Estudantes ocupam presidência da República em SP contra PEC dos gastos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizado às 21h07 com nota dos estudantes

Jornal GGN – Cerca de 80 estudantes ocupam o prédio da presidência da Repúbica, em São Paulo, em protesto à votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que ocorre na Câmara dos Deputados, nesta segunda (10). A ideia central da PEC é estabelecer um teto máximo para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, o que pode reduzir os investimentos em saúde e educação.

Os estudantes, que prometem só deixar a sede da Presidência na Avenida Paulista quando a PEC sair de pauta, também levantam bandeiras contra o projeto “escola sem partido” e da MP da reforma do ensino médio. Além disso, eles denunciam a “mercantilização da educação, os retrocessos nas políticas educacionais com o Fies, o ProUni e as cotas e a falta de diálogo e o autoritarismo do governo golpista de Michel Temer e do Ministro [da Educação] Mendonça Filho”, diz a UNE (União Nacional dos Estudantes).

Além da UNE, fazem parte da organização da ocupação a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e outros movimentos sociais.

Segundo informações da Mídia Ninja, a Polícia Militar já foi acionada.

Nota

Contra a PEC 241, estudantes ocupam escritório da Presidência em São Paulo

Somando-se aos protestos e ocupações que ocorrem em todo o país contra a PEC 241, estudantes tomaram o terceiro andar do prédio da Presidência da República em São Paulo; diretor da UNE diz que o objetivo é pressionar os deputados a votarem contra a proposta

Por volta das 18h desta segunda-feira, cerca de 100 estudantes ocuparam o escritório da Presidência da República em São Paulo, localizado na Avenida Paulista, no número 2163, próximo ao metrô Consolação, na região central da cidade. Eles estão neste momento no terceiro andar do prédio.

Os diretores da UNE, Graziele Monteiro e Mateus Weber, participam da ocupação. A polícia militar já cercou o prédio e tenta um mandato de reintegração, mas até o momento a manifestação segue pacífica. Segundo Weber, os acessos a banheiros e água foram liberados.

Em apoio aos estudantes, diversos movimentos sociais e populares se dirigiram rapidamente para a porta do local e fazem vigília com objetivo de garantir a integridade dos ocupantes. Nas redes sociais, a UNE pede doações de água, alimentos e materiais de higiene.

“A nossa geração que conquistou uma nova universidade, mais acessos para todos e que pede uma reforma de verdade do ensino médio e não essa que está aí tem o direito de protestar contra um governo golpista que quer acabar com os investimentos públicos em áreas importantes como a educação”, destacou Graziele.

O protesto faz parte de uma série de manifestações que desencadeou desde o início do mês de outubro diversas ocupações em escolas de todo o Brasil contra a votação da PEC 241/16. A Proposta de Emenda Constitucional congela os gastos do governo pelos próximos 20 anos e vai afetar áreas sensíveis como a educação, a segurança e a saúde, com prejuízos graves para os mais pobres que dependem de serviços públicos.

De acordo com Weber, o objetivo dos estudantes é permanecer no interior do prédio durante toda a votação da PEC na Câmara dos Deputados, processo que teve início na tarde desta segunda-feira (10/10) e deve adentrar a madrugada.

“Já temos apoio fora do prédio e aqui dentro pretendemos resistir para pressionar os parlamentares a votar contra a PEC 241”, relatou o diretor da UNE.

Os estudantes reivindicam o fim da PEC 241, do projeto escola sem partido e da MP da reforma do ensino médio; além de denunciarem a mercantilização da educação, os retrocessos nas políticas educacionais com o Fies, o ProUni e as cotas e a falta de diálogo e o autoritarismo do governo golpista de Michel Temer e do Ministro Mendonça Filho.

Organizam a ocupação a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e outros movimentos sociais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Defesa possível contra a repressão que virã.

    Postar nos repositórios de vídeos em tempo real a ação brutal da PM do Geraldinho pois não podem esperar nada de bom da mídia corporativa, toda comprometida com o Golpe.

  2. Estudantes avante!

    Nossos jovens estudantes representam a última cidadela contra a ditadura instalada no Brasil pelos golpistas capitaneados por uma mídia-bandida.

    1. Líderes na Derrota

      Uma coisa muito estranha é a ausência de sindicalistas, líderes estudantis, políticos, movimentos sociais para protestos ANTES que a casa caia. Foi assim com o Golpe, foi assim com o Pré-Sal foi assim com a PEC241 vai ser assim com a Previdencia. Ou seja, DEPOIS que a casa cai aparecem os chorões de sempre convocando para protestos ,uma semana depois  tudo fica por isso mesmo. TUDO DOMINADO? É possível, e ai sugiro substituir o Ordem e Progresso na nossa bandeira por:  SALVE-SE QUEM PUDER 

  3. Mapa de indicadores fiscais

    Mapa de indicadores fiscais elaborado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) mostra o gasto do Brasil com juros da dívida pública como o terceiro maior do mundo. Enquanto se gastou 500 bilhões com os juros da dívida pública em 2015, os gastos com educação e saúde juntos não chegaram à metade disso. Essa PEC é uma encomenda do capital financeiro. Sr. Henrique Meireles é banqueiro e está defendendo seus próprios interesses.  É o estado mínimo pro pobre e máximo para os ricos.

  4. Oitenta heróis

    Oitenta heróis num país acovardado. Parabéns ao garotos que lutam contra esse governo corrupto e enterguista. Nós com o rabinho entre as pernas agradecemos.

    1. Meu caro,

      até os grandes terremotos começam com pequenos abalos e mesmo assim nunca conseguimos prever um antes que ele aconteça, pelo simples fato de que há muitos pequenos abalos não imediatamente antes do grande terremoto.

  5. Engraçado , antes de toda votaçao

    importante a grande midia solatava um monte de noticia que o Governo tinha comprado as deputados , liberado não sei quantos milhões, mas agora parece que não acontece mais nada disso.

    Sumiu essas noticias. O governo não precisa negociar mais nada , todos votam por ideologia. Impressionante.

    1. Sejamos justos.Sairam algumas

      Sejamos justos.Sairam algumas noticias sim. O fabuloso golpista mor ofereceu um almocinho para os deputados e,com sua incrível capacidade (e aparentemente popularidade para selfies),conseguiu convencer ‘a todos.

      Pelo menos foi isso que foi noticiado pela mídia porca deste país.

  6. Austeridade

    Estamos vivendo momentos turbulentos ,muito turbulentos.Onde iremos chegar ? Tudo indica que até a beira do precipicio. E depois? Nem Indiona Jones sabe. Quem é culpado de tudo isto? Só Sherlock Holmes pode descobrir.

    1. Não é quem. È o quê está por trás disso.

      Começou lá nos anos setenta sob o nome de liberalismo, prosseguiu nos noventa sob a marca da globalização e privatizações e desaguou nos anos dois mil na hegemonia do capital rentista sobre todos os setores da economia mundial quando os Bancos Centrais e os Estados nacionais perderam o controle da economia para os rentistas, banqueiros agiotas que acumularam capital suficiente para quebrar os ISTEITES em 2008 e a ZONA do Euro em 2010. O Thomas Piketty identificou e alertou sobre a formação desse monstro em 2013, mas já era tarde demais para compreender e reagir ao avanço do leviatã sobre todo o planeta.

      Ai vieram umas tais de “manadas de junho” e movimentos “Não vai ter Copa” que ajudaram os agentes do capital rentista a introduzir a infecção aqui no patropi. Por falar em “Não vai ter Copa”, onde estão aqueles revoltados contra o gasto com estádios que deveriam ser investidos em SAÚDE e EDUCAÇÃO? Onde foram parar aqueles revoltosos de ocasião, como Sininho, blacks e outros movimentos partidários casuístas?

  7. Em nome de quem?

    Veja aqui o orçamento da União de 2015

    http://www.auditoriacidada.org.br/wp-content/uploads/2013/08/grafico-2015-2.pdf

    Depois de ver este gráfico É IMPOSSÍVEL VER A PRIORIDADE COM A QUAL ESTÃO QUERENDO SUPRIMIR DIREITOS DOS CIDADÃOS COMO HONESTA!

    Numa sociedade honesta certas coisas já deveriam estarem equacionadas…

    Em quase todos lugares do mundo as empresas também têm cada vez mais parte de seus lucros advindos do sistema finaceiro e as pessoas também!

    Hoje é normal que uma empresa que produz pregos, sapatos tenham aplicação financeiras!

    Mas qual a natureza destas aplicações?

    Pelo quadro abaixo paises que porventura tenham papéis tipo “Tesouro direto que tem o Brasil”, tipo a taxa de juros do Japão, que é ZERO – NÃO ESTARIAM FATURANDO!

    Nos EUA é 0,500% e não há empresários gritando!

     Juros Chilena Banco CentralChile3,500 %3,250 %17-12-2015 Juros Sul coreana Bank of KoreaCoreia do Sul1,250 %1,500 %09-06-2016 Taxa de juros americana FEDEstados Unidos0,500 %0,250 %16-12-2015 Taxa de juros australiana RBAAustrália1,500 %1,750 %02-08-2016 Taxa de juros brasileira BACENBrasil14,250 %13,750 %30-07-2015 Taxa de juros canadense BOCCanadá0,500 %0,750 %15-07-2015 Taxa de juros Checa CNBChéquia0,050 %0,250 %01-11-2012 Taxa de juros chinesa PBCChina4,350 %4,600 %23-10-2015 Taxa de juros dinamarquesa NationalbankenDinamarca0,050 %0,200 %19-01-2015 Taxa de juros europeia BCEEuropa0,000 %0,050 %10-03-2016 Taxa de juros Húngara MNBHungria0,900 %1,050 %24-05-2016 Taxa de juros indiana RBIIndia6,250 %6,500 %04-10-2016 Taxa de juros Indonésia BIIndonésia6,500 %6,750 %16-06-2016 Taxa de juros inglesa BoEGrã-Bretanha0,250 %0,500 %04-08-2016 Taxa de juros Israelita BOIIsrael0,100 %0,250 %23-02-2015 Taxa de juros japonesa BoJJapão0,000 %0,100 %01-02-2016 Taxa de juros mexicano BanxicoMéxico4,750 %4,250 %29-09-2016 Taxa de juros Neozelandêsa RBNZNova Zelândia2,000 %2,250 %11-08-2016 Taxa de juros Norueguêsa Norges BankNoruega0,500 %0,750 %17-03-2016 Taxa de juros Polaca NBPPolónia1,500 %2,000 %04-03-2015 Taxa de juros russa CBRRússia10,000 %10,500 %16-09-2016 Taxa de juros Saudita SAMAArábia Saudita2,000 %2,500 %19-01-2009 Taxa de juros sueca RiksbankSuécia-0,500 %-0,350 %11-02-2016 Taxa de juros suíça SNBSuíça-0,750 %-0,500 %15-01-2015 Taxa de juros sul-africana SARBÁfrica do Sul7,000 %6,750 %17-03-2016 Taxa de juros turca CBRTTurquia7,500 %7,750 %24-02-2015

     

    Do jeito que estão as coisas É COMODO ficar nesta ciranda financeira!

    É só esperar passar um ano…

    Antes de cortar direitos e salários, deveria propor as soluções QUE JÁ EXISTEM PARA FINANCIAR EMPRESAS E PESSOAS EM PAISES COMO OS EUA E JAPÃO!

    Vendo o quadro de despesas, a cada ano um orçamento da saúde ou educação se transforma em juros!

    Pode vender TODAS AS ESTATAIS que não vai nem fazer as contas recuarem 1 milimetro…

    E é ai que eles querem cortar!!!

    Neste ritmo de taxa de juros só TRABALHANDO DE GRAÇA, só voltando a escravidão!

    O Brasil se ferrou e nós vamos juntos…

  8. Para quê?

    Esses estudantes estão desgarrado da realidade política. Vejamos! Ocuparam escolas no governo do psdb, resultado, o candidato do governador é eleito em primeiro turno de forma consagradora. Não conseguem conscientizar ninguém e so ajuda a repressão e a direita. 

    Perda de tempo!!!! 

    1. Tem Balta no GGN.

      Volta pra caserna oh infiltrado!! Vc errou de endereço. O seu espaço é CBN, junto com o Merdal, e não GGN!! Araponga brasileiro não encotra nem o endereço certo onde praticar as suas arapongagens.

    2. Essa geração está tentando

      Essa geração está tentando desfazer a MERDA gigantesca que a anterior fez. Os gastos sociais do Brasil vão ficar 20 anos congelados por causa dos cirandeiros que foram protestar contra Dilma e jogaram a gente nesse abismo !!

      Melhor ocupar do que ficar fumando maconha, fazendo suruba, peça sobre cú, como os cirandeirxs combativxs estão fazendo agora…

    3. Estudantes, deixem como está prá ver como é que fica

      George Vidipo, não critique se você não sabe ou não quer fazer melhor.

      E como diria Salvador Allende, os Estudantes não querem colonizar a mente de ninguém, apenas lutar contra o retrocesso.

      1. Gozação

        Você está de gozação?

        Eu estou falando sério.

        Sem brincadeiras, peço para alguém confirmar o que aconteceu.

        No link consta como proposta por Dilma. E eu me lembro bem disso.

        De lá para cá houve algum recuo da Dilma, ou o projeto continuou tramitando.

        É isso que eu quero saber.

        Quanto a você paulovi, o que você está fazendo aqui?

        Nunca te vi mais gordo.

        Não seja pegajoso.

  9. Tempo de RESISTÊNCIA !!

    Emissora de TV para furar o bloqueio dos bandidos são e continuarão sendo inviáveis .

    Então, que o povo (organizações sociais e associações de moradores) disseminem rádios clandestinas em comunidades proletárias e escancarem para o povão informações sobre a terrível situação em que se encontra o Brasil .

    Rádios clandestinas são relativamente baratas e fáceis de esconder dos repressores pró ditadura MiShell Cunha Temer de Marinhos.

  10. Coragem

    Se não fossem alguns jovens, todas as injustiças concebidas ultimamente teriam passado em branco. Onde estão todos nós que somos contra a desfaçatez deste governo golpista ?

    Acredito que estejamos escondidos, atrás das redes sociais e belos artigos, com uma série de referencias de grandes nomes da esquerda.

    Quem quer perder seu status quo ?

    Quem quer sofrer hematomas nas ruas, em combates com PMS ? 

    Quem quer mudar seu itinerario ?

    Quem quer guardar seu celular, e prestar atenção ao que realmente está acontecendo ?

    Eu votei no Lula, quero ser réu na lava jato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador