TJ-RJ deve decidir hoje imbróglio criado por Zveiter, por Marcelo Auler

Do site de Marcelo Auler

TJ-RJ decide hoje imbróglio criado por Zveiter

por Marcelo Auler

O imbróglio gerado pela previsível anulação da eleição de Luiz Zveiter para a presidência do tribunal de Justiça do Rio de janeiro deverá ser solucionado hoje, mas o resultado é impossível de se prever. Com a anulação da eleição ocorrida no início do mês, após o Supremo Tribunal Federal (STF), como era esperado, considerar inconstitucional a reeleição de um presidente de Tribunal, a nova eleição que ocorrerá na tarde desta segunda-feira (19/12) vai ter um maior numero de candidatos.

Antes, com o nome de Zveiter no páreo, desembargadores em condições de concorrer deixaram de fazê-lo, permanecendo apenas uma segunda candidatura, a da então vice-presidente do TJ, Maria Inês da Penha Gaspar, a sexta mais antiga desembargadora do pleno do tribunal.

Na eleição de hoje, além dela, segundo os comentários que correram até a sexta-feira passada (16/12), a lista de possíveis candidatos – e nada impede que um deles desista, assim como surjam novos nomes – foi acrescida de mais quatro nomes, a saber:  Celso Ferreira Filho (21º na lista de antiguidade); Henrique Carlos de Andrade Figueira (o  29º mais antigo); Camilo Ribeiro Ruliere (56º desembargador da corte); e Peterson Barroso Simão (um dos mais novos na corte, ocupando a 149ª colocação entre 190 magistrados).

Há ainda uma discussão paralela, se devem fazer nova eleição para todos os cargos, ou apenas para a substituição do presidente eleito e afastado pelo Supremo.  A eleição ampla seria por conta de os eleitos no dia 05 de dezembro estarem de certa forma ligados ao presidente escolhido naquela data.
 
Continue lendo aqui
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tj….

    Szveiter/supersalários/mamatas/stjd/aposentadoriasepensoesnababescas/cbf/lavajato/fbi/corrupção/monopólio/j.hawilla/fux/rgt/fifa. O Brasil se explica.

  2. Vergonhoso

    Ha cinco anos que falamos de necessidade de reforma do Judiciario. Agora mais necessaria que nunca. O pouco que conheço do Judiciario em outros Paises, principalmente na França, esta longe, mesmo tendo seus defeitos, da torre da babel o qual  tornou-se o Judiciario brasileiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador