Cobertura de políticos do sexo feminino pela mídia se concentra na personalidade; a deles, nas competências

Jornal GGN – Com cada vez mais mulheres representando os 50 estados no Congresso norte-americano a cada ano, pesquisadores têm notado que os políticos do sexo feminino não recebem o mesmo tratamento do que os do masculino nos meios de comunicação. Estudo recente de um seminário publicado no Political Research Quarterly revelou que a cobertura de notícias de políticos do sexo feminino se concentra mais em traços de caráter e menos em seus argumentos políticos do que no caso dos homens.
“Há uma diferença clara em disputas políticas em relação aos focos das notícias”, afirmaram os autores do estudo Johanna Dunaway, Regina G. Lawrence, Rose Melody, e Christopher R. Weber. “Em linha com estudos anteriores e nossas próprias expectativas, em geral, as disputas com os candidatos do sexo feminino são mais propensas a apresentar esse tipo de características do que as que ocorrem entre homens.”
Dunaway e sua equipe coletaram dados de cerca de dez mil artigos de jornais que cobrem eleições majoritárias (Senado e disputas para governador) em 2006 e 2008 em todo os Estados Unidos. Eles constataram que, na cobertura eleitoral só de homens, as histórias focavam em traços de caráter durante 6% do tempo e, em 55,5% dos casos, nas questões políticas. Para disputas entre homens e mulheres, as reportagens focavam nas caracterísiticas em 10,8% dos casos e nas questões políticas, em 53,1%. E, finalmente, em disputas que envolviam apenas mulheres, 9,4% das histórias focavam em traços de caráter e 51,7% nas questões políticas.
Os pesquisadores concluíram que “as disputas com uma candidata levam a notícias mais voltadas para os traços e características pessoais dos candidatos, e esta descoberta é especialmente dura em campanhas para governador.”
 
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. La como ca. O sexismo na

    La como ca. O sexismo na politica não vai desaparecer tão cedo. Depende muito da educação que se da às crianças, além da luta contra esse perfil machista na politica e na imprensa. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador