Demanda por crédito empresarial sobe 2,3% em julho

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – As empresas aumentaram sua busca por crédito em 2,3% durante o mês de julho em relação ao apurado no mesmo mês de 2012, segundo pesquisa da consultoria Serasa Experian. Este foi o segundo aumento interanual consecutivo apresentado pelo índice – o crescimento registrado em junho frente ao ano passado foi de 0,6%.

Com este resultado, a demanda das empresas por crédito reduziu a queda no acumulado deste ano de 2013, passando de uma variação negativa de -4,7% (janeiro a junho e 2013) para -3,7% (janeiro a agosto de 2013). Na comparação com junho de 2013, a demanda das empresas por crédito subiu 9,7%, mas o resultado foi impactado pela maior quantidade de dias úteis em julho frente a junho deste ano (23 contra 20).

O maior crescimento na demanda das empresas por crédito foi verificado nas grandes empresas, cuja alta foi de 17,4% frente ao mesmo mês do ano passado. O desempenho entre as médias empresas foi 1,3% superior ao verificado em julho do ano passado, ao passo que a busca por crédito entre as micro e pequenas empresas foi 2,2% superior na comparação com o mesmo mês de 2012.

No acumulado do ano, as grandes empresas estão exibindo o melhor desempenho em termos de demanda por crédito, com um acréscimo de 18,4% frente ao mesmo período do ano passado. O crescimento registrado entre as médias empresas é mais modesto, com 5,6%. Por outro lado, o período de janeiro a julho de 2013 registra queda de 4,4% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

Em termos setoriais, as empresas industriais puxaram a busca por crédito, com um crescimento de 8,4%. Já as empresas de serviços expandiram a sua busca por crédito em 3,3% ao passo que o crescimento entre as empresas comerciais foi de 0,9%. No acumulado os primeiros sete meses de 2013, todos os setores econômicos ainda exibem recuos nas suas demandas por crédito: -6,2% nas empresas comerciais; -4,2% nas empresas industriais e -0,3% nas empresas de serviços.

As empresas das regiões Nordeste e Norte, com altas de 3,6% e de 3%, exibiram os melhores desempenhos em termos de demanda por crédito na comparação com julho. Em seguida, aparecerem as empresas da região Sudeste com alta de 2,3% e, por fim e empatadas com altas de 1,5%, vieram as empresas das regiões Sul e Centro-Oeste. Por oturo lado, o comparativo anual mostra redução em todas as regiões, com destaque para a variação de -5,9% na região Sul.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os crescimentos mais expressivos das demandas das grandes e das médias empresas por crédito neste ano de 2013 “são decorrentes de um ambiente externo ainda difícil para captações externas e de um mercado de capitais com pouco apetite ao risco, fazendo direcionar as necessidades de financiamento destas empresas às linhas oferecidas pela rede bancária doméstica”. O patamar mais desvalorizado do câmbio também pode ter exercido algum impacto sobre a demanda de crédito pelas companhias que atuam no segmento industrial

Além disso, o patamar relativamente mais desvalorizado da taxa de câmbio, que parece ter se consolidado ao longo dos últimos meses, pode estar influenciando positivamente a busca por crédito por parte das empresas industriais, tendo em vista os ganhos de competitividade obtidos.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador