A liberdade de expressão na blogosfera

Do Portal Luís Nassif
Do Blog de Rogério Maestri

A liberdade de expressão na blogosfera passa pela necessidade de um mediador

Muitos confundem a liberdade de expressão na internet com a total falta de controle do que é publicado. Quando sofrem censura de um mediador por baixarem o nível de seus comentários reclamam a falta de liberdade de expressão.

Há uma grande confusão neste sentido, num blog é necessário para este não perder a credibilidade da mão forte de um mediador. Quando um jornalista qualquer, num jornal que valha esta denominação, escreve algo ele geralmente passa pelo redator chefe, que deveria antes de tudo verificar se o que está escrito não foge ao código de conduta do meio de comunicação.

Num blog não há manuais nem códigos impressos e burocratizar este meio é ir contra a dinâmica da rede, mas se tudo o que for proposto, for publicado, em pouco tempo ele perderá a credibilidade.

Acho que deveríamos deixar claras as responsabilidades que temos ao propor ou a desenvolver algum tema, mas se falharmos nesta responsabilidade o proprietário do Blog, por dever de ofício deverá nos chamar as falas.

Por Simone dRio
Se o primeiro termo é correto, pois liberdade de expressão não se confunde com a liberdade de cometer atos criminosos, discordo da defesa da necessidade de um “mediador com mão forte”, especialmente ao equipará-lo a um “redator-chefe de um jornal”. Os motivos do redator são diferentes, tanto quanto um jornal é diferente de um blog. São muitos e são óbvios.

VejamoVejamos o que acontece aqui, por exemplo. Nassif tem uma página no Brasilianas e pode decidir não publicar um comentário, do mesmo modo que nós em nossas páginas pessoais podemos moderá-los ou excluí-los por motivos diversos. Até aí, não há problemas e de fato gozamos de grande liberdade, com autonomia inquestionável.

Mas no caso do portal, a liberdade de publicação deve estar garantida, mesmo que tenham conteúdo impróprio, se não é censura prévia que nem um jornaleco admitiria. De fato, não há limites, nem restrições quando decidimos publicar mensagens ou tópicos.

Por Liu Sai Yam
O pessoal fez considerações pertinentes bem de acordo com nossas regras implícitas de tratamento ético uns com os outros e segundo seus (nossos) próprios padrões éticos. Tudo bem, é o que suponho que você (e eu) entendemos por razoável.

A ética aqui, portanto, é a ética da nossa panelinha. Daí não existir um particpante expressivo postando hip hop ou pancadão ou axé ou programas de swing ou limpeza étnica ou apedrejamento de adúlteros ou as delícias da poligamia ou realizações do Dr. Maluf. Não encontram “clima” pra isso e definhariam por si, ou seriam excluidos mediante repúdio coletivo (como já vi acontecer aqui), sem necessidade de expulsão formal ou censura direta (que aí sim, próprio de uma comunidade de blogues de direita ou militarista que rejeitem o exercício do contraditório).

Então, resumindo pra não encher o saco: Pode tudo. Que venha um sujeito aqui defender Adolf Hitler ou a pedofilia. Acima dos nossos pruridos éticos (e étnicos) privados, existe a esfera legal, criminal, que trabalha em outras instâncias, aí sim, repressivas justificadas pelo próprio contrato social. E além disso, caro amigo Mestri, notei que em todas as páginas de blogue existe o clique: “Denunciar abusos” ou no nosso caso “Relatar um incidente”. Quem achar que deve, mande bala.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador