Ombudsman da Folha e editorial de O Globo quase convencem

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Duas experiências interessantes neste domingo. A primeira é a coluna da ombudsman da Folha de S.Paulo, Vera Guimarães, que criticou a postura do jornal em esconder a delação do lobista Fernando Moura. Simplesmente não  apareceu na capa do jornal a declaração de que um terço de toda a propina de Furnas seria do tucano de Minas.

A jornalista criticou a falta de destaque do jornal à declaração de Moura ao juiz Sérgio Moro, declarando que Furnas Centrais Elétricas mantinha um esquema de propina semelhante ao da Petrobras. Vera lembra que a declaração saiu com maior ou menor destaque em todos os grandes jornais, mas sumiu da primeira página da Folha. Disse ainda que “a reportagem tinha bom tamanho, mas ficou espremida em uma só coluna ao lado de um anúncio”. E disparou que “foi pouco”.

Disse ela que, “a menção a Aécio Neves merecia visibilidade por um trio de razões. O senador tucano é o maior líder da oposição, e nessa condição tem sido crítico contundente do governo petista a cada revelação trazida pelas investigações –muitas delas obtidas nas mesmas condições em que seu nome foi mencionado, com réus confessos e disse me disse”. Ela lembra que Furnas tem um histórico recheado de denúncias de desvio de recursos.

E, por fim, avisa o Otavinho e equipe do jornal que os tempos mudaram e é preciso levar isso em conta quando se olha o país. “Toda vez que um delator levanta história com alguma raiz conhecida, a reação dos contrariados é dizer que se trata de notícia requentada com interesses políticos, para prejudicar esse ou aquele. Pode até ser, mas os tempos agora são outros.”

A segunda experiência interessante vem do jornal O Globo. Em seu editorial deste domingo, o jornal da família Marinho traz o sugestivo título de “É imperioso investigar toda denúncia”, com a linha fina dizendo que PT e PSDB se digladiam em torno de quem é mais corrupto, quando “o importante é que os organismos de Estado punam seja quem for”. Assim, de repente, o jornal afirma que “não se duvida que a corrupção no Brasil seja pluripartidária”, num país de cultura patrimonialista, “em que donos de cargos públicos costumam misturar negócios  do Estado com interesses privados, o ofício de surrupiar o dinheiro do contribuinte não haveria de ser exclusivo de algumas poucas correntes político-ideológico”. Daí dá umas chicotadinhas no PT dizendo que o partido usou um discurso e na prática foi outra coisa, e daí joga pesado, dizendo que a prática foi tão deletéria  “a ponto de desestabilizarem a maior empresa brasileira, a Petrobras, num escândalo de dimensões para além das fronteiras”. Neste ataque de sinceridade não teve espaço para um mea culpa básico.

Continuando a leitura vem a parte em que diz que “os malfeitos do lado do PSDB também não podem ser esquecidos”, e lembra aqui que Marcos Valério começou um belo esquema de corrupção, o início de todos os mensalões, o mensalão tucano.

Não podendo negar a que veio, o jornal já joga que a equipe de Lula da campanha de 2002 reconheceu e se interessou pelo know-how de Valério, e “foi assim que surgiu o mensalão mais famoso que o mineiro”. E faz a declaração mesmo sendo o mensalão tucano muito mais oneroso ao bolso que aquele imputado aos petistas.

“Já no estado de São Paulo, a grande cidadela tucana, a imagem do PSDB já carrega a mancha da conivência com um cartel de fabricantes de trens (Alstom, Siemens) envolvido numa história de denúncias de corrupção em que um dos principais acusados foi chefe da Casa Civil no governo Mário Covas, Robson Marinho, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado. E dono de contas na Suíça”. Isso tudo está lá, no editorial.

Mas é isso. Daí começa a crítica ao lulopetismo, que é atacado e sangra na Lava-Jato, “com revelações sobre o sítio e o triplex reformado por empreiteiras para agradar (ou ressarcir) Lula, estourou mais um caso tucano: fraude no fornecimento da merenda escolar”. Daí, entende-se o motivo do editorial: as propinas foram supostamente pagas a gente ligada ao governador Geraldo Alckmin. A diferença entre Alckmin e Lula, é que Alckmin é poupado e apoiado pelo jornal dos Marinho. Pois o jornal termina dizendo da maldade do PT, que não perde oportunidade de alvejar o governador, “um dos prováveis candidatos ao Planalto”. E acusa Lula de ser um dos principais atiradores.

E finaliza dizendo que “o importante é que tudo seja investigado, com o mesmo rigor da Lava Jato. Sem deixar de lado a menção do senador Aécio Neves (PSDB-MG)”. Achou que seriam isentos? Errou. Diz o texto que quem fez a delação foi o amigo de José Dirceu. E defende: “não importa que seja pouco verossímil um tucano ter feito nomeações no governo Lula”. E já está de bom tamanho. é tudo para este carnaval, não queiram mais.

Leia a coluna da ombudsman Vera Guimarães Martins, Triângulo mineiro, clicando aqui.

Leia o editorial de O Globo, É imperioso investigar toda denúncia, clicando aqui.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo igual

    Desnecessário dizer que isto é válido para ambos os “dois” lados ideológicos:

    “Toda vez que um delator levanta história com alguma raiz conhecida, a reação dos contrariados é dizer que se trata de notícia requentada com interesses políticos, para prejudicar esse ou aquele. Pode até ser, mas os tempos agora são outros.”

     

     

  2. Que bom seria !!!!!

    Que bom seria, se a Ombudsman, continuasse sendo Ombudsman?

    Que bom seria se jornalistas investigativos, fizessem investigações?

    Que bom seria se jornalistas e suas reportagens , reportassem fatos? 

    Que bom seria se editorialistas explicitassem suas idéias e não tergiversassem?

     Mas,  enquanto  Fausto, vendeu sua  alma a Mefistofeles, em troca de conhecimento, sabedoria , e uma bela donzela

    temo que alguns  jornalistas a venderam por apenas trinta moedas.

    (Talvez porque o Mefistofeles de hoje- (o dono de jornal)  não tem nem conhecimento nem sabedoria  e nem donzelas, apenas trinta ou mais dinheiros.

     

  3. Pau que bate em Chico…

    Outro dia comentei no escritório que tudo que nós petistas queríamos e desejamos é que o pau que bate em Chico também batesse em Francisco. Ao que dois tucanos me responderam: Quem te garante que depois de bater em Chico não venha a bater em Francisco? Encerrei a discussão. 

  4. nada

    Isto não quer dizer nada, o que importa é atingir os ouvidos do Janot, que ate agora tem sido um grande amigo do Aecio.

    ja é a terceira denuncia e ate agora nem uma investigação seria.

  5. O vício e a virtude

    ” A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude.”

    François duc de la Rochefoucauld

     

    Quem acredita que as Organizações Globo querem o fim da corrupção pergunte ao Jornal O Globo qual deve ser a punição aos Marinhos pela abertura da Globo Overseas Investments B.V. para lavar dinheiro em negociatas dos direitos de transmissão da Copa de 2002.

    Quem acredita neste “virtuoso e moralista” editorial do Globo, acredita em tudo.

  6. Ombudsman

    Nassif,

     

    vc sabe que o ombudsman não faz parte das decisões da Redação da Folha, até porque não trabalha na Redação durante o mandato..

  7. acho que estão à espera de um delator ideal…

    enquanto não aparecer um delator disposto a confirmar que o Aécio nunca se envolveu com Furnas, lava jato seguirá apenas preparando e aquecendo o ataque para o grande jogo contra o Grupo Eletrobras

    meio de campo e zaga já tem, os mesmos de sempre

    todos do Grupo sabem, dos porteiros aos diretores, mas isso não vem ao caso

    1. pós carnaval promete…

      temporada dos amigos dos inimigos da lista, todos novatos

      até do meu fundo de pensão tirou um cascalho

      liguei reclamando e falaram que é invenção da mídia, pasmem, mídia petista, foi dito

      1. mais um dos absurdos

        muitos acreditando que a mídia é petista e que o único partido que existe no Brasil é o PT

        terceira vez que confirmo entre os jovens

        rapaziada sentando o pau no PT e então pergunto:

        que outros partidos voçês conhecem? todos calados

  8. já conhecemos os malfeitos

    Ja conhecemos os malfeitos do pt e psdb, pmdb,pp etc, agora gostaria de conhecer os podres das poderosas familias mediaticas. 

    Quem se atreve a investigar!

    1. bem por aí…

      a possibilidade de muitos deconhecerem completamente o que realmente temos e acontece na política

      como se alguém tivesse conseguido injetar diretamente no cérebro deles, de muitos,  somente as palavras corrupto, corrupção, mída e PT

      e só

      não sabem falar sobre mais nada, nada, só mídia e PT, no caso do papo ser sobre corrupção

      uma novidade que muito me assustou, ao confirmar por 3 vezes, com a de ontem, com diferentes jovens

  9. Minha nem tão vasta experiência tem um nome para isso:

    Cortina de fumaça. Logo a Globo, a Folha e os demais Friends of the Tucanoes retomam a baixaria mais que habitual.

  10. O Jogo de Xadrex

    Na minha opinião este é o jogo que estão desejando

    Você come o meu peão que eu como o seu rei.

    Entrego o Aécio (que já está babado mesmo e não me serve para mais nada), e vou atrás do Lula.

    Mais um que será jogado para fora do barco.

    1. Acho que ninguém esta

      Acho que ninguém esta entregando o Aécio e muito menos ele é um peão. É uma peça importante que foi para o ataque, fez estragos e vai ser capturado seja pela justiça ou seja pela urna. A oposição não tem Rei e nem Rainha, já que o Rei é o mercado financeiro e o grande poder economico, e a Rainha é a Globo.

  11.  
    ‘INDICAÇÃO DE DIMAS POR

     

    ‘INDICAÇÃO DE DIMAS POR AÉCIO QUASE RACHOU O PT’ Deputado estadual Rogério Correia conta ao 247 que era líder da bancada do PT em Minas quando o senador Aécio Neves (PSDB-MG) indicou o nome de Dimas Toledo para a diretoria de Furnas, o que, segundo ele, quase causou um racha no partido no Estado; “Eu fui um dos que me revoltei”, afirma, sobre o fato de o governo Lula, à época, ter acatado a indicação de um tucano em detrimento do PT; acusado de coordenar um esquema de propina na estatal, Aécio nega as acusações argumentando que não poderia ter influência para indicar alguém em um governo petista; “Seria como se o técnico do São Paulo escalasse o time do Corinthians”, disse; Correia rebate: “Ele nunca foi técnico de um time só, sempre vestiu duas camisas”; o petista, que já foi à PGR mais de uma vez levar documentos contra Aécio, diz que “não falta nada” para se abrir uma investigação e que se o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não apurar as denúncias de Furnas, estará cometendo “um pecado” 6 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 19:37 (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/216201/%E2%80%98Indica%C3%A7%C3%A3o-de-Dimas-por-A%C3%A9cio-quase-rachou-o-PT%E2%80%99.htm

  12. Mídia e o tal do Aeroporto

    Fico imaginando qual a repercussão na mídia se o Lula tivesse construído um aeroporto de 14 milhões de reais nas terras de um parente e fizesse uso desse aeroporto como se fosse particular de uso exclusivo de seus familiares!!!!

  13. Será boi de piranha?

    A FSP é mais “serrista” que tucana, e mais paulista que mineira… O “pó pará governador” veio do Estadão, agora o “pó pará candidato” pode vir da Folha…

    Já o Globo é do time dos Marinho, sem firulas, afaga quem eles gostam e bate em quem eles não gostam.

    Convencer, os dois jornalões só convencem midiotas e desavisados em geral. Notícia política não partidária, não é assunto deles!

    Um abraço.

  14. a ombusdman engana trouxa,


    a ombusdman engana trouxa, o editorial do globo tb.

    ambos podem falar o o que quiserem mas o restante dos jornais

    – ambos os tres – sempre serão infames em suas matérias,

    não adianta nada amenizar aqui e ali se no total é ujma b…. geral….

  15. Interessante…

    Eles estão falando de honestidade…

    Papel aceita tudo, mas já é passado…

    Twitter, facebook e toda parafernália eletrônica aceitam tudo também….

    Tanto faz mentir em HD, 4K ou em papiro…

  16. Me Engana Que Eu Gosto!

    Mais velho que andar para frente, esse fogo de dispersão para confundir o panaca brasileiro que hoje lhes dá apoio, para não aumentar o prejuízo de começarem a perceber do que se trata essa estória de combate a corrupção, pela justiça do moro, da delação bandida premiada, dado o tamanho do descalabro dessa seletiva justiça de olho num partido só.

    A Globo é a representação mais substanciosa do inimigo, tanto que o monopólio da mídia, estruturado no instituto do millenium e auto proclamado líder da oposição, é comandado por ela. 

    Chega de tentar civilizadamente enfrentar o inimigo que utiliza de todos os expedientes para varrer do poder e do Brasil o governo eleito e o PT, temos que combate-lo sempre, indo para cima para escancara-lo ao povo brasileiro, antes que seja tarde.   

  17. Golpe midiático-judicial não vai aliviar para partidos

    Talvez seja o caso de acreditar que possam estar começando a colocar as unhas de fora contra o PSDB.

    Não nos esqueçamos que em 1964 a UDN e políticos conservadores ligados a outros partidos estavam devidamente blindados do “mar de lama”, expressão esta criada, aliás, justamente para qualificar o grupo e políticos ligados ao trabalhismo.

    Sobrevindo o golpe de 1964, e a velha UDN e seu principal nome, Carlos Lacerda, foram devidamente jogados no lixo. Sem entrar nos detalhes das vicissitudes históricas, é claro que o resumo da ópera é: os militares gostaram do poder o suficiente para não dividi-lo com os políticos (afinal são todos iguais, segundo um discurso que não fica difícil de aplicar em meio a ondas moralistas).

    Do mesmo modo, essa turma de barões da mídia, juízes, polícia e procuradores ensandecidos não pode estar fazendo todo esse escarcéu só com a intenção de entregar o governo de bandeja para o PSDB. Duvido que sejam politizados e partidarizados a esse ponto.

    Não vai ser nada difícil, após um eventual varrimento do lulopetismo, partir para a jugular do PSDB e de suas principais lideranças. A exemplo dos militares, vão sentir o gostinho do poder (já estão sentindo) e dificilmente quererão largar o osso.

    Pode estar se iniciando o ensaio.

    1. Cuidado

      Péssima estratégia.

      Eduardo Azeredo do PSDB foi condenado a 20 anos de cadeia.

      Não lembro de outro político, de qualquer partido, que tenha recebido uma pena tão alta.

      É melhor ficar no PT com o STF aliviando…

  18. NO final dos anos 80, a capa

    NO final dos anos 80, a capa amarela da Veja, pois é, da então Veja, publicou entrevista com cientista político espanhol; lá pelas tantas, perguntaram qual a diferença entre a abertura política na Espanha e no Brasil; lascou que, lá, ficaram todos contra os franquistas e, aqui, ficaram todos com todos (os mesmos e os quase mesmos, como os simons et caterva). Dito e feito, na política brasileiras (de sempre) só houve de diferente o PT que, eleito (e como tinha por base o sindicalismo) e empossado, optou pela velha e estúpida pequena burguesia que, em assim sendo, só podia derivar para a direita, volver! Mesmo guinando para o centro-direita, continou sendo o “objeto-não-voador-não-identificado” da nossa politicagem: completará 16 anos de poder central totalmente dizimado em bancadas parlamentares, governos estaduais e municipais, ou seja, sua opção pequeno-burguesa trouxe de volta a casa grande: tivesse, desde a posse do Lula encarado de frente essa “freguesia” e, hoje, talvez, tivessem “domado” a bicharada que anda em volta da patronagem. Não fez, deixou de fazer, babau, ficou nas mãos “republicanas” do que nunca houve no país: res publica. Como ser república se todos (sem exceção) os cargos de relevância são supridos (via “concurso”) pelos privilegiados em tempo de estudo? Ou, pior, pelo voto de eleitores amortecidos-desmaiados-adestrados etc e tal? Votaram no PT, Lula e Dilma, pela necessidade de terem um “pai”, agora, votarão no primeiro “padastro” que se apresentar. E passamos todos esses anos ouvindo a lenga-lenga de que o PT “aparelhou” o Estado (eles, sim, aparelham tudo por onde passam), de que o PT é bolivariano (eles, sim, é que continuam pensando o país como “república-de-bico-de-pena), de que o PT “comprou” apoio parlamentar, como se política multipartidária pudesse (em qualquer lugar do universo) se praticada de forma arbitrária, sem negociações e sem concessões. Deram “asas aos abutres”, viraram carniça. Lamentável.

  19.  a ombudsman pode não

     a ombudsman pode não gostar.mas o estágio infamante

    em que chegou o jornalismo tupiniquim faz dela uma figura decorativa, senão ridícula…

    retoricamente desprezível….

     

    escarnecem dela o tempo inteiro  e ela rtem de se virar para

    arranjar um jeitinho de conseguir algo que não  escandalize

    o público nem ofereça riscos ao patrão…

    eita profissãozinha de araque, sô, onde a pessoa não

    tem direito de pensar, só repetir o o que o  patrão quer…

    ou então, se não for isso,,são canalhas mesmo….por opção

    ou ceguetas…

    1. A ombdusman pode sim

      Discordo, Altamiro.  A atual ombdusman da Folha tem, semanalmente, se mostrado atenta e presente publicamente nas controvérsias geradas pela estranha seletividade dos redatores do jornal. Nessa fase pesada, ela não só responde aos leitores, mesmo os insistentes como eu, e ainda faz crítica interna e, aos domingos, explícita a sua opinião nem sempre favorável ao jornal.Como hoje. Sua conduta é digna. Se, mesmo assim, a Folha não se corrige, é outra questão. Mas, pelo menos, a Folha tem o espaço da ombdusman e a tem em plena atuação. Os outros veículos da imprensa (Veja, Estadão) nem isso. São omissos. 

  20. Honestidade x honestidade

    Existem alguns comentaristas que adoram dizer que o PT , ao ser criado, era um imaculado partido, que se perdeu após a vitória nas urnas.

    Como ainda tenho boa memória, fico pensando s/ a razão do “Racha” entre os PMDBistas e a criação do partido dos tucanos. Qual foi mesmo o motivo ? O PMDB era um partido de LADRÕES, corruptos. Ou não ?

    Mas a primeira coisa que o PSDB fez, foi se aliar ao PFL, os corruptos da ditadura. Ou o ACM, o Agripino, Borhausens  e tantos outros se portaram como santos ? Tal e qual o PSDB é hoje blindado pela mídia e pelos corruptos do 4º poder, eles o foram pelos Generais que comandaram a Ditadura.

    Qual seria a razão do ex futuro condidato à presidência e com certeza com a colaboração do presidente Lula, aquele dos olhos verdinhos, outra coisa que não as verdinhas ? E era de um partido socialista, criado pelo seu avô.

    E o PV, que de verde não tem mais nada, quer dizer, só tem o V das verdinhas tb.

    Não esquecendo a quase canonizada senhora das florestas, aliada de banqueiros e fã do Armínio Braga ? Tb desistiu do verde das florestas pelo outro verde.

    E o PP, do senhor primo ou tio do Aécio, que foi um dos que mais lesaram a Petrobrás?

    Existe político honesto ? Acredito que sim entre 50 a 100, no máximo

    Tenham dó !

  21. Tudo falsidade, hipocrisia.
    O

    Tudo falsidade, hipocrisia.

    O pau que bate nos tucanos é menor que 1/3 do que bate no PT.

    Só trouxa ou gente de má fé não percebe.

  22. São Paulo
    Se preocupa demais.

    É Alckmin 2018. Tamo junto! Chapa puro sangue com Serra como vice mas só após o STF facilitar o processo de Impeachment.

    Deixem o Xuxu em paz!

  23. Diz o texto que quem fez a

    Diz o texto que quem fez a delação foi o amigo de José Dirceu. E defende: “não importa que seja pouco verossímil um tucano ter feito nomeações no governo Lula”. 

    Dirceu confirmou em depoimento que o indicado para Furnas era ligado ao PSDB, justamente para se escusar de qualquer envolvimento com o mesmo para negociar partilha de valores para os partidos. Não importa se a declaração é pouco verossímil. Se mentiu em depoimento, Dirceu se enrolou ainda mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador