Campanha luta contra a caça aos botos na Amazônia

Enviado por XAD

Do Alerta Vermelho

O Boto-vermelho (Inia geoffrensis), também conhecido como Boto cor-de-rosa, está sendo massacrado na Amazônia para virar isca de peixe. Um animal que é protagonista de muitas lendas e um dos ícones mais emblemáticos da Amazônia. Uma espécie topo de cadeia, totalmente adaptada a seu ambiente e elo fundamental do equilíbrio ecológico na bacia Amazônica. 

 

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançaram a campanha Alerta Vermelho para combater a caça ao boto-vermelho na Amazônia. 

Além do manifesto online (aqui), o movimento está recebendo doações, em dinheiro. O valor arrecadado será investido em ações de fiscalização. 

A carne do boto é usada como isca para a captura do peixe piracatinga. Estima-se que cerca de2.500 botos são mortos todos os anos e, se a pesca ilegal não for combatida, a espécie poderá desaparecer em um futuro muito próximo.

Participe! Saiba mais no hotsite da Campanha Alerta Vermelho – www.alertavermelho.org.br

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. eis, em primeira mão, uma das

    eis, em primeira mão, uma das espécies caçadoras assassinas do boto-cor-de-rosa:

    “No Brasil, principalmente na Amazônia, muitas pessoas ainda acreditam que nas noites de lua cheia o boto-cor-de-rosa se transforma em um jovem muito bonito e sedutor que visita aldeias ribeirinhas à procura de mulheres. Elas seriam facilmente conquistadas e engravidadas pelo “falso homem” , que na manhã seguinte se transformaria em boto novamente e desapareceria nas águas dos rios. O problema é que algumas crendices trazem consequências para os animais envolvidos. No caso dos botos, por exemplo, muitos já foram mortos por maridos enfurecidos.”

  2. Moratória já!

    O massacre ocorre por conta de pescadores ilegais que utilizam o boto como isca para a pesca de piracatinga (um bagre carniceiro). A situação é lamentável! 

    Por conta da pressão das entidades de preservação ambiental, no último dia 18, o governo federal proibiu a pesca de piracatinga, por 5 anos, a partir de janeiro/2015 (veja aqui). 

    Ocorre que, até lá, a pesca de piracatinga está liberada e, consequentemente, a matança dos botos continua.

    Por isso, é muito importante assinar a petição da campanha ALERTA VERMELHO, que já conta com mais de 38 mil assinaturas, e que será entregue em Brasília (Ministério da Pesca e Agricultura).

    Clique aqui, caso queira participar.

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador