Mais dicas para lidar com e-mails

1. Defina horários para checar e-mails. Não verifique sua caixa postal compulsivamente. Desligue os notificadores. Defina horários que sejam adequados à sua rotina. Eu venho me disciplinando para checá-los 3 vezes ao dia. Mais que isso é exagero. Percebi que as urgências que me chegam por e-mail nem sempre são tão cruciais assim. A maioria pode esperar um pouco.

2. Não deixe que sua primeira atividade do dia seja checar e-mails. Isso geralmente leva à dispersão e perda de tempo. Primeiro olhe sua agenda, lista de tarefas e projetos. Defina quais são suas prioridades do dia e em seguida veja se os e-mails mudaram alguma coisa nelas. Se não, ótimo. Se mudaram, foque-se em atualizar suas prioridades.

3. Defina poucas contas, mas separadas por temas. Eu tenho uma para listas, newsletters, spams e assessorias de imprensa em geral, uma para família e amigos VIPs, uma para o Magaiver e outra para o trabalho. Assim, quando estou “na firma”, tento não ver coisas pessoais e vice-versa.

4. Use melhor os webmails. Aos poucos tenho abandonado os clientes instaláveis (Outlook, Thunderbird) e usado apenas webmails. Os sistemas de busca são melhores. Além disso, são mais práticos para quem usa mais de um computador.

No meu caso, os webmails me forçam a separar melhor as tarefas. Tenho todas as contas configuradas no Thunderbird. E estava muito acostumado a checar todas as caixas postais de uma só vez, dispersando minha atenção. Claro, eu poderia olhar só uma das contas. Mas não consegui cortar o antigo hábito. Então preferi “mudar de ambiente”, para criar novos costumes.

Voltaremos ao assunto, com dicas mais profundas. Nem todos os leitores do Magaiver são geeks e usuários de sites de produtividade pessoal. Então, como o blog não tem nem um mês de vida, é importante partir das dicas mais básicas. Se você lê em inglês e quer saber mais, siga as dicas do 43 Folders.

Mais sobre e-mails no Magaiver

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador