Rio Grande do Norte tem 7 mandatos cassados

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A lista dos afastados do poder não é pequena no Rio Grande do Norte. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou sete mandatos de cargos políticos no estado, entre eles o da governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM-RN).

A mesma sessão da Corte também decidiu afastar a prefeita, Claudia Regina (DEM), e o vice-prefeito, Wellington Filho, de Mossoró. Para a cidade de Pedra Grande, de 4.000 habitantes, as cassações foram contra o prefeito, Marcos Luiz Pereira (PMDB), e a vice-prefeita, Silvana Maria Garcia (DEM). Outra cidade do estado que não ficou de fora foi Marcelino Vieira, que teve seu prefeito, José Ferrari de Oliveira (PR), e a vice-prefeita, Tâmisa Tébita (PSD), também afastados, depois de negados recursos.

O tribunal considerou que houve abusos de poderes econômico e político nas eleições de 2012. A governadora Rosalba Ciarlini teria beneficiado a campanha da prefeita de Mossoró, usando o avião do estado 17 vezes, entre julho e outubro de 2012, para participar dos atos de campanha. Ao todo, a governadora teria ido 56 vezes a Mossoró no período eleitoral, de acordo com análise das planilhas de voo pelos juízes.

A inelegibilidade será de oito anos e, depois de comunicada ao presidente da Assembléia Legislativa do Estado, prevista para esta quarta-feira (11), o cumprimento será imediato, com posse do vice-governador, Robinson Faria (PSD), dentro de 24 horas.

Já a prefeita de Mossoró, Claudia Regina (DEM), teve durante este ano o mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral, por abuso de poderes político e econômico e por caixa dois. O afastamento ocorreu, por fim, na semana passada.

Neste caso, como o vice-prefeito também foi afastado, quem tomará posse é o presidente da Câmara de Vereadores do Município de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD). O mesmo ocorrerá com as cidades de Pedra Grande e Marcelino Vieira.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral e Tribuna do Norte

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As duas: Rosalba e Micarla,

    As duas: Rosalba e Micarla, foram a grande contribuição que José Agripino Maia deu ao Estado do Rio Grande do Norte. Não podemos esquecer disso nas próximas eleições em que o Zé Rabo de Palha for candidato. Fiquem espertos povo querido do Rio Grande do Norte. Devagar vamos exluindo esses políticos profissionais do Senado e Câmara de Deputados. Outro que não merece voto é o Henrique Eduardo Alves que nunca fez nada na vida a não ser ser político profissional desde sua juventude.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador