Guru da música brasileira, João Donato morre aos 88 anos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Legado inestimável às últimas gerações da música foi tema de bate-papo entre o precursor da bossa nova e o jornalista Luís Nassif, em 2021. Confira

Músico João Donato. | Foto: Ekaterina Bashkirova/Divulgação

A música é uma coisa divina. É algo que vem do céu e vai para o céu (…) ela educa o espírito

– disse o guru de ao menos três gerações da música brasileira, João Donato, em uma das suas últimas entrevistas, esta concedida ao jornalista Luís Nassif, em fevereiro de 2021. 

Infelizmente, o pianista, acordeonista, cantor, compositor e precursor da bossa nova no Brasil, João Donato, morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro.

Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, anunciou a família do músico nas redes sociais dele. “Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, completaram. 

Donato estava internado na Casa de Saúde São José, em decorrência de uma infecção nos pulmões. Ele estava entubado desde o início de julho.

Seu velório será nesta terça-feira (18), no Theatro Municipal do Rio. O horário será informado em breve. Posteriormente, o corpo será cremado no Memorial do Carmo.

Com 74 anos de carreira e legado respeitado em todo o mundo, a graça do piano de Donato passa pela combinação criativa e única do jazz com a brasilidade do baião, maracatu, samba e bossa nova.

Um de seus últimos trabalhos foi lançado em meio a pandemia da covid-19, quando ele participou do lançamento digital do álbum “Jazz is Dead”, em parceria com músicos de Los Angeles.

Este trabalho e sua carreira honrosa foram tema de um bate-papo conduzido pelo jornalista Luís Nassif, no programa musical da TVGGN, o Domingueira, em fevereiro de 2021. Assista:

Legado inestimável

Um dos grandes expoentes da música brasileira, Donato nasceu em Belém do Pará, em 1931. Ele começou a tocar piano aos 5 anos de idade e aos 15 anos já tocava profissionalmente.

Donato lançou seu primeiro álbum em 1959 e desde então foram lançados mais de 20 compilados de suas faixas.

Ao longo de sua trajetória musical fez diversas parceiras com artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Aldir Blanc, Arnaldo Antunes, Cazuza, Gilberto Gil.

Os prêmios foram muitos, incluindo o Grammy Latino à Excelência Musical em 2010 e o Lifetime Achievement Award na 20ª edição do Brazilian International Press Award.

Seu último lançamento foi em 2022. “Serotonina” foi o seu primeiro álbum de inéditas em duas décadas, com parceria de nomes como Anastácia e Rodrigo Amarante. 

Em fevereiro deste ano, Donato apresentou o trabalho no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Este, provavelmente, foi um de seus últimos shows. 

Confira algumas de suas canções mais famosas:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador