A “grande mídia” e os 8 racionamentos de energia que não ocorreram

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por Notívago
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania

Desde 2009, mídia já anunciou racionamento de energia 8 vezes

 

 

Em novembro de 2009, às vésperas do ano eleitoral de 2010, teve início esforço anual dos maiores órgãos de imprensa do país – que, desde 2003, fazem oposição cerrada aos sucessivos governos federais do PT – para vender à população que o país estaria à beira de racionamento de energia como o que ocorreu ao fim do segundo governo Fernando Henrique Cardoso.

O único apagão real que ocorreu no país, porém, ocorreu entre 1 de julho de 2001 e 27 de setembro de 2002, tendo sido causado por falta de planejamento e investimentos em geração de energia.

Desde então, o Brasil sofreu alguns blecautes episódicos, com duração de poucas horas. Nada que possa ser comparado aos quase 14 meses de racionamento de energia impostos pela falta de planejamento do governo federal tucano (1995 – 2002).

Entre julho de 2001 e setembro de 2002, o limite de consumo mensal de energia elétrica de uma residência, para não ter multa, não podia ultrapassar 320 kWh. Pelas regras do racionamento tucano, se esse limite fosse ultrapassado o consumidor teria que pagar 50% a mais sobre o que ultrapassasse o limite oficial. Além disso, em agosto de 2001, a tarifa da energia elétrica sofreu reajuste de 16%.

Confira, abaixo, quais foram os 13 blecautes episódicos de energia que o país sofreu desde o penúltimo ano do governo Lula até a última segunda-feira, quando vários Estados ficaram sem luz por cerca de 45 minutos devido a desligamento preventivo do fornecimento determinado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

1 – Houve em 22 de janeiro de 2005, um grande blecaute atingiu os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo por algumas horas, afetando 3 milhões de pessoas. Porém, não houve praticamente nenhuma repercussão.

2 – Em 7 de setembro de 2007, novamente os dois estados foram atingidos por desligamento de energia causado por problemas em Furnas. Mais uma vez, porém, a repercussão foi praticamente inexistente.

3 – Em 10 de novembro de 2009, devido a desligamento preventivo da usina hidroelétrica de Itaipu Binacional, 18 estados brasileiros ficaram total ou parcialmente sem energia, sendo a região sudeste a mais afetada.

Começava, então, uma prática midiática que se repetiria todo ano. Toda vez que houvesse um blecaute, a mídia diria que o país estava à beira de um novo racionamento.

Uma semana depois, a oposição conseguiu aprovar “convite” ao então ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e à então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para prestarem esclarecimentos ao Senado sobre o blecaute de uma semana antes.

A grande mídia, para variar, foi atrás da oposição e começou com a história de que haveria risco de o país sofrer novo racionamento, nos moldes do que ocorreu no governo FHC. Coube à então colunista da Folha Eliane Cantanhêde tentar vender a teoria da oposição.

apagão 1

Os “avisos” de novo racionamento pela mídia foram tão persistentes que contaminaram o debate eleitoral. José Serra, adversário de Dilma na disputa pela presidência, usou a “previsão” feita pela mídia de “racionamento” para tentar convencer a população de que esse racionamento seria iminente.

Debate Folha/UOL: veja a íntegra do 5º bloco

4 – Em 04 de fevereiro de 2011, quase toda a região Nordeste do País ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local) – 0h30 (horário de Brasília), após um problema em linhas de transmissão locais. O blecaute atingiu pelo menos sete estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Mais uma vez, a mídia desandou a fazer previsões de que mais um blecaute episódico, que demoraria um ano e sete meses para se repetir, indicava que o país estaria à beira de racionamento. Outro colunista da Folha tratou de tentar vender a tese, junto às manchetes dos jornais e reportagens dos telejornais.

apagão 2

5 – Em 3 e 4 de Outubro de 2012, novo blecaute registrado por falha em transformador de Itaipu afetou cinco Estados. O blecaute atingiu áreas do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia e parte do Centro-Oeste. O blecaute do dia 3 durou cerca de 30 minutos e o do dia 4 durou 2 horas. Mais uma vez, a mídia tentou vender a teoria de que o país estaria à beira de novo racionamento, igual ao de FHC.

apagão 3

6 – Em 25 de Outubro de 2012, devido ao incêndio em um equipamento, 9 estados da Região Nordeste e parte da Região Norte ficou sem energia durante 3 horas. Mais uma vez, a mídia tratou de fazer estardalhaço a anunciar que logo haveria racionamento.

apagão 4

7 – Em 15 de dezembro de 2012, um blecaute atingiu municípios de ao menos seis estados. O blecaute foi causado por um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, de propriedade de Furnas. Cerca de dez dias depois (07/01/2013), a Folha de São Paulo anunciou que o governo já tinha decidido fazer racionamento, o que jamais ocorreu.

racionamento 1

9 – Em 28 de Agosto de 2013, um blecaute de energia elétrica atingiu áreas no Nordeste do país por duas horas. Houve falta de energia em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Mais uma vez, explodiram as previsões de que o país estaria às portas de racionamento de energia.

apagão 5

9 – Em 4 de Fevereiro de 2014, cerca de 6 milhões de consumidores foram afetados pela falta de energia nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, segundo cálculo do diretor do ONS. O blecaute que atingiu ao menos 11 estados do país teve origem em um curto-circuito numa linha de transmissão no estado de Tocantins. O problema durou cerca de 40 minutos. Porém, novamente a mídia tratou de anunciar racionamento iminente.

apagão 6

10 – Em 11 de Fevereiro de 2014 às 20h20, mais de 40 cidades ficaram às escuras no ES por alguns minutos, incluindo a capital Vitória, devido a uma falha em uma subestação de Furnas. Nos dias que se seguiriam, houve uma avalanche de matérias na mídia dizendo que o racionamento iria começar nos próximos meses. O jornal O Globo chegou a dizer que o governo admitira “risco de racionamento.

11 – Em 19 de Janeiro de 2015 às 14h55, um blecaute atingiu parte de 10 estados (SP,RJ, ES, PR, SC, RS, GO,MG, MS, RO) e o DF causando falta de energia elétrica a mais de 3 milhões de unidades consumidoras. As causas, segundo as concessionárias de energia, foi uma ordem do ONS para que as mesmas reduzissem a carga devido a um pico de energia que ultrapassou a capacidade de produção do país. Por volta das 15h45 a situação começou a ser normalizada.

A partir do último dia 19, a tese de racionamento iminente não saiu mais do noticiário. Não se fala mais em outra coisa. Nesta sexta-feira, a Folha de São Paulo repete O Globo em fevereiro de 2014 e interpreta levianamente declaração do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, de que poderia haver racionamento se os reservatórios do país inteiro baixarem a um nível catastrófico que nunca foi alcançado e que dificilmente ocorreria.

apagão 7

O que este post mostra?

1 – blecautes ocorrem episodicamente em um país continental em que as linhas de transmissão, interligadas completamente a partir só do governo Lula, percorrem milhares de quilômetros.

2 – A possibilidade de todos os reservatórios do país se esgotarem de Norte a Sul, é muito pequena. O problema mais grave está restrito ao Sudeste.

3 – À diferença do que ocorreu em 2001/2002, hoje o país tem várias usinas hidrelétricas em fase de construção, tais como Belo Monte, no Rio Xingu, São Luiz dos Tapajós, no Rio Tapajós, Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, e a Usina de Jatobá, também no Rio Tapajós.

4 – O país vive hoje cenário diferente de 2001/2002 também devido à criação da Empresa de Planejamento Energético, em 2004, no primeiro governo Lula. Coube à EPE planejar a interligação TOTAL das linhas de transmissão em todo o país (já concluída) e a construção de todas essas novas hidrelétricas, sem falar na construção de usinas eólicas e de energia solar.

Não haverá, pois, racionamento de energia no país. O governo nega, especialistas independentes negam. Até porque, além de todas essas iniciativas existem as termelétricas, que podem ser acionadas a carga total em caso de necessidade extrema.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que evitou o racionamento

    O que evitou o racionamento foram as USINAS TERMICAS construidas a partir do apagão do governo FHC, 13 grandes e 17 médias, sem elas o racionamento seria inevitavel. As usinas hidro citadas não estão prontas e portanto não contribuem para o suprimento HOJE. A integração é um processo que começou no Governo Militar e a cada ano aumenta e se aperfeiçoa, não começou no Governo Lula.

    1. há tá. ..

      FHC criou um problema não investindo em energia, comprou térmicas caras que fazem a energia ficar cara, e agora quer transformar ele em herói? 

      Construir hidroelétricas  nao é  rápido,  e é  menos rápido com MP paralisando obras e interesseiros politicos querendo se promover a custas de bagres.

      1. As termicas são empresas

        As termicas são empresas privadas, não foi FHC quem comprou e a energia é cara porque o combustivel é o gas carissimo da Bolivia, o Governo Lula aceitou o rompimento de contrato por Morales e outro parte do gas é

        da Russia e da Argelia como gas liquifeito e depois regaseificado, processo que aumenta muito o custo. Não tem heroi nesses processos, há erros por todos os lados, o MP realmente só atrapalha, as usinas a fio d´agua tambem são um erro, a meu ver, investe-se o dobro de uma usina com barragem e produz a metada em megawatts. Os dois governos foram ruins no setor energia,  e uma opinião praticamente unanime no setor.

        1. opinião unânime?

          Só nos estúdios do PIG.

          Energia de térmica e mais cara em todo o mundo, não só no Brasil. 

          Outros países usam por falta de opção. 

          Aqui usamos por falta de vergonha na cara de certos políticos. 

          1. Nada a ver. A proposta das

            Nada a ver. A proposta das termicas era para serem usinas back up, de reserva, em crises de fornecimento das hidro.

            Nunca foram pensadas para uso PERMANENTE porque realmente o custo por kw é muito maior. Por causa da baixa dos reservatorios na região sudeste as termicas passaram a ser usadas 24 horas por dia, o que já ocorre há uns 6 anos.

            Energia não permite DEMAGOGIA. Condições climaticas adversas causaram o apagão de FHC e as mesmas condições adversas fazem necessario o uso intenso da termicas. Nao tem heroi e não tem vilão, foram circunstancias.

            Quem usou esse tema como material politico foi o PT no governo FHC, não adianta agora se queixar da midia.

          2. não mesmo
            Durante o apagão do FHC NÃO havia seca.

            Agora as térmicas estão sendo usadas por causa da seca.

            O apagão do FHC foi resultado de MÁ GESTAO!

          3. Havia seca, vc está

            Havia seca, vc está doido?

            Não repita mais esta besteira. Isso o desqualifica.

            A critica ao Governo(fhc) e por ter ignorado as previsoes do ONS que, em relatorio de 10 anos antes dos fatos, apontava para a possibilidade de racionamento naquele ano especifico.

            Se chovesse nao haveria problemas …mas nao choveu.

          4. A termica pode ser cara para

            A termica pode ser cara para quem importa gás mas 85% da energia eletrica dos EUA é termica e é muita mais barata do que a nossa porque eles em carvão ´gas em abundancia. A China tambem tem sua base em termicas a carvão e o custo é muito baixo mas elas poluem muito, problema que estão enfrentando agora.

          5. A China está construindo 28

            A China está construindo 28 centrais nucleares além de instalar 6GW POR ANO de painéis solares.

            Os EUA…jogam na atmosfera 200.000 toneladas de urânio e 100.000 toneladas de tório a cada ano que passa. Resultado da queima de quase 1.000.000.000 de toneladas por ano.

            Os EUA que possuem reservas de 860GT de carvão estão procurando interessados para exportar…por isso estão pipocando por aqui artigos e opiniões dizendo que é ótimo.

        2. (Nao existe

          (Nao existe “regaseificacao”!  O gas eh so comprimido igualzinho gas de isqueiro.  Abriu a tampa, eh gas instantaneo de novo.)

          1. O Brasil não traz gás de

            O Brasil não traz gás de fora… só da Bolivia mesmo. Não existe isso!

             

            Um dos motivos da crise é que o Brasil NÃO tem empresa de gás. então quando descobrimos gás….a empresa responsável(Petrobras) chora o preju.

            Temos que cindir a Petrobras e criar uma emrpesa exclusiva para exploração de gás. Gás é preju para a Petrobras!

          2. Meu Santo Inacio , mas é

            Meu Santo Inacio , mas é muito desconhecimento. O Brasil TRAZ imensas quantidades de gas da Russia, Trinindad Tobago e Argelia, esse gas só pode vir LIQUEFEITO, como é o gás de botijão, depois que chega de navio ao Pais precisa ser REIGASEIFICADO, isso é feito em duas instalações-navio, ancoradas em PECEM no Cearé e em Sepetiba, no Estado do Rio, esses navios são alugados pela Petrobras, o custo do gás importado, fora o da Bolivia, com o qual o Brasil gasta 8 bilhões de US$ por ano, esse da Russia, Argelia e Trinindad é de US$10 bilhões por ano, está bom para você?

            O custo de transporte, da liquefação e da reigaseificação é GIGANTESCO mas sem isso as termicos não funcionariam.

             

          3. Isso nao e verdade!

            Isso nao e verdade!

            Pode ser ate que a Petrobras tenha feito um ou outro negocio para suprir algum gap mas dai a dizer que a Petrobras faz isso direto e balela completa!

            Sabe porque? Porque nao ha gas!

            Nao leu a disputa pelo poco em Manaus…que a Petrobras nao explora porque nao tem dinheiro para isso….porque ganharia mais investindo em outros negocios. Ha o gas la… O negocio daria lucro mas….a Petrobras nao caga nem sai da moita.

            E a termica nao sera feita….porque nao tem gas….porque a Petrobras nao sai do poco.

             

            Termicas a gas, as melhores termicas, nao sao construidas pprque nao ha gas!

            E me vem vc dizer que importamos dezenas de bilhoes de dolares um gas.

            Conta outra porque NAO HA GAS!

          4. http://exame.abril.com.br/neg

            http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-mantera-importacao-recorde-de-gas-por-seca-em-2014

            Mas em que mundo vc vive? O Brasil importa da Bolivia pelo GASBOL de 31 a 32 milhões de m3 por ida, em GNL de outros Paises importa 35 milhões de m3 TODO DIA, total do consumo em 2014, 67,2 milhões de m3 por dia, está claro?

            Só as termicas gastam por dia 36 a 37 milhões de m3, o resta fica para o GNL de cozinha e para a industria.

          5. Bom, como eu disse antes, o

            Bom, como eu disse antes, o Brasil precisa de uma empresa de gás.

            As importações acontecem PORQUE a Petrobras assinou contratos que garantem fornecimento.

            Não achei que a incompetência da Petrobras chegaria a tanto… depois de tanto tempo. Mas isso aí é merreca. O que não é importado da bolívia é merreca. Para vc ver, da preju de apenas 250mi por mes, ou seja, merreca!

            Gás não é o único combustível problemático da Petrobrás. as térmicas DA PETROBRAS compram combustível MAIS BARATO de outras fonte QUE NÃO a Petrobrás mesmo tendo contrato obrigando-os a comprar da Petrobras. O fazem porque É MAIS BARATO! rsrsrs, alguém vai condenar a empresa por comprar mais barato?

             

            Como disse antes, nãoa contecem mais negócios em gás proque não há gás. Não temos uma emrpesa que explore o gás descoberto. quando descobre-se gás, eles partem para outra e NÃO exploram PORQUE explorar óleo DÁ MAIS DINHEIRO.

            Vou repetir, não para vc, precisamos de uma empresa de gás!!!!!!!!!!

            A esperança era o Eike… O Eike tinha gás, ou melhor, tem mas já está utilizado em térmicas. 

             

            Ideologia bloqueando críticas a Petrobras só atrapalha! A Petrobras cresceu demais e rápido demais. Esta perdidinha e SEM RUMO!

          6. 1. O Brasil importa gas

            1. O Brasil importa gas PORQUE NÃO TEM GAS AQUI, já chegamos a usar 90 milhões de m3 por dia, da Bolivia vem um terço disso, dois terços vem de terceiros paises, hoje o maior fornecedor é Trinindad-Tobago.

            2.Não é merreca, é uma FABULA, US$18 bilhões de dolares em 2014, alem dos custos de reigaseficação, só o aluguel do navio-usina é de  mais de 100 mil dolares por dia, alem do custo do processamento.

            3.O desespero por mais geração térmica é tal que a Petrobras compra gás em Trinindad, leva para La Plata, ao sul de Buenos Airs, injeta no gasoduto da Repsol (hoje YPF) que despacha para Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, para acionar a usina da AESm imagine o custo disso, essa é uma das maiores usinas termicas e estava parada há 6 anos por falta de gás.

          7. Tem gás!!! A Petrobrás não

            Tem gás!!! A Petrobrás não investe porque é tem sempre mais retorno se investir em óleo.

            Por isso insisto que precisamos de uma empresa de gás!

          8. O navio GOLAR SPIRIT tem

            O navio GOLAR SPIRIT tem 106.000 toneladas de deslocamento, de fabricação japonesa (Kawasaki Heavy Industries), processa até 7 milhões de m3 /dia de gás, foi arrendado para a PETROBRAS por 10 anos, portanto o contrato vence em 2018, tem reigaseificado principalmente gás de origem Trinindad-Tobago, o navio

            tem bandeira das Bermudas e pertence ao grupo do magnata noruegues John friedriksen, cuja fortuna na revista Forbes é de US$12 bilhões.

        3. Ruim foi o governo FHC

          Caro Andre Araujo,

          Não dá para colocar no mesmo cesto os governos trabalhistas e o governo FHC, por uma razão muito simples: no governo FHC, sem que o pais estivesse sofrendo seca como a que hoje sofre, houve racionamento de energia elétrica (Peter Drucker ensina que o que conta é o alcance das variáveis de eficácia), isto é, o governo FHC não entregou o resultado (energia elétrica) na quantidade adequada; os governos trabalhistas entregaram.

          Diferentemente do que você e o “setor” dizem, só um governo foi ruim nessa questão da energia elétrica, e isto por causa dos resultados dos dois governos: o governo FHC.

          O “setor” reclama porque os governos trabalhistas acabaram com a roubalheira que o “setor” praticava contra os consumidores, cobrando por investimentos que já haviam sido pagos.

          Quanto ao gás boliviano, todo mundo sabe que o preço do gás estava muito abaixo do praticado internacionalmente. O governo FHC errou ao tratar a Bolívia como se fôssemos império. O que não teria cabimento, como alguns propuseram a época, era declarar guerra à Bolívia, a “guerra do gás”, para manter os preços aviltados que tinham sido estabelecidos em contrato. O gás boliviano não é “caríssimo”, mas não vou, você me desculpe, fazer levantamento de preço de gás. Não nos esqueçamos, porém, de que o Brasil também é produtor de gás, que consome o gás que produz e que o gás continua a ser a alternativa mais barata nos postos de combustíveis.

          Abço.

        4. Sr. André

          Diferentemente de outros países que somente querem sugar o outro país mais pobre, o governo Lula não pretendia explorar o Paraguai, como outros fizeram. Qual foi a real intenção de alguns países da América do Sul com a criação do Mercosul ? Tentar uma modo de trabalho unido, de cooperação entre si, visando a melhoria de seus povos, não com explorações do mais forte sobre o mais fraco. No mundo atual, poucos compreendem o significado disto.

    2. defendendo o indefensável

      Fhc e os seu competentes gestores não empilharam um tijolo em novas usinas hidrelétricas, mesmo as que estavam previstas desde o teu tempo.

      Fazer uma termelétrica é brincadeira de criança, pode ser construida até no centro de sp, rio, curitiba, salvador etc, nada de linhas de transmissão, licenças ambientais e quetais. Os equipamentos são praticamente padrão, quase de preteleira, nada de engenharia sofisticada.

      O que o Lula/Dilma fizeram foi vencer o lobby do tio sam via marinas camerons avatares da vida e sem esquecer juizes coxinhas, viabilizando na mão forte os projetos dormentes.

      À Cesar o que é de Cesar.

    3. Se é culpado da falta, é “culpado” da abundância

      Prezado Andre Araujo,

      Quer dizer, então, que o racionamento foi evitado por causa de ações do governo FHC e do Governo Militar? Do seu texto, é isto que se conclui, texto que, aliás, nem menciona os governos trabalhistas. Por outro lado, se houvesse racionamento, a culpa seria do governo FHC e/ou do Governo Militar? Não, seria dos governos trabalhistas, como o diz a “grande” imprensa. Bem, se os governos trabalhistas seriam os culpados por eventual racionamento, e a maioria “rendada” e “sábia” diz isto por meio da grande imprensa, os governos trabalhistas têm de ser os “culpados” pela energia elétrica abundante que consumimos, e não os governos FHC e Militar.

      Abço.

      1. Ninguem disso isso, eu disse

        Ninguem disso isso, eu disse que o Governo Militar construi mais da metade do parque hidroeletrico do Brasil de hoje, não tem nada a ver com racionamento, citei um fato real, estatistico. E disse que que no governo FHC se iniciou a construção de 13 térmicas, como resposta a crise ocorrida no governo FHC.

    4. O texto é claro. Não diz que

      O texto é claro. Não diz que foi o Lula que iniciou a interligação, diz que com Lula tem se a interligação total!

    5. Eita, que a reaçalhada fica indócil!

      De tão acostumados com a mentira, toda vez que os reaças leem umas verdades ficam furibundos e indóceis! Desabafa, Motta Araújo!

      1. Ele esta citando fatos!

        Ele esta citando fatos e mudou-os ao dizer que evitou racionamento simplesmente porque náo evitou… o racionamento aconteceu.

  2. A oposição não engole que o

    A oposição não engole que o governo deles foi o governo do apagão; a-pa-gão! Racionamento de energia! Não queimou um fusível ou uma tempestade derrubou a fiação, não: “faltou luz”! Faltou energia!

    Ficam querendo “devolver” essa e vão fazer tudo pra isso. Ficam querendo “colar ” isso nos adversários o tempo todo. Se julgam muito competentes, mas não são. Se julgam muito sábios mas estão longe. Sabem somente que o que “fizeram no verão passado” jamais vai ser esquecido completamente, por mais que tentem ocultar.

    Com eles falta energia, emprego, salário e até água!

    São uns irresponsáveis caras de pau!

  3. PROJETO: AMIGO DO PLANETA
    Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2015 PROJETO: AMIGO DO PLANETA Caros amigos (as) nessa época de economia de energia, gostaria de sugerir um projeto (ideia) para algum gênio da informática, um aplicativo que poderia ser chamado de: AMIGO DO PLANETA, que emitiria um sinal sonoro, quando o telefone celular carregar, pois tem muita gente, que esquece de desligar da tomada, quando o celular está carregando. Já pensaram na economia de energia, que o planeta terra vai fazer com esse novo aplicativo, que poderia ser baixado gratuitamente. Essa é minha colaboração, para nós ajudarmos o planeta terra e esse mundo de Deus economizar energia.  Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz. 

      1. Obrigado Ivan, saber disso,

        Obrigado Ivan, saber disso, mas indelizmente no meu país, muita gente não reconhece isso, eu não tenho espaço e nem oportunidades! 

  4. VAMOS TENTAR FAZER CHUVA EN CIMA DO CATAREIRA

    Caros amigos (as) vou dar mais uma ideia para tentar ajudar minimizar esse problema da seca, por que o governo ainda não tentou bombardear as nuvens em cima do sistema cantareira? As nuvens estão passando em cima e ninguém tentando fazer algo? Vão espera a água acabar?

    1. (Claudio Jose, a tecnologia

      (Claudio Jose, a tecnologia de bombeamento de nuvens eh estritamente local, e nao eh garantida pra nada mais -quando funciona.  Nao serve pra encher represas, que requerem chuvas generalizadas e em grandes espacos.)

      1. Ivan estamos com quase uma

        Ivan estamos com quase uma semana de tempo nublado, e nada de tentar aproveitar essa nuvens? Mas acho que algo tem que ser tentado, se não chuver no cantareira, pode chuver em outro local que também está com o problema da seca?

        1. “se não chuver no cantareira,

          “se não chuver no cantareira, pode chuver em outro local que também está com o problema da seca?”:

          Nao, o vento continental de Sao Paulo vai para o sudeste como o vento de Nova York vai pro nordeste:  pra cima do mar.  Essa eh a razao que voce pode ter uma ideia clara de onde o vento de SP esta vindo e que foi vastamente desmatado, ou eucaliptado no caso de Minas.  O vento que ta vindo de Minas esta mais seco do que o normal independente de Minas tambem estar em seca exatamente por causa do desmatamento la.  Antes fosse so la…

  5. quem sabe esse escarcéu feito

    quem sabe esse escarcéu feito pela  grande mídia acabe

    ajudando a implementação e desenvo9lvimento das obras

    que são paralisadas pelos “ecologistas” de plantão.

    e com tanto catastrofismo, ajude o governo a implementar

    uma política importante de economia de energia.

    essa é a vantagem que o governo federal tem

    e o esquema tucano não.

    pois os tucanos preferem a omissão e o caos,

    ao invés de ajudar na solução dos problemas

     

  6. Sobre o consumo de energia

    Apenas uma questão sobre o consumo. Quem compra chá irá encontrar simplesmente tres embalagens antes de colocar o chá na xícara. Nese processo quanto de energia e material é utilizado, digamos, inutilmente. Aceitamos o fato sem questionar, como se fosse um “up grade”. Será? Como brincou minha filha, é a goumertização da embalagem.

    Sintam-se a vontade para ilustrar outros absurdos.

      1. Simples mania minha de não ser direto.

        Nesa onda toda dos possível racionamento- água e energia- quiz lembrar que simplesmente um percentual (razoável) vai para produtos ou processos inúteis e que ninguém pensa em eliminar, diminuir, por de lado, etc. Vamos continuar?

      2. Mania de falar atravessado.

        Caro Ugo, respondi ontem mas, como nada apareceu, repito.

        A questão do consumo de energia e água infelizmente passa pelas opções que fizemos por produzir um milhão de quinquilharias completamente supérfluas ou pela política do desperdício e produção de lixo ad infinitum – basta olhar à sua volta que encontrarás exemplos mis. Será que não poderíamos repensar estas escolhas? Acredito que já passou-se da hora.

        Podemos ficar construindo hidrelétricas, arriscarmos mais com as nucleares, ainsistir nas térmicas, torcer para melhor aproveitamento das eólicas, desejar maior eficiência das solares, acreditar que encontraremos uma nova fonte de energia boa, barata e farta, etc. Mas até lá prudência e caldo de galinha não fariam mal.

  7. eu já falei a algum tempo atrás,

    que a mídia ia esperar até que tudo estivesse seco, para anunciar a estiagem. agora vão tentar passar o apagão, para dar uma idéia de que esteja tudo indo a bancarrota, e que aukmin não podia fazer nada. a seca era inevitável.

    uma coisa normal. passaram vinte anos atucanados e a grande obra foi colocar a sabesp na bolsa, e deixar de investir para pagar dividendos. nem cuidar do que existia, cuidaram.

    tragédia não anunciada na imprensa!!

  8. A mídia tenta desviar o foco
    A mídia tenta desviar o foco do racionamento de água que o governo de São Paulo vem enfrentando por incompetência, já que os tucanos governam este estado há 20 anos, e não tiveram a capacidade planejamento, com discurso de racionamento de energia. A marca dos tucanos é de RACIONAMENTO: de energia quando “governaram” o país e de água no estado de São Paulo. Quanta competência!!!

  9. Esse post me fez lembrar o

    Esse post me fez lembrar o desespero dos coxinhas psdbistas durante a copa Qdo quiseram provocar  apagão conclamando as pessoas a provocarem uma sobrecarga no sistema elétrico. Além de idiotas, burros! Agora se quisermos antecipar a falta de água total é muito mais fácil, basta uma ou duas torneiras mal fechadas…. No governo thc tivemos racionamento de eletricidade no do alquimista teremos racionamento de água. Esse psdb! 

  10. Esse post me fez lembrar o

    Esse post me fez lembrar o desespero dos coxinhas psdbistas durante a copa Qdo quiseram provocar  apagão conclamando as pessoas a provocarem uma sobrecarga no sistema elétrico. Além de idiotas, burros! Agora se quisermos antecipar a falta de água total é muito mais fácil, basta uma ou duas torneiras mal fechadas…. No governo thc tivemos racionamento de eletricidade no do alquimista teremos racionamento de água. Esse psdb! 

  11. “Seca já é maior que a de 2001”

    No afã de fazer terrorismo com o risco de racionamento de energia (de água EM SP, nem pensar!), o responsável pela manchete, se não me engano, da Folha ou seu cashcow UOL, não se deu conta que estava fazendo um elogio implícito e explícito ao governo atual, já que com uma seca pior, não tivemos racionamento.

    PS: Curiosamente busquei esta manchete no Google de diversas formas e ela desapareceu, pelo menos nas 4 primeiras páginas de cada busca. Interessante não achar uma manchete de míRdia, né?

    Donde se conclui que ou estou maluco ou sou mentiroso, hehe.

    Fala sério…

  12. O que existe na mídia é

    O que existe na mídia é torcida pelo racionamento e em alguns casos antecipação de manchetes.

    Eu disse antecipação…

     

    1- Okay, mas, de acordo com o Ministro o último blackout foi causado por “descasamento entre demanda e geração”(palavras do Ministro).

    2- É obvio que todos os reservatórios do país não vão secar simultaneamente. Alguém disse que iria?
    O Sudeste é onde se consome a maior parte da energia do Brasil. Portanto dizer que é só no SU é o mesmo que dizer que é no CORE do sistema. Não é um atenuante e sim um agravante porque O Sistema foi construído E interligado para abastecer justamente o sudeste.

    3- Parcialmente correto e uma certa maldade no comentário por citar usinas que NÃO estão em construção e SEQUER foram licitadas.
    Só por curiosidade, Santo antônio deu um preju de R$600mi a Odebrecht porque a obra atrasou um ano…da previsao de entrega(da própria Odebrecht) antecipada de um ano, ou seja, será entregue na data mas a empresa esperava um ano antes e vendeu a energia…sefu.

    4- EPE ´no papel é linda. Na prática é apenas um cartório. Não produz qualquer estudo ou inteligência para o sistema.

    5- Conclusão – Analistas independentes não negam. Não há térmicas a serem ligadas. Estão TODAS ligadas e a solução do Ministério foi solicitar que térmicas EM MANUTENÇÃO voltassem a operar. 

    Usinas do NORTE não suprem completamente o sudeste. Pode….pode dar certo OU não. Há o risco! J[a imaginou se tiv[essemos crescido 4% ano passado?

     

    Os reservatórios do SU, estão em 17% em pleno período de chuvas. A negação do problema não é solução!

    A imprensa tem mentido sistematicamente…mas agora não é mais mentira. O racionamento é uma solução na mesa do ministro e qualquer declaração em contrário é mentira!

     

  13. Calma militância !

    Deus é brasileiro !

    E se ele der uma de quinta coluna, é só mudar o slogan de governo para : Brasil, pátria que me seduz !

  14. Racionamentos anunciados e superados.

    Este estranho, unânime e deletério comportamento da mais importante mídia brasileira não atendeu a afiota vontade de nenhum foca ávido por furos. Uma aventura estúpida onde a mídia fabricou improváveis más noticias em detrimentode sua credibilidade já debilitada e perdeu oportunidade de discutir importantes eventos para o Brasil. Nesta desvairada vilania deixou de valorizar o que realmente evitou racionamentos no período de prolongado e mais abrangente de secas, Eventos como as numerosas ustnas termicas, eólicas e hidricas entrando em operação, inclusive com as gigantescas Belomonte, Jirau e Sto. Antonio. O período de maior investimento público e privado deste estratégico setor. É possivel se avaliar os prejuizos decorrentes desta ação leza-pátria, responsabilizar seus artífices e evitar danos semehantes no futuro. Falta vontade política

  15. Peixe Angical

     

    Usina Peixe Angical ganha certificado de sustentabilidade socioambiental
    16/01/2015

    Por Leonardo Cunha

    A Usina Hidrelétrica Peixe Angical, no Tocantins, recebeu o selo Energia Sustentável – Ouro do Instituto Acende Brasil.

    A hidrelétrica, que conquistara o selo no ciclo 2013/2014, pertence à sociedade de propósito específico (SPE) Enerpeixe, cujos acionistas são a EDP (60%) e Furnas (40%).

    O selo é um instrumento de avaliação do desempenho socioambiental de empreendimentos de geração, transmissão e distribuição. E pode representar linhas de crédito mais rápidas, taxas de juros menores e melhoria nas vendas de energia no mercado livre.

    Segundo Alexandre Uhlig, diretor de Sustentabilidade do Instituto Acende Brasil, 11 critérios são avaliados para a concessão dos selos, que se dividem em três categorias: bronze, prata e ouro. Entre eles estão os investimentos realizados em pesquisa social, meio ambiente, conservação de áreas, uso eficiente da água e energia, gestão de resíduos, relação com a comunidade, transparência de informação e emissões.

     

  16. Parece uma MANIA DE

    Parece uma MANIA DE PERSEGUIÇÃO que os psiquiatras de hospicios conhecem bem.  O cara acha que tem sempre alguem à espreita dele. Este assunto de ENERGIA não tem nada a ver com imprensa. É um assunto de energia, a midia não é nada, não é um personagem deste problema, porque sempre invocar a midia em qualquer problema? Isso é sinal de INSEGURANÇA, de pés de chinelo, o governante de elite não tem medo de imprensa, aliás nem toma conhecimento porque se acha muito superior a qualquer jornalista, Churchill tinha o maior desprezo pela midia que o caricaturava de bebado,

    para um aristocrata como Churchill, descendente do Duque de Marlborough, vencedor de Napoçeão, jornalista era menos que seu mordomo, ele não dava entrevistas, os outros dissessem oq ue quisessem dizer.

    O governo FHC não previu a seca que ocorreu no segundo mandato, dai faltou agua e faltou energia nos reservatorios, tvieram que fazer racionamento. Em função disso autorizou-se a instalação de 13 termicas a gás para servirem de ESTEPE, RESERVA, caso acontecesse de novo fata de agua nas represas. Como aconteceu, as termicas estão sendo usadas a todo vapor há 6 anos porque Belo Monte , Girau e Sto.Antonio atrasaram, o pais está consumindo mais energia que o previsto, não tem nenhum heroi nessa historia, todos erraram. As termo a gás não tem combustivel no Brasil precisa ser importado e é caro, o Brasil está gastando uma fabula com gás importado.

    O uncio governo que teve GRANDE VISÃO ESTRATEGICA NO TEMPO CERTO sobre energia foi o Governo Militar, que construiua maior parte do parque hidroeletrico brasileiro, inclusive usinas maiores do mundo na época, como Itaipu e Tucurui e trouxe para o Brasil as principais fabricas de turbinas do planeta, a Siemens e a Voith, hoje o Brasil é campeão em fabricação de turbinas hidro mais que qualquer outro Pais.

    Portanto este é um assunto estartegico de narrativa técnica, erros foram cometidos às pencas, ninguem aqui é melhor que outro, a politica de energia Dilma foi pavorosa e vamos pagar o preço de muita bobagem feita.

     

    1. Essa pessoa chamada André não

      Essa pessoa chamada André não faz um comentário sem citar um Inglês ou Americano. Será isto o famoso “complexo de vira latas? Eu pergunto, com a melhor das boas intenções, seria a imprensa da época de Churchil igual  ou parecida com a  atual ? Haveria uma oposição interna querendo – dia e noite – retirá-lo do governo ? e uma oposição externa de olho em nossas energias? Inglaterra, assim como a França e a Suiça e modernamente os EU não enriqueceram sugando tudo dos países pobres ? Eles não merecem jamais serem citados como exemplo para nada. E se os militares fizeram tantas obras, como as citadas, infelizmente se esqueceram ou jamais se preocuparam em dar aos brasileiros a educação de qualidade necessária para que pudéssemos dar um salto  neste sentido, e não precisarmos tanto  que  empresas estrangeiras para aqui viessem,

  17. A mídia fala de ínúmeros

    A mídia fala de ínúmeros projetos hidroelétricos paralizados. país afora, mas nenhuma palavra seguer, sobre os obstáculos interpostos e seus vilões causadores; enumero alguns deles: IBAMA; FUNAI; TCU; MMA; ONGs e afins.  É só acompanhar a verdadeira epopéia vivida pela Usina de Belo Monte para chegar bem, na foto que encabeça esta matéria. 

    1. Ausência Importante

      Faltou citar o MPF, que tem se esmerado em atrasar as hidrelétricas, como se esses atrasos fossem do interesse nacional.  O mesmo digo do TCU, que gosta de mandar paralisar obras, gerando custos imensamente maiores do que os supostos desvios que propaga como “superfaturamentos”. Ou seja, muitos dos que criticam são os responsáveis pelos atrasos. Ou alguém duvida que a “grande mídia” seja o nosso maior partido de oposição? Quanto a Belo Monte, que os “ecólatras” e a covardia do governo fizeram ser a fio d’água, quando devia ter um grande reservatório, vão querer, segundo li ontem, atrapalhar a conclusão, via Operação Vaza a Jato.

  18. Errado de novo.
    Não tem essa

    Errado de novo.

    Não tem essa e “dividir” culpas. Cada um é responsável pelo que faz ou deixou de fazer. No governo anterior faltou energia. faltou energia. Por falta de planejamento e por causa do famoso “não sabia”. Afinal, a preocupação era outra e isso é inegável. Inegável.

    No atual o “racionamento” é propaganda – releia o post – porque o que tem de energia é suficiente, embora mais cara (e isso estava “dentro do combinado”).

    Tudo porque tem uma seca atípica (ninguém consegue prever que entre tais e tais anos vai ter menos chuva). As térmicas, mais uma vez, estão aí pra isso.O emergencial está durando mais, esse que é o ponto.  Esse é o quadro geral insofismável. Detalhes de preço e de diz que disse não o afetam.

    As térmcas que são emergenciais, todos sabem, e são mais caras. No entanto, não se esconde o problema quando eles realmente existem. Eisso é outra diferença, ainda que façam propaganda negativa por anos e anos a fio de maneira completamente adolescente mimada.

    Foram feitos investimentos em hidroelétricas e em transmissão que não tinham sido feitos antes porque a ideologia não permitia. Para além do boicote das companhias dirigidas por governos, sim dirigidas por governos do tucanistão, e dos entraves ambientais.

  19. A questão da disponibilidade

    A questão da disponibilidade de energia é um pouco mais complicada do que apenas a questão do racionamento.

    Nos estamos operando na tangente, no limite de oferta de energia e por causa disso novas empresas que poderiam se instalar no Brasil não vem, por receio de que não terão energia, porque a oferta está muito proxima da demanda.

    Há um outro grande risco no Brasil. O Paraguai tem direito a 50% da energia de Itaipu, hoje usa muito pouco e revende quase tudo ao Brasil mas há um Plano estrategico do Paraguai de instalar industrias eletro intensivas para usar a cota deles de Itaipu. Se isso acontecer o Brasil terá o risco de perder uma oferta de uns 5.000 MW, o que é quase 7% da oferta total do Brasil, praticamente anula a oferta media de Belo Monte, que é de 4.500 MW

  20. Não há como comparar, até então!

    Não há como comparar, até então a crise energética no Governo FHC com essas faltas aos longos dos anos do Governos do PT, mas como culpo do Governo o Estado de SP pelo racionamento não decretado em SP, vou culpar o Governo Federal caso ocorra o racionamento, pois em ambos os casos há chuvas em menos proporção, mas há, no caso de SP ficar esperando ficar a água cair na represa é falta de investimento, deveria haver uma boa captação das águas da chuva e esgoto. No caso do pronunciamento do Governo Federal há outras fontes alternativas e citar Deus é a mesma coisa do Governo de SP em culpar a natureza, sinceramente o PT está ficando cada vez mais próximo do PSDB nesses quesitos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador