Clássica Roda do Sambastião grava DVD no Rio, por Augusto Diniz

Clássica Roda do Sambastião grava DVD no Rio, por Augusto Diniz

Neste sábado (19/1), um dia antes de São Sebastião, a roda de samba que homenageia o padroeiro da cidade do Rio, a do Sambastião, grava DVD ao vivo, com a participação do cantor e compositor André da Mata. O evento, como sempre, acontecerá na Praça do Russel (oficialmente tem o nome de Praça Luís de Camões), na Glória, a partir das 15h – mais detalhes aqui.

A Roda do Sambastião, que se realiza uma vez por mês aos sábados, teve início em 2012 após promessa atendida feita a São Sebastião por um de seus integrantes – a Praça do Russel, destaca-se, tem um monumento a São Sebastião. O projeto é apadrinhado pelo cantor Ataulpho Alves Junior, que foi também morador da Rua do Russel, via que margeia a praça.

A Roda de Sambastião possui um repertório de sambas históricos e autorais, e vários grandes sambistas já se apresentaram por lá. O grupo é formado por Márcio Ricardo (violão 7 cordas), Paulinho Bandolim (bandolim solo), Leandro Henrique (banjo), Marcelo Paxu (cuída e voz), Adilson Fumaça (surdo), Rafael Chaves (pandeiro e percussão geral), Emerson Lopes (tantã e voz), Marcos Santos (cavaco e voz) e Mariana Ribeiro (voz).

Marcelo Paxu e Paulinho Bandolim já possuem trabalhos gravados – este último venceu o concurso de samba-enredo nos anos de 2010, 2015 e 2016 na Mangueira, e é fundador do grupo de samba e choro Café Brasil.

O grupo Sambastião já havia gravado anteriormente um DVD da roda. Agora, nesta nova gravação, pelo menos sete sambas autorais de membros do grupo devem ser registrados.

Mariana Ribeiro, cantora da roda de voz potente e afinada, explica que André da Mata está participando do DVD por ser muito próximo do grupo.

“Em seu trabalho, André traz uma linda canção ‘Meu pai é Rei’ em homenagem ao nosso padroeiro São Sebastião, no sincretismo Oxóssi, e outras que exaltam nossos orixás e protetores”, afirma ela. “Essa é uma vertente do samba que muito fala ao coração de todos do Sambastião. Momento em que nosso canto e musicalidade viram reza. Por todas essas afinidades é um grande prazer para o Sambastião tê-lo como convidado”.

Os eventos da Roda do Sambastião é mais um samba de rua, que tem frequência maior no centro da cidade (Pedra do Sal, Largo da Prainha, Praça Tiradentes, Feira do Lavradio, Rua do Ouvidor). “Esses sambas são muito importantes para a cultura do Rio”, cita.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador