PGR entra com medida cautelar contra quatro senadores do PMDB no STF

Jornal GGN – A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal deferimento de uma medida cautelar no inquérito que apura desvios em contratos na construção da Usina de Belo Monte. Quatro senadores do PMDB são alvos da ação: Romero Jucá, Edison Lobão, Jader Barbalho e Valdir Raupp.

De acordo com o site Os Divergentes, ainda há um quinto nome, mantido em sigilo. O relator do inquérito é o ministro Edson Fachin, e processo está em segredo de justiça desde a última sexta (2). Não há prazo para a decisão.

Leia mais abaixo:

Do Os Divergentes

EXCLUSIVO: PGR pede ao STF cautelar contra senadores do PMDB

de João Gabriel Alvarenga

Após o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, outra tempestade pode atingir o governo e o PMDB em cheio. A Procuradoria-Geral da República (PRG) pediu no Supremo Tribunal Federal (STF) o deferimento de uma medida cautelar no inquérito que investiga o desvio de dinheiro em contratos da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Quatro senadores são alvos da ação, segundo apurou a reportagem: Valdir Raupp, Jader Barbalho, Romero Jucá e Edison  Lobão, todos do PMDB.

A reportagem apurou também que além dos quatro senadores alvos da cautelar, há um quinto nome ainda em sigilo. O processo corre em segredo de justiça desde a última sexta-feira (2) no gabinete do ministro Edson Fachin, relator do inquérito, e não há prazo para uma decisão.

Os pedidos feitos por Rodrigo Janot na cautelar também estão em segredo de justiça, mas juridicamente uma ação cautelar é um pedido do Ministério Público ou da Polícia que busca proteger um direito e pode terminar em indisponibilidade de bens, busca, apreensão, prisão, condução coercitiva, entre outros.

O esquema de propina em contratos da obra de Belo Monte foi revelado ao Ministério Público Federal pelo delator Luiz Carlos Martins, executivo da Camargo Corrêa e depois incrementado por outro delator, o ex-senador Delcídio do Amaral. Segundo apurou a reportagem, na PGR a investigação está avançada, mas procuradores ainda querem fazer novas diligências até oferecerem denúncia no STF.

Apesar dessa investigação ter sido desmembrada da operação Lava Jato, que investiga desvios na Petrobras, a força tarefa da operação na PGR é quem comanda os trabalhos de apuração já que as delações premiadas acertadas atingem inquéritos de ambos os processos.

João Gabriel é colaborador de Os Divergentes

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só pelo fato de serem

    Só pelo fato de serem golpistas já deveriam estar num outro lugar… são ditadores golpistas mafiosos da pior espécie!… Belo Monte é só ma gotinha d’água para esses meliantes do colarinho branco de altíssima periculosidade para o estado / povo brasileiro. Aliás, relembrando aqui, certa feita o jucah veio a público dizer-se indignado com o valor das passagens aérea que estava pagand para de ir de Brasilia para o seu esconderijo. Alegou que em determinados horários e dias as passagens eram mais em conta, e justo quando ele precisava eram mais caras! Disse ainda que isso tinha que mudar, que o certo seria tabelar… Nêsse dia conhecemos o ditador jucah… Passou um tempinho, e o bichinho confirma de sóbra: alem de ditador, golpista e mafioso!!!! É na mão dessa gente que o país se encontra, tanto no senado como na câmara dos deputados como no judiciário como no executivo e em todos os órgãos e instituições ligados a esses 3 poderes. O Brasil está na mão de golpistas ditadores mafiosos, de cabo a rabo. Os gatos saem, os ratos fazem a festa… traduzindo, sem a Presidenta legítima, os ratos só fazem mérdas.

  2. mais um capítulo da luta

    … entre o corrompido judiciário e  o corrupto legislativo, buscando manter a impunidade dos juízes e promotores…

    … e o povo ? … o povo que se dane !

    1. Guerra de quadrilhas.

      Os que se anunciaram como salvadores da pátria que seria higienizada por meio do GOLPE, em nome da ordem, da lei e da moralidade, revelam-se agora verdadeiros gatunos de elite, que são e sempre foram, em meio a uma encarniçada guerra de quadrilhas. Quando o povo, em vez de apenas assistir e aguentar as consequência da guerra da bandidagem doutorada, resolver entrar na briga a coisa vai feder ainda mais.

  3. Fora Temer

    Não é possível continuarmos com o Temer com presidente já que é o aliado de todos esses envolvidos, fora as suspeitas que recaem sobre o próprio. Será que não tem um homem sério nessé governo?

  4. Cara, estou errado no meu raciocínio ou..

    … estamos diante de crimes de prevaricação por parte do PGR? Afinal tudo acontece a conta-gotas conforme necessidade do sr Janot e cia.

    Uma pergunta: Não deveria rolar uma CPI do “acordo”, com certeza CARACÚ, entre o grupo do PR e os EUA?

    1. politica

      Eu tambem acho que deveria haver uma cpi ou uma investigação séria para descobrir que acordo é esse. E se é um acordo legal ou não. Na verdade, acho que não pode ser coisa boa para nós os Brasileiros pois os americanos não dão ponto sem nó. Eu acho isso um abisurdo, um crime contra a nação. Esse Moro tem de ser preso. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador