Planalto deve entrar com novo recurso no TRF2 para garantir posse de Cristiane

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Executivo vai recorrer até a última instância, diz o deputado Beto Mansur  José Cruz/Arquivo/ABr

da Agência Brasil

Planalto deve entrar com novo recurso no TRF2 para garantir posse de Cristiane

Débora Brito – Repórter da Agência Brasil

O Palácio do Planalto decidiu esgotar todas as possibilidades de recurso contra a decisão do Tribunal Regional da 2ª Região (TRF2) de suspender a nomeação e posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

Segundo o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos principais articuladores políticos da base governista na Câmara, o governo deve apresentar novo recurso para que o plenário do TRF2 decida sobre a liminar enquanto aguarda o fim do recesso do judiciário para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o recesso do Supremo, a decisão sobre o recurso caberia somente à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, e o Executivo prefere que o recurso seja analisado pelos ministros em plenário. No entendimento do governo, o desgaste neste momento é maior entre os poderes do que sobre a deputada. O objetivo é tentar resolver a questão ainda no âmbito estadual e evitar que o desgaste se estenda para as instâncias superiores do Judiciário.

“Um juiz de primeira instância disse: ‘não pode assumir, porque a ministra tem ações na justiça do Trabalho’, coisa que, na minha visão, é um absurdo. Aí, você não vai poder indicar um ministro da Saúde porque ele fuma, você não vai poder indicar um ministro dos Transportes porque tem algum tipo de multa de trânsito. É claro que o Executivo vai recorrer até a última instância para que não haja nenhum tipo de dúvida dessa separação entre os poderes”, acrescentou.

O deputado disse que conversou ontem (10) com o presidente Michel Temer e que este está tranquilo e vai manter a indicação da ministra. “Ele está tranquilíssimo, ele é um jurista conhecedor do direito, ele fez a indicação, ele não concorda com a decisão e vai recorrer, porque houve verdadeiramente uma influência, uma entrada indevida, na minha visão, do Judiciário na decisão do presidente da República.”

Cristiane Brasil foi indicada como ministra do Trabalho, na última semana, pela direção do PTB, no âmbito das negociações em torno da reforma da Previdência. A indicação da deputada, no entanto, foi questionada na Justiça, pois surgiram informações de que ela tem dívidas trabalhistas com ex-funcionários.

A nomeação da deputada foi suspensa por uma liminar da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ), expedida na última segunda-feira (8), um dia antes da cerimônia em que ela tomaria posse no Ministério do Trabalho. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou recurso contra a liminar, mas a suspensão da posse foi mantida pelo vice presidente do TRF-2. A defesa da deputada apresentou, em seguida, agravo de instrumento contra a decisão do tribunal, mas o recurso também foi negado por outro desembargador.

Edição: Nádia Franco

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ALGUÉM DUVIDA DO PODER DO TIO TEMEROSO????

    Eles vão emplacar a ministra Jefersa… Já devem ter feito o acordo. Se passasse pela cabeça do Tio e sua “equipe” que não daria certo ele já teria desbaratinado e pronto! A direita de toga precisa dar um prêmio para o Tio… Não se larga um amigão na beira da estrada né? (a mesma direita que enfiou um cenourão na goela do governo petista impedindo Lula de tomar posse… Impedindo a posse do Eugênio Aragão etc) … Neste momento, eles têm a força, queremos ou não! Infelizmente … 

  2. Essa “Sra. Brasil” deve ser

    Essa “Sra. Brasil” deve ser uma expert em direitos trabalhistas…

    Parece que o presidente golpista irá às últimas consequências para nomeá-la.

    O Brasil e os trabalhadores devem estar precisando muito dessa mulher.

  3. Para sermos justos

    Acho aqui uma intromissão indevida (mais uma vez) do judiciário. O Executivo, já totalmente desprestigiado, não consegue nem sequer escolher a sua equipe ministerial, o que devia ser a sua prerrogativa. Acho aquela mulher uma péssima candidata a Ministra, tão ruim como outros ministros que já existem, mas, faz parte das ações legítimas do Poder Executivo a sua escolha, ainda mais sendo parlamentar com voto popular e foro privilegiado.

  4. Eu gostaria de saber porquê a

    Eu gostaria de saber porquê a insistência em tentar empossar uma pessoa claramente inadequada para o cargo (empossar a raposa como segurança do galinheiro? Isso deveria ser ridículo até mesmo no Brasil).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador