1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel

Alessandro Penezzi, Daniel Sá, Daniel Wolff, James Corrêa, Marcello Caminha, Marco Pereira, Neuro Jr. e Thiago Colombo lançam neste sábado, dia 12/12, às 19h, 1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel.

1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel

Como notas de um acorde, oito violonistas somam seus talentos para realizar algo maior: um ato solidário em benefício de Lucio Yanel.

Trata-se de um vídeo com o objetivo de angariar recursos para auxiliá-lo no tratamento e na alimentação especial de sua esposa, que está em uma séria condição de saúde. O material, que permanecerá com acesso gratuito durante 45 dias, traz cada um dos participantes tocando uma música em homenagem ao Lucio e um depoimento onde relatam a importância do músico argentino na construção de um jeito de tocar violão e no desenvolvimento de um estilo fundamentado e fundamental para o folclore musical que o Sul do Brasil, Argentina e Uruguai têm em comum.

Os oito violonistas são nomes consagrados nas suas áreas de atuação e, embora vários deles não atuem com folclore, externam o quanto apreciam a forma criativa e pessoal das interpretações do Lucio Yanel e a sua importância na construção do estilo do violão brasileiro e latino-americano.

Lucio Yanel, violonista, compositor, intérprete e folclorista, já levou a sua música por vários países da Europa, América do Sul, Estados Unidos e Rússia e participou de incontáveis discos produzidos no RS, com destaque para diversos discos de Jayme Caetano Braum, Gilberto Monteiro, Renato Borghetti, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo e Luiz Carlos Borges.

Além dos espetáculos, ao lado dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, Lucio Yanel também colaborou com Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarrago Ross, importantes nomes da música argentina que constituem a base da música folclórica latino-americana.

Leia também:  Homenagem aos profissionais de Enfermagem, por Luciano Hortencio

O Prêmio Açorianos, promovido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, elegeu como “melhor do ano” os trabalhos de Lucio Yanel em três edições e, em 2016, prestou-lhe uma merecida homenagem com uma Menção Especial por seus relevantes serviços prestados à música gaúcha. Com a mesma intenção, de reconhecimento pela enorme contribuição que o violão de Lucio Yanel prestou à musica rio-grandense, a Assembleia Legislativa concedeu-lhe, em 2005, a comenda Negrinho do Pastoreio, como Destaque Cultural do Mercosul.

Alessandro Penezzi, Daniel Sá, Daniel Wolff, James Corrêa, Marcello Caminha, Marco Pereira, Neuro Jr. e Thiago Colombo lançam neste sábado, dia 12/12, às 19h, 1º Violão entre Amigos – reunidos por Lucio Yanel.

Acesse o canal do YouTube do Lucio Yanel neste sábado, curta o encontro e contribua.

Colabore já, compartilhando essa divulgação ou realizando o depósito na conta abaixo:

Banco Banrisul (041)

Agência: 0185

Conta: 35.093695.0-6

CPF: 003.420.938-78

Nome: Federico Nelson Giles

Edição de vídeo: Rafael Roso Berlezi
Produção e edição de áudio: Pedrinho Figueiredo

Apoio: EXP Transmídia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

3 comentários

  1. Esse cara é uma lenda…o CTGs deveriam ajudá-lo..Ele melhorou a musicalidade gaúcha..Nos aproximou da latinidade

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome