado ataques ao STF por vários anos. Mas não acredita em um pedido de extradição seja possível “neste momento“.

– O presidente Joe Biden conversou com Lula por telefone e manifestou repúdio à violência bolsonarista e apoio à democracia brasileira e à vontade popular expressada nas urnas, com a vitória eleitoral do petista. Biden convidou Lula para visitar a capital dos EUA em fevereiro, e o presidente brasileiro aceitou.

Após Michelle Bolsonaro pedir orações para Jair Bolsonaro, afirmando que o marido fora internado novamente com dores abdominais decorrentes da facada de 2018, o hospital em Orlando desmentiu a internação.

O governo federal já recebeu 13.000 e-mails com conteúdo sobre o terrorismo bolsonarista na capital federal. Haverá uma triagem e o material será usado para responsabilizar os envolvidos e os financiadores, disse Flávio Dino.

Os ex-chefes da PGR emitiram uma nota repudiando o terrorismo e cobrando investigação em todas as esferas.

Em breve, mais atualizações.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual a avaliação do José Múcio sobre a ordem e o progresso promovidos pelos partidários de Deus, Pátria e Família?
    Ele já se manifestou sobre esses criminosos profissionais?

  2. Ao ver o STF ser depredado por bestas-feras comandadas por Jair Bolsonaro e seus filhos recordei algo importante.

    Durante o governo Dilma Rousseff fiquei muito indignado com uma decisão do STF facilitou de certa maneira o golpe de estado disfarçado de Impeachment. Na oportunidade, disse a um colega advogado idoso (ele faleceu pouco antes da eleição de 2022) que pretendia demonstrar toda minha indignação indo a Brasília apenas para cuspir no prédio da Suprema Corte.

    No dia seguinte abandonei meu “plano terrorista”, pois para mim a ação política direta sempre foi um luxo. Tenho que trabalhar para pagar minhas contas, não disponho de tempo ocioso para fazer viagens inúteis, nem posso desperdiçar dinheiro com uma vingança simbólica.

    A grande imprensa sempre diz que NÃO existe diferença entre esquerda e direita. Mas a diferença existe sim e me parece evidente.

    Eu sou de esquerda e nunca me passou pela cabeça fazer o que os terroristas bolsonaristas fizeram em 08 de janeiro de 2023. Na verdade, não fui nem mesmo capaz de colocar em prática meu terrível “plano terrorista” quando o golpe de estado contra Dilma Rousseff estava sendo dado em câmera lenta com apoio do STF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador