As cidades “do fogo”, desmatadas, que deram vitória a Bolsonaro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Bolsonaro ganhou em cidades do Pará, Mato Grosso e Amazonas, recordes de desmatamento. Lula só ganhou em reserva indígena desmatada

Dia do Fogo, em Novo Progresso (PA) – Foto: Divulgação/Instituto Socioambiental

Jair Bolsonaro teve mais votos que Lula no 1º turno na mesma área onde houve o maior desmatamento entre 2019 e 2021, durante o governo Bolsonaro.

Ao verificar as cidades e estados que o mandatário ganhou de Lula é possível ver que se trata, também, do chamado Arco do Desmatamento, a área de maior degradação da Amazônia no governo atual.

Além da constatação ser possível com a sobreposição do mapa dos votos e do próprio desmatamento do Brasil, ao analisar os 8 municípios mais desmatados do país, 7 deles deram vitória a Bolsonaro.

Em azul, cidades que deram vitória a Bolsonaro no 1º turno – Imagem: Reprodução
Relatório MapBiomas 2021

Na cidade mais desmatada do país, Altamira, no Pará, Bolsonaro ganhou 57,7% dos votos. O município teve 63.840 hectares desmatados somente em 2021, segundo o Relatório Anual do Desmatamento do Brasil do MapBiomas (acesse abaixo).

A segunda mais desmatada, São Féliz do Xingu, Pará, deu 63,1% a Bolsonaro. Em 2021, foram desmatados 52.701 hectares.

Em Porto Velho, capital de Rondônia, que teve em 2021 o 4º maior índice de desmatamento do país segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com 49.173 hectares destruídos em 2021, deu 56,8% de votos para Bolsonaro.

Relatório MapBiomas 2021

Lábrea, no Amazonas, a terceira mais desmatada, foi a única das 8 cidades mais desmatadas que deu vitória a Lula, com 63,8% dos votos. A cidade está entre dois grandes rios – Purus e Madeira, com dezenas de terras indígenas, reservas extrativistas e florestas nacionais de proteção ambiental. Na cidade, também se concentram indígenas isolados e o Ibama registrou 450 autos de infração ambiental de 2018 a 2021.

O Relatório Diagnóstico de Delitos Ambientais de 2021 mostrou que boa parte dos delitos na área foram “por meio de motosserras, uso de fogo e máquinas pesadas, promovida por agropecuaristas e grileiros em Terras Indígenas e Unidades de Conservação Federal”.

Diagnóstico de Delitos Ambientais Ibama

Novo Progresso, no Pará, Bolsonaro teve 79,6% dos votos. Foi a quinta cidade mais desmatada no ano passado, derrubando 37.229 hectares. Foi lá que ocorreu o “dia do fogo”, em agosto de 2019, quando fazendeiros e madeireros botaram fogo em grande área da Amazônia.

Diagnóstico de Delitos Ambientais Ibama

Também deram vitória a Bolsonaro os municípios de Apuí, no Amazonas, o sexto maior desmatamento, 58,9%; Itaituba, no Pará, a sétima mais desmatada, com 57,8%; e, em oitavo, Colniza, no Mato Grosso, com 71,1% a Bolsonaro.

Abaixo, os destaques do Relatório Anual do Desmatamento do Brasil do MapBiomas. A íntegra pode ser acessada aqui.

Destaques-MapBioma

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador