Aplicativo reúne roteiros turísticos “autênticos” nas 12 cidades-sede

Jornal GGN – Quem é morador de uma cidade turística, em geral, conhece guias ou dicas de passeios que nem sempre fazem parte dos roteiros tradicionais de agências de viagens ou guias de turismo. É comum que turistas em visita pela primeira vez a uma cidade, principalmente do exterior, acabem seguindo o padrão, seja por segurança ou por desconhecimento de passeios alternativos. Mas um aplicativo lançado para a Copa do Mundo quer justamente apresentar as rotas alternativas a turistas nacionais e estrangeiros nas 12 cidades-sede do mundial.

O Passaporte Verde, uma iniciativa do governo federal, traz mais de 60 roteiros que têm a proposta de criar “experiências autênticas” em viagens de lazer ou negócio. As rotas são, em muitos casos, dos arredores das 12 cidades-sede da Copa, visando alternativas sustentáveis. Entre os exemplos estão subir no Corcovado, no Rio de Janeiro, por meio de uma trilha pela Mata Atlântica com saída do Parque Lage. Ou ainda visitar comunidades ribeirinhas nas margens do Rio Negro, em Manaus.

O aplicativo inclui ainda informações sobre como conhecer o Morro da Conceição, importante ponto cultural de Recife. A ideia é incentivar maior proximidade com a natureza, a degustação da culinária local e o contato com culturas tradicionais. O app é bilíngue (português e inglês) e informa ainda dicas para tornar viagens de lazer ou negócio menos impactantes ao meio ambiente o destino escolhido. A ferramenta está disponível para Android e iOS.

Apesar do foco do aplicativo à Copa, no momento, a iniciativa Passaporte Verde foi criada em 2008, em parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de outros parceiros. O governo já considera a iniciativa um sucesso, por ter chegado a países como Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador