Procurador é denunciado ao Conselho Nacional do Ministério Público por ataques a Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Membro da equipe de Deltan Dallagnol, o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima foi denunciado pela defesa de Lula ao Conselho Nacional do Ministério Público. De acordo com a representação assinada por Cristiano Zanin, Lima tem usado as redes sociais e seu relacionamento com parte da grande mídia para atacar a reputação de Lula e ferir seu direito à presunção de inocência.

Na ação, Zanin inseriu diversas entrevistas e postagens no Facebook em que Lima apontou Lula como o chefe do petrolão. Além disso, o procurador se diz vítima de uma narrativa criada pelo ex-presidente, que sustenta que a Lava Jato tem feito perseguição política por meio de instrumentos jurídicos.

Por sua clara posição política contrária a Lula e os governos do PT, Lima, inclusive, deveria se delcarar impedido de integrar a equipe do Ministério Público Federal que processa o ex-presidente em Curitiba, defendeu Zanin. 

“Registre-se, por relevante, que o teor das publicações veiculadas pelo Representado nas redes sociais revela uma tentativa de promover uma disputa política com o Representante e com o projeto político por ele liderado e, ainda, um claro sentimento de aversão pessoal. Mostra, ainda, cristalinos excessos em ações e linguagem”, sustenta a representação.

O advogado de Lula solicitou, entre outros pontos, que o procurador seja alvo de uma “reclamação disciplinar” para apuração de eventual desvios de conduta. 

A defesa de Lula também processa, por danos morais, o coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol e, no Conselho Nacional de Justiça, questiona a parcialidade e os abusos de Sergio Moro, entre outras medidas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estão “procurando”

    Esses togados  estão se achando. Estão procurando e vão encontrar. Segundo Alan Kardec a lei do retorno é implacável e cedo ou tarde irão pagar com juros e correção monetária suas sabujices descaradas.

  2. Lula é a escada

    O barbichinha se movimentando para não ficar atrás do colega dalagnol, o empreendedor, na fita.

    Os meninos amaram os holofotes da famiglia.

  3. Nossa, que turma aguerrida

    Nossa, que turma aguerrida essa defesa do Lula! Não deixa passar uma e, de quebra, está ajudando nosso país a encontrar-se com a Justiça.

    Já tem seu lugar na História, essa turma!

  4. um procurador do MPF que

    um procurador do MPF que escreve tao mal, só pode ser um concurso fraudado, cade a prova do concurso que aprovou esse infeliz?

    1. Tem cara de alcoólatra que

      Tem cara de alcoólatra que enche a cara, e perde o limite nos comentários. É o pudim de cachaça inconveniente.

  5. Essa Gestapo curitibana com os 15% de fascistas que a apoiam vai

    longe……quem vai parar esses inuteis se o pais nunca teve judiciário e a OAB esta mais inoperante do que nunca ?

  6. A alma mais inocente…
    Foram milhões desviados no mensalão e a “alma mais inocente do mundo” não sabia de nada…, bilhões no petrolão e chegará a trilhão no BNDES, favorecendo empresas como JBS e OI TELECOM, além de países como Cuba, Venezuela, Angola…
    Os filhos dele, exemplos de empreendedorismo, tem muito a ensinar sobre o “sonho brasileiro”, de como um limpador de jaulas no zoológico, torna-se um empresário milionário. Realmente, deveriam colocar todo o Ministério público na cadeia e o Moro também. A alma mais inocente do mundo não só tem a presunção de inocência,… É a inocência personificação.

    1. Se você nem sequer sabe com quem e por onde anda sua mulher

      Avalie saber que pessoas que não são suas mulheres estejam depenando o patrimônio por trás das cortinas.

      Marco Antônio, se sua mulher for infiel a você, você deveria saber. Então quem vai ser condenado por infidelidade conjugal não será ela, mas você.

      Viu que absurdo?

    2. Mostre o que esses ladrões de

      Mostre o que esses ladrões de milhões fizeram ou fazem com o roubado. Mostre o luxo deles, mostre seus bens, suas contas. Ou cale a boca.

    3. Prezado coxinha acunhalado, o

      Prezado coxinha acunhalado, o mínimo que se exige para se acusar alguém é a PROVA .

      Eu, por exemplo, jamais vou te acusar de corno, safado e sonegador de impostos pois eu não tenho como provar .

      Morô ?

      Dá pra refletir ?

      [video:https://youtu.be/HfLDOWpO-x0%5D

       

      1. Será que podemos todos nós
        Será que podemos todos nós refletir de maneira isenta.deixar de tratar a política como time de futebol.deixar o orgulho de lado ,parar de torcer por este ou aquele político ou partido.e começar a ver que em geral os políticos, são na maioria mal intencionados.e como todos sabemos que eles por muitos anos desviam recursos públicos.e nunca foram pegos.a justiça brasileira.sempre foi omissa na questão política.(vide Maluf e tantos outros.demorou,mas foi condenado.)mas não é fácil.porque corruptos não passam recibo.alguem aí sabe . então é b difícil pega los.tem que usar de todo recurso possível…viva a justiça.todos tem que respeitar.

    4. Marco Aurelio Goncalves Coxinha Rosa

      É por empreitada, ou a merreca é mensal, ou é só por idiotia mesmo?

      Esse Lula, esses filhos…um dono da Friboi, outro empresário empreendedor de sucesso…

      Concordo, então vamos prender o Lula, que deve estar agora em seu apê em Paris.

      Quem sabe no seu iate, o Love Boat.

      Nos braços das amantes, com o dinheiro na mala.

      A alma mais inocente do mundo é você, se for só por idiotia; mas se for mesmo um serviçal, é só mais um canalha.

  7. Eles tentaram provar a culpa do Lula até com ausência de provas

    Esses Trouxinhas já tentaram provar a suposta culpa do Lula até com a ausência de provas. Tal tentativa caiu no ridículo quando se contou a piada de que um brasileiro e um estrangeiro conversavam sobre o pioneirismo tecnoloógico dos seus países de origem. O Estrangeiro afirmou que, em escavações feitas no seu país, descobriram fios de cobre, sina.l de que, na antiguidade, lá tinha tinha telégrafo. O Brasileiro disse: em escavações feitas no Brasil não se encontrou nenhum fio de cobre. É sinal de que na antiguidade nós já tinhamos inventado o telégrafo sem fio.

    Agora os Burraldos querem utilizar a teoria do dominio do fato para incriminar não o superior hierárquico daquele a quem atribuem o crime mas o próprio suposto autor do suposto crime. Claus Roxin deve estar se contorcendo de rir dos nossos juristas.

    1. A pratica direta do crime crime pelo acusado

      Se o acusado é acusado de praticar diretamente o crime, não se aplica a teoria do dominio do fato. A aplicação da teoria do dominio do fato é para condenar alguém por crime culposo, não doloso, por crime omissivo, não comissivo. Tetaram o impeachment da Dilma por crimes cometidos por Diretores da Petrobrás, mas não vingou. Então inventaram as pedaladas fiscais, em que a própria Dilma foi acusada do crime respectivo. De acordo com o pena de aluguel Ives Gandra:

      “Quando, na administração pública, o agente público permite que toda a espécie de falcatruas sejam realizadas sob sua supervisão ou falta de supervisão, caracteriza-se a atuação negligente e a improbidade administrativa por culpa. Quem é pago pelo cidadão para bem gerir a coisa pública e permite seja dilapidada por atos criminosos, é claramente negligente e deve responder por esses atos”.

      Se foi o próprio Lula que supostamente praticou o crime relacionado ao Triplex, como se poderia aplicar a teoria do dominio do fato?

      O Brasil é famoso mundialmente por suas ‘dançarinas’, não por seus juristas.

  8. Direito de Manifesto

    Todo cidadão tem o direito de manifestar-se. Entretanto, pessoas ligadas à justiça devem ao menos prezar pela constituição. Se não tem provas ou discernimento no momento para montar um inquérito, não faça acusações sem provas. Deixem esse tipo de coisa para o cidadão comum que não teve oportunidade de instrução devido a corrupção e anutência da justiça.

  9. Não vai adiantar nada

    Como se tornou comum em nossa justiça capenga, quem julgar vai dizer que ao contrário do que a lei afirma, o tal “procurador apenas está manifestando sua opinião e portanto a querela NÃO VEM AO CASO…

    Um abraço.

     

  10. Hoje, neste país, quem merece
    Hoje, neste país, quem merece aplausos são os advogados que defende o ex-presidente Lula. Sempre tenho a sensação de que, também, a eles não é dado o direito de descansar. São ausações graves, acusações bobas, acusações incriminatórias, acusações apenas levianas, acusações sérias, acusações de “brincadeira”… com um objetivo bem delimitado: não dá trégua, dá trabalho, cansar o inimigo, esperar que ele “se passe”… e consigam dá o bote!
    Mas eles entenderam e conheceram, aprenderam, no sentido verdadeiro da palavra, apreenderam, e dão ao país uma aula do que é direito de defesa, devido processo legal, Código Penal, respeito à Constituição, ao juramento progissional, ao cliente!
    Parabéns a estes advogados. Infelizmente, no país, este compromisso com o Direito, que deveria ser assumido e praticado pelo poder público – STF, MPF, STJ e suas instâncias – visto que, todos os seus profissionais são remunerados por nós, e deveriam estar a nosso serviço, a serviço dos interesses de todo o povo brasileiro, vemos sendo praticado, apenas, por escritóros de Direito privado!
    Uma lástima para o povo, para os que dependem do poder público para a garantia dos seus Direitos Constitucionais básicos.

  11. Esse bode albino é um safado.

    Esse bode albino é um safado. Se não reagirmos, estes bostas vão nos atropelar a todos.

    Os brasileiros não pagam salários altíssimos a esse bando de vagabundos marajás, seja do ministério público, pgr, da polícia Federal, e do judiciário. Ou seja de que merda venha ser, o servidor público. Portanto, são nossos empregados. Não importa seu patamar hierárquico. Mesmo as pretensas altezas do supremo acovardado. Pois, muito valente e rigorosos com os pobres e despossuídos, não obstante, mufinos e pianinhos moderados com os ladrões endinheirados do tipo fhc, daniel dantas, aécio neves, irmãos marinho, et caterva.Dentre tantos outros colarinhos brancos da mesma casta.

    Não foram aprovados em concurso para perseguir quem quer que seja. Muito menos, o ex-Presidente Lula.  Inclusive, por uma justa razão.Foi o Presidente Lula, aquele que propiciou a esses canalhas condições materiais e logística adequadas, para trabalhar pelo Brasil. Não foi para se acumpliciar com empresários das comunicações, notórios golpistas-entreguistas, para avacalhar as instituições e destruir a econômia do país,  que de resto, pertence ao POVO, ao Brasil, e não a esses filhos da puta! CANALHAS!

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador