Canonical anuncia fim do serviço de nuvem “Ubuntu One”

Jornal GGN – A Canonical, empresa desenvolvedora da distribuição Linux de maior sucesso mundial, o Ubuntu, confirmou nesta quarta-feira (9) o fim do serviço de armazenamento em nuvem que vinha integrado ao sistema operacional. O “Ubuntu One” será encerrado oficialmente no dia 1° de junho, mas alguns serviços atrelados, como o de compra de músicas e mesmo a compra de espaço pago (o serviço tinha, por padrão, um limite de uso gratuito de 5GB) já estão encerrados.

O anúncio foi feito feito por e-mail aos usuários do sistema operacional, mas a empresa já havia adiantado o fim do Ubuntu One. Depois da data de encerramento do serviço, os usuários terão dois meses para copiar todo o conteúdo pessoal da nuvem. Após o dia 31 de julho, tudo o que estiver na conta dos usuários será perdido. Aos clientes que possuem serviço de assinatura ativo, a Canonical esclareceu que o valor correspondente ao tempo que ainda resta será reembolsado.
Na mensagem de e-mail, enviada aos usuários brasileiros por volta de 17h (hora de Brasília), a empresa não deu muitos detalhes sobre os motivos que levaram ao encerramento do serviço, mas pediu desculpas aos usuários e agradeceu ao retorno e entusiasmo dos clientes usuários do Ubuntu. A Canonical pediu ainda que os usuários do sistema operacional, que é gratuito, continuem a dar retorno sobre os serviços prestados pela empresa.

“Nós sabemos que você contava com o Ubuntu One, e pedimos desculpas pelo inconveniente que o fechamento [do serviço] possa causar. Nós sempre fomos inspirados pelo suporte, feedback e entusiasmo de nossos usuários e queremos agradecer pelo apoio que você demostrou ao Ubuntu One. Esperamos que você possa continuar a nos apoiar para juntos trazermos uma experiência revolucionária para novos dispositivos”.

Apesar de não dar detalhes sobre o fim do Ubuntu One, especialistas afirmam que o encerramento do serviço aconteceu porque a empresa estava tendo prejuízos. Outras plataformas de armazenamento em nuvem costumam oferecer 25GB e até 50GB gratuitos, e muitos usuários não se sentiam atraídos pelo pouco espaço. Assim, o suporte necessário para manter servidores para poucos usuários não valeria o custo.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cade o Ubuntu 14.04 LTS?

    Com o fim do XP a Canonical está perdendo uma bela oportunidade “migre pro Ubuntu 14 Long Term Service” e sem trocar de computador rode 5 anos de atualizaçoes…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador