Site de revista científica fecha sessão de comentários porque “são ruins para a ciência”

Jornal GGN – A revista científica Popular Science decidiu fechar as sessões de comentários para novas reportagens, de acordo com anúncio feito por Suzanne LaBarre, editora da publicação. O motivo, segundo os editores, é que alguns comentários feitos nas reportagens de cunho científico são revoltados e agressivos o suficiente para diminuir a credibilidade dos artigos. Ainda que sejam uma minoria em relação a todos os comentários feitos, as participações negativas dos leitores têm poder de atrair mais atenção da comunidade do que o próprio teor do artigo publicado.

Para a revista, esses comentários estão “prejudicando a comunidade científica” e “podem ser ruins para a ciência”. Os editores ainda citaram estudos que comprovariam que interações negativas realmente têm papel desarticulador em torno do debate, além de desmotivar as interações inteligentes e interessadas em discutir os assuntos tratados pelas reportagens científicas. De acordo com a revista, comentários feitos anteriormente pelos internautas serão mantidos.

A decisão da Popular Science pode representar algum tipo de tendência. Recentemente, outra publicação científica, a Boing Boing, fechou sua sessão de comentários e passou a receber interações dos internautas em um fórum exclusivo, e não mais imediatamente atreladas aos artigos publicados. No caso da Popular Science, os editores argumentam que muitas das participações têm motivações políticas e que assuntos variados – como evolução e mudanças climáticas – são abordados por alguns internautas como certezas absolutas, de modo que as interações seriam “um reflexo grotesco da cultura da mídia”, dizem os editores.

Editores de outras publicações, contudo, como Matthew Ingram, do GigaOm, não concordam com a decisão da Popular Science. Para ele, a medida adotada pela revista em fechar as sessões de comentários representa uma ideia “errada e triste”. Mas os responsáveis pela decisão afirmam que a revista ainda manterá seu feedback nas redes sociais, principalmente nos canais mantidos no Facebook e Twitter, além dos chats ao vivo. A revista não descarta abrir os comentários em artigos específicos, desde que o tema propicie “discussões vigorosas e inteligentes”.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As minorias

     As minorias citadas são principalmente criacionistas e negacionistas do aquecimento global.

    Eles criam suas próprias “explicações” para os fenômenos e opiniões diferentes das deles são atribuídas a “teorias de comspiração” com objetivos escusos (objetivos escusos do ponto de vista deles, claro).

    São uns malas.

    1. Nao ponha tomates e sacos de lixo na mesma categoria…

      Ah, Edson. Criacionistas sao religiosos ignorantes, que de Ciência nao entendem nada. Mas você nao pode dizer o mesmo de todos os que negam o aquecimento global antropogênico (que nao negam na verdade o aquecimento, mas sim o fato dele ser causado pelos homens…). Nao tenho posiçao nessa questao, porque nao tenho conhecimento suficiente para ter, mas sei que há muitos cientistas que discordam do caráter antropogênico do aquecimento global, e que usam argumentos científicos para negá-lo. Nao dá para comparar com criacionistas… 

      1. aquecimento antropogenico

        Mais de 98% dos artigos cientificos no mundo acerca do clima corroboram com o aquecimento antropogenico. Os poucos artigos cientificos revisados pelos pares que negam o aquecimento antropogenico não mereceram repercursão nem mesmo entre os negacionistas. O mundo ainda continua aguardando algum artigo negacionista que mereça maior atenção. Além da retórica os negacionistas apresentaram muito pouco em termos cientificos.  

        1. Maioria não é critério de
          Maioria não é critério de verdade. Se fosse, a ciência jamais teria logrado superar os dogmas praticamente unânimes que enfrentou e superou ao longo dos séculos.

          1. São Pedro

            Meu caro, não se faz ciência nos dias atuais sem um modelo testável, experimentável´, segundo Karl Popper, falseável. O que a esmagadora maioria dos cientistas está afirmando é que não é possível fazer um modelo  climático sem levar em conta a contribuição humana. Os negacionistas além de não apresentar modelo – que funcione melhor que os atuais –  se limitam a repetir que é tudo incontrolável, incomensurável. Ora, se não somos capazes de criar modelos climáticos, vamos dar as mãos e vamos todos para igreja orar pela misericórdia de São Pedro.

          2. Exagero
            Tal como Analu, não tenho posição firmada sobre o tema por falta de conhecimentos aprofundados. Mas é um exagero afirmar que quem nega o aquecimento global antropogênico se limita a dizer que tudo é incontrolável e incomensurável. Os “contra” enfrentam um rolo compressor fortíssimo com dados e argumentos que me parecem bastante racionais e respeitáveis. Admiro sua coragem intelectual. A divergência é saudável e estranho muito as desqualificações violentas feitas conta eles, muitas vezes (como neste caso) com base em afirmações carentes de veracidade. O frequente recurso a estes expedientes “marotos” de desqualificação e os ares de donos da verdade dos aquecimentistas são causas suficientes para minhas desconfianças quanto às idéias deles.

          3. não quis ser arrogante

             

            Desculpe se pareci arrogante, na verdade minha atitude é de humildade ao reconhecer que não tenho condições de rebater as afirmações de praticamente toda comunidade cientifica que afirma o aquecimento antropogenico. O ultimo relatório do IPCC afirma que a certeza é de 95%. Procuro me manter atualizado sobre o tema e confesso que até hoje li não argumentos negacionistas que agreguem conhecimento ao tema. Apenas as teorias conspiratórias e argumentos inconclusivos. Sou cético, mas não um cético inercial.

          4. Aquecimento Global Antropogênico?

            Prezado, um dos principais argumentos contra essa tese não é o da impossibilidade de medir ou comparar as informações. É a de que o MODELO MATEMÁTICO do IPCC é furado.

            Esta semana pesquisadores brasileiros demonstraram que existe um buraco maior do que o da camada de ozônio nesse modelo. Ele atribui às emissões de N2O (200 vezes mais prejudicial do que o CO2) humano-originadas o percentual de 3% do total de emissões totais desse gas, baseados em modelos de criação da pecuária americana e européia, de confinamento e uso de ração industrial. Acontece que, no Brasil, com rebanho de mais de 200 milhões de cabeças, 85% do gado é criado em pasto, gerando uma emissão de cerca de 25% do total.

            Não faz muito tempo, o cientista-chefe da equipe do IPCC deu entrevista na imprensa britânica admitindo que alteraram parâmetros no modelo estatístico, para que as previsões apresentassem resultados mais próximos dos previstos pelo modelo téorico. A entrevista foi a propósito de as previsões feitas pelo IPCC no início dos anos 2000 estarem, sistematicamente, acima dos resultados reais coletados. Aparentemente, o aquecimento sofreu uma pausa nos últimos cinco anos, com variações muito menores do que previa o modelo do Painel.

            A grande questão que se coloca é a da falta de dados suficientes para gerar um modelo estatístico confiável de longo prazo. É sabido que a Revolução Industrial coincidiu com o fim de um período de frio intenso, iniciado no fim dos anos 1500. Também se sabe que no século 19 houve pelo menos uma supererupção vulcânica, do Krakatoa, que lançou volumes inimagináveis de gases e cinzas na atmosfera, com efeitos climáticos poderosos sentidos em todo o mundo. Com um planeta de 4,5 bilhões de anos, cujo clima é sabidamente mutável, contar com dados efetivos de apenas os últimos 200-300 anos, é muito pouco. Para se ter uma idéia, a amostra corresponde a 0,0000000666 do total. Com uma amostra assim, a margem de erro se torna muito considerável para se fazer qualquer afirmação peremptória.

            O aquecimento pode ser antropogênico? PODE. Mas isso não é o mesmo que É.

          5. olá xará

             

            olá xará, também levo Godinho no nome.

            “Não faz muito tempo, o cientista-chefe da equipe do IPCC deu entrevista na imprensa britânica admitindo que alteraram parâmetros no modelo estatístico, para que as previsões apresentassem resultados mais próximos dos previstos pelo modelo téorico.”

            Não entendi bem está frase. Existe um modelo teórico que faz previsões melhor que o estatístico ? Se sim, acho ótimo. Que o IPCC faça ajustes nos parâmetros para tornar o modelo matemático o mais próximo possível dos valores medidos, considero alentador.

            Sei bem de que os modelos matemáticos computacionais ainda são insipientes para previsões de longo prazo, mas o jogo da ciência é este. Criam-se os melhores modelos possíveis, o melhor leva. Daí, como querem os negacionistas, afirmar que existe uma conspiração mundial vai uma longa distância.

            Quanto ao aquecimento antropogêncio, os cientistas afirmam que a certeza é de 95%. Entendo que para chegar a este resultado são necessárias análises estatísticas complexas. Não estou em condição de refutar esta afirmação. 

          6. Amigo, aí vc misturou

            Amigo, aí vc misturou assuntos.

            Uma coisa é aquecimento. Outra é o BURACO na camada de ozônio que há na antártida e sobre o atlantico sul na costa BRASILEIRA.

    2. Eles criam suas próprias

      Eles criam suas próprias “explicações” para os fenômenos e opiniões diferentes das deles são atribuídas a “teorias de comspiração” com objetivos escusos (objetivos escusos do ponto de vista deles, claro).

       

      mas comentarios não são justamente para se colocar a opinião das pessoas?  além do que, se não aceita opinião divergente não deve mesmo abrir para comentarios! o interessante que somente os outros tem objetivos escusos, por exemplo, aqui criticar a irritabilidade do Barbosa jamais será considerado como um um objetivo escurso de denegrir o responsavel pelas condenações do mensalão,  já se criticar o Lewandowisk e compactuar com a PIG.  Os valores não fluidos, e a critica livre, faze-las qualquer um pode, aceita-las poucos conseguem!  nos blogs nenhum consegue, nem Noblat, nem Nassif, nem RA, nem PHA etc etc.  Todos sem exceção praticam a censura opinativa!  

  2. Reflexo do pig

    evolução e mudanças climáticas – são abordados por alguns internautas como certezas absolutas, de modo que as interações seriam “um reflexo grotesco da cultura da mídia”, dizem os editores.

    Cultura da mídia grotesca. Termo interessante. Melhor dizer emburrecimento, não  é mesmo Augusto Nunes, Jabor, Rinaldão…

  3. O dogma é f…

    Existem campos na ciência que se transformaram. O debate e o confronto de idéias tornaram-se heresias. Os sacerdotes do consenso aferraram-se aos dogmas… Como não demonstraram empiricamente o que afirmaram, principalmente em:

    A) teoria da evolução darwiniana

    B) aquecimento global antropogênico

    Passaram a evitar qualquer discussão, afinal sabem que por mais provas “circunstanciais” que apresentarem elas serão absoluta e totalmente insuficiente para corroborarem as suas afirmações. Podem atacar e ridicularizar os que estão no outro campo, mas jamais demonstraram que os outros estão errados…

    O principal argumento científico tornou-se o da autoridade… ridículos

     

    1. desculpe a sinceridade mas

      desculpe a sinceridade mas esse teu comentario é uma boa mostra de porque os comentarios são quase sempre perda de tempo para que os le

    2. Obscurantismo

      Tentar deslegitimar teses científicas apelando para o mero frenesi denuncista tem um nome da tradição intelectual do Ocidente. Chama-se obscurantismo.

    3. “Passaram a evitar qualquer

      “Passaram a evitar qualquer discussão, afinal sabem que por mais provas “circunstanciais” que apresentarem elas serão absoluta e totalmente insuficiente para corroborarem as suas afirmações.”

       

      Ora, se as provas fossem absoluta e totalmente suficientes, então não seria ciência, meu caro. Você está confundindo as disciplinas. A questão é outra: acho que Lakatos chegou bem ao ponto nos seus conceitos de programas de pesquisa e núcleo duro: http://plato.stanford.edu/entries/rationality-historicist/#ResProNovPre

  4. “America owns, America

    “America owns, America wins/Comes in bottles, packets, tins/Blinds our eyes, fills our ears/It’s been our soul for twenty years…”

  5. Boa Noticia
    Em geral os

    Boa Noticia

    Em geral os comentarios em todos os blogs são ruins e muito pouco acrescentam quando naõ irritam. Mesmo aqui onde predominam os temas gerais a leitura da maioria dos comentarios é pura perda de tempo. Predominam os “chatos de galocha” querendo impor suas idiosicrasias. Há tempos que deixei de ler a maior parte dos comentarios para não perder tempo. As materias bem selecionadas ja bastam. Quando sinto que a abordagem do blog não satisfaz procuro outros endereços. É a grande vantagem da Internet. as opções quase sempre estão ai a disposição de quem as procura.

  6. Nassif, a notícia tem um

    Nassif, a notícia tem um ‘furo’.

    O Boingboing não é uma publicação científica, e sim um blog, numa linha parecida com a da Wired.

    Boing Boing is the web’s favorite zine devoted to the weird, wonderful and wicked things to be found in technology and culture. Fonte: http://boingboing.net/about

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador