1ª Feira Literária dos Pobres homenageia Lima Barreto

Evento é realizado por meio de chat ao vivo neste domingo, pelo YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=UhriTw2JWjg width:700
 
Rede Brasil Atual
 
Feira Literária dos Pobres: marginalização de escritores em debate neste domingo
 
Evento será realizado a partir das 15h por canal do Youtube
 
São Paulo – A 1ª Feira Literária dos Pobres (Flipobre) será realizada neste domingo (7), às 15h, por meio de chat de vídeo e com transmissão ao vivo pelo YouTube, com homenagem a Lima Barreto, escolhido em votação entre membros do festival. Esta estreia servirá como teste para outras edições. Segundo os organizadores, o termo “pobre” se encaixa bem por seu significado múltiplo, e aponta a marginalização vivida por muitos escritores.
 
No evento, idealizado pelo escritor amazonense Diego Moraes, serão realizadas seis mesas redondas compostas por escritores de todo o país que vão debater temas que afetam a maioria da categoria, como bairrismo, nepotismo e panelinhas, assuntos evitados em feiras de grande porte.
 
Em entrevista a O Globo, Moraes afirmou que existe um “vício” de se medir qualidade literária pelas premiações e participações em feiras e antologias. “Descartam autores que não ganham nada ou não desfilam em festivais. O problema é que o Brasil é imenso e parece ter mais escritores que leitores. O problema é logístico. Não é toda editora que tem grana para investir na sua estrela ou pagar uma passagem aérea”.
 
No entanto, Moraes observa que a Flipobre não é um manifesto: “Vamos celebrar algo que vem acontecendo faz tempo e parece que ninguém percebeu: o encontro e a união de escritores nas redes sociais. Todo mundo adiciona todo mundo no Facebook ou Twitter e cria um laço de amizade. Autores que moram longe de repente se tornam amigos e criam projetos e páginas na web para divulgação de seus trabalhos. Eu sou um exemplo disso. Fui descoberto pela minha editora pelo blog onde publicava. A web ainda é um celeiro de novos autores”.
 
Mais de 40 autores estão confirmados, entre eles, Ricardo Lísias, Roberto Menezes, Daniela Lima, Lucas Barroso, Tadeu Sarmento, Adriane Garcia, Celemar Maione e Carlos Henrique Schroeder.
 
LISTA DAS MESAS REDONDAS
 
1 – Abertura
 
Lima Barreto, Nilton Resende, Carlos Henrique Schoereder e Alfredo Garcia Bragança
 
2 – Machismo na literatura
 
Jarid Arraes, Dinha Maria Nilda, Laura Folgueira, Jéssica Balbino, Luciana Hidalgo, Giovanna Dealtry, Adriane Garcia e Daniela Lima
 
3 – O Brasil tem muito escritor para pouco leitor?
 
André Ricardo Aguiar, André Timm, Bruno Ribeiro, Diego Moraes, Fabiano Calixto, Frank Vilar, Lucas Barroso, Roberto Menezes e Talles Azigon
 
4 – As relações perigosas: como, quando e por que as esferas ética e estética entram em conflito
 
Aline Job, Betzaida Tavares, Daniela Lima, Jeferson Tenório, Marco de Menezes e Tiago Ferro
 
5 – Editora pra quê? A internet como ferramenta de divulgação de literatura inédita
 
Bruna Mitrano, Carlos Alberto, Felippe Regazio, Heitor Nunes, Isabela Penov, Jean Albuquerque, Luciano Portela, Maikel de Abreu e Vanessa Almeida
 
6 – Formação de leitores. Caminhos e responsabilidades do autor e do editor
 
Adriane Garcia, Diniz Gonçalves Junior, Diovani Machado, Jorge Churio, Norma Souza Lopes, Nina Rizzi e Sergio Bernardo

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador