Mestre Vieira, do Maranhão

Antônio Vieira, o Mestre Vieira, tem poucos vídeos no Youtube, mas achei um com ele interpretando algumas de suas composições.

Mestre Vieira

Fez mais de 300 composições entre sambas, valsas, boleros e ritmos regionais maranhenses como o carimbó e o baralho. Durante muito tempo mesclou a carreira de compositor amador com as atividades de comerciante, sargento do exército e funcionário público. Nos anos 1950, compôs um jingle para o guaraná Jesus que ficou bastante conhecido na cidade de São Luís, devido a sua divulgação em rádios locais. Na década de 1960, participou de diversos grupos vocais de São Luís. Em 1988, participou do LP Pregões de São Luís, produzido pelo compositor Lopes Bórgea com pregões entoados pelos vendedores ambulantes da capital maranhense.

Suas músicas “Tem quem queira” e “Cocada” foram gravadas pela cantora Rita Ribeiro. Em 1998, a música “Cocada” recebeu uma indicação ao Prêmio Sharp.

Seu primeiro CD, O Samba É Bom, foi lançado em 2002 e contou com as participações especiais de Elza Soares, Sivuca, Zeca Baleiro e de João Pedro Borges entre outros. Destacaram-se nesse CD, que foi indicado ao Prêmio Sharp, as músicas “Mulata bonita”, “Marin pescador”, “Ingredientes do samba” e “Samba é bom”. Ainda em 2002, apresentou-se no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro acompanhado de Zeca Baleiro, seu padrinho artístico.

Em 2004, apresentou-se no Rio de Janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil dentro da série Brasil de Todos os Sambas acompanhado dos conterrâneos César Teixeira e Rita Ribeiro e pela carioca Teresa Cristina. No mesmo ano, teve toda sua vida e obra apresentada por ele mesmo ao violão em caixa com um vídeo, dois livros e 18 CDs lançados pela Companhia Vale do Rio Doce, como brinde de fim de ano. Um dos discos da caixa, Ao Som dos Ritmos do Maranhão” foi lançado comercialmente. Também em 2004, fez participação especial na novela Da Cor do Pecado, da TV Globo, que contou com duas composições suas na trilha sonora: “Tem quem queira” e “Banho de cheiro”. Em 2006, apresentou-se no programa Sr. Brasil, na TV Cultura de São Paulo, onde deu entrevista e cantou diversos sucessos de sua autoria. Na oportunidade totalizou a 4ª participação em programas apresentados por Rolando Boldrin, um de seus admiradores, inclusive o “Som Brasil”, levado ao anos anos 1980 e 90, pela TVE.

http://www.dicionariompb.com.br/mestre-vieira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome