Secretária de Justiça de SP diz que Maria do Rosário faz proselitismo

Da Folha

Ministra fez ‘proselitismo’, diz secretária

DE SÃO PAULODE BRASÍLIA

A secretária de Justiça de São Paulo, Eloisa Arruda, criticou a ministra Maria do Rosário por ter afirmado, em nota oficial na última sexta-feira, que Kaique dos Santos foi “brutalmente assassinado” por homofobia.

O texto afirmava ainda que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência estava “acompanhando o caso junto às autoridades estaduais” para “evitar a impunidade”. O Estado é comandado pelo PSDB, que faz oposição ao governo federal petista.

Eloisa Arruda defendeu a investigação da polícia e afirmou que a homofobia deve ser tratada “de forma responsável e sem considerações precipitadas”.

“Lamento que uma situação tão dolorosa tenha sido encaminhada de forma sensacionalista”, disse a secretária. “São casos que devem ser tratados com serenidade e seriedade, sem fazer proselitismo com o sofrimento alheio.”

Gustavo Bernardes, coordenador-geral de Promoção dos Direitos de LGBT da pasta de Maria do Rosário diz que não houve precipitação ao tratar o caso como assassinato.

Segundo ele, a pasta só descartará a tese crime de ódio quando saírem os laudos. “Sempre que a ministra e eu nos manifestamos, citamos que confiávamos que as autoridades fariam a apuração correta.”

Em resposta às criticas de Eloisa Arruda, a secretaria disse que agiu em defesa da família de Kaique.

“Como a ministra afirmou no caso do presídio de Pedrinhas, os direitos humanos são uma questão suprapartidária.”

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Gustavo Bernardes,

    “Gustavo Bernardes, coordenador-geral de Promoção dos Direitos de LGBT da pasta de Maria do Rosário diz que não houve precipitação ao tratar o caso como assassinato.”

    E o idiota insiste… se não houve precipitação, houve o quê? Só pode ter sido MÁ FÉ.

    1. De fato, você tem razão quanto a isso

      Neste ponto, você está coberto de razão. Negar a precipitação cria o pior dos cenários. Apenas fortalece a acusação de proselitismo.

  2. Lamantável, mas é verdade

    Não vou ficar defendendo coisa errada do Governo, pois isso é ruim para ele mesmo. A Ministra em nenhum momento pede desculpas pelo fato. Embora eu não precise de cópia em 3D do seu depoimento, acredito que ela deveria deixar a pasta depois de um grande pedido de desculpa. Enquanto a turma LGBT botava gasolina e ascendia o fósforo, a Maria do Rosário chamou gente para ver o fogo e, ainda, jogou umas ramas dentro da fogueira. Brasil vive uma situação séria de tensão social e ela não contribuiu para melhorar. Maria do Rosário, quase que literalmente, acusou a policia de São Paulo e a toda a população hétero do Brasil de um assassinato que não aconteceu. A posição dela debilita o PT perante a sociedade.

     

  3. A precipitação foi errada,

    A precipitação foi errada, mas até certo ponto é compreensível. Foi um erro falar em homicídio, isso é inegável. Erros precisam ser reconhecidos para que não se repitam no futuro. Faz parte do jogo político. Ninguém acerta todo o tempo.

    Só não concordo com a acusação de proselitismo com os sentimentos dos familiares. Quem agora não está agindo como deveria, com ética, é a Secretária de Justiça de São Paulo, nitidamente querendo capitalizar politicamente contra o erro da Secretária de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Essa postura também não ajuda em nada a causa anti-homofobia.

    A acusação de proselitismo com os sentimentos dos familiares não faz sentido porque, segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos, a postura da Secretária Maria do Rosário atendeu a uma demanda da própria família. Pode-se dizer que isso não autorizaria a reação da Secretária Maria do Rosário, no que eu concordo.

    Mas afirmar que isso seria proselitismo, como se tivesse se aproveitado da situação, independentemente dos sentimentos dos familiares, como se isso tivesse aumentado o sofrimento deles, é errado. A interpretação que eu faço é justamente a contrária. Agiu-se com boa-fé, ainda que de forma precipitada.

    A iniciativa teve a nítida intenção de diminuir o sofrimento dos familiares do adolescente, ao meu ver. Qualquer outra conclusão que se afaste disso é errada e tem a intenção política de desgastar o Governo Dilma atacando a pessoa de Maria do Rosário.

     

    1. Bem, particularmente não

      Bem, particularmente não acredito que a Ministra virá a público e falar que errou. Parece que agentes públicos não cometem erros. Vir a público pedir desculpas deve ser impensável? Sair fazendo afirmações bem antes de qualquer perícia? Se assim for, fico pensando como deve ler relatórios técnicos que a ela chegam (se é que os peça ou leia- me sinto no direito de desconfiar). Em bom português: quem fala muito dá bom dia a cavalo.

    2. Alessandro, vou passar esta

      Alessandro, vou passar esta matéria para você pq no caso do Pesseguini, eu lembro de vc ter várias posturas questionadoras.

      http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/11/06/casal-gay-agredido-em-sp-reconhece-skinheads-mas-nao-os-denuncia.htm

      Para mim a história continua estranha apesar da reviravolta. Na verdade, estamos com muito temor pela família do Kaique, que foi super exposta na situação, e que se colocou por questionar. Assusta ver todo mundo correndo pra defender a polícia, e ninguém sequer cogitar a possibilidade da familia estar sofrendo represálias – em tempo: no caso Amarildo aqui no Rio, a mulher do Amarildo foi acusada de apoiar traficantes e quase foi presa pq não se calava. Muito depois é que soubemos que 17 policiais estavam envolvidos, muito devido a postura de outro delegado que mergulhou de fato no caso.

      Pode ser suicídio? Até poode, mas as evidências são estranhas demais, como os assassinatos no caso Pesseguini – e como naquele caso, a Policia levantou a hipótese mais cômoda já desde o início.  Pra quem não sabe dos detalhes, o corpo foi mantido o tempo todo fora da geladeira do IML, estava sem documentos e sem os dentes (todos) e uma marca de furo na perna. E isso é estranho pq não é obejtivo de suicida não ser identificado, mas só morrer. E é estranho ele ter decidido se suicidar justamente na área em que várias agressões de skinheads estavam acontecendo. Por isso a militância se levantou, e não aceitou de imediato, o registro de suicídio.  

      Outra coisa estranha que a secretaria de justiça está se manifestando sem o laudo do corpo, mas com base no diário que a polícia apreendeu na casa de Kaique e apresentou à mãe dele. Então, sinceramente, não é só a Maria do Rosário que está se precipitando.

      1. Entendo o seu ponto de vista

        Mas as evidências apuradas até aqui apontam para o cometimento de um suicídio, segundo informações divulgadas pela mídia. Então temos de concreto isso, o que a mídia informa. Não podemos emitir uma opinião, enquanto pessoas distantes dos fatos, se não for a partir do que informa a mídia. É uma limitação que incide em qualquer outro caso.

        Com relação ao caso Pesseghini, acredito que seja uma situação diferente. Apesar de não me lembrar exatamente se cheguei a comentar o caso no blog do Nassif, penso que, naquela situação, era normal que as pessoas não acreditassem que um garoto de 13 anos (salvo engano, era essa a idade dele) matou, sozinho, o pai, a mãe, e mais duas pessoas da família (a avó e a tia-avó), sem que nada o impedisse, e depois cometeu suicídio. O pais eram policiais militares, tinha a questão dos parentescos, da idade, etc. Tudo contribuía para tornar a versão oficial da polícia inverossímil. Mas as investigações mostraram que a tese era bastante plausível.

        No caso do adolescente Kaíque, acredito que o suicídio não é uma hipótese que possa ser descartada da mesma forma. Adolescentes cometem mesmo suicídio, não é raro. Ainda mais se estiver vivendo algum problema emocional, de identidade, de conflitos de aceitação etc.

        Com relação a essas hipóteses que desconfiam das conclusões da polícia, é sempre preciso perguntar qual a intenção da polícia em esconder a verdade. Por que a polícia faria isso, neste caso? Por que esconder um crime que supostamente teve como motivação o ódio aos homossexuais? Será que a polícia teria mesmo razões para fazer isso? Não me parece que a polícia de São Paulo tenha motivos para fazer isso. Esse é o tipo de suspeita que só faz sentido ser suscitada a partir de evidências concretas, como uma testemunha que tivesse presenciado algo etc. A regra geral para o acobertamento de crimes por parte da polícia sempre implica a noção de um ganho com isso, seja para garantir a impunidade de policiais envolvidos, seja por corrupção etc. Não faz sentido duvidar da polícia apenas porque ela não foi confiável em outros casos.

  4. Essa ministra já fez tanta

    Essa ministra já fez tanta besteira!

    É arrogante, grosseira, etc. e tal.

    Deu uma grande contribuição para o atraso à causa dos idosos.

    Não sei porque foi nomeada, não sei porque dura tanto.

    Uma lástima.

  5. Que interessante…

    Agora sabemos que a maioria dos comentaristas concorda com a Secretária da Justiça de Alckmin.

    Bom, agora estou liberado para votar em Alckmin?

     

  6. SJDC – ÓRGÃO OFICIAL DE DISTRIBUIÇÃO DE HIPOCRISIA

    Não tenho qualquer razão para defender MARIA DO ROSÁRIO, até porque, pessoalmente tenho divergÊncias bem graves contra ela, em caso tramitado na SEDH. Daí para concordar com esta ocupante de cargo do Executivo paulista vai uma enorme diferença. HIPÓCRITA em altíssimo grau o posicionamento que fala em SENSACIONALISMO, sem olhar para o próprio exercício de cargo! MENTINDO AO SENADOR EDUARDO MATARAZZO SUPLICY EM RELAÇÃO A MIM E MINHA FAMÍLIA NO EPISÓDIO NEBULOSO E MAL EXPLICADO DE NOSSA RECUSA EM PROTEÇÃO PELO PROVITA. E o mais grave: CONTOU TODAS AS MENTIRAS QUE DENIGREM A MIM E MINHA FAMÍLIA EM OFÍCIO “RESERVADO”, talvez por desconhecer a ética desse servidor exemplar, que me mandou cópia. QUE BOM QUE AINDA PODEMOS CONFIAR EM PESSOAS QUE OUVEM OS DOIS LADOS!!! ESSA SECRETÁRIA PRECISA URGENTEMENTE DE UMA BOA DOSE DE VERGONHA NA CARA E UM ANTI-CINISMO PRA DESENCARDIR SUA CONSCIÊNCIA, POIS O QUE ELA FAZ NA SURDINA, POR TRÁS DOS BASTIDORES É BEM PIOR! POSSO EXPLICAR A QUALQUER TEMPO E PROVAR PARA QUAISQUER AUTORIDADES DE QUALQUER UM DOS PODERES CONSTITUÍDOS E EM DETALHES O CASO E A TOTAL IRRESPONSABILIDADE DESSAS DECLARAÇÕES MENTIROSAS, REPITO, COM CHANCELA DESSA SECRETÁRIA, CHEFE DA SJDC. Mais do que isso, adotei providÊncias que a ALESP deve ter dado seguimento e se não deu, não é minha a responsabilidade: representei duas vezes, por condutas distintas QUE CARACTERIZAM CRIME DE RESPONSABILIDADE essa mesma autoridade, exemplar genuíno de deboche contra os direitos humanos, irresponsável, mentirosa e cínica. E ainda teve a audácia de se apresentar na abertura de solenidade recente na PUC SP, como “defensora” de direitos humanos… Esperem chegar outubro, reaças malditos. Quem viver, verá que essa mãe que perdeu o filho e foi (des)”orientada a pedir “desculpas” para a Polícia que não investigou nada. E teve a participação de conhecido advogado que só faz defender o lado que lhe convém. Podem reparar: tem crime de repercussão, ELE É ADVOGADO DE UM DOS LADOS! Ele e a “sócia” (conhecida no caso do SALVE GERAL EM 2006) estão sempre querendo livrar o lado de uma das piores polícias do país, que só perde, ultimamente, para a fardada. Falar e enfrentar consequências de cara limpa, assinando o próprio nome e sem o séquito de “seguranças” q o Estado paga para lhe dar proteção, aí é fácil, qquer incompetente consegue. Quero ver suportar criminalização, ofensas, perseguição do Estado e ainda assim, ficar de pé. Lamentável. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador