A Lava Jato na hora das provas, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Janio de Freitas, em sua coluna na Folha de S. Paulo, analisa as próximas etapas da Operação Lava Jato, e destaca o caso de Marcelo Odebrecht, que está preso há quatro meses, e não aceitou participar da delação premiada. Janio também ressalta que agora é a “hora de provas”, e que os advogados dos acusados na operação preveem “numerosas incoerências de delatores e contradições entre vários deles”. Além disso, a falta de provas pode anular a liberdade dos presos que aceitaram a delação premiada

Em outra nota, Janio comenta a fala do comandante do Exército na Região Sul, general Antonio Hamilton Martins Mourão. Em palestra no último dia 17 de setembro no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) de Porto Alegre, o general disse que “neste momento de crise, toda consciência autônoma, livre e de bons costumes precisa despertar para a luta patriótica”, também falando sobre uma eventual saída da presidente da República. Para Janio, é uma “opinião perfeita para gerar uma crise”.

Da Folha

Novos jatos

Janio de Freitas

A Lava Jato entra em nova etapa. Menos escandalosa, mas isso os jornalistas resolvem. Até porque o interesse merecido pelos novos capítulos não será pouco. O começo de um deles está programado para hoje. O outro já deu o primeiro passo, muito promissor.

O julgamento de diretores da Odebrecht tem logo mais a inquirição, perante o juiz Sergio Moro, dos delatores premiados Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco. Entre os diretores réus nesse processo figura Marcelo Odebrecht. Além de outros possíveis interesses –da curiosidade a questões jurídicas, passando pelos fatos todos do inquérito– Marcelo Odebrecht está preso há quatro meses sem ceder às contingências que o pressionam para satisfazer a Lava Jato, aceitando a delação premiada.

Marcelo é em si mesmo uma curiosidade a ser desfeita, e deve sê-lo inclusive para a Lava Jato. O que o fez adotar conduta inflexível e tão diferente do que fizeram os demais donos e dirigentes das empreiteiras? O que tem a dizer que justifique sua atitude? A Lava Jato entra na fase em que devem aparecer as respostas, na inquirição de Marcelo ao final dos interrogatórios preliminares, de delatores premiados e eventuais testemunhas, por Sergio Moro.

Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco têm, no mínimo, que dizer nesse julgamento o mesmo dito na delação premiada sobre os diretores da Odebrecht. Mas o que Paulo Roberto disse, não só a respeito da Odebrecht, inaugurou a outra vertente nova da Lava Jato, ao receber sob forte contestação do recém-delator premiado Fernando Soares, o Baiano. É a fase em que a prioridade dada a delações premiadas, em detrimento de investigações efetivas, vai mostrar desencontros como um problema para os juízes. Talvez não para Sergio Moro, mas para aqueles que nas instâncias superiores vão julgar recursos e para os ministros do Supremo, que conduzem os casos de políticos apontados por delatores.

Será a hora de provas. E, quem sabe, a hora da verdade. Advogados dizem haver, à espera de elucidação, numerosas incoerências de delatores e contradições entre vários deles, ou deles com empreiteiros. Para os delatores premiados também será um problema, e problema maior a falta de provas, porque a queda de afirmações suas pode fazer tribunais superiores anularem o prêmio de liberdade. Para vários deles, já se pode ver, liberdade endinheirada.

Eduardo Cunha, impeachment, “pedaladas” tiraram a Lava Jato da frente do palco. É só esperarem um pouco para ver a reação.

COMO SEMPRE

Mais um pronunciamento político de general. Desta vez, o comandante do Exército na Região Sul, general Antonio Hamilton Martins Mourão. Até neste último sobrenome faz lembrar o iniciante do dia 31 de março de 64.

O que o general chamou de “dever de esclarecer a opinião pública” incluiu coisas assim: “a vantagem da mudança”, na “mera substituição da PR” (a presidente), “seria o descarte da incompetência, má gestão e corrupção”. Em qualquer tempo, opinião perfeita para gerar uma crise.

Foi sempre assim que começou. O “esclarecimento” de um, e aí vem uma “análise de conjuntura” de outro, logo alguma coisa mais. Foi sempre assim que seguiu. Entardece depressa. E vem a noite, de chuva e trovões. 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Queixas

    Sim, a noite, é certo, virá. Da única forma que sabemos fazer. Os verde-olivas a garantir. Aos bem supridos de renda nada acontecerá. Seus colchões estão em camas caribenhas e outras. Escrevo hoje sobre isso em meu blog. Jânio de Freitas já enxergou o inevitável. A noite virá, mas uma pergunta ficará: as folhas e telas que tanto insistem no golpe, se queixarão e pedirão liberdade de imprensa?

    1. Depois irão “chorar” nas camas, que mesmo sendo no Caribe e…

      Esta indesejada(pelos bons brasileiros)”noite” será a ressurreição daqueles anos de chumbo, que os pais e avós dos atuais golpistas, não falaram para seus filhos, que ao impedir uma democracia de cumprir seu papel constitucional, vão reclamar depois, da falta de liberdade política e de expressão, e aí, mesmo nas mais quentes camas caribenhas e ou de paraísos fiscais, não têm o sabor tropical das noites brasileiras. Mais aí, já é outra história, que os nossos netos, é que terão que reverter.

  2. Se esse cara não for “chamado

    Se esse cara não for “chamado às falas”, mal sinal!

    Isso é puro clima de UDN/golpe, que vivemos (eu “estava lá”) nos 50/60.

     

  3. Ainda que se cancelem muitas

    Ainda que se cancelem muitas das delações, ainda que fique provado qualquer manipulação, ainda que processos sejam cancelados por  desrespeito aos direitos fundamentais, dentre eles, o do devido processo legal, ainda, assim, alcançarão o objetivo de criar confusão na cabeça dos telespectadores, leitores e ouvintes da imprensa. Conseguirão piorar a sensação de que o Estado não faz parte da solução, o Estado é o problema, que o Estado é a origem de toda corrupção e que tudo que é público deve ser privatizado. Assim, convencerão a maioria e alcançarão o objetivo de implementar o Estado mínimo nos países que serão controlados pelos grandes grupos econômicos internacionais. No futuro, corremos o risco de os ditadores nacionalistas serem substituídos por ditadores internacionais que controlarão grandes corporações ou fundos de investimentos, mais ou menos como temos visto  em alguns filmes.  Seria essa a “Nova Ordem” ?

     

     

     

  4. Já passamos a considerar

    Já passamos a considerar válido manter alguém preso indefinidamente até que aceite confessar seus crimes e delatar os supostos cúmplices? Então Marcelo Odebrecht é o ponto fora da curva? Os demais se curvaram ante a tortura institucionalizada da vara de Guantànamo e isso é perfeitamente normal?

    Quando foi que George W. Bush baixou o Ato Patriótico aqui no Brasil também? Não lembro de ter visto essa notícia.

  5. Este genral, obviamente, é

    Este genral, obviamente, é maçom, e chamou os demais maçons “livres e de bons costumes” para despertar para uma luta patriótica….

  6. “Provas”

    … Ai, ai… “provas”…

    … Dá uma preguiiiiça…

    Estão julgados e sentenciados desde o início. A sentença já deve estar até redigida.

  7. Em que paraíso fiscal encontra os prêmios das delações?

    É curioso !  Era pra ter um movimento intenso de jornalistas questionando se os delatores estão ou não escondendo dinheiro?

    Íncrível pois, isso é crível !

    Tá todo mundo botando o galho dentro com a úinica pretensão de criminalizar o Governo e seu Partido.

    O único intenso movimento existem é esse , por sinal muito sórdido !

    Estam forçando a barra pra “extrair” a delação

    super-premiada que é a criminalização do Lula!

    Será esse o único objetivo de toda essa operação? 

    1. Já foi demonstrado aqui nesta

      Já foi demonstrado aqui nesta semana que sim.

      O grande inimigo eleito pela “força tarefa” é o Lula – é a operação de guerra inspirada na “Operação Mãos Limpas” da Itália, onde o mesmo expediente de vazamentos seletivos e cumplicidade com a os grandes grupos de mídia resultou na acenssão do Berlusconi.

      Aqui pelo visto é a meta facilitar a acenção do Aécio “golpe” Neves.

  8. Chuvas e trovões é o que a

    Chuvas e trovões é o que a gente, que ama a liberdade, não quer nem ouvir falar. Mas, se já tem general opinando sobre a política sórdida, só Deus sabe o que nos avizinha.

    1. Pode ter certeza que o

      Pode ter certeza que o ministgro já disse. Não dirá pela mídia porca des país,mas já disse e o fez pelo alto comando do exército.

  9. PATRIOTISMO E CORRUPÇÃO

             Não entendo o que o General Mourão e outros querem dizer quando falam em patriotismo.

             O General Médice falou que “a economia vai bem, mas o povo vai mal”. Se isso é patriotismo, que vá pro raio que o parta.

             Patriotismo é nunca ter existido miséria no Brasil.  Patriotismo é nossas riquezas serem usadas para o bem da população.

             Cadê o ouro para o bem do Brasil?. Enfiaram em que lugar?.  O manganès, o ouro de Serra Pelada.

              FALTA de patriotismo é pedir a divisáo do Brasil, é ofender nordestinos e todos os que querem o golpe estão enfiados em corrupção até o pescoço.

             Hoje há investigações da Justiça Militar envolvendo corrupão de Generais e outros oficiais por ladroeiras em obras do Governo. E daí?.

             Onde estiver o homem aí está o erro.

             É besteira do General Mourão falar em corrupção, patriotismo. A Justiça está punindo os corrupos, estão tentando reaver o dinheiro e isso é também patriotismo. O melhor patriotismo foi ter diminuído a miséria.

    1. O Manganés da Serra do Navio

      O Manganés da Serra do Navio no Amapá!!! 

      Esta todo em solo Estadunidense, bem lembrado, foram os milicos que comandaram esta mer da!

  10. O problema não é esse milico

    O problema não é esse milico golpista de merda. É uma presidente que parece comandar um exército de Brancaleone: só sabe governar através de assertivas e declarações. E nada faz para comandar o país e preservar a sua democracia.

    Os procuradores da república do paraná estão entregando a Petrobrás e a presidente  nada faz  para impedir  que esses janotas moleques respondam pelos seus atos de lesa pátria. O país está parado e a única coisa que sabe fazer é defender o Levy. Defender atacando o PT porque do PSDB aecista ela continua ajoelhada esperando o próximo ataque. Sem falar da  imprensa que ela continua a irrigar de verbas públicas enquanto a democracia brasileira é demolida em favor dos capos. A Dilma que já se revelava quando nos mandou mudar de canal ao invés de implementar a Lei dos Meios continua intacta.

    É tão culpada quanto os golpistas do que venha acontecer ao país.

     

  11. gorilas

    Os gorilas se esquecem da execração pública que passaram e empreendem novas aventuras funestas contra a pátria que dizem defender. Falta de senso, afinal não passam de gorilas não sociáveis

  12. E aí André Araujo ?

    Depois de ler a abalizada matéria do André, sobre como são feitas investigações semelhantes às da “nossa” Lava Jato, nos E.U.A, e quais são as prerrogativas dos investigadores e juízes de uma nação que não permite politização no Judiciário, eu pergunto ao ilustre companheiro de debates do blog, e estenderia a pergunta ao Janio de Freitas, este um dos poucos jornalistas ilesos, neste “mar de lama” que se tornou a nossa imprensa, concernente a esta questão: Prevalecerá a “sêde de sangue “(de PeTistas preferencialmente) e os brasileiros passariam a acreditar no Poder Judiciário, ou ele e seus juízes auxiliares(que já estão em plena campanha eleitoral, vide o exibido juíz paranaense, da equipe do Moro, no Jô Soares) irão deixar que outros órgãos competentes, dividam com a Del. da PF do PR.na finalização destas extenuantes investigações ?

    Ou tudo vai acabar, numa enorme e desagradável pizza, como acabou a CPI da Petrobrás ? 

  13. Se nesses termos o general de

    Se nesses termos o general de pronunciou não há o que titubear: deve ser imediatamente destituído do comando e responder a inquérito militar por insubordinação e tratar de assuntos políticos-partidários em público.  Violou, dentre outras coisas, o estatuto dos militares e a própria Constituição.
    A Comandante-em-Chefe das Forças Armadas é a presidente Dilma. Se a ela quer fazer oposição, então entregue o cargo, vá para a reserva remunerada e lá exercite seu direito constitucional de expressão. 

    Sobre as provas na Operação prende a Jato: o que dizer de uma operação na qual há quase tanto delatores quanto delatados? De uma – peço licença para usar o chiste – verdadeira “suruba delatória”? A delata B que dela C que dela A……..

    Chegará a “hora da onça beber água”, qual seja, o confronto de versões. Imaginemos a cena:

    Juiz ou ministro instrutor: Sr. Delator X quais as provas que apresenta para corroborar a delação do sr. Y? 

    Delator X: desculpe excelência, mas qual foi mesmo a minha delação? Espera aí: delatei foi o sr. Z, e não este aí. 

    Juiz ou ministro instrutor: Mas que pu……ria é essa? O sr. Z foi delatado pelo sr. M e não pelo senhor! 

    E por aí segue a esculhambação. 

     

  14. Por mais que veja os fatos

    Por mais que veja os fatos declarados pelos caciques da oposição, por generais, jornalistas, economistas, doutores em direito…

    Fica em suspenção com o elo entre aquele cidadão que acreditou nas coisas ditas por essa oposição e sai por ai dizendo…

    O filho do Lula é dono do Friboi…
    O LULA roubou TRILHÕES…
    Eles estão querendo implantar o comunismo, socialismo…
    Os roubos de petistas na Petrobrás…

    Pode-se fazer uma REVOLUÇÃO, UM GOLPE DE ESTADO onde as pessoas SÃO GROSSEIRAMENTE MANIPULADAS?

    Estão abusando da boa fé das pessoas…

    HÁ UM CHEIRO ABSURDO DE IGNORANCIA NO AR…

    Acabar com esse golpe NÃO é uma questão POLITICA!

    Mas uma questão de conhecimento ELEMENTAR, DE INFORMAÇÃO!

    Quem está dando o golpe são os MEIOS DE INFORMAÇÃO!

    O GOVERNO PRECISA ESCLARECER FATOS!

    Os insatisfeitos por opção, esses não mudarão, mas tem no povo pessoas que sabendo da VERDADE vão mudar de opinião.

    Vamos mostrar as mazelas dos golpistas, da ignorancia destas informações…

  15. Cadê?

    Onde está a advogada Beatriz Catta Preta, que representou uma patota de delações premiadas, pegou a grana de honorários (provavelmente de corrupção dos seus defendidos) e se mandou?

    Está em Miami?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador