Contaminação do Rio Doce interrompe captação de água em Governador Valadares

Jornal GGN – A lama que vazou do rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, chegou ao Rio Doce e está provocando a interrupção da captação de águas em diversos municípios, como em Governador Valadares, também em Minas. Cidades do Espírito Santo que ficam da foz do Rio Doce, como Colatina, também tiveram seu abastecimento interrompido e pedem por doações de água potável.

Em Governador Valadares, o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAEE), interrompeu a captação e água que deverá abastecer a população de 278 mil habitantes por mais 24 horas. A administração da cidade também disse que não há prazo para retomar a captação e pede para os moradores economizaram água. 

Do Estado de Minas

Água em Governador Valadares só dura mais um dia
 
Por causa da contaminação do Rio Doce pela lama liberada no rompimento das barragens da mineradora Samarco, captação de água foi suspensa ontem
 
Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, só tem água para abastecer sua população por mais 24 horas. A lama que vazou no rompimento das barragens da mineradora Samarco em Mariana, na Região Central de Minas, na quinta-feira, e chegou ao Rio Doce, alcançou ontem o município de 278 mil habitantes. Com isso, o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) interrompeu a captação no rio e pediu aos moradores para economizarem água. Em nota, a administração municipal informou que não há prazo para a retomada da captação e, por isso, todo desperdício deve ser evitado.
 
A interrupção na captação da água no leito do Rio Doce ocorreu por volta das 13h de ontem, quando os primeiros sinais de poluição apareceram no curso d’água, antes que ela chegasse ao município. O SAAE coletou amostras da água e as análises demonstraram que o nível de contaminação é alto, o que impede o tratamento até que a lama se dilua.

De acordo com Vilmar Rios, diretor-adjunto do SAAE, não há como saber por quanto tempo a contaminação vai prejudicar a captação no Rio Doce. Por volta das 16h, carros de som contratatos pela prefeitura começaram a percorrer as ruas da cidade, reforçando o pedido para que todos façam economia de água. A defesa civil municipal previa que o maior volume de lama passasse pela cidade por volta das 21h.

A interrupção da captação de água em Governador Valadares é mais um drama resultante do rompimento das barragens do Fundão e Santarém, da mineradora Samarco. Horas depois da tragédia, a avalanche de lama atingiu os rios Gualaxo e Carmo e inundou a cidade de Barra Longa. Na manhã de sexta-feira, os responsáveis pela represa de Candonga, em Santa Cruz do Escalvado, tiveram que abrir as comportas da hidrelétrica para impedir que o grande volume de água e lama destruísse a barragem. Com isso, a lama de rejeitos chegou ao leito do Rio Doce, deixando rastros de poluição em municípios como Rio Doce, Naque, Ipatinga e Valadares. Ontem à tarde, os primeiros sinais de poluição chegaram a Colatina, no Espírito Santo, com moradores denunciando que a água tratada nas torneiras estava marrom e com um cheiro forte.

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Jair, não sou idiota. Eu sei

        Jair, não sou idiota. Eu sei que existem.

         

        Meu ponto é, as que existem estão FORA DA POLÍTICA.

        Os ambientalistas que estão e fazem política, não falam sobre este assunto E MUITOS OUTROS.

  1. Mesmo sem ser tóxica, lama de

    Mesmo sem ser tóxica, lama de barragem em Mariana deve prejudicar ecossistema por anos

    Mariana Della Barba
    Da BBC Brasil em São Paulo

    Reuters

    O equivalente a quase 25 mil piscinas olímpicas de lama foi despejado nas redondezas próximas à barragem que se rompeu na cidade de Mariana, em Minas Gerais.

    A mineradora Semarco (responsável pelo local) garantiu que não há nada tóxico nos 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro liberados durante o acidente.

    Mas especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmaram que, apesar de o material não apresentar riscos à saúde humana, ele trará danos ambientais que podem se estender por anos.

    “Comparado ao mercúrio, por exemplo, esse rejeito não é tóxico, já que é formado basicamente por sílica. Ninguém vai desenvolver câncer, nada disso. O risco não é para ao ser humano, mas para o meio ambiente”, disse o professor de geologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Cleuber Moraes Brito, que é consultor na área de meio ambiente e mineração.

    “Essa lama avermelhada deve causar danos em todo o ecossistema da região, impactando por anos seus rios, fauna, solo e até os moradores, no sentido de que o trabalho deles, como a agricultura, pode se tornar impraticável.”

    Solo alterado

    Os danos ao meio ambiente no entorno da barragem podem ser, a grosso modo, químicos ou de ordem física.

    O primeiro diz respeito à desestruturação química do solo, não só pelo ferro, mas também por outros metais secundários descartados durante o processo de mineração.

    AFP

    Segundo Cleuber, esse solo recebe uma incorporação química anormal, já que o resíduo tem excesso de ferro, que pode alterar o pH da terra.

    Já o impacto físico dos rompimentos dizem respeito à quantidade de lama – e não à composição.

    “O problema não é o material em si, mas o fato de a lama ter coberto a região, soterrando a vegetação”, diz Mauricio Ehrlich, professor de geotecnia da COPPE, da UFRJ.

    “Esse resíduo é pobre em material orgânico, ou seja, não favorece o crescimento de vegetação. Assim, o que acontece é que essa lama vai começar a secar lentamente, criando uma capa ressecada por cima do solo, dificultando a penetração de água. E, por baixo, esse solo segue mole.”

    Maurício afirma ainda que, além do solo infértil, outro impacto ambiental está relacionado aos rios da região. Com o vazamento, os sedimentos vão sendo arrastados e se depositando nos trechos onde a corrente é mais fraca.

    Isso prejudica a calha dos rios, que podem ser assoreados, ficarem mais rasos ou até terem seus cursos desviados.

    Outro risco é o de que muitas nascentes sejam soterradas.

    Esse impacto nos recursos hídricos também afeta sua fauna, especialmente peixes e microrganismos que compõem a cadeia alimentar nos rios.

    “Mudança no perfil do solo, impacto nos recursos hídricos, na fauna. Quanto tempo a natureza vai demorar para assimilar tudo isso?”, questiona o geólogo da UEL.

    Segundo ele, apesar de ainda ser cedo demais para se ter essa resposta, é possível dizer que um programa para resgatar a área degradada em Mariana dure cerca de 5 a 10 anos.

    Os especialistas salientam que é preciso fazer um levantamento do impacto, sendo que uma das primeiras medidas reais será retirar a lama o quanto antes, especialmente por meio de escavação.

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151107_barragem_mariana_mdb_fd

     

    1. Soterramento?

      “Essa lama avermelhada deve causar danos em todo o ecossistema da região, impactando por anos seus rios, fauna, solo e até os moradores, no sentido de que o trabalho deles, como a agricultura, pode se tornar impraticável.”

      “O problema não é o material em si, mas o fato de a lama ter coberto a região, soterrando a vegetação”, diz Mauricio Ehrlich, professor de geotecnia da COPPE, da UFRJ.

      “Outro risco é o de que muitas nascentes sejam soterradas.”

      Esses caras falam como se a lama tivesse coberto municípios inteiros, é uma bobagem. A lama correu para dentro do primeiro rio que encontrou e correu pela calha do rio. Vai prejucidar o ecossistema deste rio por onde corre. Depois do período de chuvas, que está começando, não vai sobrar quase nada.

      Que negócio é esse de prejudicar a agricultura, que as nascentes dos rios seráo soterradas? As nascentes ficam bem acima da calha dos rios.

      Tá todo mundo doido.

       

       

      1. Por favor

        Senhor Especialista Ambiental

        Evite dar chutes a torto e a direito e passar recibo de… de quê mesmo?

        A lama inundou a calha do rio Doce ou as imagens foram construidas em photoshop?

        Os componente tóxicos armazenados na lama das barragens foram levados para o terreno que margeia o rio, PONTO.

        OK!, a lama vai passar, mas o ecossistema ficará, DEFINITIVAMENTE, arrasado, destruido, desmontado, destroçado.

        Se o bom DEUS mandar um CHUVÃO DO CÃO, a cobertura contaminada dos sítios do entorno do rio, vão, NOVAMENTE, retornar os resíduos tóxicos para a calha do rio.

        A situação não comporta piadinhas ou gracejos SEM GRAÇA.

        Quem é o doido?

        1. Querido JNS !

          Tenho acompanhado teu envolvimento – natural – com este assunto e assistido aos vídeos que você, cidadão de primeira linha, confeccionou para registro e sensibilização a respeito deste desastre incalculável do ponto de vista ambiental, social, mas também pessoal pois atinge indivíduos, pessoas, famílias em maior ou menor grau. É deste  fator humano – onde ele se apresente – que não podemos esquecer e tua dedicação ao assunto, a meu ver, caminha neste sentido.

          Mas, por favor, não pise em sítios em que a lama pútrida, envenenada, tóxica tenha se depositado. Fique longe, a despeito de querer ajudar mitigando os efeitos do desastre, deste ar pestilento, desta toxidade que se apresenta pelo derrame da podridão represada e, por força do desastre, liberada, contaminando com os eflúvios viscosos – mesmo que invisíveis – tudo à volta.

          Sabedores de tua solidariedade e prontidão, te chamam para participar, ajudar, mas seja prudente. Não se aproxime muito, pois o desastre está feito e quem o provocou é que deve ser penalizado. Não você e sua saúde. Não pise e nem se aproxime desta lama abjeta, imunda, podre que só pode fazer mal à tua saúde.

          Mineiros, e brasileiros em geral, estão certamente gratos – eu inclusive – com teu empenho em documentar, denunciar, visitar os sítios contaminados. Mas não se exponha desnecessariamente. Não vale a pena tamanha proximidade e exposição a esta toxicidade.

          Obrigada.

          Abraço da Anna.

  2. As perguntas que cabem nesse caso são:

    As perguntas que cabem nesse caso são: 1) Qual era o tamanho dessa barragem? Seu volume? 2) Será que esse desastre não poderia ser previsto por engenheiros da própria empresa e por engenheiros dos órgãos de controle do meio ambiente?

    Respostas: 1) O tamanho/volume dessa barragem deveria ser gigantesco pelos estragos que causou, isso faz então que as medidas de segurança, de previsão de risco de acidentes tenham que ser necessariamente altas, pelo menos é o que aconteceria em países civilizados. 2) Tanto os engenheiros da empresa, como do meio ambiente poderiam prever esse acidente, sim. Essa é uma das principais funções desses técnicos.

    Vamos ver se a justiça terá o mesmo rigor neste caso com essa empresa, que tem com ladrõezinhos de galinhas. 

     

  3. Crime Ambiental!!

    Não é incrível que passados 4 dias da tragédia em Mariana/MG, nenhum artista de cara amarrada, nenhum político com discurso inflamado surgiu para acusar os crimes ambientais ocorridos naquela região? Onde está a Bláblárina? E o Greenpeace? E as ONGs? Onde está a indignação da opinião pública e publicada? Não é do interesse expôr a incompetência e os desmandos de uma empresa entregue durante a privataria? Imagine se fosse a Petrobras? O Serra e a Mídia já estariam gritando a plenos pulmões pela privatização e a entrega do Pré-Sal.

    Saudações de um paulista insurgente!

    1. Nem Rede, nem Greenpeace. Mas

      Nem Rede, nem Greenpeace. Mas há movimentos que há anos denunciam e combatem a destruição de Minas pelas mineradoras. Inclusive essas ongues aqui. Estão lá, na luta junto às comunidades tradicionais, aos trabalhadores mais humildes, a favor das matas, serras e águas, e animais, inclusive no caso desse desastre de Mariana. Há outras organizações menores, também, mas sem visibilidade  e sem grandes apoios. Seguem links para os sítios, no comentário acima. Não consegui colocá-los aqui.

  4. quem manda no país

    Esse acidente em Mariana de algum modo remete ao poder descomunal da rede Globo sobre os rumos do Brasil. Quando descobriram petróleo no alto mar, em latitudes que correspondem ao estado do Rio, mas em locais quase tão distantes da costa quanto a própria cidade de Mariana, os cariocas se apoiaram fortemente na Globo para pleitear royalties atíssimos, para compensar os danos ambientais. Por um tempo, ninguém questionou seriamente. Bem mais tarde, o Congresso decretou que os royalties, pelo menos os incidentes sobre os novos poços, seriam divididos entre todos os estados. Dilma vetou, pois ela é uma mulher ajuizada e sabe quem manda no país. Ninguém chamou os cariocas de coxinhas por essa aliança com a globo. Minas e o Pará pleitearam royalties análogos para o minério (claro que em valores reduzidos), pois a mineração gera dano o tempo todo e arruina a própria paisagem mineira. Novamente, Dilma disse não. Ninguém fora de Minas ou do Pará protestou.

    O rompimento da barragem em Mariana não é o primeiro que ocorre, mas foi o maior. Um volume de rejeito de minério equivalente ao de um cubo com aresta de 400 metros foi despejado sobre o leito de um pequeno córrego, numa calamidade que incluiu mortos e desaparecidos, além de danos ambientais assustadores. Não é verdade que essa lama não é tóxica. Minha filha, formada em engenharia química, estudou esse tipo de lama e nela encontrou arsênico em concentração muito preocupante.O referido arsênico se encontra em diversos estados de valência, o que dificulta em muito a sua fixação nos estados inativos em que se encontrava antes de ser removido do solo.

     

    1. É arsênio. Tem que sair logo

      É arsênio. Tem que sair logo algum resultado que confirme isso, ou não. Algo que essa empresa já sabe há anos. De todo modo, sem arsênio já tá tudo fo…ido. 

      “O arsênio e seus compostos são extremamente tóxicos, especialmente o arsênio inorgânico. Milhões de pessoas no mundo inteiro adoecem e morrem sem saber que a causa de suas doenças é o envenenamento crônico por arsênio.” 

      “A tolerância é dita relativa porque o acúmulo de arsênio no organismo causa doenças a médio e longo prazo, principalmente em espécies caracterizadas por alta duração de vida e alto índice de encefalização, como a espécie humana. Os alimentos que mais contêm arsênio orgânico são peixes e crustáceos, apresentando-o geralmente na forma de arsenobetaína.”

      1. Sim, a Samarco sabe

        Jair, a Samarco certamente sabe bem da existência do arsênico ou arsênio (as duas grafias são usadas). Sabe porque o estudo sobre a contaminação dos rejeitos que citei foi encomendado por uma mineradora, e o objetivo era transformar o arsênico em formas inativas. O projeto acabou sendo desativado por ser inviável.

        Arsênico e mercúrio são relativamente abundantes em várias rochas, quase sempre em formas inifensivas. Quando você tritura as rochas, eles são liberados e assumem formas tóxicas. 

  5. A tragédia em Minas

    Espero que a Samarco va arcar com a responsabilidade de toda essa tragédia, de A à Z e que a justiça mineira seja compentente nesse caso, buscando saber como e por que se deu esse “acidente”. Todas as vezes que ocorre esse tipo de tragédia, é o estado brasileiro que, bem ou mal, tem que reparar todo o mal feito e as pessoas que perdem tudo, ficam des mão vazias mesmo.

  6. Nem Rede, nem Greenpeace. Mas

    Nem Rede, nem Greenpeace. Mas há movimentos que há anos denunciam e combatem a destruição de Minas pelas mineradoras. Inclusive essas ongues aqui. Estão lá, na luta junto às comunidades tradicionais, aos trabalhadores mais humildes, a favor das matas, serras e águas, e animais, inclusive no caso desse desastre de Mariana. Há outras organizações menores, também, mas sem visibilidade e sem grandes apoios. Seguem links para os sítios.

    https://atingidospelavale.wordpress.com/

    http://www.mabnacional.org.br/

  7. Avalanche de lama

    Estou em Colatina ES. São 17.30 do dia 9/11/15, a lama ainda não chegou aqui. A informação acima de que a água aqui, após tratamento, esta turva não procede. Ontem o site do UAI noticiou esta mesma informação, logo em seguida a informação foi retirada. A captação de água aqui esta no máximo de sua capacidade, irá parar no momento que a onda chegar, pois temos que reservar agua..

    Hoje esta normal. Aulas estão suspensas a partir de amanhã. O que esta acontecendo na cidade: o estoque de caixa dágua acabou e o estoque de água mineral também, o mesmo acontece em Baixo Guandu, cidade vizinha. Objetivo de armazenar água

     

     Esta lama irá passar por duas hidroelétricas, a de Aimorés e a de Mascarenhas em Baixo Guandu, já aumentaram a vazão dágua, aumentando assim a capacidade de armazenamento quando a onda chegar, reduzindo o impacto nas cidades abaixo. Há uma crise hídrica aqui no Estado violenta, algo nunca vista, o ambientalista Augusto Ruski avisava. O rio doce esta morrendo, não chega mais ao mar, estão abrindo agora para esta lama ir para o mar, acho que esta lama será o “tiro de misericordia” no rio Doce. Não tenho formação em química. A pergunta que faço o que de metais pesados irá sedementar no leito deste rio? Em Governdador Valadares, após a lama passar, a quantidade de particulas de ferro esta accima do normal permitido ainda não estão captando água, após 24 horas que a lama passou. 

    O Estado e a prefeitura estão cosneguindo caminhões pipas para abastecimento a partir de amanhã. A pergunta que quero fazer: cade a SAMARCO MIneração? O filho não é dela.  Não há nen sinal deles aqui em Colatina. Na hora do lucro aos acionistas. Agora papai Estado assume, o prejuizo. O liberalismo Tupiniquim vergonhoso. Vão fazer isso na Europa para ver.

    Termino com Zé Geraldo

    Deposito em suas águas meu grande segredo 
    Parto pra cruzar fronteiras, engrossar fileiras

    Compor meu enredo 
    Deixo suas margens ricas sob a sombra lírica da Ibituruna 
    Una, pobre sabiá que perdeu seu canto de frases ligeiras

    Por ver se apagar a ilusão ardente 
    Tão inconseqüente da paixão primeira

    Oh! Meu Rio Doce, doce são os seios da morena flor 
    Cor do seu Ipê 
    Que vive sob as gameleiras, pés de jenipapo

    Junto de você 
    Leva essa morena no seu leito manso 
    Faz o seu remanso se vestir de azul

    Que eu tô levando a minha mocidade 
    Pras velhas cidades e praias do sul 
    Tô levando a minha mocidade pras velhas cidades 
    E praias do su..ul

    Oh! Meu Rio Doce, doce são os seios da morena flor 
    Cor do seu Ipê 
    Que vive sob as gameleiras, pés de jenipapo

    Junto de você 
    Leva essa morena no seu leito manso 
    Faz o seu remanso se vestir de azul 
    Que eu tô levando a minha mocidade

    Pras velhas cidades e praias do sul 
    Tô levando a minha mocidade pras velhas cidades 
    E praias do su..ul

    Que eu tô levando a minha mocidade 
    Pras velhas cidades e praias do sul

  8. RISCO PELO CONSUMO DE ÁGUA CONTAMINADA METAIS PESADOS
    A presença de metal pesado vai trazer doenças e risco de mortes daqueles que usarão água do rio nos próximos anos. O mercúrio por ser um metal pesado está sedimentando com a lama no fundo do rio, com o passar do tempo esta lama começará a transportar estes resíduos de metais pesados, principalmente o mercúrio.O pior é que isto  não é informado a população das cidades a beira do rio.Isto é um crime a mais que  os responsáveis deverão futuramente responder na justiça, se  o resultado deste desastre não acabar em pizza como é muito comum no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador