Obra escrita por militantes presos na ditadura será lançada hoje em SP

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Hoje, dia 18 de novembro, acontecerá o lançamento de “O livro chamado João: A Repressão Militar-policial no Brasil”, no Armazém do Campo, em São Paulo. A obra, escrita de forma coletiva por militantes presos na época da ditadura, chega para o público pela editora Expressão Popular. O evento, a partir das 19h30, terá a participação de Bernardo Kucinski e dos autores Paulo Vannucchi, Pedro Tierra (Hamilton Pereira) e Aton Fon Filho, que será o mediador da mesa de debates.

A obra foi desenvolvida e executada clandestinamente nos anos 70, na Casa de Detenção de São Paulo, por Aton Fon Filho, Carlos Lichtsztejn, Celso Antunes Horta, Gilberto Luciano Belloque, Hamilton Pereira da Silva, José Carlos Vidal, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, Paulo Vannuchi e Reinaldo Morano Filho, que na época eram integrantes do núcleo básico de presos políticos, formado por militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), do Movimento de Libertação Popular (Molipo) e da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

A narrativa contada sob o pseudônimo de João, que viveu 40 anos na clandestinidade, traz a resistência dos presos políticos e da sociedade em combate à repressão militar-policial no Brasil.

A edição tem o objetivo de explicar o período histórico em relação ao futuro, esmiuçando o processo de “abertura lenta, gradual e segura”, garantido pelo grupo hegemônico da ditadura, além de analisar o estágio da luta de classes no Brasil e a criminalização dos movimentos sociais.

Serviço

Lançamento “O livro chamado João: A Repressão Militar- policial no Brasil”

Local: Armazém do Campo

Endereço: Alameda Eduardo Prado, 499 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01202-000

Quando: dia 18 de novembro, sexta-feira, às 19h30

Sobre o livro

O livro chamado João: A Repressão Militar- policial no Brasil

Autores: Aton Fon Filho, Carlos Lichtsztejn, Celso Antunes Horta, Gilberto Luciano Belloque, Hamilton Pereira da Silva, José Carlos Vidal, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto, Paulo Vannuchi e Reinaldo Morano Filho.

312 páginas.

Preço: R$ 35,00

Para comprar, clique (aqui).

Editora: Expressão Popular

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador