A foto de Obama e o jornalismo apressado

Da Carta Capital

A “selfie” de Obama e o jornalismo apressado
 
O presidente dos EUA não foi insensível e sua mulher não estava enciumada. Na superficialidade da rede, a imprensa precisa refletir.
 
por José Antonio Lima
 
Reprodução / Roberto Schimidt/AFP/Getty Images
 
O ditado nos conta que uma imagem diz mais do que mil palavras. Assim, baseados em uma única foto do funeral de Nelson Mandela, o jornalismo mundial e a parte da sociedade conectada à internet concluíram que o presidente dos EUA, Barack Obama, e os primeiros-ministros David Cameron (Reino Unido) e Helle Thorning-Schmidt (Dinamarca) são três mal educados incapazes de se comportarem em um momento fúnebre e que a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, ficou irritada ao ver o marido “flertar”. Nada mais inverídico.

 

Foi preciso o depoimento de um fotógrafo, com exatamente 685 palavras, para o contexto da foto vir à tona. Em post publicado (em inglês) no blog dos correspondentes da agência AFP, Roberto Schmidt conta que a imagem foi feita minutos após o discurso de Obama no estádio FNB (Soccer City), em Johannesburgo, em meio a um clima de celebração pela memória de Mandela. “Ao meu redor, sul-africanos estavam dançando, cantando e sorrindo em homenagem ao líder morto”. O fotojornalista conta, na sequência, o óbvio, que “fotos podem mentir”. “Na realidade, apenas alguns segundos antes, a primeira-dama [Michelle Obama] estava ela mesma brincando com aqueles ao seu redor, Cameron e Thorning-Schmidt incluídos. Seu olhar severo foi capturado por acaso.”

<--break->

As conclusões (erradas) a que jornalistas e público chegaram nas últimas 24 horas podem refletir uma série de coisas – até um preconceito direcionado a Michelle, uma mulher negra rivalizada pela “loira nórdica”, como afirmou Roxane Gay na revista Salon – mas antes de tudo representam a contaminação do jornalismo pelo imediatismo da internet e das redes sociais. Quase tudo é analisado de forma expressa, a reflexão perde espaço para a contagem de cliques e, na pressa, cada vez mais pessoas “morrem, mas passam bem”.

A explicação do fotógrafo da AFP não terá um centésimo da repercussão da imagem feita por ele. Rendeu um texto emCartaCapital, talvez um relato em alguns jornais ou, quem sabe, uma nota de rodapé na Wikipedia. O texto deveria servir, entretanto, como um chamado para os jornalistas de todo o mundo questionarem seu papel na sociedade. A imprensa deve se render ao circo que a grande maioria do público deseja, abastecendo os leitores e telespectadores com fotos e notícias irrelevantes (e se retroalimentando com a amplificação disso), ou trazer à tona questões verdadeiramente importantes e debates que possam aprimorar a sociedade?

A resposta parece evidente. O jornalismo bem feito pode provocar mudanças boas no mundo, como, para ficar em um só exemplo, deixaram claro o Guardian e Glenn Greenwald neste 2013. O jornalismo apressado, sem reflexão, entretanto, contribui para manter a sociedade como ela é, superficial. Exatamente como uma selfie.

 

Redação

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Definitivamente ultrapassamos

    Definitivamente ultrapassamos a Sociedade do Espetaculo, agora vivemos a sociedade da futilidade total.  E a imprensa não esta acompanhando isto, esta criando essa necessidade pela banalidade e frivolidade e oferendo isso como se jornalismo fosse. 

  2. O Trio sorridente!!!

    Alguma lucidez é necessária, mas tratando-se do trio em questão, pouca defesa cabe!

    O fotografo da AFP, embora se esforce para desacreditar o que foi noticiado pelas redes sociais, pode a meu ver, estar incorrendo em ilações, pois conforme o próprio mesmo diz – ” uma imagem vale mais que cem plavras”!!!! 

  3. postaram ??

    eles postaram a selfie no faceburro deles? Guy Debord está se tornando jurássico em ritmo galopante com tanta bizarrice e a Carta ainda tenta justificar..tá tudo dominado..faça-me uma garapa!!

  4. De fato havia manifestações

    De fato havia manifestações de todos nesse momento. Mas, o OBAMA não estava dançando com a tribo dele…….simplesmente aproveitou o momento de descontração e uniu-se aos dois poderosos ao seu lado. Tudo bem, nada de errado, e as demais fotos na sequencia?. Apareceu um fotografo e redator de texto querendo “tapar o sol com a peneira”. A lucidez da confratenização entre os “dois” camaradas e depois agregado ao “terceiro” por acaso, resultou nos sentimentos femininos ofendido e na sua expressão facial, cuja “caras” não precisa dizer mais nada………….A linda loura de olhos azuis ao lado de um OBAMA é para deixar com ciumes o marido dela e a mulher dele.. 

  5. a foto…

    O fotojornalista diz  “… segundos antes a Michelle estava brincando com Cameron e Thorning-Schimidt…” e daí cara? Na hora principal – a da foto que registrava o encontro – a Michelle descaradamente foi deixada de lado, inclusive, pelo marido…  e enquanto isso o cerimonial ao grande Mandela corria solto para gáudio de três “adolescentes” irriquietos. Cena grotesca envolvendo chefes de Estado em público. 

  6. Não era uma bolinha de papel, mas um tijolo!

    É claro que a mulher ficou com ciúme! E ainda chateada pela descontração exagerada do Obama num evento diplomático e ainda fúnebre.

    O helicóptero era do pai, o empregado era do filho e o pó era do Espírito Santo (o Estado). Aliás, que mobilização do PIG para proteger a um Zé ninguém de Minas Gerais. Será que estão protegendo alguém por trás?

     

      1. Não esperava

        isto de você, mas sim de muitos neobabacas que comentam neste blog! Mas como dizem, uma imagem vale por mil palavras, embora tenham dito que erramos com Obama! Então vamos com uma imagem mas com palavras que devem valer alguns milhões. Espero que depois disto encerrem a creticine de falar mais uma besteira desta. Há, se fosse cobrar a conta ao governo PT, cgha que a mídia brasileira ia esconder escandalosamente isto?

        http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-carisma-a-beleza-e-a-simpatia-de-zeze-perrella-em-video-de-apoio-a-anastasia-em-minas/

        asxvc

        1. Ulisses
          A fragilidade do
          Ulisses

          A fragilidade do quadro institucional da politica brasileira nao permite, a meu ver, reducionismo como emitir opiniao sobre o perrella/PDT informando que este partido é governista.

          Sabeo por por que? Porque fica a duvida de qual base governista estamos falando pois o PDT, por ex, deve fazer parte de todas as bases, do alckmin, do anastasia, do cabral, do agnello, do perilo, etc. Sendo assim, o que importa é a alianca a nivel pessoal Desta forma, é a foto que vc postou que define a alianca politica.

          1. Desculpe

            Mas eu pensava que como minoria, deveria logicamnte apoiar governos progressistas como o PT! Mas dve ser aquela máxima do Tim Maia. Ele disse que o Brasil era o unico país que pobre vota na direita. Assim deve também gostar dos carecas trogloditas facista que adoram trucidadr Puta, Preto, Pobre, Indio e gay!

  7. Essa foto foi muito

    Essa foto foi muito providencial para a Casa Branca! Graças a ela a repercussão do aperto de mão dado em Raul Castro esta sendo menor, esse aperto de mão pode significar muito ou nada, mas para os radicais americanos soa como uma traição do presidente Obama.

  8. Discordo, aí a culpa não é do

    Discordo, aí a culpa não é do pig não; a mulher dele aparece com o semblante fechado em varias fotos e não só nessa, está mais que claro que não estava gostando do comportamento do marido, totalmente em desacordo com o evento..

  9. Desculpe, mas se a Michele

    Desculpe, mas se a Michele estava enciumada ou não, eu não sei, mas que ELA sentou entre o Obama e a ministra depois da “selfie”, sentou.

    Pode não ter sido por ciúme e mais por um constrangimento para tanta alegria durante um funeral, mas o sujeito que fez a matéria estava pouco se importando com isso. Ele só queria atacara a IMPRENSA.

  10. Celebração

    Ambos “selfies” da foto sabem que o mundo os capturava em objetivas e os filmava em tempo real…

    Agora, nossos reis estão nús…

     

    Um mínimo de bom senso e os gracejos aconteceriam atrás da coxia e seriam evitados os comentários “a la The Sun”…

  11. A profecia de Pulitzer

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”.

    Joseph Pulitzer.

  12. E agora querem que

    E agora querem que acreditemos nas palavras do fotógrafo em detrimento das fotos que o fotógrafo tirou. E eu agora conheço esse fotógrafo pra saber se as palavras dele valem mais que as fotos que ele tira? Ele ganha pra falar ou pra fotografar? Quer dizer então que as fotos, de agora em diante, precisarão vir com legendas explicativas? Pô, tá na cara que esse fotógrafo tá querendo limpar a barra do Obama. Ah, tenha a santa paciência!

  13. Ela trocou de lugar com o

    Ela trocou de lugar com o Obama, algo que não faria sentido nenhum sem ela ter ficado brava. E é óbvio que o fotógrafo levou uma bela chamada dos americanos para aliviar a história. Acho que jornalismo apressado é praticado por você, José Antônio Lima, Mr. Colonizado.

  14. Na realidade, os chefes de

    Na realidade, os chefes de estado presentes estão TODOS protocolarmente cumprindo obrigações de relações exteriores de seus respectivos países e/ou tirando ou querendo tirar uma casquinha na popularidade do falecido lider sul africano, posando ou se reafirmando como “importante líder mundial”.

    Só isso.

    Quanto a menção a ciumeira (ou não) da tal mulher, isso é coisa de Contigo, Caras, Quem, Boimate, e outras publicações pornomentais desse nivel.

  15. A questão não é saber se

    A questão não é saber se Michele ficou ou não com ciúmes.  O que choca é a grosseria do Obama e dessas pessoas que demonstraram desrespeito em um evento que exigia pelo menos seriedade. Penso que a Michele Obama não estava gostando é da postura prá lá de inadequada desse trio.

    Aliás acho que não foram só eles que demonstraram total falta de respeito e educação nesse evento.  Enquanto a câmara mostrava as autoridades discursando, via-se pessoas atrás ou ao lado conversando.

     

     

  16. bom eu vou dormir consolado

    nem o homem mais poderoso do mundo nem o mais gostoso escapam de uma mulher ciumenta, tem uma foto com o beckham passando um aperto semelhante com a vitória, por causa de umas cheerleaders num jogo, onde eles estavam na plateia.

    a cara da michele não mente o quanto está desagradada com a idéia de uma concorrente, e aqui é coisa de mulher, não tem a ver com cor, credo ou idade. se se sentir ameaçada ela vai reagir, mas as perigosas são as que fazem que não veem.

    se acontece até com eles, não posso esperar muito mais que isso. 

    http://picchore.com/people/david-beckham-checks-out-cheerleaders-victoria-gets-pissed/

    relate-to-david-beckham

  17. Cena horrivel. Não se faz

    Cena horrivel. Não se faz isso em um funeral. Não importa se a viuva tá sorrindo ou chorando. São pessoas adultas, chefes de estado se comportando como adolescentes em um jogo de futebol… Pegou mal.

  18. Poderosa e competente? Mas,

    Poderosa e competente? Mas, peraí, é gata?

     

    Primeira-ministra, presidenta, CEO de empresa, não importa: a beleza da mulher tem que vir em primeiro lugarpor Nádia Lapa  “A louraça primeira-ministra da Dinamarca provoca saia justa entre o casal Obama”, diz o título da coluna de um site. Louraça, assim, sem nome. Quem se importa? O importante é que Helle Thorning-Schmidt seja “bela, alta e loura”, além de ter “celebrados olhos azul-turquesa” e andar de saltos altíssimos.

    O que ela faz, como chegou ao poder, qual o trabalho dela como primeira-ministra? Não faz a menor diferença. Nas palavras de Naomi Wolf, em “O Mito da Beleza: “As trabalhadoras mais emblemáticas do Ocidente continuavam visíveis se fossem ‘lindas’, portanto visíveis, mas sem receber nenhum crédito pela competência. Ou poderiam, ainda, ser ‘competentes’ e ‘sem beleza’, portanto invisíveis, de tal forma que a competência de nada lhes valia”.

    Os comentários sobre a aparência de Thorning-Schmidt não são novidade. Atingiram, inclusive, a outra mulher envolvida na “polêmica” de ontem: Michelle Obama, mesmo adotando um penteado liso (aproximando-se do ideal de beleza ocidental, mesmo sendo negra), foi criticada duramente quando resolveu usar franjas. Por outro lado, os braços da primeira-dama são invejados, copiados em cirurgias plásticas e revistas fazem até passo-a-passo de como conseguir a musculatura de Michelle. Os braços de Michelle Obama, como se estivessem totalmente descolados da pessoa que ela é, ganharam até um Tumblr.

    Embeleze o mundo: esta é a mensagem. Posso até te dar um poderzinho aqui, mas não há negociação, seja bonita, Enfeite a festa, o velório, o jogo de futebol, a reunião de negócios, o que for. Mas esteja maquiada, de salto alto e, se rolar, um decote sexy sem ser vulgar.

    Todos param para prestar atenção quando é uma mulher bonita falando. Vejam até o Femen, grupo não feminista (importante frisar isso). Sempre que havia manifestações do grupo, os jornais repercutiam o fato, sempre com muitas fotos e quase nenhum texto. Com sorte, alguma legenda. Porque são mulheres brancas, magras, loiras, e com “os seios no lugar”.

    O mesmo não acontece com os homens. Eles podem envelhecer; as rugas, inclusive, são até consideradas sinal de maturidade. Cabelos grisalhos? Charmosérrimos. Também ninguém pergunta de qual estilista é o terno, a gravata ou o sapato, como fizeram com Hillary Clinton há alguns anos, em uma entrevista que ficou famosa pela resposta da ex-Secretária de Estado:

    Entrevistador: Quais são seus designers favoritos?

    Hillary Clinton: O quê? Designers de roupas?

    Entrevistador: Sim.

    Hillary Clinton: Você perguntaria isso a um homem?

    Entrevistador: Provavelmente não. Provavelmente não.

    Nossa presidenta também passa por questionamentos parecidos. Antes das eleições, o rejuvenescimento de Dilma Roussef foi visto com clareza – plásticas, tratamentos, corte de cabelo especiais. As roupas que ela usa geram até slideshow com oslooks usados pela presidenta.

    Quando se quer desmerecer o trabalho de uma mulher – por mais poderosa e competente que ela seja – o primeiro “xingamento” utilizado é o da aparência. Naomi Wolf, mais uma vez, mostra que esta é uma batalha quase invencível (mas continuaremos lutando): “Pela forma como a beleza e o trabalho ao mesmo tempo recompensam e punem as mulheres, elas nunca esperam por coerência – mas pode ter certeza que elas continuarão tentando. Buscar a beleza e a qualificação de beleza no local de trabalho agem em conjunto para mostrar às mulheres que, no que lhes diz respeito, a justiça não existe. Que a injustiça é apresentada a uma mulher como imutável, eterna, apropriada e com origem em si mesmas, como se fosse uma parte delas, assim como sua altura, cor do cabelo, gênero e o formato dos seus rostos”.

     [video:http://www.youtube.com/watch?v=n1ssk8IyakM%5D    &nbsp;

     

  19. Arrumaram uma versão

    Arrumaram uma versão atenuante para Obama, mas nada justifica a pose da foto, nada. Em se tratando de um chefe de estado, a foto seria ridícula mesmo se tivesse sido feita no Sambódromo, em pleno Carnaval.

  20. nada demais

    Estao descontraidos,o povo dançando,ritmos alegres

    vai dizer que ninguem aqui foi a um velorio ouviu piadas

    nao riu, nao trocou uma olhadela nas

    pessoas que a tempos nao via

    Obama ia dar uma mancada desta logo no velorio

    com tantas festas na Casa  Branca?

    Maldade esta em todas pessoas

    Ps :Uso negrito porque me ajuda ver melhor

    Grato

  21. Uma foto? A captura de um

    Uma foto? A captura de um único momento em que Michele Obama estava, totalmente por acaso, com uma cara de poucos amigos? É? Então tá… Vejam todos os que estão em volta. Tem alguém mais gargalhando?

    obhelle

  22. Acho que é preciso separar um

    Acho que é preciso separar um pouco aí o objeto da crítica da crítica em si. O que está em questão aí é o uso de fotografias ou sequências de fotografias para tentar passar um significado que não existe na realidade retratada. Isso é muito fácil de fazer com fotos, pois mesmo se uma pessoa estiver gargalhando e em um ambiente altamente amistoso e feliz, ela sempre vai ficar séria por alguns minutos, e isso numa fotografia pode passar a impressão de que aquele ambiente e aquela pessoa estavam totalmente diferentes, em outro estado de humor. O jornalismo (ou melhor, o mau jornalismo) faz uso disso o tempo todo, o detalhe aí é que ele tem feito isso sem qualquer sofisticação, sem qualquer auto-crítica. Talvez não no caso da foto “selfie”, em que chefes de estado crescidos parecem adolescentes de Facebook, mas sim no caso da presunção de que Michelle Obama teria ficado com ciúmes, no que é óbvio que ela só estava lá olhando para algum canto num momento determinado. 

    Outra coisa também a atentar aí é o mau humor, a hipocrisia e o moralismo que a gente fica carregando com a gente pra todo canto, sem necessidade. Eu até concordaria que chefes de estado devem ter posturas solenes, mas será que isso é tão importante assim para ser discutido ou para darmos “bronquinhas” nos chefes de estado? Ora, Mandela morreu, foi um grande homem, e em algumas culturas, uma morte nessas circunstâncias é sim uma grande oportunidade de alegria e celebração. Acredito que tais culturas estão um passo um pouco mais à frente da nossa no aspeto lidar com a morte. No dia em que eu morrer com 95 anos e depois de conseguir acabar com um regime vagamente similar ao que aconteceu na África do Sul, na exclusão dos negros daquele país, o que eu menos espero e o que eu menos quero é gente chorando e se lamentando no meu funeral. Caro Obama e linda Primeira Ministra da Dinamarca, a despeito de nossos entreveros políticos e ideológicos aí, podem se divertir com suas fotos nos seus Iphones.

  23. A verdade é que ali naquele

    A verdade é que ali naquele momento se encontravam pessoas na plenitude da vida em todo os aspéctos , tanto de saúde , beleza , e disposição e é claro que sempre pinta uma azaração na base de olhos nos olhos , sorriso franco e a alegria de viver .

    Na Africa do Sul como na maioria dos paises ali da região se festeja a morte com danças e canticos , não é como por aqui em se fica chorando e lamentando . O Obama que foi o orador mais aplaudido se sobresai justamenrte por seu carisma e não é a atoa que chegou a presidencia dos EUA , a primeira ministra da Dinamarca é bom que se diga é uma bela mulher , então ali estava armado um momento de discontração festejando a vida justo no velório de alguem que amou a vida como poucos ,o seu sorriso era franco e feliz.

  24. Que idiotice isso tudo, qual

    Que idiotice isso tudo, qual é a diferença se Michele estava enciumada, ou se Obama estava sendo mal educado, ou qualquer babaquice que seja. O que isso vai infuenciar na vida de alguém…quanta besteira…quanto jornalismo bobo…! QUE SUPERFICIALIDADE! Por isso que o mundo tá do jeito que tá, só besteiras….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador