Bolsonaristas invadem e depredam o Congresso Nacional

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Nas imagens que circulam nas redes sociais não é possível visualizar nenhuma ação da polícia contra os criminosos

Manifestantes golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que não aceitam o resultado da eleição presidencial, invadiram a área do Congresso Nacional e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, na tarde deste domingo (8).

Os bolsonaristas estão espalhados pela área, alguns quebraram as vidraças da chapelaria do Congresso e invadiram a Câmara dos Deputados. Outros extremistas já estão no Salão Verde e nos anexos do prédio.

Também houve invasão e depredação no Palácio do Planalto, sede do Executivo, de onde despacha o presidente eleito Lula (PT), que não está na capital federal e cumpre agenda oficial em Araraquara, no interior de São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também foi alvo dos invasores e foi depredado, alguns golpistas armados chegaram a atirar contra a segurança do prédio.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, no início da invasão não é possível visualizar nenhuma ação da polícia contra a ação dos criminosos. Agora, o Exército já toma a área e o governo do Distrito Federal (DF) mobilizou a cavalaria da Polícia Militar (PM) para tentar conter a invasão.

Força Nacional

Em meio as ameaças sobre os atos de teor golpista na capital federal, o ministro de Justiça, Flávio Dino, já autorizou o uso das Força Nacional.

Segundo relatórios dos serviços de inteligência do governo, ao menos 100 ônibus com cerca de 3,9 mil bolsonaristas e militantes da extrema-direita chegaram a Brasília neste sábado (8) para as manifestações antidemocráticas.  

Dino está em Brasília e monitora os atos golpistas. Ele mantém contato com governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Os presidentes da Câmara e do Senado, deputado Arthur Lira (PP) e senador Rodrigo Pacheco (PSD), além da presidente do STF, ministra Rosa Weber, também acompanham o caso.

Confira imagens da invasão:

As manifestações das autoridades nas redes sociais:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Começo comentando que é “simples” resolver: basta chamar as torcidas organizadas de 3 ou 4 times relevantes, já que as polícias e a força nacional “não conseguem”.
    Evidente que há alguma leniência ou algo pior ou intencional.
    100 ônibus lotados carregam cerca de 4 mil passageiros. Se colocarmos mais outro tanto dos que já estavam ou vieram por outros meios, vamos considerar uns 8 mil.
    Nem originais conseguem ser, plagiando o “Capitólio”.
    Evidente que forças armadas, equipadas e preparadas podem controlar algo como pelo menos 1 contra 10 manifestantes. Se considerarmos apenas 1 contra 5, teríamos algo como 1600 policiais e agentes da força nacional para controlar e inibir os excessos e invasões.
    Fora que, sendo algo já previsto, de conhecimento público, não é possível que além da preparação, reforços não apareçam em questão de meia hora a uma hora.
    Uma vez passada a boiada, é cercar o que for possível, é deter, identificar e processar o que for possível.
    Por fim, lembremos de “ocupações” ocorridas em outros países, como o Egito e a Ucrânia para supor que há mais do que ruralistas defendendo suas grilagens e privilégios patrocinando estas “manifestações”. Isto tem apoio externo.
    O objetivo certamente é criar e manter um caos artificial para facilitar a manutenção do domínio deste que, na pior das hipóteses, é o terceiro mais rico território do planeta.
    Terras guarnecidas por uma elite medíocre e mercenária, um povo miserável e fragilizado e uma parte significativamente crescente de crentes, alucinados e desinformados, já representados por 49% do eleitorado deste pobre povo deste rico país.

  2. Grande oportunidade para o governo Lula!
    Cheque em branco para preencher como quiser!
    Para desmanchar o golpe de uma paulada só. Para identificar os financiadores da bagunça. Para pegar entre os vândalos quem recebeu indevidamente ajuda emergencial. Para demitir quem tinha que ter protegido o patrimônio público e cooperou com os arruaceiros. Para lograr apoio irrestrito no STF, Câmara e Senado. Para repudiar cada linha golpista nas midias familiares.
    PARA SE LIVRAR DE VEZ DA BANDA PODRE DOS MILITARES E POLÍCIAS!!!!
    PARA ARRUMAR A CASA!

  3. O momento é bastante grave e, por isso mesmo, é preciso manter a calma e adotar as medidas institucionais adequadas. O Presidente Lula já decretou a devida intervenção cabível na área de segurança pública do DF, nos termos do artigo 34, inciso III, da Constituição Federal. Agora é hora de zelar pela rigorosa aplicação da lei, com base em investigações amplas e ágeis. Além disso, é preciso desestimular qualquer convocação precipitada de atos públicos em apoio ao governo, para não propiciar oportunidades de promoção de confrontos que interessam aos golpistas e terroristas de extrema direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador