Morre o fundador da Odebrecht

Jornal GGN – Norberto Odebrecht, fundador da Odebrecht, uma das maiores empreiteiras do Brasil, faleceu ontem (19), por volta das 20h, por complicações cardíacas. O empresário estava internado há dois dias no Hospital Cárdio Pulmonar de Salvador.

Filho de Emílio e Hertha Odebrecht, o engenheiro nasceu em Recife, em 9 de outubro de 1920, e se mudou para a Bahia aos 6 anos de idade. Aos 15, começou a trabalhar nas oficinas da empresa do pai, a Emilio Odebrecht & Cia, onde aprendeu os ofícios de pedreiro, serralheiro e armador.

Com 18 anos, entrou no curso de engenharia, na Escola Politécnica da Bahia. Aos 21, a empresa do pai passava por dificuldades e Emílio voltou a Santa Catarina, seu estado de origem, deixando o filho à frente dos negócios. Depois de concluir a faculdade, em 1943, Norberto fundou, em 1944, a Construtora Norberto Odebrecht.

Nos anos 60, expandiu e nacionalizou a companhia, para na década seguinte diversificar sua atuação e iniciar o processo de internacionalização. Em 1979, a empresa chegou ao Peru e em 1986, a Angola. Hoje, a Odebrecht está presente em 23 países.

Em 1991, Norberto passou a presidência ao filho Emílio Odebrecht e se tornou presidente do conselho administrativo. Ficou no cargo até 1998, quando Emílio assumiu. Ainda assim, se manteve a par dos negócios da empresa, como presidente de honra. Também permaneceu como presidente do conselho da Fundação Odebrecht, que criou em 1965 para apoiar projetos sociais na Bahia.

O legado de Norberto emprega atualmente 200 mil pessoas ao redor do mundo. O corpo do empresário será enterrado hoje, às 11h, em cerimônia familiar, no Campo Santo, em Salvador.

Com informações da Agência A Tarde

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom, tudo muito bem,

    Muito bom, tudo muito bem, mas…A empresa desse senhor sempre esteve envolvida em grandes maracutaias com o setor público.  É que temos que dar nome aos bois, senão vira santo .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador