Ministros preparam estudo urgente para revitalização do rio São Francisco

O projeto já se estende desde 2007. Uma das motivações para o prazo é a crise hídrica atual no semiárido e no Sudeste do país
 
 
Jornal GGN – O prazo para a entrega de um plano de longo prazo para a revitalização do Rio São Francisco é de um mês: até o final de maio, o governo federal, o Ministério da Integração Nacional e e o Ministério do Planejamento deverão ter em mãos o estudo detalhado.
 
Uma das motivações para o prazo é a crise hídrica atual no semiárido e no Sudeste do país. A decisão foi tomada após uma reunião da presidente Dilma Rousseff com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto.
 
“Nós estamos vivendo uma crise hídrica nessa região, principalmente no semiárido e no Sudeste, como nunca vivemos nos últimos 40, 50 anos. Então estamos trabalhando efetivamente para atuar no emergencial, mas pensando no curto, no médio e no longo prazo”, disse Occhi.
 
O projeto que já se estende desde 2007 acumulou investimento de cerca de R$ 2 bilhões. As obras de revitalização do Rio São Francisco estão em andamento. Entretanto, a cada ano os projetos recebem adaptações. Só em 2014, foram mais de R$ 400 milhões investidos. 
 
Agora, o estudo pretende orquestrar os próximos 10 anos do rio e de suas bacias, prevendo a replantação das matas auxiliares, o desassoreamento do rio, obras de saneamento e a preservação das nascentes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora