Fones que tocam silêncio

Provavelmente nunca houve na história da humanidade um momento no qual a música fosse tão disseminada. Temos mp3 players, discos de graça via internet e trilhas sonoras em vários lugares – de shopping centers a elevadores. Mas será que realmente conseguimos ouvir música hoje em dia?

Suponha que você saia com um iPod nas ruas de São Paulo. O ruído de fundo é tão alto – trânsito, conversas etc.- , que geralmente escuta um arremedo de vocal e bateria, ou o que estiver mais alto na mixagem. Para contornar a situação, muitos tentam aumentar o volume a níveis perigosos. Acabam criando mais um zumbido, desta vez produzido pelo próprio corpo, o tinitus.

Como resolver isso? Usando os fones canceladores de ruído. Eles têm microprocessadores que captam os barulhos do ambiente e emitem ondas sonoras com padrões inversos a eles. Isso faz com que as ondas “cancelem” umas às outras, dando a sensação de ausência de ruído.

No Brasil, praticamente só é possível encontrar os modelos da marca Coby (a partir de R$ 110) e, com sorte e dinheiro, os mais profissionais da Seinnheiser (que podem chegar a custar R$ 2 mil!). No site Amazon, você acha de outros fabricantes, com preços mais variados.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador