PM parte para cima de manifestantes e três são presos na Paulista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 19h30

Foto: Eduardo Figueiredo/Mídia Ninja

Jornal GGN – As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular convocaram para este domingo (11) mais um ato contra o “golpe parlamentar” que levou Michel Temer ao poder e as consequentes ameaças à democracia e aos direitos sociais conquistados nos últimos anos. O protesto começou às 14h na altura do MASP, na Avenida Paulista, e foi encerrado por volta das 19h, no Parque do Ibirapuera. Organizadores falaram em 60 mil participantes.

Por volta das 17h, ainda na Paulista, a Polícia Militar se exaltou e partiu para cima dos manifestantes. Repórter do GGN no local relatou uso de gás de pimenta. Houve necessidade de intervenção de figuras políticas como o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), o senador Lindbergh Farias (PT) e os deputados Ivan Valente (PSOL) e Paulo Teixeira (PT) para fazer a PM recuar. Um cordão humano também foi forjado para isolar a corporação dos manifestantes. 

De acordo com a página Mídia Ninja, o jovem Gabriel Simeone [foto acima], militante do MST, foi espancando na ação da Polícia Militar. “Não se sabe o paradeiro dele, que pode ter sido detido, ainda sem justificativa, pelos militares.” Os organizadores anunciaram ao microfone, no final do ato, a prisão de três pessoas durante a confusão.

Segundo a RBA, a confusão começou porque a PM sentiu-se provocada após uma fala do senador Lindbergh Farias (PT), que denunciou, junto ao deputado federal Ricardo Teixeira (PT), a repressão sofrida por manifestantes e prisões arbitrárias registradas no protesto do dia 4 de setembro à OEA (Organização dos Estados Americanos). 

“Sou autor de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para acabar com a PM. A PM é para a guerra e não para proteger o povo”, disse, provocando forte reação dos manifestantes, que gritavam “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”.

“Como o carro de som estava localizado em frente ao posto da PM, no Parque Trianon, os policiais sentiram-se provocados com os gritos e foram para cima de manifestantes empunhando cassetetes, mas o episódio foi contornado, e a passeata segue pacífica por enquanto”, publicou a RBA.

Organizadores do ato Fora Temer tentaram acalmar participantes após ataque da Polícia Militar. “Vamos seguir a manifestação. Não vamos cair na provocação. O nosso ato está incomodando porque a gente é grande”, disse uma militante pedindo Diretas Já.

Imagens: Lilian Milena/GGN

Um novo ato deve ser convocado para o próximo domingo (17).

Veja imagens do início da manifestação de hoje.

Fotos: Lilian Milena/GGN

Veja mais aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Não acabou, tem que acabar,

    “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”:

    Eu tambem acho:  nao existe pais no mundo onde existe policia militar nas ruas e paz para pobres.  Eles sao uma maquina de assassinatos de pobres, e so isso.

    Nunca foram outra coisa em qualquer pais do planeta inteiro.  Que desaparecam do Brasil e parem de infernizar os mineiros pelo menos.

    1. Exatamente. Eles nasceram da

      Exatamente. Eles nasceram da busca, e castigo aos escravos; eram chamados capitão-do-mato. E ainda hoje usam essa mesma filosofia. Ou seja: só sabem proteger os patrões da Casa-grande e espancar, torturar e matar os demais.

    2. Vale Portugal (GNR), França

      Vale Portugal (GNR), França (Gendarmerie) e Espanha (Guardia Civil)?

      Inglaterra e EUA não tem PM como as nossas, mas as polícias de lá não tão prá brincadeira…

      Acho que o furo é mais embaixo… mas só acho…

  2. Srs. E Sras. autoridades policiais:

    Srs. E Sras. autoridades policiais:

    Alguns entre Vs. Sas. devem estar achando muito boa a presença de Michel Temer na Presidência do País. Mesmo assim devemos nos lembrar do Art. 5º da Constituição Federal e respeitá-lo:

    Art. 5º

    Inciso II –  II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

    Inciso IV –  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato

    Inciso XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente

    Inciso XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar  

  3. Tribunais internacionais

    Não adianta contemporizar, a PM de São Paulo está sob a liderança de um integrante de uma fanática seita religiosa medieval. Esse desequilibrado não acredita e não sabe o verdadeiro significado da palavra democracia. Denúncia já  contra os abusos cometidos pela PM, mas a denúncia tem que ser feita NOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS.

    1. Os coxinhas puxavam o saco da

      Os coxinhas puxavam o saco da PM, cumprimentando-os e tirando selfies com eles, mas não foi por isso que foram poupados. Foram poupados porque estavam contra Dilma e a favor de Alckmin, corrupto mas blindado por seus sequazes. Não creio que a esquerda vá se fraternizar com as tropas e, mesmo, não creio que ajudaria, eles estão lá para reprimir e é isso que eles vão fazer. Por outro lado, essa palavra de ordem pelo fim da Polícia Militar acaba enfurecendo os caras que não dispõem de nenhuma informação sobre essa idéia que busca desmilitarizar a PM e reestruturar a corporação, colocando-a ao serviço da Cidadania. No calor dos acontecimentos os militantes vêem seu direito de manifestação ameaçado pela presença ostensiva da PM armada até os dentes e os PM, nervos à flor da pele, se sentem ofendidos pelo coro que prevê o seu fim. Em suma, o coro dos militantes pelo fim da polícia militarizada é uma burrice porque vai acabar acirrando seus instintos repressivos. O coro deve ser Fora Temer, contra o fim dos direitos trabalhistas, contra o fim do Sus, que falam diretamente aos PM que, queiramos ou não, são trabalhadores.

  4. A polícia militar é o que

    A polícia militar é o que sabemos que é. Mas onde está o judiciário e o MP? É evidente que a PM está violando a constituição. A quem cabe defendê-la da ação ilegal da polícia? Se o judiciário brasileiro não se dispõe a garantir a defesa da constituição e dos direitos humanos então ele deve ser denunciado nas cortes internacionais.

  5. Aqui é São Paulo, minha

    Aqui é São Paulo, minha gente! Aqui se sabe como votar, nem precisa mais, a gente elege sempre os mesmos. Um certo alcaide pensou que conhecia nossa alma e veio com algumas inovações de pista para ônibus, diminuição de velocidade de carro, abrir braços para nóias, fechar nossa Avenida para a gente andar e protestar nela, vejam só, será demitido logo, logo. Aqui é São Paulo, terra de Aloysio senador e de Aluisio promotor, de Serra e de Marta e de Geraldo governador. Nossa gloriosa polícia não gosta de rabanete e por isso não o planta. E é tão generosa que planta chumbo e borracha não para colher mas para distribuir principalmente aos jovens. Peito estufado, gritemos: Aqui é São Paulo!

     

  6. O Preço da Liberdade
    Bem que eu me lembroDa gente sentado aliNa grama do aterro, sob o solOb-observando hipócritasDisfarçados, rondando ao redor ” No woman, no cry” – Gilberto Gil

     

    Nassif: avise ao pessoal mais novo que isto é só o começo. Logo logo virá a cavalaria. Os cães pastores. Os “brucutus”.

    A central de repressão pode até ter mudado da região da Luz (ao lado da Sorocaba) para outro endereço ou da rua Tutóia. Até os métodos de tortura terão mudado. Para pior. Mas, mesmo em outras geografias, continuam atuando.

    Parece que desta vez a ordem é para não deixar “presunto”. Um banho no ácido apagará qualquer vestígio. Sem cadáver não há crime. Inventarão até que a pessoa viajou. Mandarão cartões postais para família e amigos, por um tempo, de diversos lugares do Pais.

    Portanto, avise a esse meninos que a barra é pesada. A trunculência ordenada pelos do Jaburu encontra terreno fértil junto, especialmente, a pasta da Justiça, com um ministro cujo gosto por sangue já está comprovado. Também na SSI, com outro dos ministros cujo ódio pelos movimentos populares é extremo e hereditário.  Sem esquecer que, aparentemente, as Forças Armadas, sem opção de guerra externa, não se negará a treinar uns tirinhos em seus desarmados inimigos internos.

    É triste quando soldados que juraram defender a Pátria de tiranias levantam-se em armas contra seu Povo. E se prestar ao papel de instigador de levante só para prender e torturar pessoas, protegendo um Congresso cuja composição é, segundo a grande mídia, constituida por 2/3 de criminosos e ladrões. Também um Judiciário, com maioria corrompida, a partir de sua Corte Maior, onde os 6 (seis) do Delcídio ora acobertam crimes, ora se omitem de seu mister, só para favorecer golpistas.

    Avise-os do preço, que não é pouco nem fácil, e dos riscos da Liberdade…

  7. Resisti, ó jovens, até a vitória!

     

    Já vi este filme nos tempos da minha juventude. Primeiro eles prendiam para depois julgar. Reprimiam manifestações pacíficas sob o discursos de que éramos comunistas “subversivos”. Muitos de nós foram presos ilegalmente, diante de um então STF omisso e conivente, mancomunado com uma Mídia também golpista e canalha (Gllobo e Folha). Na prisão, nós, os subersivos, éramos submetidos a torturas cruéis e desumanas, que iam desde choques elétricos até afogamentos e pancadaria, em salas de interrogatório revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos… Mas nós resistimos e vencemos. Tiramos os militares do Poder, porém deixamos a Globo, que permaneceu atuando contra a nação brasileira, embora como uma serpente em estado letárgico. O tempo passou. Fernando Collor , com o total apoio da mídia fascista, virou presidente, depois de uma campanha suja e cruel promovida pela Globo e seus congêneres contra o então candidato Luis Inácio Lula da Silva. Tempos depois, a história se repetiu. Com FHC, assistimos a mais uma campanha sórdida e vil contra Lula.  Mas Lula não desistiu, insistiu, resistiu e, em 2002, foi eleito Presidente do Brasil.  O governo tucano foi um verdadeiro desastre para o país. Fernando Henrique Cardoso (discípulo declarado de Nicolau Maquiavel) foi um governante medíocre e maquiavélico . Durante seu governo, FHC humilhou idosos aposentados a quem chamou de”vagabundos”, ofendeu trabalhadores com palavras vexatórias, usou da força e da violência para impor sua política despótica, desprezou as classes menos favorecidas e, em função do seu descaso em combater os problemas sociais mais emergentes, aumentou o número de miseráveis no país, alastrou-se a miséria, muitos morreram de fome, outros viveram dias de agonia, ainda outros passaram a viver em completo estado de penúria e desolação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Amigo de banqueiros, ricos e potentados, FHC excluiu o pobre e privilegiou o rico. Talvez isso explique a rsua ejeição e intensa repulsa de 80% dos cidadãos brasileiros ao final do seu governo desastroso, arbitrário e despótico.   Com o Lula, a classe média aumentou seu poder de compra, milhões saíram da linha da pobreza, foram gerados milhões de empregos, enfim, Lula dirigiu seu governo para as classes menos favorecidas, até então, excluídas por FHC; criou programas sociais, investiu em todos os campos da economia, levando o Brasil a figurar entre as dez maiores economias do Planeta. Lula fez muito, em 8 anos. Talvez isso explique porque seu governo foi aprovado como ótimo por 80% dos brasileiros, considerado por muitos como o maior estadista do Brasil. O sucesso do governo Lula causou indignação às elites político-jurídico-midiáticas. Por essa razão, Lula passou a ser ainda mais perseguido, implacavelmente perseguido pelo PIG, mas resistiu, insistiu, triunfou. Como poderia a Globo destruir um homem apontado, naqueles dias, pelas maiores mídias do planeta, como “a personalidade mais influente do mundo’ (Revista Time); “A personalidade do ano” (Jornal francês “Le Monde”); ou ainda: “Governo Lula, a 5ª melhor iniciativa mundial de Combate à corrupção” (na avaliação da ONU); os Estados Unidos atribuiram ao governo Lula o posto de “8º governo mais transparente do mundo”; etc. Foram tantos os elogios da mídia e das instituições democráticas internacionais ao Lula que dariam pra encher umas dez páginas deste blogue.  A aprovação do presidente Lula foi fantástica: 80,5% do povo julgaram ótimo o seu governo. Isso fez despertar aquela serpente venenosa que, até ali, hibernava. Então, as elites fascistas, como animais raivosos a expelir seu babo de ódio pelos cantos da boca, movidos por sua aversão doentia aos pobres, começarama a uivar contra o Lula, depois contra a Dilma, até finalmente perceberem que não poderiam vencê-los nas urnas… Então, passaram a tramar o Golpe… E numa trama sórdida e brutal, urdida pelas forças políticas derrotadas no último pleito, mancomundas com a Mída fascista, em conluio com setores do Ministério Público, da Justiça e da PF, conseguiram arrancar do Poder uma presidenta eleita legitimamente por maioria de votos.   A história se repete e, mais uma vez, promove-se um Golpe de Estado em nosso país. Mas os Golpes são efêmeros. E assim como outrora lutamos contra um  governo militar usurpador, e o vencemos, a lição que fica é: Resisti, ó jovens, e a vitória virá naturalmente.

     

     

  8. foi dito Amém ao Golpe do impeachment, agora é só ignorância…

     …”Não é por acaso que, segundo estudos da socióloga norte-americana Kathryn Sikkink, o Brasil é o único país na América Latina no qual tortura-se mais hoje do que na época da ditadura militar. É porque aqui a imprensa e a classe política dão carta branca para a polícia agir da maneira como convier na defesa dos interesses do seu partido. Sim, não se enganem pois a polícia tem partido. Enquanto o sr. Alexandre Frota e o coral gospel “Jesus ama Ustra e seus amigos” entoam o hino Escola sem Partido, alguém deveria começar por exigir uma Polícia sem partido.”…

    …”Enquanto isto, o Ministério Público, especialmente o de São Paulo, nem cogitava agir a fim de enquadrar o uso da força do braço armado do Estado. O que não era de se estranhar, já que o governador do nosso cafezal, assim como outros governadores pelo país, aplaudiam enquanto seus soldados matavam oito manifestantes, feriam 837 e prendiam 2.608 só em 2013 (dados da ONG Artigo 19). Em outros lugares do mundo, isto seria descrito como uma carnificina. No Brasil, é defesa da ordem.”…

    …”Então vieram as manifestações pelo impeachment e o milagre aconteceu: uma polícia ordeira, catracas abertas para manifestantes passarem gratuitamente, confraternização entre a polícia e as senhoras com sua nostalgia por “intervenção militar”. Em troca a PM fazia o milagre da multiplicação e anunciava ter 500 mil manifestantes em um espaço no qual só cabiam 200 mil. Mas como lembra a foto de Herzog, verossimilhança não é o forte da corporação.”…

    …”Michel Miguel, ao tomar de assalto a república, prometeu ao país a “pacificação”. Na sua novilíngua isto significa: bomba, bala e “cadeia preventiva”. A imprensa pode, pela enésima vez, insuflar o espantalho dos black blocs e auxiliar o governo em sua luta desesperada por não cair. Mesmo esta Folha publicou um editorial no qual eles eram comparados a fascistas exatamente um dia depois da estudante Deborah Fabri ter perdido um olho por ação da polícia. Não houve o mesmo tom de indignação com o segundo fato, nem com o fato de um tenente-coronel ter descrito essa violência inaceitável com um singelo: “quem planta rabanete, colhe rabanete”.”

    …”Mas se estivermos realmente interessados em não violência a primeira coisa a fazer é ter uma crítica implacável da violência da polícia, de suas práticas primárias de provocação e de seu comprometimento político-partidário. “

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2016/09/1811376-a-arma-mais-forte-sera-nao-cooperacao-com-o-governo-e-nao-violencia.shtml 

    1. Prezado Marcos Antônio.

      (…) e quando as pessoas se revoltam contra o GOLPE são PRESAS!

      – “nós” deveríamos ter ido para as ruas “antes” de agora, protestar contra a destituição da Presidenta Dilma!

      Agora é tarde! “Inês é morta”!

      Não sabemos o que nos espera!

      1. “vieram as manifestações pelo impeachment e o milagre aconteceu”

        “Desde os tempos mais remotos da humanidade, a tática da provocação e da infiltração é utilizada para desqualificar quem contesta o poder. Foi assim em Roma, na Babilônia e nas manifestações de 2013. Vimos inúmeras vezes em que a polícia provocava, jogando bombas em manifestações até então pacíficas, infiltrando-se, atirando a esmo. Ou seja, a função da polícia brasileira não era garantir a ordem, mas produzir e gerenciar a desordem. Produzir imagens de terror para minar o apoio popular às manifestações. Enquanto isto, o Ministério Público, especialmente o de São Paulo, nem cogitava agir a fim de enquadrar o uso da força do braço armado do Estado. O que não era de se estranhar, já que o governador do nosso cafezal, assim como outros governadores pelo país, aplaudiam enquanto seus soldados matavam oito manifestantes, feriam 837 e prendiam 2.608 só em 2013 (dados da ONG Artigo 19). Em outros lugares do mundo, isto seria descrito como uma carnificina. No Brasil, é defesa da ordem.

        Então vieram as manifestações pelo impeachment e o milagre aconteceu: uma polícia ordeira, catracas abertas para manifestantes passarem gratuitamente, confraternização entre a polícia e as senhoras com sua nostalgia por “intervenção militar”. Em troca a PM fazia o milagre da multiplicação e anunciava ter 500 mil manifestantes em um espaço no qual só cabiam 200 mil. Mas como lembra a foto de Herzog, verossimilhança não é o forte da corporação. “

        http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2016/09/1811376-a-arma-mais-forte-sera-nao-cooperacao-com-o-governo-e-nao-violencia.shtml 

      2. Nós FOMOS.Eles deram o golpe

        Nós FOMOS.
        Eles deram o golpe apesar de.
        Mas NÓS FOMOS.

        Se alguém não foi, não acuse os outros que ESTAVAM “pastando” nas ruas, tantos de seus dias e noite desde o ano passado!

  9. “Cada época tem sua imagem.

    “Cada época tem sua imagem.  Há momentos nos quais a essência de tempos históricos determinados encontra sua figura sensível. A ditadura militar teve, por exemplo, a figuração precisa de sua barbárie bruta na foto de Vladimir Herzog enforcado em uma cela , com os joelhos dobrados quase no chão. Demonstrava-se, de forma grotesca, o descaso com qualquer princípio elementar de verossimilhança. Isto é essência mesma de um estado policial: um regime no qual você deve acreditar que alguém morreu enforcado, mesmo que sua foto demonstre exatamente o contrário.”…

    …”Michel Miguel, ao tomar de assalto a república, prometeu ao país a “pacificação”. Na sua novilíngua isto significa: bomba, bala e “cadeia preventiva”. A imprensa pode, pela enésima vez, insuflar o espantalho dos black blocs e auxiliar o governo em sua luta desesperada por não cair. Mesmo esta Folha publicou um editorial no qual eles eram comparados a fascistas exatamente um dia depois da estudante Deborah Fabri ter perdido um olho por ação da polícia. Não houve o mesmo tom de indignação com o segundo fato, nem com o fato de um tenente-coronel ter descrito essa violência inaceitável com um singelo: “quem planta rabanete, colhe rabanete”.”…

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2016/09/1811376-a-arma-mais-forte-sera-nao-cooperacao-com-o-governo-e-nao-violencia.shtml 

    1. Essa imagem ilustra

      Essa imagem ilustra perfeitamente a incompetência das suas forças policiais e repressoras… Somente um completo imbecil acharia que seria possível uma pessoa se enforcar quando bastaria ela ficar de pé para evitar o fim, enforcamento só é possível quando não há como o envolvido voltar atrás.

  10. Quando a esmola é demais…

    A PM só espancou e prendeu UM jovem hoje e ouviu apelos de petistas? Foi muito boazinha!

    Acho que o PSDB já começou a abandonar o barco do golpista pra dar uma cassetada nele…

    1. Não te esqueças de que, psdb

      Não te esqueças de que, psdb é uma sigla de egos corrruptos, que de tempos em tempos se bicam.

      Mas o chumbo grosso, reservam ao povo.

  11. Creio que o rapaz que está na

    Creio que o rapaz que está na fotografia principal da matéria, sentado entre os amáveis PMs com a cabeça machucada, não foi detido. Depois da confusão eu acho que o vi passando em frente ao vão do MASP segurando um pano na cabeça, havia sangue na cabeça, que escorreu para o pescoço. Na medida do possível, parecia estar “inteiro”. Se não era o rapaz da foto, foi alguém muito parecido que recebeu tratamento diferenciado da PM do PSDB.

  12. Gente, o portal precisa
    Gente, o portal precisa checar o que aconteceu a esse rapaz, o Simeonne. Fiquei preocupado! Nao havia nenhum membro do ministério público no local?

  13. Sentiram-se provocados?

    “os policiais sentiram-se provocados com os gritos e foram para cima de manifestantes empunhando cassetetes”

     

    Como assim, “sentiram-se provocados”?

    Essa é a explicação oficial da PM para o início do confronto?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador