Sem dizer motivos, Janot se declara suspeito para processar senador da base de Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Rodrigo Janot, procurador-geral da República, informou ao Supremo Tribunal Federal que ele é suspeito para processar o senador Eunício Oliveira (PMDB), da base do governo Michel Temer, investigado na Lava Jato.

Janot lançou mão de um recurso disponível para o Judiciário, que é declarar suspeição por “motivo de foro íntimo”, sem a obrigatoriedade de explicar à sociedade a razão que o levou a tomar essa decisão pelo afastamento.

“Afirmo a suspeição por motivo de foro íntimo quanto à investigação do ilustríssimo senador Eunicio de Oliveira. Quanto aos demais, não há impedimento de ordem objetiva ou subjetiva na condição dos feitos”, escreveu Janot.

Ao publicar a notícia, o portal Jota salientou que o Código de Processo Civil cita como um dos motivos de suspeição relação de amizade íntima entre a parte que investiga e a parte investigada.

De acordo com o portal, o afastamento de Janot está ligado ao caso sustentado pela delação premiada do ex-diretor da Hypermarcas, Nelson Mello, que afirmou ter pago, por meio de contratos fictícios, R$ 5 milhões em caixa dois para a campanha de Eunício ao governo do Ceará, em 2014. O pagamento teria ocorrido a pedido do lobista Milton Lyra, que seria ligado à cúpula do PMDB no Senado.

O delator informou à força-tarefa que um emissário de Eunício o procuraria em 2014 e então um sobrinho do senador, de nome Ricardo, pediria ajuda financeira à candidatura. Quem fez a ponte entre Nelson Mello e o senador foi o lobista. “O sobrinho teria acertado a negociação, sendo que foram fechados três contratos de fachada”, acrescentou o Jota.

Com a suspeição de Janot, quem assume a investigação é o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada. “Ele pediu ao Supremo para analisar em separado as implicações feitas pelo delator sobre peemedebistas. A partir daí, Andrada vai avaliar se há elementos para pedir abertura de inquérito.”

A defesa do senador afirma que todas as despesas de campanha foram registradas na Justiça Eleitoral, e alega que Ricardo, o sobrinho que teria negociado os contratos fictícios, nem conhece o lobista Milton Lyra.

Além da cúpula do Senado, incluindo Renan Calheiros, o delator também menciona o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o seu operador Lúcio Funaro, presos na Lava Jato. O vice de Janot pediu que as informações sejam anexadas a um inquérito que já investigava os dois.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Finalmente a Ofelia fala do

     

    Finalmente a Ofelia fala do que esta intimamente ciente.  E pra que mesmo?  Pra tirar o corpo fora.  Surpresa nao eh.

     

  2. Palpite

    “Andrada vai avaliar se há elementos para pedir abertura de inquérito.”. Acho que ele vai concluir que não há elementos para pedir abertura de inquérito.

  3. Suspeição geral sobre o

    Suspeição geral sobre o Judiciário. Todos deveriam ser afastados até provarem que são inocentes. Não é assim que o pretenso juiz Sérgio Moro age em sua Guatanamo?

  4. .
    HOJE EM DIA OS

    .

    HOJE EM DIA OS SUSPEITISSIMOS ESTÃO EM TODA PARTE.

    PARA TIRAR O DELES DA RETA FICAM COM INVESTIGAÇÕES CONTRA O LULA.

    AINDA HAVERÁ PRANTO E RANGER DE DENTES.

  5. Muito suspeito!!!!

    Afinal de contas Janot não se declarou suspeito quando entregou  Genoino, o amigo de jantares junto com Aragão.

    Janot é realmente um enigma transparente.

     

  6. Tem um artido na rede,

    Tem um artigo na rede, dizendo que o Eunício é dono de uma das maiores empresas de segurança do país;

    Será esse o motivo da suspeição.

    É brincadeira !! 

    A covardia que esses caras fazem com o PT e afinam para o lado do PSDB e do PMDB golpista.

    Já  estão falando em libertar o Cunha.

    E Dirceu e outros tantos presos.

    Na boa, que Deus me perdoe, enquando não morrer uns juízes no país, esses caras vão continuar achando que é Deus.

    Alguém terá que trazer esses caras para o plano da vida real.

    1. E sobre o Dirceu é estranho

      E sobre o Dirceu é estranho que nada se alterou em sua condenação na Lava Jato depois que a PF admitiu em coletiva que o JD da lista da Odebrecht não era José Dirceu. Isso é só um detalhe sem importância?

    2. Gilmar Mendes já deu o recado

      Gilmar Mendes já deu o recado ao Moro ontem. Ele não entende por que o Cunha está preso. Mas eu acho ótimo libertar o Cunha por que aí o juiz da globo  ai ficar totalmente desmoralizado até entre os coxinhas.

    3. O Azar é do juiz morto

      Isso não vai resolver, pois como diz o ditado. rei morto, rei posto. Quando um juiz morre, um juiz substituto subirá ao seu posto e fará pior do que o juiz que, após bater o rabo na cerca, foi dar água aos bodes.

      Né mermo, Tolstoi?

  7. Então…………

    Ficção ??????…. , ou seria realidade!!!!!!!  – ” Me declaro sob suspeição, por ter o rabo preso” (Janot) !!!!!

  8. Judiciário

    O judiciário brasileiro é o que há de pior no país, some-se a ele a polícia federal que está totalmente fora de controle, sem comando, cheia de conspiradores e celebridades uma gosma só. Lamentável e quem é que pode fazer alguma coisa contra isso? O congresso é claro, mas como se são todos corruptos e estão sendo chantageados e coagidos? A ver…

     

  9. Janot amarelou. Será que tem o rabo preso?

    Será que ele suspeita de si mesmo em razão, de que, se encontrasse provas contra o investiado, as destruitira ou se não encontrasse as forjaria?

    Será que o Janot tem o rabo preso com o investigado?

  10. O Golpe continuado….

    O Eunício é o relator, no Senado, da PEC 241, o projeto queridinho dos golpistas. Todos os fdp golpistas deviam-se sentir impedidos!

  11. PAU QUE DÁ EM CHICO, JAMAIS DARÁ EM EUNÍCIO OU AÉCIO. ASS. NOCA.

    Noca recusou a ser o padrinho de casamento de Joaquim do açougue, alegou também foro íntimo, e não disse o motivo. Especula-se ao meio do mercado de carnes entre açougues e matadouros clandestinos e frigoríficos inclusive Freeboi várias hipóteses, sobre casos do passado que ninguém sabe, cada um faz a sua história de acordo com o famigerado “domínio do fato”. Eu por exemplo fiz a minha versão sem nenhum juízo de valor e cheguei à conclusão – PAU QUE DÁ EM CHICO E EM LULA, JAMAIS DARÁ EM EUNÌCIO OU EM AÉCIO”. Enquanto isso aceita-se um juiz amigo e parece até compadre do SERGIO SAVONAROLA a julgar em 2ª estância os casos que ele investiga, vaza e condena. Êita justicinha mequetrefe sô……cadê meu auxílio moradia cambada!

  12. Deve ser um trem

    Deve ser um trem PAVOROSO…

    Por que o histórico dos insuspeitos que temos as pencas no meio juridico é de envergonhar…

    O Moro cobra o escanteio, cabeceia na área e ainda apita a partida…

    O “problema” é que o “causo” sobra nas mãos do parente do aécio, fato que pode levantar suspeitas maiores…

    Caberia até uma investigação, uma delação premiada, uma série da Netflix…

  13. Vai ver que o senador é um

    Vai ver que o senador é um anjinho e nós não sabemos. 

    Numa coisa o Janot tá certo, ele é suspeito mesmo!! 

  14. “ILUSTRÍSSIMO SENADOR”.

    Que troço é esse, o cara chama o amigo denunciado de “ILUSTRISSÍMO”. Nós que fomos roubados e duzentos e quarenta e umnados, somos o quê PGR, somos mesmo é otários. Mandou pro Andrada amigo do Aécio, sabe o que vai dá…NADA.

    1. Há algo de podre no Reino da Bananalândia

      Essa suspeição não está cheirando bem. Será que esses sujeitos não andaram transando espuriamente nas sombras?

    1. Nao, Mar.  Nao foi:  nao

      Nao, Mar.  Nao foi:  nao houve razao declarada.  Isso eh:  ate pra ser honesto Rodrigo Janot eh deshonesto pois ele esta mais uma vez publicamente (pubicamente?) escondendo provas como fez com Aecio e suas contas ilegais de dinheiro de corrupcao em Liechtenstein.  Tou com uma terrivel desconfianca que esse “reu” ou ta enrolado com Aecio ou tambem tem contas partidarias de dinheiro de corrupcao em Liechtenstein:  O QUE MAIS EH PRA EU PENSAR?????

      E ate pra ser burro Rodrigo Mijot eh estupido, tapado, e burro de novo, em caso eu nao o disse.

      Podem escrever na pedra:  tem alguma coisa ai que nao eh o que voces estao esperando.  Eh pior.

      Estamos falando do chefe dos DA’s de metade da America Latina se declarando “suspeito”, ok?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador