Aquiles Rique Reis
Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.
[email protected]

O que Nana Caymmi tem de melhor, por Aquiles Rique Reis

Ter um produtor capaz e constante é outro de seus acertos. Conhecer arranjadores que privilegiem a sonoridade instrumental mais adequada ao seu timbre de voz é mais uma qualidade sua.

O que Nana Caymmi tem de melhor

por Aquiles Rique Reis

Cada novo CD de Nana causa enorme expectativa nos futuros ouvintes. O melhor dela é sua voz e a emoção de seu cantar. Boas divisões rítmicas estão entre seus predicados. Sua afinação empolga, tal o tamanho da impressionante perfeição. Selecionar repertório de acordo com sua personalidade marcante é a sua 25praia. Ter um produtor capaz e constante é outro de seus acertos. Conhecer arranjadores que privilegiem a sonoridade instrumental mais adequada ao seu timbre de voz é mais uma qualidade sua.

Outra de suas melhores virtudes é evitar o banal, buscando o que fuja do “já ouvi algo parecido”. Desde sempre Nana possui tais atributos e deles faz uso a partir de sólidos objetivos musicais. Simples assim.

Nana é puro coração, puro sentimento. Para gravar seu mais recente álbum, Nana Caymmi canta Tito Madi (Biscoito Fino), ela reuniu as suas melhores características, convocou seu produtor de fé, José Milton, e, dentre alguns outros poucos e geniais arranjadores, escolheu duas feras: Dori Caymmi e Cristóvão Bastos – dois especialistas quando se trata de emoldurar a voz de Nana com a ternura impressa nos sambas-canções e “sofrências” do saudoso compositor e cantor Tito Madi.

Desde meados dos anos 1950 até início dos anos 1960, com voz aveludada, Madi comovia os ouvintes radiofônicos – ora suavizando, ora ampliando dores de amores correspondidos e despedidas doloridas. Sabe-se que em 1976 Claudette Soares homenageou Tito Madi, gravando um LP só com suas músicas. Sabe-se também que outro grande intérprete, o saudoso Emílio Santiago, morreu sem conseguir concluir o tributo ao cantor e compositor paulistano.

Foi então que Nana assumiu a responsabilidade de seguir em frente, ao mesmo tempo realizando um antigo desejo seu e dando sequência ao sonho de seu querido amigo – tão prematuramente interrompido.

Das onze composições do CD, dez são de Madi (uma em parceria com George Henry) e uma é de Ribamar, Victor Freire e Esdras Pereira da Silva.

“Chove Lá Fora” (TM) tem arranjo e violão de Dori Caymmi. Com arregimentação enxuta – Itamar Assiere (piano), Jorge Helder (baixo), Jurim Moreira (batera) e Yura Ranevsky (cello) –, a beleza da voz de Nana se apresenta numa das mais íntegras interpretações do clássico. Meu Deus!

“Carinho e Amor” (TM) tem arranjo e piano de Cristóvão Bastos. Contando com João Lyra (violão), Jorge Helder (baixo), Jurim Moreira (batera), Zé Leal (ganzá e tamborim) e Dirceu Leite (clarinete), a suavidade da música só faz brilhar com a voz de Nana.

“Sonho e Saudade”, “Graças a Deus Você Voltou” e “Gauchinha Bem Querer” expõem a paixão que Tito Madi despertava com sua alma popular. Para cantá-las, Nana Caymmi se vale de firmeza no ataque às notas e de uma respiração que lhe permite alongá-las sem prejuízo à afinação.

Nana Caymmi canta Tito Madi tem encantos só expostos a quem os ouve com amor. Com voz privilegiada, Nana expõe o seu encanto mais terno, suave… ouvi-la cantar é um privilégio.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente? Tem tanta cantora boa no Brasil que eu deixo a Nana Caymmi para apreciação dos bolsominions. Não quero nem saber. E se for para ouvir uma cantora de voz grave ouço Nina Simone e Clementina de Jesus. Mulheres que conquistaram espaço não pelo sobrenome mas pelo talento e trabalho.
    Bolsominion? Estou limando até os artistas. A luta civilizatória desse país tem que ser em todas as frentes.

  2. O que ela tem de melhor, na minha opinião, é o ex-marido, Gilberto Gil. Li que foram casados. Acho as interpretações dela muito chatas, sinceramente.

  3. Nana bolsonarizou. Duvido que Dorival Caymmi amigo de Jorge Amado veria com bons olhos o que Nana anda falando tanto de Bolsonaro, como alguém que vai melhorar o futuro da nação; quanto fazendo coro com os bolsominions que atacam Chico, Gil e Caetano. Pode fazer dupla com Toquinho.

  4. Nem sou fã da Nana como cantora, acho ela um tanto quanto enfadonha. Mil vezes escutar Maysa ou Dolores Duran. Mas calada é uma poetisa…

  5. Nossa… Mais uma que sucumbiu ao Fascismo… Nojenta!

    Verifiquei várias vezes para ter certeza que não era uma notícia falsa… O Palavreado me fez desconsiderar qualquer talento dessa pessoa… Quem diria que qualidade musical também é construção social e esta senhora me faz ter nojo ao ouvir a voz dela agora… Fazer o que, agora sabemos que o Brasil tá nu: um país de minoria racista, autoritária privilegiada que se contenta em ser cachorrinho dos EUA, entregando o país e suas riquezas e odiando o povo… Por isso Bolsonaro e Moro são endeusados por esta gente, mantém o tabuleiro como sempre foi! Sem cotistas, sem segurança alimentar e com mucamas baratas para as roupas da casa grande lavar!

  6. Há pessoas cuja voz cantante nunca nos cansam os ouvidos.
    Esse encantamento vai até o momento em que elas falam.
    Depois de sua fala a gente resolve se continua ouvindo o canto ou se desencanta.
    Foi assim comigo quando fui pessoalmente comprar na mão de um cantor famoso um de seus discos.
    Sua grosseria afetou sobremaneira a predileção que nutria por sua bela voz.
    As vibrações desafinaram e não tenho mais prazer em ouvi-lo
    Sobre Naná, ouço falar que bolsonarizou.
    Prá mim é indiferente, eis que nunca contou com a minha predileção.

  7. Andrea Santos cincirdo com você! Ela é uma intérprete maravilhosa, é indiscutível!!!!
    Política a parte, afinal vivemos em um país democrático.

  8. Andrea Santos concordo com você! Ela é uma intérprete maravilhosa, é indiscutível!!!!
    Política a parte, afinal vivemos em um país democrático.

  9. O que Me Chocou não foi o Apoio ao Bolsonaro, e sim ter Falado Mal da Própria Sobrinha. Que Arrogância e Empáfia, sendo que Nem ela e os Irmãos IMITARAM o Pai Dorival. Cada um Trilhou o seu Próprio Caminho, e Sinceramente Nana Caymmi pra mim a escutei em trilhas de novelas e minisséries. Nenhum de seus discos se tornou Histórico e Nunca Mudou Sequer Uma Vírgula da Música Brasileira. Ela gosta de ópera (Nada Contra), porque ela não tem um Vozeirão não que isso seja ruim. Eu Prefiro a Minha Pouca Educação do que a dela. Deprimente Fim de Carreira pra uma pessoa com uma Carreira de Prestígio que ela possui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador