O contratenor Alfred Deller

Alfred Deller, o contratenor inglês, estaria completando hoje 99 anos. Dono de uma voz  aguda, capaz de nuances e dinâmicas  extremas, Deller foi o responsável pelo retorno da tradição dos contratenores no século 20.

Atuando como membro  e solista dos corais das Catedrais de Canterbury e Saint Paul, Deller  se tornou conhecido na Inglaterra após gravar uma série de programas para a rádio BBC, onde interpretou  canções de compositores ingleses dos séculos 17 e 18 como John Downland, John Blow, Thomas Morley, Henry Purcell e outros.

A importância de Alfred Deller não se restringe ao resgate da figura do contratenor no cenário musical. Ele e David Munrow, através de intensas pesquisas,  reavivaram a maneira de interpretar a música  medieval, renascentista e barroca utilizando cópias fiéis dos instrumentos destes períodos e seus  diferentes sistemas de afinação.

Em 1948, Alfred fundou o Deller Consort, grupo vocal voltado à pesquisa e execução da música antiga, tendo com um de seus membros seu filho Mark Deller, que também cantava como contratenor. Conta-se  uma estória de uma senhora francesa que, após ouvir Deller cantar, disse: “O senhor é eunuquo (eunuco)” – ao que Deller respondeu: “Eu acho que a senhora quis dizer “unique (único)”. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador