“Floresta do Jacarandá”. 2010 ano da Biodiversidade,

Área de preservação ambiental. Remanescente da exuberante Mata Atlântica, com uma rica flora e fauna, nascentes, mananciais que abastecem parte da baixada fluminense. Menina dos olhos da expansão imobiliária. Todo cuidado é pouco, não se pode bobear tem-se que ter uma atenção perene. Caçadores, predadores inescrupulosos, caçam pássaros em extinção e pequenos mamíferos, além de matar as árvores para retirada do palmito, causando um desequilíbrio ecológico na região. Esta importante reserva natural tem que se ter uma política ambiental mais severa, para protegê-la dos perigos a que está sujeita. Quem sabe um projeto de eco-turismo, com uma infra-estrutura adequada, mais policiamento com a contratação de guardas florestais, gerando mais empregos para os cidadãos teresopolitanos.

Teresópolis, um encanto de cidade, tem como exemplo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com um belo trabalho do IBAMA, Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos competentes, tornou-se uma das área de preservação da biodiversidade, um exemplo para todo o país, fizesse o mesmo com a Floresta do Jacarandá, assim como a Granja Comary e seu lago, a CBF com belíssima vista da Serra dos Órgãos, a Mulher de Pedra, símbolo da cidade e todo o entorno destas áreas. Um programa de eco-turismo que como , já disse daria empregos e angaria fundos revertidos para a proteção destas áreas. Assim foi criado o Parque Municipal das Montanhas, onde está localizada a Pedra da Tartaruga é um exemplo.

Não podemos deixar acontecer o mesmo com o que aconteceu com A Cascata dos Amores, Cascata do Ímbuí, lixo e poluição. Fontes de água mineral contaminada por construções irregulares.

Teresópolis, ainda tem belas jóias da natureza, como já disse, inclusive o interior do Município tem lugares bonitos que podem ser aproveitados pelo eco-turismo, haja visto o número significativo de pousadas, como exemplo.

Todo começo é difícil, os obstáculos existem justamente para mostrar que somos capaz de vencê-los.

Teresópolis um exemplo de turismo e de primeiro mundo para outras cidades.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora