Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

A saudade de Waldir Azevedo

por Celso Almeida e Luciano Hortencio

O grande Waldir Azevedo estaria completando hoje noventa e quatro anos de idade. Como o título do post sugere, deveríamos aqui estar postando o Delicado, Brasileirinho, Pedacinhos do Céu e tantas outras composições e interpretações do grande instrumentista e compositor, demonstrando aqui nossa saudade e reconhecimento a Waldir Azevedo.

Ocorre, porém, que houve uma saudade irreparável para Waldir Azevedo e sua família, conhecida de poucos. O instrumentista perdeu sua filha Mírian Barboza Azevedo tragicamente em um acidente automobilístico, ferindo ainda sua outra filha Marly, que escapou milagrosamente com vida.

Não tenho palavras nem condições de aquilatar a dor da família, porém Waldir Azevedo, em uma catarse de sua dor, compôs quatro peças e as enfeixou em um compacto duplo, homenageando sua filha primogênita, que lhe fora ceifada pelo destino.

Waldir, à época, já era o grande Waldir Azevedo, com nome firmado no Brasil e exterior, situação financeira sólida, porém alguns elementos da imprensa, não respeitando a dor alheia, o acusaram de querer tirar proveito financeiro pela perda de Mírian, através do disco “Nós três e uma saudade”. O artista ficou tão chocado com isso que pediiu à gravadora recolher todos os discos ainda não vendidos e entrou em uma fase de profunda tristeza e abatimento. O que conseguia fazer era visitar o túmulo de sua filha Mírian.

Como o tempo dá jeito em tudo, nosso aniversariante de hoje conseguiu, pouco a pouco, voltar às suas atividades de gravação e viveu sempre com sua mulher e filha Marly, os três com a lembrança e saudade de Mírian.

Essas informações alinhavadas estão bem completas no livro Waldir Azevedo: um Cavaquinho na História – Marco Antonio Bernardo, que o cavaquinista carioca Celso Almeida (Dancer Man), que forma um belo Duo Instrumental com seu irmão Carlos Almeida (Dois Irmãos), me enviou.

Hoje Marly Azevedo, a filha sobrevivente, sofre a saudade de seus pais e irmãs. O Brasil inteiro sofre a saudade do grande Waldir Azevedo.

https://www.youtube.com/watch?v=_iCc5b6qX68]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=9TFpwejVutE

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sobrenome SILVA é

    O sobrenome SILVA é campeão.

    Mas Cavalcanti e Azevedo dividem o segundo lugar.

    Incluvive de ruas.

    Escrevi só por curiosidade.

  2. (As telinhas do youtube estao

    (As telinhas do youtube estao aparecendo em branco o dia todo no blog.  Escuto a musica mas a imagem nao aparece.)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador