Jornal Nacional manipulou denúncias sobre Petrobras-Alstom

Jornal GGN – Na edição de ontem, o Jornal Nacional manipulou informações, sonegou dados recebidos e produziu uma denúncia factualmente falha contra a Petrobras.

A denuncia seguiu o padrão atual de criação de factoides abrindo mão do rigor jornalístico. Tratava de um contrato com entidades e pessoas que entraram na linha de fogo da mídia: Petrobras, Alstom, senador Delcídio do Amaral e o ex-vice presidente internacional Nestor Cerveró.

A partir daí, produziu-se mais uma salada que envergonha o jornalismo.

A matéria “Documentos mostram que Petrobras  desprezou opinião de advogados para fechar contrato com a Asltom” (http://tinyurl.com/lrcmbbk) referia-se a compras e manutenção de turbinas em termelétricas adquiridas nos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.

A matéria começa dando destaque aos gastos de viagem (R$ 44 mil) de um executivo que foi à Suíça negociar a compra das turbinas. Depois informa que o Departamento Jurídico levantou 22 problemas que poderiam causar prejuízo.

Não explicou que em toda compra dessa natureza, cabe ao Jurídico levantar dúvidas, que são respondidas ou não pela área técnica. Se as respostas forem satisfatórias, mantem-se as cláusulas; não sendo, aprimoram-se. Se há respostas, não há desprezo pelas observações do Juridico.

O que a reportagem fez foi colocar apenas as dúvidas e sonegar do leitor as explicações que foram aceitas pelo Jurídico.

Segundo a matéria, “o contrato previa que “o único remédio possível” (em caso de quebra do equipamento) seria receber até 15% do valor, e não o valor integral da peça”. Prossegue: “Na mesma cláusula, deixava-se ao critério do vendedor, a Alstom, a alteração de garantias de desempenho. O jurídico sugeriu a supressão dessa possibilidade, e completou: é de se notar que, caso haja atraso por culpa do vendedor, não existe nenhum tipo de penalidade, mesmo considerando-se os prejuízos que poderão advir”.

A nota da área técnica – que foi entregue à reportagem do JN (segundo nota divulgada há pouco pelo senador Delcídio Amaral) – explicava que o reembolso de 15% referia-se apenas no caso das usinas não apresentarem a performance prevista. “A possibilidade de quebra é tratada em outra cláusula do contrato (cláusula de garantia) que obriga o vendedor a repor as peças quebradas durante o período da garantia”.

A segunda denúncia do JN foi a de que o contrato permitiria à Alstom uma revisão unilateral das condições estabelecidas.

Máquinas térmicas têm seu desempenho alterado pelas condições ambientais do local de instalação e pela composição do combustível. A cláusula em questão obrigava o vendedor a corrigir os valores de performance padrão para as condições ambientais reais. Ou seja, a Petrobras adquiriu a performance. Se não fosse atendida pelos equipamentos entregues, o vendedor teria a obrigação de mudar as especificações para atender ao contratado.

Luis Nassif

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tudo menos preguiça

      Discordo amigo Rui.

      Acho que daria menos trabalho se ater à veracidade dos fatos. Além do que toda essa manipulação, distorção deve dar um trabalho danado. ´´E como andar a corda bamba, um deslize, um exagero um pouquinho e passa para a exposição ridícula.

      Veja o caso da contratação do “perito” Molina no caso da boliha de papel do Serra, exposto em post aqui mesmo hoje.

      Eu sentiria vergonha se meu pai, irmão ou qualquer parente mais próximo trabalhasse lá…teria que fazer que nem o Joãozinho….

       

      A professora pergunta na sala de aula: 
      – Pedrinho qual a profissão de seu pai?
      – Advogado, professora. 
      – E a do seu pai, Marianinha? 
      – Engenheiro. 
      – E o seu, Aninha? 
      – Ele é médico
      -E o seu pai, Joãozinho, o que faz?
      -Ele… Ele é dançarino numa boate gay!
      – Como assim? (pergunta a professora, surpresa) 
      – Fessora, ele dança na boate vestido de mulher, com uma tanguinha  minúscula de lantejoulas ; os homens passam a mão nele e poem dinheiro no  elástico da tanguinha e depois saem para fazer programa com ele. 
      A professora rapidamente dispensou toda a classe, menos Joãozinho
      Ela caminha até o garoto e novamente pergunta:
      – Menino, o seu pai realmente faz isso?
      – Não, fessora. Agora que a sala tá vazia, eu posso falar : 
      Ele é trabalha na edição do JN….. Mas dá uma vergonha falar isso na frente dos  outros !!!

  1. Não terá limites

    O pig sabe que perdeu. Imagine com candidatos como alkimim e pimenta da veiga. Sabem que em breve não existirá. Só lhe resta atirar enquanto ainda estiver vivo. Não está nem aí para jornalismo ( o que as escolas e os sindicatos dos jornalista fazem quando seus afins estão sendo usados de maneira mais criminosa), ou confiabilidade, ou jornal impresso ou não, que já foi para o espaço há muito. Resta-lhe atirar, só.

    Não terá limites suas atuações criminosas de desinformar. E os “jornalista”…? coitados, como crianças com armas numa guerra que atiram e matam sendo as maiores vítimas.

  2. Deixa eles mentirem a vontade, ninguém assiste mesmo

    Ainda bem que ninguém assiste o Jornal Nacional. Quem tem dinheiro nesta hora já jantou e caiu na noite, cinema, teatro, restaurantes e outras coisas mais picantes. Quem acorda as seis para trabalhar já tá indo para a caminha. E o JN fica espremido entre duas novelas, é a hora dos noveleiros e noveleiras irem na patente.

    1. Assiste, mas o povo está ficando vacinado…

      Meu caro, ainda tem muita gente que assiste a essas “porcarias”. Por sinal, estava vendo a dita matéria com a minha mãe (senhora quase septuagenária e de instrução primária) a final da matéria ela olhou para mim e disse: “agora toda vez que tem eleição é essas notícias. Na eleição passada foi o mensalão, nessa é a Petrobras…” Acho que ela disse tudo sobe o assunto.

    1. Responsabilida

      Graça Foster. Ela não é a presidente da empresa? Seguiu a mesma filosofia da sua madrinha Dilma Roussef. Não é ela que abençoa a inutilidade da SECOM para o governo?

  3. Como comentei no post  “O

    Como comentei no post  “O festival de desinformação sobre Pasadena“, 

    comentário “Ponto nos iiisss

    Não se trata de desinformação e silêncio da Petrobras e do governo.

    Trata-se de má vontade da mídia, seu direcionamento anti PT e anti Petrobras

    Trata-se de manipulação de informações como o post acima deixa muito claro.

    Gabrielli e Foster já foram ao congresso dar as explicações, as informações da Petrobras e Pasadena são públicas e estão em seus sites..

    Para quem quiser se informar:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=KYd-d9ZKnxc%5D

     

  4. Petrobras

    Parece estar em curso uma gigantesca campanha de desmoralização da Petrobras. Hoje houve uma “visita” à sede da empresa para coletar provas e indícios, não se sabe bem de que. Mas, o objetivo desse tipo de ação é gerar escândalo e manchetes da máfia da imprensa.

     

    Mas, parafraseando o assessor do Clinton  ” É o pré-sal, estúpido …  “

  5. Esta indo para a mesma vala da Veja

    Não tem jeito, não sabem fazer de outra forma. Se o fato não condiz com o que eles querem noticias, reajustam a realidade. Ja é automatico, nem precisam mais de ordens la de cima, ja sabem o que precisam fazer. E os jornais da Globo são sofriveis, ruins, apresentadores roboticos, alguns parecem replicantes, so agradam e enganam a quem se acostumou a ver esse tipo de jornalismo truculento e fraudulento, sem pensar duas vezes no que se esta ouvindo.

  6. Como bem diz PHA, a Globo

    Como bem diz PHA, a Globo está fazendo o que sempre fez, ou seja, é o canal de Governos Ditatoriais ou de extrema-direita. Tão logo Lula tomou posse, mudou inteiramente de postura e de subserviente, que era, passou a ser Golpista. Nada de novo no front… 

  7. O que estamos assistimos hoje

    O que estamos assistimos hoje é uma prova do que virá se o PSDB ganhar as eleições: privatização da Petrobras com mudança no marco regulatório do pre-sal e volta ao regime de concessões de FHC para o nosso petróleo.

    Estão promovendo a total desmoralização para trazer descrença ao povo numa empresa que é lucrativa e símbolo para o país.

    E jogam a culpa num governo que a recebeu retalhada e pronta para ser vendida e a tornou  novamente numa empresa integrada.  

     

  8. Concordo com o filho do

    Concordo com o filho do Jango, as elites de hoje são bem mais fortesque as de 1964. Só que, hoje, essas elites não têm mais o monopólio da comunicação. As manobras do JN de hoje serão reveladas amanhã na Internet. O que impede o golpe no Brasil de 2014 é a Internet. A instituição que garante a democracia no Brasil de hoje é a Internet. Não é à toa que o Sr. Aécio Neves quer calar a Internet. 

  9. Expertise

    Incrível como de uma hora para outra aparece uma incrível sapiência da Globo e de outros da imprensa sobre assuntos fáceis como este. O Wiliam Bonner quando caiu o avião em Congonhas falava com a propriedade de um engenheiro aeronáutico da Boeing, quando um avião daqueles tem 450 km de cabos elétricos mais ou menos, entre milhares (milhões?) de itens. Um contrato destes, para compra de um equipamento tão complicado como um Airbus, é superfacinho de avaliar, com certeza. Ora vão se catar!

  10. Foi assim mesmo que a Veja

    Foi assim mesmo que a Veja começou sua derrocada. Foi manipulando, mentindo, distorcendo que aquela que se diz revista perdeu toda a credibilidade. A Globo já está nesta mesma linha.

    1. Foi assim mesmo que a veja

      Povo afobadinho esse da internet e aqui no Nassif. Os “finalmente’ do show chamado mensalao deixou um resultado positivo e a estatistica comprovou: 75% não lê nenhuma revista,menos de 2% lê/ conhece jornal,incluindo as porcarias de 025 centavos.Esse show chamado Petrobras tambem vai detonar a situaçao calamitosa do cartel midiatico,sua oposiçao e os figurantes do PSDB.Muita calma minha gente,A campanha do PT nao começou e o cartel midiatico já gastou todo o arsenal.

  11. Até agora o que se vê : as

    Até agora o que se vê : as acusações contra a Petrobrás são simples e fáceis de entender como ” pagou 1 bi por algo que valia 40 milhões”, “diretor da empresa está preso” etc. Já as defesas, que a gente só vê aqui e em poucos blogs são cheias de tecnicalidades, chato de ler, difícil de entender e mais ainda de explicar.

    Ou seja, as acusações pegaram indelevelmente, provocarão mais queda de intenções de voto em Dilma, impedirão, quem sabe, sua reeleição.

    E pior do que tudo isso, vão manchar a honrada história da Petrobrás. Deveria haver uma legislação que impedisse um governo de aparelhar politicamente uma estatal. Ainda mais um governo de esquerda, onde existe muita gente que não deu certo em empregos da vida real precisando de uma boquinha.

    1. Ri muito desse teu

      Ri muito desse teu comentário. Muito engraçado mesmo!

      Pelo teu “brilhante”(e humorístico) raciocínio a verdade, ou o que mais se aproxima dela, é o mais simples, Basta uma acusação de uma linha e pronto….Nenhuma necessidade de explicações…..nada. É o recurso à Navalha de Occam mais cínico que assisti na minha vida. 

      Aí o campeão para não se entendiar ou talvez acionar neurônios empacados, se recusa a ler e entender a versão contrária porque recheada de tecnilidades. Deveria, ser, suponho, do tipo: “nego tudo isso e pronto”.

      Tornou-se uma grande diversão ler comentaristas de bogs e das ditas redes sociais, Impagável.

       

      1. O cara está preso? Lavou

        O cara está preso? Lavou dinheiro? O outro cara era amigo do doleiro? A gerentona confessou que assina as coisas sem muita atenção ?

        Pois é, quando não se tem respostas para perguntas simples,recorre-se a tecnicalidades.

  12. Cerveró, Delcídio Amaral e as cláusulas q prejudicam a Petrobrás

    Olá Nassif, 

    Delcídio do Amaral nessa época não tinha ligação partidária. Lembro que antes dele se filiar ao PT foi flertado por vários partidos, inclusive o PSDB. E não era a toa q ele era diretor importante da Petrobrás. Delcício foi indicação de Renan Calheiros.

    De fato Nestor Cerveró foi diretor indicado por Delcídio e coordenardor/elaborador de contratos de uma operação com termoelétricas que causou prejuízo à Petrobrás em 2 bilhões na época de FHC (mais um dos escândalos esquecidos pela mídia na época de FHC).

    Qual a causa central do tal prejuízo: Uma cláusula que garantia rentabilidade mínima às parceiras da Petrobrás mesmo que as térmicas não gerassem energia.

     

    Hoje sabemos que o problema principal com relação à compra da refinaria de Pasadena são as cláusulas omitidas durante a reunião do conselho de administração. A cláusula Marlin se assemelha quase 100% à cláusula da época de FHC: garantia rentabilidade mínima de 6,9% à Astra independente dos resultados da refinaria.

    Vc mesmo falou isso em: https://jornalggn.com.br/noticia/clausula-marlim-o-erro-central-na-compra-da-refinaria

     

    Há ainda muita fumaça em torno da compra da refinaria Pasadena pela Petrobras. Juntando algumas peças dá para entender melhor o caso. O ponto central é a cláusula Marlim, pela qual a Pasadena teria que garantir 6,9% de rentabilidade mínima a um dos sócios – o grupo Astra – independentemente dos resultados.

     

    Ou seja, Cerveró (pelo menos) por 2 vezes participou da mesma situação de cláusulas que prejudicaram a Petrobrás (vc vê no texto abaixo q o ministro Eros Grau não vê má-fé no primeiro caso). Mas a partir do instante que aparece uma segunda vez a mesma coisa, podemos pensar diferente.

    Não entendo bulufas de contratos. Será que esse tipo de cláusula é assim tão normal?

    De que lado está Cerveró?

     

    Consegui encontrar uma matéria de 2005 do Estado de SP que reproduzo:

     

    O Estado de São Paulo

    Data: 17/06/2005

     

    http://infoener.iee.usp.br/infoener/hemeroteca/imagens/88606.htm

     

    Delcídio Amaral foi diretor de Gás e Energia da Petrobrás durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Delcídio era o responsável pela área que elaborou os contratos com as termoelétricas Eletrobolt e Macaé Merchant, controladas pelas companhias americanas Enron e El Paso, que causaramum prejuízo de pelo menos R$ 2 bilhões à Petrobrás.

    Apesar da malsucedida operação no governo anterior, Delcídio emplacou vários nomes para a direção da Petrobrás e da BR Distribuidora na atual gestão, inclusive executivos que comandaram a negociação com as termoelétricas.

     

    Nestor Cerveró, que era gerente-executivo da área de Energia, subordinada à diretoria de Delcídio, tornou-se diretor da Área Internacional da Petrobrás no governo Lula. Cerveró foi o coordenador do grupo de trabalho que selecionou os parceiros do malsucedido projeto de geração térmica, elaborou os contratos e conduziu a negociação inicial.

     

    Os prejuízos causados pela operação são de conhecimento do governo e da presidência da Petrobrás, como demonstra um parecer encomendado pela estatal ao jurista Eros Grau, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), obtido pelo Estado. Embora parta do princípio de que não houve má-fé por parte dos representantes da estatal no negócio, Grau demonstra como uma negociação que minimizou riscos levou ao “enriquecimento sem causa” das parceiras da estatal, beneficiadas por uma cláusula que garantia rentabilidade mínima aos projetos, mesmo que as térmicas não gerassem energia.

     

    Com Cerveró, o senador Delcídio conseguiu levar para a área outros envolvidos na negociação com as termoelétricas que tinham cargos no governo tucano. Entre eles, o atual gerente-executivo da área Internacional de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Carlos Moreira da Silva, que respondia pela Comercialização e Marketing da gerência de Energia. Outro que conseguiu manter-se em cargo de confiança foi Rafael Mauro Comino, que respondia pelo Planejamento e Desenvolvimento da área de Energia. Hoje é gerente de Inteligência de Mercado da área internacional.

     

    Hoje, Petrobrás

     

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/03/entenda-compra-da-refinaria-de-pasadena-pela-petrobras.html

     

    A presidente Dilma afirmou, após a abertura de investigações no Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal e Ministério Público, que só aprovou a compra dos primeiros 50% porque o relatório apresentado ao conselho pela empresa era “falho” e omitia duas cláusulas que acabaram gerando mais gastos à estatal.

     

     

     

     

    1. Sobre Delcidio e a Petrobras, quase Petrobrax

      Embora a trancos e barrancos, graças aos porra loucas do PSOL a  CPI da Petrobrás está caminhando, com a oposição cheia de dedos para levá-la adiante. Seria por isso?

  13. Não são notícias

    Não são notícias e sim peças publicitárias do PSDB e será assim até o inicio oficial da campanha, quando haverá um mínimo de contraditório e por  isso será dado voz para a outra parte  por causa da legislação eleitoral, por enquanto será pura bandidagem, eu mesmo não me ocupo em ver o JN. até mesmo para poupar meus nervos né, e o Blog da Petrobrás não faz o contraponto ao pig, ná fez isso mas não mais, parece que a nova estratégia entrou na política da boa vizinhança com o imprensalão, então tá!!!

  14. Isso é a guerra da grobo por

    Isso é a guerra da grobo por verbas de publicidade governamental,que já está minguando. Observem que a Petrobrás não patrocina mais a formula 1. Que será mesmo que um dos (marinhos) listados na Forbes foi falar com a Dilma essa semana?

    1. Infelizmente patrocina sim,

      Infelizmente patrocina sim, Na última segunda, depois de ataque a Petrobrás e antes de nótícas da Formula 1 apareceu os patrocinadores de 2014 e estava lá Petrobras. Acho que deveria suspender as próximas campanhas  em TV como forma demonstrar austeridade, já que a PEtrobras não precisa de propaganda e sim esclarecimentos.

  15. Petrobras no JN

    O Jornal Nacional (essa espécie de novelão tucano) dá tanta notícia ruim – para atingir a imagem do governo – que mais um pouco e eu vou começar a achar a Patrícia Poeta feia. Também com tantas caras e bocas!? Sobre a reportagem em questão, a nota pé derruba a matéria. Mas quem se lembra da nota pé?

  16. Dilma, quebra meu galho

    Avisa a Dilma que a Globo já tem o patrocinio das petroleiras europeias e americanas.

    Então não vai ter problema cortatar a fatia do patrocinio estatal.

    Dilma me patrocina para falar mal de voce

  17. A Petrobras gasta milhões com

    A Petrobras gasta milhões com a TV em propaganda, e nesse momento, até agora não fez um comunicado urgente a nação! 

    Quando um carro tem algum probeminha, as montadores, fazem isso correndo! Alô Petrobras o povo precisa de informações, que só vocês podem fornecer! 

  18. Isso sem falar na série de

    Isso sem falar na série de “matérias”, seja nos canais abertos ou fechados da TV Globo, sobre a “crise” no sistema público de saúde, visando “criar o clima” para a campanha contra a candidatura do PT ao estado de SP. Todo dia, pinçam casos isolados de problemas, quanto mais extremos melhor, sem maiores considerações sobre as responsabilidades estaduais e municipais quanto a isso.

  19. E fica por isso mesmo ? Não

    E fica por isso mesmo ? Não cabe um processo por manipulação e distorção de informação? Emissoras de TV não são concessões Governamentais ? Por quê o Governo Federal ainda gasta com propagandas nessa emissora ? E a Lei de Médios…emperrou mesmo ? Cadê o DARF da globo ? Se alguém conseguir responder…

    1. No governo, provavelmente

      No governo, provavelmente pensam assim: se a grande mídia corporativa já nos detona, mesmo quando contemporizamos com ela, imagine-se se abrirmos guerra contra ela… O preço a pagar pela falta de reação do governo, e principalmente do PT, que é quem mais tem a perder com essa queimação de filme diária e massiva, é isso que vemos. Avaliam também que apesar de toda devastação causada por isso (vide o “mensalão”) a estratégia da oposição midiático-política não tem surtido efeito… Mas até quando?

  20. VISITAS

    Concordo com tudo que foi dito no post e nos comentários, ficando no ar apenas a questão sobre o que tem motivado a PF a fazer todo este movimento de investigação da estatal. Hoje mesmo os policiais entraram na sede da empresa . Foi para um bate-papo?

    1. Já, para o caso dos  400

      Já, para o caso dos  400 quilos de coca, ou da corrida aos caixas da Caixa pelo povo do Bolsa Familia…  Você já ouviu falar em boato espontâneo? Nem eu, nem os patrícios.

  21. A pessoa  que se habilita a

    A pessoa  que se habilita a trabalhar no PIG, deveria ser por iniciatica própria, eunuco.

    Como chegar em casa encarar os filhos, mulher e explicar, olha eu falo aquelas bostas todas,

    mas é o meu papel. Sou peão, chão de fábrica, ou falo e represento, ou vou dançar no Faustão.

     

     

  22. A LEGISLAÇÃO ELEITORAL

    A LEGISLAÇÃO ELEITORAL permite que candidatos USEM matérias da IMPRENSA em sites POLÍTICOS ainda que NÃO ESTEJAMOS EM CAMPANHA LIBERADA!

    Imaginem só!

    O PIG publica, levanta a bola e o AEIOU corta!

    Dane-se a verdade…

    Depois das eleições eles ainda usam a notícia falsa para justificar novos gastos…

    O PIG já está em plena campanha para derrubar a Dilma!

    E tem gente que acha que Casa Grande vai abrir as portas e receber os da Senzala para um jatar a luz de velas…

  23. BANCO BRASIL

    No governo do PSDB/PMDB, quando FHC foi presidente da república, não foi somente a Petrobras que quase virou Petrobrax. Também, o Banco do Brasil quanse virou Banco Brasil, para iniciar sua privatização. Graças a vários deputados ligados ao BB no congresso, aprovou-se uma lei que exige autorização do congresso nacional para tanto. Apesar da lei, porém, Dilma, na gestão PT/PMDB,  já vendeu um bom pedaço do BB no seu governo para estrangeiros recentemente, o que mereceu bravo protesto do senador Requião no senado da república. Se PSDB ganhar as eleições, adeus empresas estatais!

    1. “adeus empresas estatais!” e

      “adeus empresas estatais!” e desde quando isso é ruim.

      Só é bom para os funcionários publicos, para a população é só despesa dupla.

      Pode se atestar quando se vê funcionário do governo, mantendo seus filhos em escola particular, com plano de saúde, com segurança patrimonial.

      O Estado não pode ser empresário tem que se concentrar na funções basicas de governo Saúde , educação e segurança se fizer isso já ta fazendo um bom serviço.

  24. O Jornal Nacional é feito pra

    O Jornal Nacional é feito pra quem não tem neurônios e vergonha na cara.

    É tão ridículo citar o JN como fonte de informação quanto dizer que a Terra é plana ou que masturbação causa cabelos nas mãos e nos leva pro inferno.

    Kamel e cia manipulam até boletins meteorológicos.

    Essa fúria contra a Petrobrás não vai desandar tão cedo, 2014 vai ser um ano podre, de sangue, de porcos nojentos chafurdando a vida dos desafetos do PSDB.

    Governo masoquista e estatal masoquista dá nisso (ou é masoquismo ou alguém da SECOM e/ou setor de publicidade e comunicação da Petrobrás tá levando algum de volta, principalmente da Globo): uns canalhas cotidianamente dinamitam, a pelo menos uns 15 dias, umas das maiores empresas da América Latina enquanto recebem salários que são pagos com parte da verba publicitária desse mesmo governo e dessa mesma empresa.

    Dilma, acorda mulher!!! Alguém do teu governo (e/ou da Petrobrás) está dando de mamar a Rede Globo e cia pra eles te detonarem até Outubro… e junto contigo a BR e o Pré-Sal.

  25. A Globo sabe que a sua hora está chegando,

    ela sabe que a reeleição da Dlma, o comprometimento  com as mazelas contra seu governo, ela sabe que a sua hora está chegando. a Globo não tem outra saída senão ir para o tudo ou nada nessas eleições, nem o STF salva mais sua pele.

  26.  
    Nassa,eu sou do ramo.
     

     

    Nassa,eu sou do ramo.

      Cada boicote seu nos meus comentários, só acresce minhas convicções.

              O que vc quer que eu escreva? Que a Dilma é competente? Que fez um escarcéu ao abaixar os juros e depois subiu? Que o Gim Tônica foi imposto na marra pra fiscalizar um departamento aonde foi condenado em duas instâncias? E que tem  6 inquéritos no S T F aonde ele diz que são ”’só” quatro?

             Aliás, que minhoca deu na cabeça de Dilma pra impor um cara desse na marra?

                   Nassa,me explique somente essa pergunta.

                       Abraços!!!

     

     

    1. notícias manipuladas

      É uma coisa incessante. Eles tem se esforçado muito, pois não é fácil tapar o sol de uma ótima administração com a peneira da manipulação. Tenho assistido eventualmente e apenas em parte porque me irrita demais, tenho preferido assistir ao Repórter Brasil que passa na TV Brasil canal 3 da net e nos canais públicos. É de ótima qualidade, passa das 21h às 22h, experimentem a sensação de assistir algo que deixa a gente informado de verdade. Através do facebook reporterbrasilnarede qualquer pessoa pode sugerir reportagens. Na 5a.feira à noite, 10.04.2014, o JN falou sobre a pesquisa do IBGE chamada Pnad Contínua, que mostra a taxa de desemprego no Brasil. A BAND já havia falado da queda da taxa de desemprego ao longo dos últimos 10 anos, sem muita ênfase. Quando a notícia foi veiculada no JN, parei para prestar atenção, pois queria ver como eles fariam para dar uma notícia que desmentia tudo o que eles vem dizendo dia e noite, todos os dias. Após a divulgação do índice, o Bonner fez aquela cara de “acredite, se quiser” e declarou que o IBGE iria suspender as próximas pesquisas motivada por questionamentos da metodologia por parte de alguns senadores. Ou seja, deu a entender que a pesquisa não era confiável. Na verdade, os senadores que fizeram questionamentos foram Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Armando Monteiro (PTB-PE). Eles querem que sejam aferidas a metodologia da coleta e cálculo da renda domiciliar per capita pq as estimativas do IBGE servirão como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) cfe. definido em lei complementar de 2013. A lei anterior utilizava o PIB per capita. Na metodologia atual havia muita diferença entre os procedimentos de um estado para o outro. Só fui descobrir isso porque saiu uma nota no DC de onfem, 11.04.2014. Ou seja, é um trabalho “primoroso” de falsificação, eles criam um outro Brasil no noticiário e nem tem medo de perder completamente a credibilidade, pois sabem que a maioria das pessoas não compara nada.

       

       

  27. Em nome dessa tal

    Em nome dessa tal “governabilidade” esse e o anterior governo, com endosso do PT, aceitou a regra do jogo. São alvos prefeenciais de acusações, seletivas e absurdas e se calam.

    Quem cala aceita e consente. E cada vez que calam, permitem novos e mais fortes ataques e mentiras.

    Perderam o capital político conquistado em 2002. Afrouxaram, se ajoelharam. Jogaram pela janela a oportunidade de dar uma “freada de arrumação”.

  28. Querem é doar a Petrobrax à CHEVRON
     Publicado em 11/04/2014

    COMO DIRIA LULA: 
    CADÊ O BLOG DA PETROBRAS?

    A Petrobras ficou “boa de bater”, porque não dá um pio.

    COMPARTILHEVote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+30)| Imprimir Imprimir 

     

     

    O Conversa Afiada reproduz artigo de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:

     

    COMO DIRIA LULA: ONDE ESTÁ O BLOG DA PETROBRAS?

    Na entrevista que deu aos blogueiros, o ex-presidente Lula, quando falou da campanha da oposição contra a Petrobras perguntou: onde está o blog da Petrobras?

    Boa pergunta.

    O silêncio da companhia nada tem a ver com ser “republicano”, como tanto gostam de dizer os que cultivam a ideia de “neutralidade”.

    É, ao contrário, um dever da companhia esclarecer os seus atos.

    Está certo que o caso da compra da refinaria de Pasadena está sendo objeto de uma apuração interna e, por isso, a companhia seja “econômica” no que diz sobre o assunto.

    Mas a Petrobras ficou “boa de bater”, porque não dá um pio.

    As “denúncias” se sucedem e –  embora durem apenas uma edição de jornal, por não se sustentarem minimamente – vão criando um clima público que, apesar  de não corresponder ao profissionalismo da empresa, afeta sua imagem e os seus negócios.

    E, afetando essa imagem, afeta uma posição do Estado brasileiro, que a ela delegou a coordenação de nossa maior riqueza: o pré-sal.

    As empresas privadas, inclusive as que têm negócios com a Petrobras, se aproveitam disso e põem as manguinhas de fora.

    Ontem, os dirigentes da Total e da Shell, parceiras da Petrobras em Libra, já começaram com a historinha de que o fato de ser a Petrobras ser a operadora exclusiva do campo “vai atrasar” sua exploração.

    Claro, estão de olho em controlar as torneirinhas dos poços, coisa que o modelo de partilha adotado por Lula não lhes permite – e faz muito bem em não permitir –  e começaram a criticar o conteúdo nacional obrigatório, sugerindo que seja trocado por “investimentos na cadeia produtiva do petróleo”.

    Os distintos amigos conhecem, só como exemplo, algum navio que tenha sido encomendado no Brasil pela Total ou pela Shell?

    Ninguém duvida da honradez e da capacidade de gestão da presidenta da Petrobras. Ou melhor, ninguém entre os que defendem a Petrobras, porque sua própria imagem é tisnada pela campanha que sofre a empresa, embora alguns ainda procurem lhe tentar com o canto da sereia de que ela pode “flexibilizar” o controle nacional sobre o petróleo.

    Sem pretender ensinar exploração petróleo a Graça Foster, permitam-me ensinar-lhe uma regra de comunicação: tudo o que se aforma nos meios de comunicação é tomado como verdadeiro, a não ser em duas situações.

    A primeira é quando o receptor da mensagem, por sua experiência pessoal, sabe que os fatos não podem se passar da maneira que foram descritos.

    Mas isso só ocorre com uma pequena minoria que, por alguma razão, convive com a empresa e sabe de seu nível de rigidez e controles.

    A segunda é quando a mensagem é prontamente rebatida.

    O que é dito hoje não pode ser respondido daqui a 200 ou 30 dias, quando ela ou outro dirigente da Petrobras forem ao Congresso, ou ao Tribunal de Contas, ou a qualquer outro fórum institucional de prestação de esclarecimentos.

    Tem de ser respondidos imediata, clara, enérgica e afirmativamente.

    Como fazia,  lembrou Lula, o Fatos e Dados, blog da Petrobras que provocou a fúria da grande imprensa quando lhe quebrou o monopólio da “verdade”.

    Lula, quando precisou falar, falou a quem queria ouvi-lo e a grande mídia, querendo ou não, teve de publicar o que disse, sem muita manipulação, porque havia uma entrevista inteira, mostrada a todos e disponível para ser confrontada às versões que sobre ela quisessem publicar.

    Negar isso é negar a própria essência da democracia, porque é negar o contraditório.

    É esse contraditório que ele pediu, ao perguntar onde estava o blog da Petrobras.

    Que, infelizmente, ninguém sabe, ninguém viu.

     

  29. “jornalismo” manipulador

    Lamentavelmente, os brasileiros não têm a internet em casa, como têm a televisão.

    É aí que a rede globo nada de braçada, com seu jornalismo manipulador.

    Lamentavelmente, uma parcela significativa dos congressistas são proprietários de afiliadas da rede globo.

    Acho que está (estaria) na mão deles alterar a lei de concessões de radiodifusão.

    Como eles não querem fazer isso, não há diversidade informativa na televisão.

    Logo, o que o “jornalismo” da vênus platinada pratica atinge também os supracitados senhores.

    O que os demais internautas acham disso?

    Um abraço a todos(as).

    1. Senhor(a): Perfeita sua

      Senhor(a): Perfeita sua observação;  só complementando com meu ponto de vista, com propósito de  enriquecê-la:  A Globo trabalha visando um público a cada dia mais descrente de seu produto/informação e que por isso, busca abastecer-se nos chamados blogs sujos, onde, invariavelmente encontra respostas confiáveis e neutralidade. Já o outro público, o atingido, é pouco interessado pelo tipo de informação oferecido.    Quando a TV fala em Pasadena/Petrobras,  CPI, etc, o recem chegado ao patamar da classe B, não está nem aí. Quer mais é que acabe logo essa porcaria de noticiário, para assistir a novela na sua TV de quarenta polegadas.

  30. Golpe Eleitoral

    Hoje posso afirmar que estamos vivendo um GOLPE, e será efetuado, se terá resultado após a eleição, saberemos…..percebam que este golpe é um quebra cabeça, orquestrado por pessoas que ja praticaram, talves em outro Paises, notem as peças, o Sr. do Conselho, hoje esta na editora tal, escandalo de corrupção da oposição ficam esquecidos, uma suspeita da situação ja existe prova e há a condenação sem a devida investigação……a Justiça atropelando a constituição e os Direitos Universais Humanos….a Midia colocando o maior caos ja visto neste Pais……. o Fato de ser Sede na Copa…. colocaram na mente do Povo que devemos ter o Padrão fifa de jogadores multi milionarios…..a verdade não areja o ambiente…….A OPOSIÇÂO que deveria ter Temas, Projetos para voltar ao poder, não apresenta nada e não é republicana suficiente para proteger um legado que reconquistamos a 25 anos a Democracia, os Poderes Judiciario e Legislativo que compoem nossa Democracia não estão a serviço da nossa Constituição, a situação esta ficando sem controle, o ideal para um golpe ELEITORAL.

  31. O Jornal nacional mente, o

    O Jornal nacional mente, o judiciário é corrupto, o poder legislativo é fisiológico.

    Já o poder executivo é virtuoso, é incorrupto, tem uma conduta ilibada, pq o executivo é presidido pelo PT.

    Só o que presta no Brasil é PT, o resto  é formada pelo pior que existe na espécie humana.

    Não é esta em resumo a retórica petista.

    1. Ivan, tente responder a

      Ivan, tente responder a argumentos técnicos com argumentos ou informações. Adjetivos e ironias tornam inconsistente a sua crítica, sem embargo dela realmente ser ou não.

  32. Toda a grande mídia

    Toda a grande mídia brasileira está imbuída de fazer o possível e o impossível para impedir mais uma vitória do PT para o cargo mais importante da Nação. 
    Assim, nada, absolutamente nada, me supreende, não supreenderá, provindo dessa matiz. E, não custa lembrar, eles só estão esquentando os motores. Teremos saudades, muitas saudades, de 2010 e 2006. 

    Minha vontade era de rasgar o verbo e soltar aqui uma percepção terrível que tenho acerca de quem está por trás dessas onda de denúncias. Terrível porque remete a instituições que refuto como sérias, mas que infelizmente, parece, resolveram tomar partido(literalmente escrevendo). Mas minha contenção porque não tenho uma mísera prova para alicerçar minhas suspeitas. 

    Uma dica: como e por que a Globo tem acessos a cópias de inquéritos em andamento provindas das duas únicas instâncias na área federal com esse mister? 

    O que lamento mais uma vez é a fraqueza, a covardia do governo. Todo um aparato de comunicação enorme, tanto do governo como das estatais, se amesquinham nessa autêntica guerra de comunicação que ora é vencida pelos adversários. 

    Não fossem esses abnegados militantes e simpatizantes que se expõem nas redes sociais, muitos alvos de agressões de todo tipo. Tirante alguns estruturas da mídia não convencional, como os blogs e portais de notícias como esse GGN, o contraditório seria nulo. 

     

    1. Basicamente o que propôe é

      Basicamente o que propôe é censura e a criação de um ministério da segurança do Estado como tinha na RDA.

      Petista tem uma dificuldade de entender a diferença entre partido e Estado e o costume do aparelhamento.

    1. Fala sério!

      Vamos falar sério. Não se quer calar a boca de quem fala do governo. Não queremos é um clima de indignação seletiva e uma montagem de mentiras com clima de escândalo.

       

      Se quizer falar do governo tem um monte de coisa errada para mostrar. Mas não é necessário ficar inventando.

       

      Por que não mostram a sujeira grossa? Porque atinge aliados da própria Globo.

    2. Fala sério!

      Vamos falar sério. Não se quer calar a boca de quem fala do governo. Não queremos é um clima de indignação seletiva e uma montagem de mentiras com clima de escândalo.

       

      Se quizer falar do governo tem um monte de coisa errada para mostrar. Mas não é necessário ficar inventando.

       

      Por que não mostram a sujeira grossa? Porque atinge aliados da própria Globo.

  33. É assim mesmo. Hoje a Folha

    É assim mesmo. Hoje a Folha noticiou que vai acabar o TV Folha na Cultura. O que seria um aparente fracasso foi transformado em uma grande vitória:

     

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/04/1439963-tv-folha-vai-concentrar-videos-na-web.shtml

     

    “TV Folha vai concentrar vídeos na web

     

    A partir de amanhã, todo o conteúdo produzido pela TV Folha passará a ser exibido exclusivamente na internet, nos sites da Folha e do UOL. Com essa mudança de estratégia, o “TV Folha” deste domingo —exibido na TV Cultura às 19p0 com reprise às 23h— será o último da série.”

    Maravilhoso. Na novilíngua dos fracassos corporativos, a Folha poderia ter escrito que irá “descontinuar” a produção.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador