Após Triplex ser esclarecido, revista requenta investigação arquivada para atacar Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A publicação antecipa boatos, com o objetivo de que autoridades, a partir do impulso das reportagens, abram investigações oficiais que sustentem a denúncia, antes esvaziada
 
 
Jornal GGN – O advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que a reportagem “Presidente da Andrade Gutierrez negocia delação e pode entregar segredos de Lulinha”, publicada na edição deste final de semana da revista Veja, utilizou de “inexistente delação premiada para atacar a honra de Fábio Luís Lula da Silva e de seus familiares e firmar suas teses”, por meio de “fraude”.
 
“O ex-presidente Lula tem uma espécie de dupla identidade. No mundo da fantasia, ele é a viva alma mais honesta do Brasil, não está sob investigação das autoridades nem tem responsabilidade sobre o petrolão e o mensalão. O líder messiânico, o novo pai dos pobres, seria a representação da virtude e da nobreza de propósitos. Já no mundo real, onde os fatos se sobrepõem a versões, emerge uma figura bem diferente – e bastante encrencada”, é como se inicia a publicação do dia 29.
 
Após os esclarecimentos prestados pela defesa do ex-presidente referente ao caso do Triplex da Bancoop, desmentindo como a regularidade dos procedimentos do sistema de cota da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo e a opção oferecida à família de Lula para não concluir a compra do imóvel e receber os pagamentos já efetuados (leia aqui) o afastariam de qualquer suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção investigado, a revista ataca por outra frente.
 
Ainda assim, as respostas oficiais e todos os documentos anexos pela defesa do ex-presidente referentes ao apartamento no Guarujá não obtiveram os mesmos destaques das manchetes incriminatórias.
 
Leia mais: O que dizem as fontes, o procurador e a lei sobre cotas no caso Bancoop
 
A nova frente da revista busca envolver o filho do ex-presidente. Apesar de a suposta “delação premiada de Otávio Azevedo”, presidente licenciado da Andrade Gutierrez, ser o foco dessa publicação que traz interpretações com base todas em suposições, sem entrevista da nova figura delatora à reportagem, ou utilização de autos da investigação para comprovar as denúncias, o material opinativo assume mais riscos de processos ao, sem provas, elencar: 
 
“A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga se Lula fez tráfico de influência em favor da Odebrecht, que contratou a peso de ouro suas palestras enquanto atacava os cofres da Petrobras. O Ministério Público de São Paulo decidiu denunciar Lula por ocultação de patrimônio depois de colher evidências de que a OAS bancou a reforma de um tríplex no Guarujá que pertence à família do ex-presidente. Agora, é a vez de a Lava-Jato chegar ao petista”.
 
Nessa nova narrativa de antecipar boatos, com o objetivo de que autoridades, a partir do impulso das publicações, abram investigações oficiais para apurar se houve ou não a prática dos crimes – o que, ainda em fase de instauração de inquéritos pela Polícia Federal, ou de apresentação de denúncia pelo Ministério Público não significa culpabilidade -, a revista denuncia, para provocar a abertura de investigação, e assim conquistar alguma materialidade para sua acusação. 
 
A suspeita envolvendo o filho do ex-presidente é de que Otávio Azevedo estaria sendo pressionado pelos procuradores da Lava Jato para trazer informações sobre a compra de participação societária na Gamecorp – que tem como sócio Fábio Luis, filho mais velho do ex-presidente – pela Telemar, que tem a Andrade Gutierrez entre as empresas controladoras. A revista afirma que “Azevedo decidiu narrar seus segredos aos investigadores”. 
 
“Ele dirá que a antiga Telemar, que foi rebatizada de Oi, comprou cerca de 30% da Gamecorp, por 5 milhões de reais, em 2005, a pedido de Lula. Naquela época, o presidente sabia que o banqueiro Daniel Dantas apresentara uma oferta para se tornar sócio da Gamecorp. Como queria Dantas longe de seu filho e de seu governo, o petista, segundo Azevedo, pediu aos donos da Telemar/Oi, entre eles a Andrade Gutierrez, que apresentassem uma oferta agressiva de compra dos papéis da empresa de seu primogênito. Assim foi feito. Três anos depois dessa transação, o governo Lula mudou a legislação para permitir que a Telemar/Oi se fundisse com a Brasil Telecom, sob o pretexto de criar um gigante brasileiro no setor de telecomunicações”, diz a publicação.
 
O advogado Cristiano Zanin Martins explica que hoje, a participação da OI na Gamecorp é de “pouco mais de 23%”. A defesa lembrou que a reportagem repete o cenário de 2006, quando a Polícia Federal do Rio de Janeiro e de São Paulo instauraram inquérito policiais para apurar a prática de suposto crime de tráfico de influência pela mencionada composição acionária, a partir de uma matéria da revista Época, chamada “Política: Telemar reforça apoio à empresa do filho de Lula”. O resultado da apuração policial, entretanto, foi que “nada se encontrou”. O dano provocado pelas reportagens, entretanto, não foi recuperado.
 
Um relatório (IPL n.º 1094/2011-1) produzido, à época, assinado pelo Delegado de Polícia Federal da Delegacia de Crimes Fazendários da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, concluiu pela ausência de qualquer ato ilícito na operação. O Ministério Público Federal e a 10ª. Vara Criminal Federal de São Paulo concordaram com a validade das apurações da PF, em 2012.
 
“Não houve e não há qualquer ato ilícito, muito menos criminoso, praticado por Fábio Luís Lula da Silva em decorrência da participação acionária da OI na GAMECORP. Merece, portanto, repúdio a nova investida de Veja para “requentar” uma investigação já concluída”, afirmou o advogado. “Merece repúdio, ainda, a tentativa de Veja de tentar incluir os fatos ora tratados no espectro da “Operação Lava Jato”, uma vez que o STJ já definiu que a competência para as investigações é exclusiva do Juízo federal de São Paulo, não havendo possibilidade de nova análise por qualquer outro órgão judiciário”, posicionou-se, ainda, Cristiano Zanin Martins.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Andrade Gutierrez tem mais

    A Andrade Gutierrez tem mais a VER COM AECIO DO QUE COM LULINHA…

    QUALQUER COISA NESTE SENTIDO, não é juridico, É POLITICO!

    Pelo lado jurídico, aecin já estaria preso…

  2. A revistinha da marginal não

    A revistinha da marginal não tem caráter informativo,é como aquelas antigas revistas de fotonovela:publica estórias para o entretenimento de seus leitores. Nada mais.

  3. Nessa operação de guerra

    Nessa operação de guerra contra Lula a mídia está apenas cumprindo o que foi traçado por Moro em 2004: a mídia como parte do processo penal construindo consenso perante a opinião publica para que o povo acredite [apesar da falta de provas e mesmo indícios) que Lula seja bandido e assim aceite sua prisão. Pensei que as partes que conduziam o processo como representantes do Estado com poder de coerção fossem apenas o juiz e o promotor e as part, mas agora vemos a mídia como atuante e partícipe do processo penal, isso é um absurdo total, não tem lugar no mundo civilizado, e o STF se tremendo de medo do poderio da Globo se acovarda, a Dona Carmem Lúcia deve estar revirando os olhinhos de tanto prazer por ter recebido o premio “Aquele que faz a diferença”, hum diferença pra Globo e CIA, diga-se de passagem

    Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra 

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

  4. a dita denúncia panfletária

    a dita denúncia panfletária da revista profetiza uma delação futura

    e, como já disseram comentaristas, isso combina com

    o projeto da operação lava-jato defendida pelo juiz sergio moro

    – veja o comentário do josé carlos….

  5. Um dos donos da AmBev
    Um dos donos da AmBev investiu 100 milhões em uma empresa ligada à filha de serra. O objetivo era dar um grande impulso à empresa. Até agora nada. É como se o dinheiro não tivesse chegado. Nos gloriosa imprensa não se interessou pelo assunto. Nem nosso glorioso MP.

  6. e os operadores da lava-jato

    e os operadores da lava-jato defendem a abominável

    tese de que esse tipo de matéria, mesmo que seja memtirosa,

    falaciosa, inventada, requentada, seja necessártia e

    benéfica para o estado desnudar a corrupção…

    só que é através dessas infamias que o juiz muitas vezes acaba

    decidindo, sentenciansdo quem é culpado ou inocente.

    aí a barbárie inerente a essse tipo de conluio….

     santifica-se a blasfemia simbolizada no juiz moro..

    e criminaliza-se, condena-se  o que é crimnalizado antecipadamente

    pela  gerande mídia golpista… 

  7. Não veja a Globo

    (Foto copiada do comentário de Irene Rir)

    É indisfarçável a repulsa ao “cheiro de Povo” que emana do pútrido e malcheiroso bando de “jornalistas”, na realidade criminosos, do amontoado de empresas Globo. A aversão manifesta-se não somente no ataque baseado em mentiras, calúnias e ofensas generalizadas aos líderes trabalhistas, mas, também, no deboche dos hábitos populares subjacentemente, ou explicitamente, presente em muitas matérias sobre trabalhistas e trabalhadores, como, por exemplo, o deboche da caixa de isopor levada para lazer, da farofa, dos hábitos populares de linguagem, do gosto por festa junina, da preferência por caninha e quentão.

    O bando malcheiroso de “jornalistas” é “sofisticadíssimo”, por isto, debocha dos trabalhadores dos quais acha que está socialmente muito distante. Ora, os “jornalistas” acham que pertencem à classe dos que têm castelo na França, degustam caviar Almas, ou White Gold, com champanhe Moet & Chandon Dom Perignon Charles & Diana 1961, naturalmente; dos que viajam em avião próprio, um Boeing 47-430, claro; que estacionam seus iates, padrão Lady Moura, obviamente, em Monte Carlo quando vão ao cassino, eis que Vegas é cafona; e frequentam a Sotheby’s quando estão entediados. Eles acham que estão pertinho dos ricos, pausa para gargalhar, mas, enganam-se redondamente, estão muito mais perto é dos pobres, dos operários, dos trabalhadores. Mas essa gentalha precisa alimentar o auto engano, se não cai em depressão profunda, afinal, são sofisticadíssimos. Então, como sustentar o auto engano? Atacando e debochando dos que lhes lembram o que verdadeiramente são (Freud tem teoria prontinha para estes debiloides). Psicanalistas de todas as escolas têm um mercadão com essa gentalha.

    A par de debochar de manifestações da cultura popular, o bando de “jornalistas” do amontoado Globo, insurge-se contra os petistas se estes ousarem apreciar um bom vinho, ou se pretenderem comprar um apartamento, ou uma canoa de alumínio. O bando está irritado agora porque um líder da CUT comprou apartamento para morar com a família. Acham que trabalhador tem de morar em favela ou cortiço. Fico me contendo aqui para não adjetivar como deveria essa gentalha da Globo

    O amontoado Globo composto de grilos falantes dos poderosos é contra o Povo, pois contra seus líderes, seus costumes e seus projetos de vida, como o de ter casa própria. As coisas do Povo que não recriminam, pois a recriminação e o deboche não interessam a seus donos, é o que os ricaços tomam do Povo para si gulosamente: o trabalho, a mais valia e o dinheiro que restar após o saque inicial

    Quem assiste à Globo e é trabalhador ajuda a financiar inimigo inclemente e cruel que o flagela desde sempre.

  8. “O ex-presidente Lula tem uma

    “O ex-presidente Lula tem uma espécie de dupla identidade. No mundo da fantasia, ele é a viva alma mais honesta do Brasil, não está sob investigação das autoridades nem tem responsabilidade sobre o petrolão e o mensalão. O líder messiânico, o novo pai dos pobres, seria a representação da virtude e da nobreza de propósitos. Já no mundo real, onde os fatos se sobrepõem a versões, emerge uma figura bem diferente – e bastante encrencada”

    A Veja continua escrevendo esse tipo de coisa… No mundo real do Jornalismo, a Veja ja foi para o buraco. Não vale nada. Eh um amontoado de folhas, nas quais se escreve o que der na cuca dos editores para tentar vender escândalos produzindos em série.

  9. Via Zap combinam p agredir Lula em 17/02 no Forum/SP

    Por favor, deem publicade. Chegaram ao blog da Cidadania, do Eduardo Guimarães, várias denúncias de que grupos antipetistas planejam agredir o ex Presidente Lula durante seu depoimento. Lá no post há a reprodução de mensagem que o Blog recebeu via Whats App. Essa é só uma entre muitas mensagens que estão circulando por várias redes convocando fascistas a irem agredir Lula. [Amigos, a mensagem é horrível. Difícil acreditar que chegamos a esse fim de poço]

    Diante disso, o Eduguim  exorta as pessoas que conservam a lucidez e a razoabilidade – inclusive as que possam não simpatizar com Lula ou com o PT – a repudiarem essa armação – e exortar sobretudo a esquerda a pôr a mão na cabeça e refletir sobre o que está acontecendo.

    O Eduguim também publicou editorial da Folha de São Paulo do último domingo que mostra o que é que a direita pretende com a destruição política, moral e, se possível, até com a destruição física de Lula e do PT. O editorial prega desmonte de programas sociais e liberdade absoluta para o capital saquear novamente o Brasil. E o pior é que o que essa gente prega terminará por desencadear uma convulsão social em um país em que os mais pobres passaram mais de uma década acostumando-se a melhorar de vida ano após ano.

    Para quem quiser e puder apoiar Lula no dia 17 de fevereiro: o endereço do Fórum Criminal da Barra Funda. é Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 313 – Barra Funda, São Paulo – SP. O horário ainda não foi divulgado, mas será fácil ver pela mídia que horas ocorrerá esse depoimento. O Blog da Cidadania deverá informar.

     

    1. já era pra toda região com

      já era pra toda região com mais de 2000 km em torno do lugar já tivesse todo ocupado po acampamento de petistas para ser impossível até mesmo Lula ter como chegar e , portanto, não haver depomento.  Se nada dissso fizerem em defesa desse inocente, Crsito não terá motivação para retornar pelo Brasil

  10. Uma nova plataforma de governo para 2018

    Quando se elegeu em 2002, em seu discurso da vitória – emocionante, ele queria apenas terminar seu governo com o pobre tendo no mínimo 3 refeições diárias…

    Foi alem.

    Hoje o que era pobre, é classe média.

    Então num novo governo – já somos um país de classe média – e isso que o LULA está passando com a tal TRIPLO X, que em sua nova plataforma de governo seja, ao que já não é mais pobre…

    QUE TODO CIDADÃO DE CLASSE MÉDIA TENHA O DIREITO DE TER UM APARTAMENTO DE ALTO PADRÃO, DE VIAJAR PARA O EXTERIOR, TER UM SÍTIO E UM BARQUINHO PARA PESCAR –  sem que o PIG OU A JUSTIÇA ACHEM ISSO UM ESCÂNDALO!

    Parafraseando o Moro – além do processo, a VIDA SEGUE PARA FRENTE!

  11. Um dos princípios basilares
    Um dos princípios basilares dos Direitos Humanos é o direito ao contraditório, também chamado de direito à defesa.
    Qualquer ser humano tem o direito de se insurgir contra o que lhe é assacado ou imposto como se fora a verdade, ou seja, contra o que lhe é imputado e que tem repercussão ou reflexos sociais em sua vida, e isso vale para qualquer situação de sociabilidade nas quais estamos imersos: na escola, na universidade, no trabalho, na vida social do bairro, no condomínio onde vivemos e por fim, último recurso, na justiça estatal.
    Este direito fundamental não deveria causar exasperação e nem oposição virulenta, pois é Direito Humano fundamental.
    E que não se confunda o direito sagrado de todos nós a dizer que não foi bem assim com a verdade, coisa pra lá de Teerã!
    Digamos assim: para quem entendeu o que foi a Revolução Francesa, o entendimento e a incorporação à vida deste direito fundamental deveria ser bem básico né?
    Mas não é…

  12. Para incriminar os filhos de

    Para incriminar os filhos de Lula em qualquer coisa, os veículos da grande mídia recorrem aos mais diversos factóides e ilações possíveis.

    Mas se verdadeiramente eles quisessem investigar uma boa história envolvendo filho de político e milhões de dólares, deveriam analisar os passos da carreira de Verônica Serra.

    Em 1995 ela se forma em Direito pela USP. Até aí, nada de anormal .

    As “coincidências” começam a partir da bolsa que ela ganha para cursar MBA em Harvard. Segundo página da ENDEAVOR em inglês, essa bolsa  foi custeada pela OEA (Organização dos Estados Americanos) ???? e pela Fundação Estudar, ONG criada em 1991 por Jorge Paulo Lehman, Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sicupira. O link da Fundação Estudar está aqui: https://www.estudar.org.br/. O link da ENDEAVOR em inglês sobre Verônica Serra está aqui: http://www.endeavor.org/senior-advisor/veronica-serra/

    Lehman criou essa ONG para, segundo ele mesmo, dar oportunidade para jovens humildes e brilhantes que não tivessem condições de bancar estudos em universidades como HARVARD. Esse não era, convenhamos, o perfil de Verônica Serra naquele momento.

    Durante o curso da filha, Serra ocupa o Ministério do Planejamento e Orçamento na primeira gestão de FHC. Nessa posição chave, se torna um dos principais defensores, dentro do governo, das pivatizações. O Banco Garantia foi um dos bancos de investimentos que mais aproveitaram a abertura das estatais para fazer negócios. Só esse fato já seria um bom motivo para se fazer associções ao estilo da Lava Jato. Mas não parou por aí.

    Em 1999 acontece acontece a polêmica fusão BRAHMA-ANTARCTICA-SKOL, que originou a AMBEV, fusão essa que foi questionada na justiça desde o início, principalmente pela KAISER. Em 2000 o CADE, por 4 votos a 1, decide pela validade da Fusão. Parece que a proximidade com o governo trouxe bons frutos, afinal, além da bolsa de Verônica Serra, passaram pelo Garantia o pai do ex-Presidente do Banco Central Gustavo Franco, Guilherme Arinos, além de Armínio Fraga, futuro Presidente do Banco Central. Isso sem falar em André Lara Resende, um dos cabeças do Plano Real, também notório criador de cavalos que custam milhões de dólares e que costumam ser transportados de avião para Europa…. mais detalhes consultar PHA.

    Também não param por aí as “coincidências”. No livro “Sonho Grande”, é citada uma viagem de Jorge Paulo Lehman, sua esposa Susana, e do casal FHC e Dona Ruth, ao deserto de Gobi, situado entre a Mongólia e o sul da China. Qual seria a reação da mídia se o Lula e a Dona Marisa fizessem um passeio semelhante, mesmo anos após o mesmo deixar a Presidência, com os controladores da OAS, após a empreiteira ser beneficiada com uma decisão favorável de um órgão governamental ?

    Para finalizar o raciocínio, o negócio nebuloso da Diletto. O link aqui: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/lemann-compra-cerca-de-20-da-sorveteria-diletto

    Qual o interesse do homem mais rico do país em comprar apenas parte (20%) de uma sorveteria artesanal, em sociedade com uma filha de político, ex-beneficiária de uma bolsa de estudos concedida por ele ? Essa compra difere totalmente do tipo de negócios fechados pelo seu grupo, que envolvem grandes empresas globais como Burger King, Heinz, Budweiser, Heineken, etc. O valor do negócio foi fechado em R$ 100.000.000,00. E se algum procurador, ao melhor estilo lava jato, deduzir que o montante pago na empresa teria como objetivo acerto de propina por conta das decisões facilitadas pelo CADE e pelas privatizações tucana da década de 90 ?  Será que a grande mídia compraria a ideia ou, como diz o “grande” Moro, “isso não vem ao caso” ? 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador