Computador de mesa ainda é o campeão de acesso à internet

Jornal GGN – A mais recente pesquisa feita por uma empresa especializada em internet para avaliar as estatísticas de acesso e os hábitos dos internautas brasileiros nas redes sociais mostrou que, atualmente, mais da metade dos usuários – 53,9% – usam smartphones como pontos de acesso. Mas o dado ainda é inferior em relação a outros dispositivos, como computadores de mesa, notebooks e tablets – todos mais usados pela maioria dos internautas brasileiros como fontes preferenciais de acesso à grande rede.

Apesar da variedade de dispositivos capazes de se conectar à internet, que surgiram nos últimos anos, o grande campeão entre os internautas continua sendo o velho computador de mesa: 74,6% dos internautas mantêm o hábito de acessar a internet e as redes sociais principalmente por computadores tradicionais. O segundo mais usado é o notebook, com 65,7% dos acessos e os tablets, com 61,8%, vêm em terceiro. Todos os usuários ouvidos pela pesquisa acessam a rede por mais de um ou por todos os dispositivos – o estudo levou em conta os mais usados.

O tempo de acesso foi outra variável da pesquisa. A maioria dos internautas – 54% – acessa a grande rede durante menos de 30 horas por semana, quanto 34,8% a utilizam por mais de 40 horas semanais. Em relação ao tempo de uso, 55,1% dos usuários de smartphones passam até dez horas por semana conectados. Já 46,5% dos usuários de tablets passam até 20 horas semanais conectados à internet por meio do dispositivo.

Redes sociais e hábitos comuns

A rede social mais utilizada continua sendo o Facebook, sendo que 81,6% dos internautas afirmam que essa é a mais usada por eles. A pesquisa apontou ainda que a rede social do Google, o Google+, e a voltada aos profissionais, o LinkedIn, são as duas com maior destaque nos últimos meses, com grande adesão por parte dos usuários. No entanto, se considerados números brutos, o Instagram – rede social voltada ao compartilhamento de fotos – é a grande vencedora em crescimento, com 22% de adesões nos três meses que antecederam a pesquisa.

Outro comportamento comum dos internautas, detectado na pesquisa, é o hábito de assistir à TV enquanto navegam pela internet: 71,1% dos internautas declararam fazer isso frequentemente. Já 50,5% deles ouvem rádio enquanto navegam. A pesquisa apontou que o uso simultâneo de internet e outros meios – como TV e rádio – têm crescido a cada ano.

Acompanhar perfis de empresas, produtos e serviços é outro comportamento típico do internauta brasileiro, mas que varia segundo a necessidade. Enquanto 66,9% fazem esse tipo de acompanhamento como forma de contato (quarto canal mais utilizado), 93,3% curtem páginas de empresas para saber novidades ou, ainda, apoiar as marcas de que gostam. A pesquisa foi feita e divulgada pela empresa E.life.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Smartphone pra smart ainda faltam séculos

      Concordo. Hoje em dia os celulares possuem um poder computacional invejável (desempenho, capacidade etc) mas os sistemas operacionais deles (Android, iOS e cia) ainda são muito limitados, no caso do iOS é pior por ser a mais perversa caixa preta já criada pelo homem (embora não seja tão difícil modificá-lo em muitos aspectos).

      Mas fique esperto amigo, quem usa Windows não está livre da espionagem não, muito pelo contrário. Até seu navegador de internet, independente de qual for, te espiona vorazmente. Quer privacidade? Bom, infelizmente a NSA já sabe bastante coisa sobre você nesse exato momento… (na verdade não sabe, mas no dia em que ela procurar sobre você vai achar muita coisa)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador