O controle dos blogs na Arábia Saudita

Arábia Saudita impõe licenciamento a bloggers e a jornalistas

http://www.techlider.com.br/2011/01/arabia-saudita-impoe-licenciamento-a-bloggers-e-a-jornalistas/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+techlidernew+(Techlider+-+O+seu+di%C3%A1rio+da+tecnologia)

A Arábia Saudita vai impor a todos os bloggers e jornalistas que escrevem para o meio web  um registo no Ministério da Cultura e Informação do país

As novas regras, que entram em vigor no próximo mês, define que todos aqueles que pretendam escrever online  necessitam de uma licença. Os interessados na licença, que será válida por 3 anos, devem ter no mínimo 20 anos e ter o ensino médio completo. Os interessados devem, também, apresentar “documentos que provem o bom comportamento”.

Qualquer blogger sem licença estará sujeito a uma multa de 100 mil riais sauditas (cerca de 43 mil reais) ou a banimento da função. O governo saudita afirmou que a medida foi concebida para proteger a sociedade.

O governo saudita já foi condenado por organizações que defendem a liberdade de expressão e o direito à informação. Já as organizações de notícias mais populares, que trabalham sob regulamentação governamental, elogiaram a introdução das novas regras. Tariq Alhomayed, editor do jornal Asharaq Alawasat, evidenciou a sua concordância com a medida do Ministério, tendo argumentado que a publicação de conteúdos deve ser feita com responsabilidade e não através de identidades falsas utilizadas para difamar ou promover a divisão social.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador