Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
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Eu também chamei Bené Nunes pra tocar!

Por Luciano Hortencio

O amigo Luiz Antonio de Almeida, pianista e pesquisador de excelência, fez ontem sentida homenagem ao pianista e compositor BENÉ NUNES, o que me levou a trazer aqui esse despretencioso post, parafraseando, no título, a composição de Luiz Wanderley e João do Vale MATUTO TRANSVIADO, interpretada por Wanderley em 1960.

“Coronel Antonio Bento, no dia do casamento de sua filha Mariá, ele não quis sanfoneiro, foi ao Rio de Janeiro, contratou Bené Nunes pra tocar”. A segunda parte traz novamente o nome do pianista Bené efala em MATUTO TRANSVIADO, que deu título à composição.

Poteriormente Tim Maia regravou a referida composição, porém mudou-lhe o título para CORONEL ANTONIO BENTO e suprimiu toda a segunda parte, o que fez com que muitas pessoas desavisadas até esquecessem que era a velha e boa MATUTO TRANSVIADO, interpretada por Luiz Wanderley.

O fato é que Bené Nunes era excelente pianista e compositor, havendo sido homenageado através da composição referida, com todo o mérito.

Trago aqui, em vídeo, a interpretação de Luiz Wanderley, bem como algumas interpretações do fantástico pianista Bené Nunes.

Luciano Hortencio

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13 Comentários

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  1. Grande Luciano Hortêncio.

    Grande Luciano Hortêncio. Sensacional. Tinha o LP do Tim Maia e não tinha a menor ideia de que a música era “plágio” de Matuto Transviado. Diga-se de passagem que a letra original é muito mais criativa. Agradecimentos à luz aos ignorantes.

     

    1. Injustiça com Tim Maia. No

      Injustiça com Tim Maia. No disco consta a autoria de Luiz Wanderley e João do Valle. Como Tim Maia também era compositor, as pessoas atribuem a ele canções que estão devidamente creditadas a seus autores nos álbuns. Segue também a famosa “A festa do Santo Reis” (sic: Santo Reis!), de Márcio Leonardo. Tim Maia “timaiava” tudo que fazia: tudo à sua maneira.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=Vh9Tb66g9iU%5D

       

       

      1. Amigo Jair!

        O Carioca escreveu “PLÁGIO”, aspeadinho da silva e minha resposta foi “plágio não digo”. Nenhuma injustiça nisso. Agora, mudar-se o nome de uma composição e suprimir toda uma segunda parte é meio estranho, né não?

        Adoro Tim Maia, porém as coisas devem ser mostradas como são!

        Tim Maia timaiava demais…

        Abraço do luciano

        1. Oi, Luciano! Imagino que

          Oi, Luciano! Imagino que Timaia tenha mudado o título e parte da letra por causa do “transviado”, termo pejorativo usado para designar roqueiros cabeludos… Quem tocava com Timaia eram Os Diagonais, grupo de Hyldon, Cassiano e Camarão, um turma de “transviados”… Não consta que os autores tenham ficado chateados com as mudanças: a música foi um grande sucesso com Timaia e a dupla certamente recebeu boa grana de direitos autorais, afinal foi como se tivessem duas canções diferentes. Segue outra versão, instrumental, com o raro grupo D’Angelo, também com título e pique iguais ao do Timaia. Abração!

          [video:https://www.youtube.com/watch?v=z321-uS2vPs%5D

          1. Amigo Jair!

            “Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosifia.”

            Não tenho elementos para tecer juízo de valor sobre a mudança de nome da composição MATUTO TRANSVIADO para CORONÉ ANTONIO BENTO, a não ser por ser um costume das pessoas de “batizarem” a música pela primeira frase.

            Nunca falei em plágio e sim na absurda mudança do título, da retirada do humorismo e brejeirice que havia na composição original, inclusive interpretada por um de seus autores. O próprio pianista Bené Nunes “perdeu” parte da homenagem que lhe fora honrosa e merecidamente feita, já que foi retirado o excelente trecho “meia noite o Bené se enfezou  e tocou um tal de rock and roll”.

            Será que Tim Maia timaiaria, mudando o título e retirando uma parte e quase que todo o cerne de uma composição de uma dupla como Vinícius e Tom? Sei não!

            De todo modo, não tenho procuração de ninguém para me queixar, porém tenho obrigação de protestar quando acontece coisas do gênero.

            Afirmo e reafirmo minha admiração por Tim Maia e abordei o assunto para que todos soubessem que o CORONÉ ANTONIO BENTO é a mesma composição denominada MATUTO TRANSVIADO, gravada em disco por um de seus autores, o cantor Luiz Wanderley, além de ressaltar a honrosa homenagem feita ao pianista e compositor Bené Nunes.

            Por oportuno, trago à colação a letra completa de MATUTO TRANSVIADO.

            Abração do luciano

             

            Coronel Antonio Bento 
            Quando fez o casamento 
            De sua filha Mariá. 
            Ele não quis sanfoneiro 
            E foi pro Rio de Janeiro 
            Contratou Bené Nunes pra tocar 

            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 
            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 

            Todo mundo que mora por ali 
            Neste dia não pode “arresisti” 
            Quando ouvia o toque do piano 
            Se alegrava e saía requebrando 
            Inte Zé Macaxera que era o noivo 
            Dançou a noite inteira sem parar 
            Que é costume de todos 
            Que se casam 
            Ficar doido pra festa se acabar 

            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 
            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 

            Meia noite o Bené se infezou 
            E tocou um tal de rock and roll 
            Os matutos caíram no salão. 
            Não quiseram mais xote nem baião. 
            E que briga se falasse em xaxado. 
            Foi ai que eu vi que no sertão 
            Também tem os matutos transviados. 

            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 
            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 

            Coronel Antonio Bento 
            Quando fez o casamento 
            De sua filha Mariá. 
            Oi ele não quis sanfoneiro 
            E foi pro Rio de Janeiro 
            Contratou Bené Nunes pra tocar 

            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 
            Oh lêlê, Oh lálá 
            Oi nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 

            Meia noite o Bené se enfezou 
            E tocou um tal de rock and roll 
            Os matutos caíram no salão. 
            Não quiseram mais xote nem baião. 
            E que briga se falasse em xaxado. 
            Foi ai que eu vi que no sertão 
            Também tem os matutos transviados 

            Oh lêlê, Oh lálá 
            Nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 
            Oh lêlê, Oh lálá 
            Oi nesse dia Bodocó 
            Faltou pouco pra virar 

             

             

          2. Certo, Luciano! Acho também

            Certo, Luciano! Acho também que não mexeriam no título e e na estrutura dos versos de Vinicius e Tom… A não ser que os autores permitissem, como pode ter sido o caso da “atualização” de Matuto transviado, mais de dez anos depois, pela turma de Tim Maia: tanto esta quanto o público era já “transviado”, aliás, como a letra original já apontava em 59. Então, segue uma rara imagem em movimento do ótimo Luiz Wanderley, num filme de 1960, com sua canção Mineiro sabido. Falando nisso, cadê o J?

            [video:https://www.youtube.com/watch?v=8HlNu8RXnX4%5D

    1. ALDA GARRIDO

      Amigo Galileo!

      A Alda Garrido foi agendada para amanhã de manhazinha pela nossa Editora Lourdes Nassif. É um procedimento de praxe e amanhã pela manhã ouviremos, se Deus quiser, Alda Garrido em sua única gravação.

      Abraçõ do luciano

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