Com unanimidade, STF aprova suspensão de Eduardo Cunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou com unanimidade o afastamento imediato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tanto do mandato, quanto da presidência da Câmara. O voto de todos os ministros acompanharam a decisão já tomada, na manhã desta quinta (05), contra Cunha.
 
Trata-se da Ação Cautelar 4070 que foi colocada na pauta para ser julgada hoje (05). Como o teor da ação é o mesmo da liminar da Procuradoria-Geral da República, o julgamento tratou somente da decisão proferida por Teori Zavascki, já amplamente divulgada.
 
Na ação, solicitou-se o afastamento imediato de Cunha, como também o faziaa liminar da PGR, pediu ainda que o peemedebista seja impedido de ocupar a Presidência da República, em caso de ausência do presidente.
 
O caso é considerado porque, se a presidente Dilma sofrer impeachment, quem assume é o vice Michel Temer. Mas em possibilidade também de seu afastamento, seja por impeachment, por ação eleitoral ou afastamento temporário por agenda de viagens no exterior, Cunha comandaria o país. Além desse fator, outro estava esperado ser debatido pela Corte. 
 
Consequências de suspensão do mandato
 
Quando Teori determinou a suspensão do mandato de deputado federal de Eduardo Cunha e, consequentemente, seu afastamento da presidência da Câmara, os atos dele, inclusive a condução do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, poderiam vir a ser questionados.
 
Entretanto, a expectativa é que esse questionamento seja provocado pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, em outro procedimento judicial, uma vez que o caso não foi debatido pelos ministros do STF.
 
Para deputados favoráveis ao impeachment, a tese não prospera, porque o afastamento de Cunha ocorre nesta quinta (05) e não deslegitima todas as decisões ou conduções anteriores feitas pelo peemedebista. 
 
“Todos os atos dele são legais. Não dá para contestar alguém que foi afastado hoje, suspenso. Mas não deixa de ser parlamentar. São atos reconhecidos. Eu acho que essa tese não prospera”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).
 
Já parlamentares contra o processo de impeachment afirmaram que não concordam nem discordam da possibilidade de anular os atos de Cunha e esperam que essa questão seja julgada e analisada pelos ministros da Suprema Corte.
 
“Eu acredito que essa questão vai ser levada ao Supremo Tribunal Federal pelo advogado-geral da União [José Eduardo Cardozo]. Ele tem demonstrado que vai arguir desvio de finalidade. Eu prefiro aguardar uma manifestação do Supremo nesse sentido”, afirmou o deputado Alessandro Molon (RJ).
 
Além de Molon e Delgado, também acompanharam a sessão de julgamento do STF os deputados Aliel Machado (Rede-PR) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), juntamente com outras 240 cadeiras completamente ocupadas no auditório de julgamento histórico do Supremo.
 
Voto a voto dos ministros do Supremo
 
“Não há a menor dúvida de que Cunha não possui condições pessoais mínimas para exercer, neste momento, na sua plenitude, as responsabilidades do cargo de Presidente da Câmara dos Deputados”, disse Zavascki, na leitura de seu voto. “Há muitos indícios a corroborar as suspeitas de que Cunha não apenas participou dos fatos ilícitos, como os coordenou”, completou.
 
Ao proferir seu voto, o ministro Luis Roberto Barroso disse que se lembrou de uma frase escutada, em palestra que participou. “‘Ministro, eu não quero viver em outro país, eu quero viver em outro Brasil’. Lembrei dessa frase na leitura do voto [de Zavaski] e fiquei com ela na cabeça”, afirmou, concordando com Teori.
 
“Eu entendo que o ministro Teori Zavascki esgotou o assunto e acompanho integralmente o relator”, disse o ministro Luiz Fux. Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia afirmou que a República não suporta privilégios e votou pela saída de Cunha.
 
“Eu só destacaria que um espirro desta Corte cria e viraliza em todo o país. Essa atuação de suspender um mandato popular por circunstância fundamentadas há de ocorrer quando for muito necessário e comprovado. Então gostaria de destacar e dialogar com o ministro relator o destaque dessa excepcionalidade. Isso não pode ser um empoderamento do poder judiciário”, disse Dias Toffoli, em alerta.
 
Nessa mesma linha, Gilmar Mendes citou que a decisão só é permitida em caso de flagrante de delito e que o caso de Cunha teve que ser tratado porque reflete na linha sucessória, com o possível afastamento da presidente Dilma Rousseff. 
 
“Tempos estranhos. Tudo que acabamos de ouvir ocorreu em uma casa do povo. Uma grande casa do povo, integrada por 513 representantes deputados federais, o que bem revela que a última trincheira do povo é o poder judiciário”, disse Marco Aurélio em seu voto. 
 
“A República se vê comprometida quando o espírito de facção voltado para assegurar vantagens e privilégios para grupos, partidos e lideranças toma conta das ações”, disse Celso de Mello na leitura de seu posicionamento.
 
“Esse julgamento demonstra que o Supremo Tribunal Federal está atento aos acontecimentos do país e que está a serviço para aqueles que o procuram. O tempo do Judiciário não é o tempo da política, nem o tempo da mídia. Temos ritos, procedimentos, prazos que devemos observar”, disse o presidente da Corte Ricardo Lewandowski, numa justificativa sobre possível alegação de demora do Supremo com o caso.
 
O presidente do STF alertou que a decisão busca “suspender o exercício do cargo de presidência do cargo e das funções de deputado”, mas não quita a responsabilidade da Câmara dos Deputados sob o processo de cassação contra Cunha que deve ter sequência, alerta, seja qual for o resultado da decisão dos parlamentares.
 
“Sem chances de renúncia”, diz Cunha que deve recorrer da decisão
 
Por meio de sua assessoria de imprensa, o peemedebista afirmou que não há chances de renúncia por parte do deputado e que ele já recebeu a notificação da liminar, permanecendo em sua residência oficial na tarde desta quinta, reunindo-se com seus advogados. Apesar de se manter afastado, por se tratar de uma liminar com urgência adotada por Teori, Cunha deve recorrer da decisão.
 
Com o afastamento, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara, assumiu o exercício da Presidência interina da Casa. Já nesta quinta, Maranhão fez uma sessão relâmpago e convocando outra para amanhã logo cedo. 
 
O deputado que é aliado de Cunha não afirmou se iria se encontrar com Cunha, mas apenas disse que o momento é de “serenidade” e que irá respeitar a Constituição. “Queria deixar uma palavra de serenidade. A Constituição baliza nossas atitudes. Vamos cumprir a Constituição, trabalhar pela Casa e pelo Brasil”, disse, deixando a Câmara antes das 13h. 
 
Câmara em festa
 
Por outro lado, se Maranhão (PP-MA) não quis a continuidade das sessões, outros deputados se revezaram no microfone para comemorar o afastamento de Cunha pelo STF. Revoltada com o encerramento pelo interino, a deputada Luisa Erundina (PSOL-SP) assumiu a cadeira da presiência e deu sequência à sessão, mas Maranhão mandou desligar as trasmissões da TV Câmara.
 
Erundina liderou um motim no plenário, tentando dar continuidade à sessão e os deputados seguiram discursando. Com o fim da sessão, a ex-ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos e deputada Maria do Rosário (PT-RS) levantou-se e colocou uma placa na cadeira da presidência da Câmara afirmando “Antes tarde do que nunca!”, mesmas citações da presidente Dilma Rousseff, sobre o afastamento de Cunha.
 
Leia mais: Os argumentos de Teori na decisão de afastar Cunha
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

87 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não se trata da ação (4070) movida pela Rede Sustentabilidade

    Não se trata da ação (4070) movida pela Rede Sustentabilidade é preciso corrigir o texto. A ação movida pela Rede não foi julgada, foi adiada pelo ministro Marcos Aurélio. 

    1. Prezada Elizabete
      Marco

      Prezada Elizabete

      Marco Aurelio enquadrou o Teori que esta se saindo pior que o Gilmar Dantas!

      Abração

  2. Sobre o “desvio de

    Sobre o “desvio de finalidade”, existem provas que o confirmem? Todo mundo tá mais careca que o Zavascki de saber que cunha chantageou o PT para tentar obter os votos a seu favor no conselho de ética, mas tem como provar isso?

    1. Basta que o pgr diga isso
      Basta que o pgr diga isso baseado (oba!) em notícias de jornal, como tem sido muito usual por parte dos procuradores. Se eu, que moro em Niterói, soube dessa chantagem toda na época (não na revista mas naquele tempo) com certeza o sapientíssimo pgr sabia, mas não alegou no seu novo pedido. Deve ter esquecido, tenho certeza que se ele tivesse lembrado ele alegaria esse fato em sua petição mesmo que isso viesse beneficiar a Presidenta. Ele não lembrou mesmo tenho certeza, a final o pau com que ele dá bastante em chico de vez enquanto ele acerta um francisco também, ao menos para se sentir liberado para dar mais em chico. Ele tenta equilibrar as coisas mas na verdade ele gosta mesmo é de bater no chico.

  3. Dilma não é apenas presidenta…

    … é a Resiliência da República.

    “Pelo Cunha, pelo Cunha e pelo Cunha, meu voto é sim!” . – Foi isto o que ouvi na Câmara naquele Domingo Sangrento.

  4. Gente, acabei de postar outro

    Gente, acabei de postar outro comentario aqui:

    https://jornalggn.com.br/noticia/ao-vivo-prossegue-julgamento-do-afastamento-de-cunha-no-stf

    E assim que for publicado quero que todos voces o leiam.

    O supremo brasileiro tem que ser tao quinta classe assim?

    O comportamento deles em corte tem que ser necessariamente essa aberracao a nivel mundial?  Eu NUNCA ouvi falar na minha vida desse nivel raso e elementar de beija-bunda publico, ESPECIALMENTE quando se trata de juizes!  Isso nao existe em qualquer outro pais do mundo inteiro, so no Brasil!  Eu nunca ouvi falar de efeiro manada em OUTROS supremos, so no Brasil!

    Nao da pra ter juiz supremo menos amador de vez em quando nao?  O Brasil tem necessariamente que ter esses supremos limmpadores de vasos sanitarios com baton cor de rosa?

    Ninguem vai acordar nao?

  5. Puxa vida hein!

    como o nosso stf é corajoso e responsável não.

    Depois do golpe consumado? Vão catar coquinho.

    Esse stf é covarde mesmo.

  6. Estou surpreso. Até o juíz

    Estou surpreso. Até o juíz Gilmar Mendes, reconhecidamente desonesto e parcial, votou a favor de afastar o deputado Cunha? Como eu não acredito em surtos súbitos de honestidade eu realmente gostaria de ter um “passarinho” no STF para saber o que é que está realmente acontecendo.

    1. Gilmau e, por osmose, seu

      Gilmau e, por osmose, Tofolli. O que diz tudo dessa cassação. Operação “a justiça do Brazil é imparcial e o impeachment não é golpe”, pra inglês ver, literalmente.

      1. Meu paipai, meu garoto

        Gilmar é safado mas não é otário, e o “meu garoto” dele é… “meu garoto”.

        Sabiam, os dois, que a cama do Cunha estava feita e não iriam se queimar.

        Imagina perder por 9 a 2!

        Iam levar carimbo na testa de golpistas cunhistas, só pra marcar posição?

  7. VALE A PENA VER DE
    VALE A PENA VER DE NOVO!

    Hoje, tapei bem o nariz e, com esforço, consegui ouvir a fala do Gilmar Dantas Abdelmassih Mendes na sessão do STF, em transmissão da TV Brasil. Era visível o CONSTRANGIMENTO de “sua excelência”. Bebia água a todo momento. Não sabia o que fazer com as mãos. Divagava em seu juridisquês. Por certo, estava pensando o mesmo que eu: será que todos vão se lembrar daquela FAMOSA REUNIÃO, em julho de 2015, entre o “ministro”, o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o Paulinho da Farsa, em que os TRÊS AMIGOS DISCUTIRAM O GOLPE fantasiado de impeachment? Para quem quiser refrescar a memória e ler a matéria no contexto atual, está em http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1655405-cunha-discute-impeachment-com-ministro-do-supremo.shtml. VALE A PENA VER DE NOVO!

  8. Acao da Rede?
    Eu acho que este trecho esta equivocado

    “Trata-se de uma ação (4070) movida pela Rede Sustentabilidade ”

    O que foi julgado foi a liminar de Teori a respeito de pedido da PGR em dezembro passado

    MAM até brincou em seu voto que havia uma “competição juvenil” pela relatoria que causasse o afastamento…

    Também se supõe que Teori decidiu agir para causar a perda do objeto da ação da Rede pois esta pedia além do afastamento, a anulação de todos os atos de Cunha – o que invalidaria o golpe do impeachment

  9. Rede da Marina? O que a Rede tem com misso?

    Eduardo Cunha afastado? Ótimo. Agora com o veterinário Waldir Maranhão, o “bigodinho”  que lembra Lupicínio, a coisa vai andar. Só uma observação para a autora do texto: isso nada tem a ver com o pedido da Rede. O Teorí deu uma liminar atendendo a PGR. E venceu por 10×0. Futebolisticamente, foi 7×1 merecido. O pedido da Rede perdeu a urgência, ficou pra depois. Precipitação e desinformação é f………

  10. A Justiça continua marchando

    A Justiça continua marchando para o GOLPE!

    A partir do dia em que LULA VISITOU A RAINHA DA INGLATERRA, o PIG começou sus desconstrução, o auge de nossa politica externa junto com a Turquia e conseguiram o acordo, torpedeado pelo obama.

    o Brasil era ouvido e por consequência o Brasileiro e suas instituições!

    SE o BRASIL SUBIU, FOI O LULA E O PT!

    O STF trocava figurinhas com STF das grandes economias…

    COM A BANANIZAÇÃO, ou seja, ATO DE torna-se uma república das Bananas na QUAL O STF TEVE PAPEL DE RELEVÂNCIA, ai quando FOREM AOS CINEMAS E ASSISTIREM FILMES DO QUE SERÁ CALVÁRIO DA DILMA PARA REAFIRMAR A DEMOCRACIA, isso aos olhos estrangeiros…

    Só depois que seus pares ESTRANGEIROS ALERTAREM PARA O QUE AGORA ELES SÃO:

    STF de uma República das Bananas, ai quem sabe eles entendam…

  11. A classe política fez tanto,

    A classe política fez tanto, e continua fazendo, que a resultante só poderia ser a mais completa desmoralização ao ponto de outro Poder – Judiciário – ficar constrangido em intervir no Legislativo a fim de evitar um potencial vexame histórico que seria a possibilidade de um réu assumir a Chefia de Governo e do Estado em futuro próximo. 

    Além de chegarem ao fundo do poço continuam, tal qual tatus, cavando, cavando, para irem ainda mais para baixo. Nos jornais, a figura patética e asquerosa desse deputado alcunhado de “Paulinho da força” admitindo até a hipótese do não cumprimento da ordem judicial. Seu lamento é que “esse é o drama de quase 200 deputados e senadores que são processados pelo Supremo”. 

    Não duvido que peguem o Eduardo Cunha nos ombros e o coloquem na cadeira da presidência num claro acinte à decisão do STF. Partindo de gente desse naipe tudo será possível. Mesmo porque estão desesperados. 

    Pois é esse o perfil dos que vão cassar o mandato de uma presidente sob a desculpa de crimes de responsabilidades. Uma tragicomédia cujos capítulos finais ninguém consegue nem imaginar. Daqui para frente pode vir tudo; até mesmo uma intervenção fora da Política. 

    E para terminar a pergunta incômoda para a PGR e o próprio Supremo: por que SÓ AGORA? Por que só agora? Por que não antes? 

    Denunciar um malfeitor mesmo sabendo dos seus crimes e que continuará a delinquir já vai além da desídia: trata-se de instrumentalizá-lo para objetivar outros interesses. Quais? A resposta é tão óbvia que dispensa resposta. 

  12. Chamem o STF
    Fim de festa o salão está uma sujeira, mijaram na piscina, os copos foram quebrados, arrancam as flores do jardim, chamem o STF para a limpeza e agradeçam a festa foi ótima.

  13. Rei Eduardo, O breve.

    Rei Eduardo, O breve.
    Personagem perfeito para uma comédia pastelão dos irmãos Marx, nunca para uma tragédia histórica de Shakespeare.

  14. depois do golpe consumado,

    depois do golpe consumado, unanimente condenam o cunha…

    evidentemente esperaram o cunha promover o golpe,

    não há desculpas do stf que convençam do contrário…

    só falta a  agu    entrar com ação dizendo que os atos de cunha

    foram ilegais por óbvio e o stf dizer que os atos do cunha são legais!!!

    isso será importante porque comprovaria  que o stf

    está no golpe há tempos….

    1. É isso mesmo. E esse

      É isso mesmo. E esse julgamento somente foi feito hoje por conta da tal “disputa juvenil”. Estavam aguardando a definição do Senado, jogo de cartas marcadas, para impedir que o Cunha, HÁ CINCO MESES chamado de delinquente pelo PGR, ocupasse interinamente a presidência.

      O GOLPE SEGUE SEM ALTERAÇÕES.

       E o STF ficou ainda pior nessa fita. Mas deveria, sim, ser provocado pelo governo para registro.

       

       

       

  15. Ufa ! até que enfim dá para

    Ufa ! até que enfim dá para respirar um pouco.

    Mas na quarta feira próxima começa tudo de novo com a votação no senado.

    /////

    Ontem fiz um comentário dizendo que “coisas estranhas’ acontecem em ambiente politico, e que o jogo para a Dilma ainda não estava encerrado. Até ontem ela tinha uns 10% de chance de sobre vida. Acredito que hoje esse patamar aumentou para uns 30%.

    Já da para redobrar as forças para a luta

  16. Game over
    Não foi a ação da rede. Teori matou o golpe contra o impeachment, pois a ação da rede falava em anular os atos do cunha, e delimitou seu afastamento aos atos relacionados ao banco schain e à CPI. Diga-se. Que sequer esses atos serão anulados, o afastamento foi o único resultado. A acao da rede perdeu o objeto…Acabou. Nem adianta a agu alegar a nulidade, pois o impeachment não está sequer no rol dos atos que levaram ao afastamento em si….mm e Lewandowski ficaram isolados na corte. Game over.

  17. “Nessa mesma linha, Gilmar

    “Nessa mesma linha, Gilmar Mendes citou que a decisão só é permitida em caso de flagrante de delito e que o caso de Cunha teve que ser tratado porque reflete na linha sucessória, com o possível afastamento da presidente Dilma Rousseff. “

    Na opinião dos ministros, em especial o Gilmar Mendes, a preocupação como o Cunha não é por ele ser um bandido, safado, manipulador, corrupto, golpistas … a preocupação maior é que ele está na linha sucessória.

    Se isso não fosse o caso estaria tudo bem, ele poderia continuar roubando e manipulando.

    ” Infelizmente” ele está na linha sucessória.

  18. A espinha dorsal, digamos

    A espinha dorsal, digamos assim, da base argumentativa do Ministério Público, devidamente coonestada pelo ministro Teori, para afastar Eduardo Cunha, foi a possibilidade deste assumir a Presidência da República nas ausências do titular – Temer, apesar de todo o arrazoado acerca das estripulias do agora ex-presidente da Câmara Baixa. 

    A pergunta que toda a nação faz hoje a esses dois agentes públicos “Por que só agora?” se todas as motivações materializadas em cinco denúncias com farto material probatório foram as mesmas? “Por que só agora?” Se aos delitos em si se acumulavam outros, a exemplo de coação de testemunhas, chantagens, obstrução da Justiça ? Sem esquecer dos dados fornecidos aos borbotões pela Suíça sobre contas e milhões estocados?

    De permeio, por não se sujeitar a uma barganha imoral, indecência ecoada provada e ecoada por todos os meios de comunicação, uma presidente da República, eleita democraticamente, é jogada no meio de um processo de impeachment cujo ânimo advém de uma vingança de um sujeito dessa laia e sua trupe de mafiosos. 

    Resultado: um país parado e perplexo no meio de uma crise institucional que se soma a um estrangulamento na economia e em vias de uma conflagração social.

    Mas antes do “The End” chega a dupla (nada) dinâmica Teori e Janot, nos seus alazões brancos para lancetar o “dragão” Cunha, mais atrasada que relógio parado e com o IMOSEC quando a merda há tempos estava fluindo. 

     

     

     

  19. E AGORA CUNHA ?

     

     E AGORA CUNHA ?

     

     

     

     

     

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora,  Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?
    E agora, Cunha?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio — e agora?
    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para o Congresso,
    Congresso  não há mais.
    Cunha?,e agora?
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Cunha?
    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem cavalo preto
    que fuja a galope,
    você marcha, Cunha?
    Cunha? para onde?
    Para Pampuda 

     

  20. Marco Aurélio ia relatar o

    Marco Aurélio ia relatar o pedido de afastamento feito pela Rede e ia afastar Cunha da presidência da Câmara e, com isso, ia também  quebrar o andamento normal do cronograma do golpe. Se isso deixou o Teori furioso, foi porque o Marco Aurélio, para ele, estaria a fazer o papel de xereta, o papel de quem estava se metendo onde não devia. E aí o Teori se viu obrigado a antecipar o afastamento do Cunha, para que o Marco Aurélio não ficasse com a vitória de tê-lo afastado.

    Para o planejamento do Teori, tudo indica que o afastamento do Cunha só deveria ter acontecido imediatamente após o afastamento da Dilma, para enriquecer com este grande troféu a inauguração do mandato do Temer.

    Então, na verdade, devemos ao Ministro Marco Aurélio o afastamento do Cunha que foi prematuro, do ponto de vista do golpe. Foi por isso que o Marco Aurélio falou no STF, com um ligeiro ar de mofa, que a decisão do Teori foi uma surpresa completa para todos.

    Teori não queria tirar Cunha antes da saída da Dilma, ou seja, antes do golpe ter sido oficialmente consolidado, também, evidentemente, para não dar azo a que fossem questionadas as ações legislativas golpistas de Cunha, como de fato estão a ser questionadas. Mas todos os ministros parecem não ter acreditado nesta hipótese, e o tão ansiosamentte aguardado golpe, que é judiciário muito antes de ser legislativo, não corre mais nenhum risco de não ser efetivado. 

    1. Severino, na mosca! O Teori

      Severino, na mosca! O Teori já estava com tudo pronto, 80 paginas em 2 dias? me engana que eu gosto. Até o xarope do Celso de Mello tirou uma onda. Desse sumpremo eu só confio no Marco Aurélio, até o Lewandowisk me decepecionou.

       

  21. ISSO ENVERGONHA O POBRE DO CRISTO!!!

    ASSEMBLEIA DE DEUS

     

    Cunha usou Assembleia de Deus para receber propina, diz Janot

    Empresas do delator Júlio Camargo foram usadas para fazer repasses de R$ 250 mil para a igreja que apoia o presidente da Câmara como forma de quitar parte da propina, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República

    O procurador-geral da República Rodrigo Janot acusa o deputado Eduardo Cunha de indicar a Igreja Evangélica Assembleia de Deus para receber parte da propina de ao menos US$ 5 milhões destinada a ele referente aos contratos para viabilizar a construção de dois navios-sonda usados pela Petrobrás. Parte dos repasses foram divulgados pelo Estado no mês passado.

    Segundo a denúncia contra o presidente da Câmara apresentada nesta quinta-feira, o lobista e delator da Lava Jato Júlio Camargo foi procurado em 2012 por Fernando Soares, que operava a propina para o PMDB na estatal, e lhe indicou que ele “deveria realizar o pagamento desses valores à Igreja Evangélica Assembleia de Deus”, assinala a denúncia. O nome da igreja no registro da Receita Federal corresponde à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministério Madureira, em Campinas (SP).

     

     

     

    Imagem inline 1

     

    “Segundo Fernando Soares, pessoas dessa igreja iriam entrar em contato com o declarante, o que realmente ocorreu”, segue o procurador-geral da República. A partir de então, foram feitas duas transferências em agosto de 2012 das empresas de Júlio Camargo, Piemonte e Treviso, no valor de R$ 125 mil cada que tiveram como destino uma filial da Assembleia de Deus Ministério Madureira em Campinas “ambas com a falsa justificativa de pagamento a fornecedores”, segue Janot na denúncia.

    O procurador-geral afirma que “não há dúvidas de que referidas transferências foram feitas por indicação de Eduardo Cunha para pagamento de parte do valor residual da propina referente às sondas”. A denúncia ainda ressalta que Júlio Camargo nunca frequentou a igreja evangélica e “professa a religião católica”, além de nunca ter feito doações para a Assembleia de Deus antes deste episódio.

     

     

     

     

    Documento

     

    Imagem inline 2

     

     

     

     

    A PRIMEIRA PARTE DA DENÚNCIA CONTRA O PRESIDENTE DA CÂMARA   PDF

    Documento

    A SEGUNDA PARTE DA DENÚNCIA CONTRA EDUARDO CUNHA   PDF

    Culto. Em fevereiro deste ano, Cunha chegou a participar de um culto de mais de duas horas em comemoração a sua eleição para a Presidência da Câmara junto com outros políticos na Assembleia de Deus Madureira, no Rio de Janeiro. Na ocasião ele declarou ter trocado a Igreja Sara Nossa Terra pela Assembleia de Deus Madureira. A bancada evangélica foi uma das que mais apoiou Cunha na eleição para a Presidência da Câmara.

    Documento

    TRECHO DE RELATÓRIO MOSTRA REPASSE DA EMPRESA DE JULIO À ASSEMBLEIA DE DEUS   PDF

    Documento

       PDF

    O presidente da Assembleia de Deus Madureira no Rio, pastor Abner Ferreira, contemplou o presidente da Câmara no culto. “O Satanás teve que recolher cada uma das ferramentas preparadas contra nós. Nosso irmão em Cristo é o terceiro homem mais importante da República”, disse o religioso na época. Abner Ferreira é irmão do pastor Samuel Ferreira, que preside a Assembleia de Deus no Brás, em São Paulo, e aparece no registro da Receita Federal como presidente da Assembleia de Deus Madureira em Campinas, que recebeu os R$ 250 mil das empresas de Júlio Camargo.

    Na denúncia apresentada nesta quinta, Janot acusa o presidente da Câmara de ter recebido propina no valor de ao menos US$ 5 milhões para viabilizar a construção de dois navios-sondas da Petrobras, no período entre junho de 2006 e outubro de 2012. A denúncia destrincha a complexa rede de empresas de fachada e offshores utilizada por Júlio Camargo, Fernando Soares e o ex-diretor de Internacional da Petrobrás Nestor Cerveró para receber um total de US$ 40 milhões de propinas movimentadas no exterior e no Brasil, inclusive por meio da igreja evangélica.

    Em nota divulgada nesta noite, Cunha afirmou ser inocente e disse refutar “com veemência” o que ele chamou de “ilações” da Procuradoria-Geral da República. A assessoria de imprensa do pastor Samuel Ferreira ainda não retornou aos contatos da reportagem. Contatado pela reportagem no mês passado para comentar os repasses, o religioso não quis falar sobre o caso.

    Assembleia de DeusEduardo Cunhaoperação Lava Jato

     

    1. Eduardo Cunha é membro da

      Eduardo Cunha é membro da Assembleia de Deus de Madureira.

      Para quem mora no RJ, essa Igreja fica entre Madureira e Cascadura, beirando à linha do trem.

      É um templo imponente e muito bonito. A frequência em sua grande maioria, é de pessoas simples, moradoras das comunidade e bairros próximos.

      Já estive várias vezes nesse local.

       

      cunhaassembleia

  22. SATANÁS ESTÁ BARBARIZADO COM ESSE CRISTÃO !!!

    CUNHA USOU ASSEMBLEIA DE DEUS PARA RECEBER PROPINA, DIZ PGR

    Segundo a denúncia, remessas feitas à igreja evangélica eram uma das formas de recebimento de dinheiro

     

     

     

    Marcelo Camargo / Agência Brasil

     

    Imagem inline 1

     

     

     

     

    Cunha é acusado de receber propinas também por meio de pagamentos no exterior, remessas de dinheiro vivo e falsos contratos de consultoria

     

    Parte da propina paga ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no esquema de fraudes da Petrobras teria sido feita por meio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Segundo consta na denúncia da Procuradoria-Geral da República, o operador do PMDB no esquema de fraudes na estatal, Fernando Soares – vulgo Fernando Baiano – orientou o lobista Júlio Camargo, que prestava serviços para a Toyo Setal, a efetuar dois depósitos no valor de 250 mil reais para a igreja.

    Segundo a denúncia, Baiano seria “sócio oculto” de Cunha nas fraudes. Os dois depósitos foram feitos no valor de 125 mil reais em 31 de agosto de 2012 pelas empresas Treviso e Piemonte, pertencentes a Camargo.

     

     

    Imagem inline 2

     

     

     

     

     

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma na acusação que Camargo nunca fez qualquer tipo de doação à igreja e os depósitos tiveram a única finalidade de quitar dívidas com o deputado por conta do contrato entre a coreana Samsung e a japonesa Mitsui no aluguel e venda de dois navios sondas da Petrobras. Os contratos somaram 1,2 bilhão de reais e teriam gerado 80 milhões de dólares em propinas aos lobistas e a Cunha.

    Ainda de acordo com o procurador-geral, “é notória a vinculação de Eduardo Cunha com a referida igreja. O diretor da referida igreja perante a Receita Federal é Samuel Cássio Ferreira, irmão de Abner Ferreira, pastor da Igreja Assembleia de Deus de Madureira, no Rio de Janeiro, que o denunciado frequenta. Foi nela inclusive que Eduardo Cunha celebrou a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, conforme amplamente divulgado pela imprensa”.

    A acusação ainda cita um encontro que teria havido entre Fernando Baiano, Júlio Camargo e Eduardo Cunha em um prédio no Rio de Janeiro. O encontro teria ocorrido na avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon. Segundo consta da denúncia, Cunha e Baiano teriam chegado em uma Range Rover e estacionado em um prédio vizinho a onde ocorreu a reunião. Foram identificados registros de chamadas de rádio de Baiano nas imediações e o ingresso de seu veículo neste estacionamento. Nesta reunião teria sido exigido por Cunha a Camargo a propina de 5 milhões de dólares.

    A procuradoria-geral da República pede que Cunha e a ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) sejam condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro além de devolverem aos cofres públicos 80 milhões de dólares. Segundo a denúncia, Solange teria ajudado Cunha a pressionar Camargo a acelerar o pagamento de propinas após ingressar com um requerimento no TCU pedindo esclarecimentos sobre os contratos da Samsung e Mitsui junto a Petrobras.

     

    Imagem inline 3

     

     

     

     

     

     

     

    Clique aqui para Responder, Res

     

  23. 3 E

    Nassif,

    Esta percepção de comemoração me parece prematura neste momento.

    Meu ídalo continua com a maioria da Câmara no seu bolso, é mais do que certo que tenha quilos de papéis, gravações,etc… que compromete um elevado número de políticos, continua com os seus canais subterrâneos intactos, tem um desejo pelo Poder que é incomensurávele, além de ser muito inteligente.

    Gostei dos dez ministros do STF, uma vez que todos conseguiram leras dezenas de páginas do relatório de  TZavasky em apenas dois dias, impressionante a eficiência, efetividade e eficácia daquela  turma.

    Nada consegue fluir corretamente neste país.

    1. Ele vai ser pior que o

      Ele vai ser pior que o Janene. Lembram-se? Mesmo sem cargo eletivo transitava pelo congresso comandando os esquemas que os coxinhas e a bandalha da nova república dizerm terem sido criados pelo PT. Somente a morte, se é que morreu mesmo, para acabar com sua desenvoltura. Agora, convenhamos, desfaçatez mesmo é o daquela ministra ao votar dizendo que o Brasil não suporta privilégios. Vai ver esqueceu-se dos altos salários daqueles que deixaram o País nessa balbúrdia e recebendo auxílio moradia até para quem tem outra residência em Miiami. 

  24. Uma coisa é certa, depois

    Uma coisa é certa, depois desse alivio momentâneo, pode se preparar.

    O chicote vai comer pesado  no lombo do PT/Dilma/Lula.

  25. O NEGÓCIO É SEGUINTE…

    A comissão de ética tem que correr com a votação como ele fez com a votação da Dilma  quem tiver a favor com saída do Cunha tem fazer muita , muita , muita pressão já debateram o suficiente agora chega , não tem mais desculpa.

  26. Com urgência e cinco meses de atraso

    País esquisito: urgência com cinco meses de atraso. 150 dias. Deve ter sido record absoluto e inconteste de emergencia. Vale para olimpíadas?

    150 dias e algumas horas.

     

  27. O STF deu um passo importante

    O STF deu um passo importante para restabelecer a nossa democracia, que tem sido seriamente aviltada nos últimos tempos.

    Fez lembrar Neil Armstrong. Foi um pequeno passo para o Supremo Tribunal Federal, um salto gigantesco para a democracia do Brasil.

     

  28. Mesmo que seja uma vitória minúscula, é necessário …

    Mesmo que seja uma vitória minúscula, é necessário festejar para animar a militância e redobrar os esforços.

  29. Sobre o tempo parlamentar e o tempo jurídico

    Não é uma coisa simples dizer que o processo que abre o afastamento da Dilma foi  antes de Cunha ter sido afastado da Câmara e por isto o processo é legal na medida que Cunha estava em plena função.  No dia 17 de abril Cunha já estava sob suspeita de que usava seu cargo em seus interesses próprios. Alías a denúncia oferecida muito antes pelo Janot já dizia isto.  Se o STF então ainda nada decidira, isto se deve ao fato de que o STF tem o seu próprio ritmo, tempo.  Mas uma vez que o STF decidiu por unanimidade pelo afastamento de Cunha pelo uso indevido do cargo, tudo o que Cunha fez durante o processo está sob suspeita, inclusive a abertura do processo de impedimento  de Dilma.  Se se provar que as atitudes de Cunha estavam baseadas neste comportamento  criminoso, ou pelo menos , o ato pode ser anulado pelos próprios ministros do STF, agora detentores de uma realidade não totalmente conhecida naquele momento. 

    Penso que a defesa de Dilma deva entrar com um pedido para que o stf  decida sobre esta questão e ao mesmo tempo solicitar que pró tempore,  o processo no senado  seja paralizado até que o stf decida sobre a questão.

  30. Apenas um pedágio
    Cunha pagou apenas um pedágio. Tudo foi combinado. Todo mundo (e ele mais ainda) sabia da suspensão. Ele vai perder o mandato, mas o prêmio de ouro será não ser preso. Lembrem-se, há 6 meses atrás ele era dado como morto, preso e esquecido. Fizeram um acordo de deixa-lo apenas esquecido. É o que está acontecendo agora.
    Um golpe é feito por pessoas. Elas não mudam em função da narrativa.
    Cunha está a salvo. Seu salvo conduto é a promessa de não denunciar ninguém. O STF só vai responder à AGU em 2030.
    Dilma terá um papel importante no pós impeachment e esse papel é o de deixar o cadáver na sala até que fique tão insuportável que novas eleições sejam convocadas. Para dar um remédio correto Lula não precisa fazer como Vargas. Basta seguir o conselho do Fernando Brito e pedir asilo político lá fora. Será uma bomba de impacto sem precedentes.

  31. Leci Brandão: está nascendo um novo líder…

    Bom, uma coisa é muito certa: sejam lá quais forem as intenções de Sua Excelentíssima Excelência Ministro Celso de Mello, jamais suficientemente excelso, ele deveria imediatamente ser nomeado o CGR, Chatérrimo Geral da Nação. Meu????????????!!!!!!!!!!!! Nove a zero, ele também viria a dar o décimo voto “sim”, “sim”, “sim” e leva uma eternidade mais meia-hora para votar!

  32. Questão de ordem
    Por que Cunha nao foi preso ao inves de afastado, como fizeram com Delcidio?

    E se o motivo da suspensão de Cunha é a lava jato, por que nao afastaram também o vice da camara e todos os outros da linha sucessória que também são reus de processos penais? Ou o presidente interino nao tem vez?

  33. Suprema injustiça.

    Além de obviamente inconstitucional e ilegal, como aliás deixou claro o próprio ministro relator a certa altura de seu voto, a decisão hoje tomada pela unanimidade do stf foi extremamente injusta, senão vejamos:

    1) que diferença há, por exemplo, entre o golpista e ladrão profissional hoje “suspenso” e o golpista, ladrão profissional, traíra e usurpador que, sem ter voto para se eleger vereador, será transformado em “presidente da república” a partir da próxima semana? Respondo: a diferença é que o segundo já tem condenação penal, inclusive em segunda instância.

    2) que diferença há entre o bandido hoje “afastado”, aquele que em seguida assumiu a presidência da “câmara baixa” (e bote baixa nisso) e pelo menos outros quatrocentos dos “nobres” deputados e senadores? Respondo: a diferênça é que o primeiro foi e está sendo investigado.

  34. Caro Nassif
    Gilmar Mendes,

    Caro Nassif

    Gilmar Mendes, fascinora conhecido de muitos carnavais, votou contra o seu coleguinha Cunha?!

    Ai vem coisa.

    O STF é golpista.

    A mesma unanimidade também cassará Dilma, e prenderá Lula.

    Saudações

     

     

    1. E

      E não limpa. Só limparia se suspendesse, com esse enorme atraso, o golpe. Se não o fizer, todos nós cidadãos estaremos liberados pelo próprio STF para pensarmos (termos certeza) que a Corte o aprova.

  35. Afastar o Cunha sem

    cancelar o processo do impeachment é palhaçada.

    Isso é uma mera tentativa de lavar esse golpe.

    É por isso que a direita e a elite deita e rola nesse Brasilzão. Os caras sabem como manipular todo mundo.

    Depois que esse golpe for consumado na quarta-feira , a cara do Cunha teria que aparecer na presidência da república das bananas para o mundo inteiro ver essa palhaçada , e infelizmente isso não vai mais acontecer.

    Esses caras que dominam esse país são malandros demais. Por isso que estão há quinhentos e poucos anos aí , deitando e rolando em cima do povo. 

  36. Resta saber o que fazer com

    Resta saber o que fazer com os outros 200 que paulinho da força delatou espontâneamente, na mesma situação.

  37. Tio Lewandovski

    Quando leio “O tempo do Judiciário não é o tempo da política, nem o tempo da mídia….” Penso que o Senhor deveria explicar isso aí direitinho para Sérgio Moro e Gilmar Mendes, pois acho que eles não sabem disso aí não.

  38. A calma de GM, o sumiço de

    A calma de GM, o sumiço de Moro e a declaração de um Cunha tranquilão de que na quarta o Brasil se livra do PT, deixam evidente que o afastamento foi um acordo entre Cunha, MPF e STF. Se não foi treta, Moro vai prender Cunha, mulher e filha, ainda hoje. Fora isso, pura encenação. Vamos ver. Pra mim foi armação. temer e ninguém podem governar sem cunha que comprou 300 parlamentares. o acordo foi manter Cunha com o poder, de fato. Solto e com a grana toda que roubou pra comprar parlamentares, fica tudo como estava. Foi só espetáculo. Quem acredita que GM ia perder uma parada pesada dessas sem chiar. Aliá, fux tb, toffoli, Carmem Lucia… os golpistas todos na maior serenidade como se tivessem deliberando acerca de pipocas no cinema. Numa boa, não rolou, não. MAM e Barroso pareceram meio contrariados. MAM, deixou pssar pro filme do STF não ficar pior do que já está.Não me convenceram. Continuemos mobilizados pq Cunha continua no comando e nem vai ter a chance de gaguetar todo mundo como prometeu. A república de Curitiba não quer ver os Cunha por lá, de jeito nenhum.

    1. Parece haver um engano

      Acho que Moro não pode prender Cunha pois este, embora suspenso, ainda mantém a imunidade de Deputado Federal.

      1. A verdade é que a decisão de

        A verdade é que a decisão de onrem não tem qq consequênci prática e, por isso, foi unânime e sem debates em plenário. Eu nunca tinha visto uma sessão passar tão tranquila, nenhuma contstação, nenhum embate, discordância… NADA! Ora o que estava em jogo ontem era nada mesnos que um golpe de Estado numa Corte que tem um dos maiore expoentes golpistas, diposto a tudo e qq coisa pela entrega do país. Em situações bem menos arriscadas, GM teve crises violentas em plenário. A situação vivida pelo país passou batida. O Brasil e o mundo discutem o golpe e o STF, nos diz que o tempo do Judiciário não é o tempo d política. Parece que é sim, Ministro Lewandowski, pq só a adequação cronometrada da pauta midiática com a do Judiciário com o objetivo claro de interferir na vida política do país, explicam  a postura da Corte em aguardar Eduardo Cunha fazer o serviço sujo pra depois afastá-lo, garantindo, entretanto, a possibilidade de continuar no comando paralelo do país. O Brasil inteiro tinha claro o medo dos ministros da prisão de Cunha. Descolaram uma gambiarra pr mantê-lo longe de delações. O Julgamento do afastamento de Cunha foi mais constrangedor que a votação do dia 17 na Câmara.

         

    2. Gostei

      Gostei da sua análise e concordo. Acredito que o “projeto” é tão bem elaborado, que os ministros do STF apenas cumpriram a agenda.

      Não há nada de concreto que tenha sido realizado por qualquer um dos poderes e que possa ser considerado, de fato, a favor do restabelecimento da segurança jurídica e da estabilidade institucional.

      As alternativas planejadas por esse poder obscuro são muitas e são evidentes, só não vê quem não quer. São ações comandadas por diferentes setores dos órgãos públicos, inclusive da alta cúpula. E essas ações são nitidamente vinculadas, desde o “descrédito” econômico plantado por agências de consultoria de Wall Street, até juízes de direito de quinta categoria, que, por incrível que possa parecer, pode decidir acerca da posse, ou não, de um ministro de Estado.

      A aceitação de tantas arbitrariedades, de tantas ilegalidades e até mesmo de condutas notoriamente criminosas, demonstra o grau de comprometimento das instituições. E é muito doloroso e espantoso pensar que, entre tantos homens que, em tese, possuem grande poder, como ministros, senadores, generais, almirantes, etc, não tenha um, sequer, indpendentemente de opção partidária e de ideologia, que levante a voz, que não tenha um, sequer, que tenha “peito” suficiente para encarar esse poder escuro e obscuro, que está dinamitando o país.

  39. Pode parecer exagero ou bobagem minha, mas,

    entendo que o stf promoveu o afastamento do cunha, por medo!

    Medo de, quando em substituição ao vice-traidor, aprontasse “alguma vingacinha” contra o stf, o pgr ou qualquer outra autoridade que já o tenha exposto, pois ele não tem limite nem medo de ninguém.

    Imagino que, tendo oportunidade, seria capaz de “fechar o congresso”, cassar direitos e garantias, caso fosse possível para lhe garantir mais poder, sem se importar com nenhuma consequência.

    “Garantias” para isso ele tem suficiente, pois, há muito tempo tripudia das instituições e só agora é que está sendo “enquadrado”.

     

  40.  
    Que o Cunha eh detestável

     

    Que o Cunha eh detestável ninguém pode discordar. Porem observei , em todas os ministros del Supremo, as expressões constrangidas. Talvez pela evidente interferência entre os poderes, o que claramente contraria a clausala pétrea de independência dos poderes.

  41. Não acredito em nada que

    Não acredito em nada que venha desse stf imprestavel aos interesses do povo brasileiro, dali não sairá nada que preste, só mais confusão e gasolina na fogueira. Desses senhores com fala empolada e roupas ridiculas que vivem num mundo de fantasia só deles, cheios de rapapés e subalternos para lhes puxar as cadeiras não espero NADA!!

  42. Desobediência Civil

    Cunha está afastado, mas o golpe continua com os senadores safados.

    A Constituição já foi rasgada e o Estdo Democrático de Direito não existe neste momento.

    Penso que temos que assumir a ruptura social e política.

    Você já programou a sua desobediência civil para amanhã ?

    Cada um de nós, a cada dia, deve fazer a roda do sistema girar ao contrário. Até que um novo Estado Democrático de Direito seja novamente constituído.

  43. Curioso Gilmar Cunha Mendes
    Curioso Gilmar Cunha Mendes em seu voto citar que o congresso, a câmara está repleta de deputados envolvidos com corrupção na Lava Jato é ao falar isso fez uma comparação com um governo de estado em brasília que enfrentava denúncia de impeachment por corrupção mas que o processo foi enterrado pela câmara do estado onde o governador tinha uma maioria que controlava, sendo assim precisou a PGR entrar com uma ação já que se dependesse da câmara o governador jamais seria julgado e responderia pelos crimes do qual estava envolvido. Um caso onde o judiciário teve de invadir na competência do legislativo para fazer as coisas andarem. Me pareceu que Gilmar fazia um ataque ao golpe do impeachment desferido por ato de Cunha, já que nesse caso é Cunha quem controla a câmara e a maioria dos deputados para votar a favor do impeachment em derrubar a presidente e que foi necessário o STF e a PGR intervir para que fosse retirado do cargo porque lá na Câmara ele tem maioria pra tudo inclusive para não ser afastado e cassado pelo seus crimes. Agora na GlobogolpeNews dava pra ver a tristeza geral. A cara da Cristina Groubo de tristeza e tom com que falava, as palavras “surpresa” e tristeza chegaram até a ser usada minha gente! Não tem preço ver a golpista Globo triste, achou que iria aceitar e rolar com seu protegido Cunha, e quebrou a cara! hahaha O desespero é tamanho que chegaram a reclamar do vice que ocuparia o lugar o Waldir Maranhão mostrando trechos em que ele vota contra o Golpe! Hahaha E Cunha que se achou espertão caiu de burro. Tivesse ficado quieto controlando o conselho de ética para não perder lá e não ter aceitado abrir aesse processo golpista de impeachment, continuaria na presidência da câmara tranquilamente, pois o STF só pegou para afasta-lo porque com o golpe Cunha seria vice da república de Temer! Foi nessa que o Cunha se lascou, se colocou na linha de tiro. Teria sido melhor pra ele ter ficado quieto em cima do muro ou seja caiu em sua armadilha.

  44. Se o Lewandowski não tivesse

    Se o Lewandowski não tivesse aloprado e dito que colocaria em plenário o pedido da Rede, o Teori ainda estaria cozinhando o galo.

  45. Não me venham com fogos…

    Não me venham com fogos… quando Gilmar Merdas, Traíra Tófoli, Obtuso Fux e Insosso de Melo aplaudem é de se estremecer nas cadeiras… tem alguma coisa errada.

  46. Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem mas…

    de novo o STF cassa (na prática) o mandato de um parlamentar.

    É vossa excelência prá cá, data venia prá lá e dá-lhe cacetada na Constituição Federal.

    O empolamento dos discussos não tem o poder de elidir a necessidade de cumprir o que está escrito na Lei.

    Mais uma vez andou mal o STF.

  47. 2ª Chamada

    “A mão está suja (O sabão é ruim e a água está podre) —temos que cortá-la” – Drummond.

    Nassif: a que ponto chegou o STF brasileiro. De Casa Maior da Justiça a reles coadjuvante da política partidária das oligarquias. Isto para não dizer pior.

    Que é um Tribunal político, disto ninguém discorda. Que é guardião, em última ou única instância, dos princípios que norteiam nossa Constituição, também não.

    Mas quando o vemos substituindo os quepes pelas togas e os coturnos pelos punhos de seda então é o momento da sociedade repensar sua função e sopesar seus atos, especialmente os acovardados. Porque é inegável estão seus ministros, na grande maioria, temerosos da fúria da grande mídia e de seus arquimilionários donos, que sempre se saciaram nas tetas do erário público e agora correm o risco de perderem a mamata.

    O ato do afastamento do presidente da Câmara, não pensem os incautos que foi algo de glorioso ou de justiça. No palco da política partidária, foi a forma de dizer que, possivelmente e em breve, mandarão prender, por qualquer de seus tentáculos (provavelmente o de Curitiba) o ex-presidente e confirmarão, docilmente e “em nome da democracia”, o impedimento da Presidenta.

    Tristes e vergonhosos tempos, quando temos que admitir fosse o STF um cacho de uva hoje não prestaria (por sua maioria) para vinagre.

    Portanto, o ato de agora faz lembrar de Pilatos, diante do Sinédrio. Só que a água é podre e o sabão, ruim

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador