A classe média convicta da herança de dona Marisa, por J. Carlos de Assis

A classe média convicta da herança de dona Marisa

por J. Carlos de Assis

Estava na sala de espera de uma médica no Rio quando minha mulher e eu iniciamos uma agradável conversa política com uma senhora aparentando 60 anos e com jeito de classe média alta. Falamos, naturalmente, sobre a profunda crise econômica, política e moral em que vivemos e sobre a responsabilidade que os políticos em geral, segundo ela, tinham a esse respeito. Notei que ela não fazia nenhuma distinção: eram todos os políticos. Todos ladrões sem exceção. A crise se devia exclusivamente a isso, o roubo dos políticos ladrões.

Tentei dar um curso mais qualificado à discussão mas não adiantou. Ao contrário, ela veio com uma verdadeira bomba: Dona Marisa, mulher de Lula, deixou uma verdadeira  fortuna como herança. Perguntei como soube disso. Afinal, dona Marisa era uma primeira-dama discreta, incapaz de se meter em qualquer trapalhada. Ela não esclareceu a acusação, mas prosseguiu com um nível tal de convicção que me perguntei quantos milhares de pessoas, se ela tivesse acesso à internet,  seria capaz de influir.

Fala-se em fake news. Mas esse é o caso típico de fake boatos: é o segundo nível da fofoca, um nível acima da fofoca que é apenas uma distorção da verdade. Já a fofoca de segundo nível não tem base nenhuma de plausibilidade. É mentira pura. E isso entra pela casa das pessoas sem qualquer  controle já que existe uma predisposição para aceitar o uso de instrumentos de informação “modernos” colocados à mão de todos os cidadão capazes de operar um computador ou um telefone celular. A rigor, não há remédio contra isso.

Note-se que a política brasileira tem sido manipulada secularmente por meio de notícias falsas. De memória, lembro do Plano Cohen, escrito por um capitão integralista denunciando um suposto programa de tomada do poder pelos comunistas nos anos 30; e da Carta Brandi, um suposto plano, nos anos 50, tramado desde a Argentina para transformar o Brasil numa república sindicalista. Mentiras absolutas, esses foram fake boatos que ocuparam o centro da política brasileira em sua época, aceitos por muitos como verdades.

O fato é que não é a mentira, em si, que dá curso ao boato, mas o ambiente criado em larga escala em torno dela que promove sua aceitação. Veja o noticiário econômico da TV Globo: é construído principalmente por fake news. Quem não tem experiência jornalística não é capaz de entender o grau de manipulação a que está sujeito. O noticiário econômico de tevê é montado não por fatos, mas em torno de uma tema central decidido pelos editores, não pelos repórteres. O repórter apenas compõe o quadro na direção determinada pelo editor.

Tome por exemplo uma informação que circula pela manhã sobre o crescimento do PIB: o comentarista Sardenberg dirá que o aumento de 1% é um indicador de recuperação da “confiança” na economia por parte do empresariado. Um repórter entrará no jogo mostrando que uma empresa no interior paulista produziu mais do que no ano anterior, sinalizando a recuperação do mercado. A idéia geral, de cuja difusão participam outros repórteres e comentaristas, é que a economia está efetivamente se recuperando.

Se fossem honestos diriam que o aumento de 1% do PIB no primeiro mês do ano é extremamente pífio quando se compara com a contração de 7,6% em 2016 e 2017. A informação franca diria que não há fundamento estatístico para dizer que estamos em recuperação. Entretanto, é preciso criar o ambiente segundo o qual a economia  está entrando nos eixos pois, do contrário, alguém poderia começar a pensar que, no final das contas, o impeachment de Dilma Rousseff foi uma estupidez.

O mesmo ocorre com o desemprego. A Globo esconde que o trabalho informal, depois da famosa reforma trabalhista que ela apoiou ardentemente, ultrapassou no último mês o número do trabalho formal. Também esconde, quando fala sobre uma pequena baixa do desemprego, sobre o aumento vertiginoso do subemprego. São legítimas fake news escondidas no noticiário factual criando um ambiente de promoção de mentira. Nesse ambiente, é natural que uma senhora de classe média elegante tenha tanta certeza de que dona Marisa deixou uma imensa herança.

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A classe média sempre busca um bode expiatório

    A classe média sempre busca um bode expiatório para a sua proletarização. Afinal, a classe média não pode subir e se cair, ela se arrebenta.

  2. As velhas revistas da VEJA

    As velhas revistas da VEJA que ficam à disposição dos pacientes nas salas de espera dos consultórios de médicos e dentistas deram uma grande contribuição para esse ódio ao PT.

    Toda vez que eu tinha que esperar alguma consulta médica, notava a presença destas revistas com reportagem de CAPA demonizando  alguém do PT, geralmente Lula ou Dilma. É quase impossível aguardar o atendimento sem folhear uma destas revistas.

     

     

     

  3. Prezado Assis

    O que segue já o disse para outras situações, mas acredito que se aplique também neste caso:

    A ignorância não é um privilégio, é um Dom.

  4. Esse foi o trabalho de

    Esse foi o trabalho de formiguinha a partir do governo LULA pelas CBN’s, programas de “humor(?)” e Veja’s da vida…

    Obsereve quando contam uma piada sobre o LULA e veja quantos riem, sejam pobres ou ricos!

    O discurso e o fake news do golpeador entranhou na sociedade!

    Os espíritos mais fracos, com menor conhecimento e valores críticos, o absorveram…

    O tempo desfaz isso…

    Mas, enquanto isso o golpeador e seu batalhão se tornarão cada dia mais ricos a custa dos impostos e juros!

    Nascer em país de trouxas que quer bancar o esperto, o antenado, dá nisso…

  5. Sem contar que o 1% do pib

    Sem contar que o 1% do pib tem a ver com o agropecuária. Então o reporter deveria ir numa criação de gado, inves de numa fábrica. Mas aí complica porque o Tio Sam mandou a Globo/lava a jato acabar com a concorrência dos fazendeiros americanos.

    E quanto ao subemprego, voce poder estar sendo injusto, caro Assis. Lá na rua onde trabalho está cheio de “burro sem rabo”, aqueles caras que ficam carregando lixo, entulho nas suas carroças sem tração animal. Não seriam eles “pequenos empreendedores”? Daí desse “empreendimento” não pode aparecer um “Trump sem rabo”? Meritrocracia?

    Fake News, caro Assis, ou no popular, fofoca, é normal, sempre houve. Diziam que o JK tinha cobertura na Viera Souto e que Brizola era dona de metade do Uruguai.

    O problema é que agora as instituições da república são fake news. Judiciário, MP, PF, governo, parlamento e mídia, claro. Nada neles é verdadeiro, é tudo fake. Mas as consequências para o povo brasileiro não tem nada de fake. Esse que é o trágico de todo esse fake

  6. Imagine, amigo, se em lugar

    Imagine, amigo, se em lugar de um consultório médico de classe média, você estivesse na fila do SUS, ou em qualquer conversa de esquina, em bairro de pobre, como o que eu moro, aqui em Salvador.

    O que você escutaria deixaria no chinelo essa senhora com quem você se deparou.

  7. É o zap, Assis, é o zap

    A classe média, tanto faz se alta, média, baixa ou remediada, informa-se, religiosamente, pelos malditos grupinhos do zap, notadamente os grupinhos de família. Qualquer, mas qualquer bobagem mesmo por mais estúpida, ganha atributos de verdade e convicção absolutas. 

  8. Depois, quando digo que a

    Depois, quando digo que a classe média é saturada de asnos tem gente que acha ruim, mas vou fazer o quê se é verdade?

    Ela é composta esmagadoramente por pessoas telemidiotizadas pela Globo: pensam como a Globo quer, comem o que a Globo manda; respiram quando a Globo deixa; criam os filhos de acordo com qua a Globo sugere; odeiam, sentem, amam e se emococinam com o que a Globo quer que assim o façam; vão ao banheiro quando tem comercial na Globo. Também deitam, rolam e se fingem de mortas quando a Globo ordena.

    Muitos negam. Dizem odiar a Globo, mas é bobagem porque agem completamente de acordo com as ordens da Globo. 

    Nunca tiveram o poder de pensar. Isso é privilégios pra poucos. São tão primitivos que conseguem, no máximo, ser bichinos de estimação da Globo.

    1. É o que sempre digo, há

      É o que sempre digo, há vários anos, muito antes dos governos do PT eu já havia notado que nossa sociedade é totalmente moldada pelo padrão globo de picaretagem. Mas dizem que sou louco, meus amigos, parentes, até minha esposa, rs. 

  9. Classe Mérdia idiota

    Essa sujeita deve ser do naipe de um advogado que acha que os pobres são pobres porque geram muitos filhos e que, portanto, se ele fosse uma autoridade, ele estabeleceria que os pobres só poderiam ter, no máximo, dois filhos.

    Existe um grande número de casais que não tem filhos e são pobres mesmo assim.

    Os ricos são ricos porque têm poucos filhos, ou eles têm poucos filhos porque são ricos?

  10. E desse pibosta de 1% 0,7% veio do agronegócio

    Devido a dinãmica normal e das chuvas na hora certa.

    O resto é resto . E pior ! Os 0,2% da Indústria foi devido ao Pr-essa  descoberto por ula , o pai do préssal ,pois, se Lula não fosse eleito a Petrobrás  não teria a liberdade de exploração ce organização de seu corpo funcional. A liberdade de investir na exploração e a recuperação do seu corpo funcional e de seu centro de desemvolvimento resultou na descoberta da maior jazida dos últimos 30 anos  .

  11. Caro Nassif
    A classe média,

    Caro Nassif

    A classe média, já tem um histórico de masmorra medieval, eu evito conversar sobre vários temas, senão me sinto no período de caça às bruxas.

    É muito preconceito, muita ignorância acumulada, muita insensibiladade social.

    Adorariam a volta da liteira, do chicote,  em nome da superioridade, que eles se acham.

    A também falo para alguns deles, que considerando os critérios deles, eu sou um pacote completo para ir para o inferno. Ainda bem.

    Saudações

  12. Culpa de quem?

    pois é, tudo isso é lamentável, mas não podemos esquecer a responsabilidade da sociedade organizada, sobretudo a parte que se organizou dentro dos partidos de esquerda..

    Há muitos anos, mais de 10, que eu falo para os caras sobre a necessidade da criação de um exército digital..

    .. o exército digital hoje, é mais importante do que o exército real, com armas..

    Eu milito dentro de um partido de esquerda..

    .. faço parte de um grupo que discute tecnologia..

    .. mesmo assim, repetindo esse mantra a anos, ultimamente insistindo quase que toda semana, eu não consigo implantar uma rede de militantes..

    .. “eles” não deixam..

    Sabe porque?

    Porque o exército digital dominaria o partido e acabaria com a pelegada que está incrustada nas esquerdas em geral.

    Então, quem são os grandes culpados pela ignorância que grassa na sociedade?

  13. O marqueteiro do PT tem que desfazer isso

    Tenho vários colegas de trabalho da mesma idade e + velhos que adoram falar sobre os crimes do Lula e as decisões da justiça contra ele.

    Mas, o que me incomada é espontaneamente falarem que o Lula viajou c/ malas de $$$ não declarada (não sei se é uma história da Veja ou istoé). E ignorarem o Cerveró dizendo que pagou US$ 100Mi propina pro filho do FHC (folha).

    Já vi algumas vez o Manhattan Connection (tinha dica boa de NY e é bom saber o que os milhões de coxinhas pensam), e uma vez vi o Mainardi implorar p/ que entregassem pra ele a conta do Lula na Suíça.

    Pois, saiu que a conta é do Joesley, nunca foi do Lula ou Dilma, e ninguem mostra esta mentira. Desmascarada, só foi ignorada.

    *Com menos petistas filiados e eleitos, este pode ser o último horário político com tempo relevante.

  14. Ontem tive uma reunião de

    Ontem tive uma reunião de condomínio com os moradores do edifício onde moro, seis apartamentos apenas. Fiquei assustado com o nível de pânico deles com relação à violência, o síndico quer colocar até sensores com laser (algo assim), câmeras pra todo lado (já temos várias), alarmes e o escambau. Moro há 13 anos aqui, todos são coxinhas, obviamente, mas em tempos anteriores não havia tanta preocupação com segurança como agora. Eles não falam mais nada de política como antes quando adoravam malhar o PT mas todos concordaram que a coisa está feia, só não fazem idéia porque, ou talvez façam, mas têm medo de falar.

     

    1. boa lembrança.

      Pela descrição que faz as pessoas me lembrei das reuniões que participei no meu antigo prédio.

      Tudo coxinha, todos eles anti-pt, um conhecimento de politica primário.

      Ouvintes de CBN e Globonews e se acham esclarecidos.

      Participar essas reuniões era um verdadeiro suplício.

      Preferia trabalhar sem receber horas extras. Ou ir a velório.

  15. Isso é fichinha diante do que

    Isso é fichinha diante do que eu ouvi sobre a morte de D. Marisa

     

    Na ZAPlandia tem gente que acredita de D. Marina NÃO morreu, que estaria viva em algum resort de alto luxo escondida, vivendo da fortuna roubada, e que a divulgação de sua morte foi um golpe de marketing para livrar Lula da prisao e aumentar sua popularidade para eleição.

    Esse é o nível que existe é nível de mentalidade de nossa classe merdia.

  16. Macaco quando fala…

    É louvável que o doutor José Carlos de Assis comente esse tipo de aberração cognitiva vivida pela classe média. Isso não é novidade, mas o que espanta, atualmente, é o grau a que o problema chegou.

    Mas o doutor parece esquecer, ou pretende nos fazer esquecer, de que apoiou a candidatura à prefeitura da Mui Sofrida São Sebastião do Rio de Janeiro, em 2016, do traidor da confiança da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, o atual Prefeito Universal do Reino de Deus. O apoio ao traidor se deu, cabe frisar, depois de consumada a traição. Portanto, indiretamente, o doutor JCA apoiou o Golpe de 2016.

    Golpe este que está em curso, agora tomando um caráter nitidamente militar, que tem oprimido as comunidades pobres da Mui Sofrida. Opressão esta, vejam os leitores, também apoiada pelo doutor JCA (https://jornalggn.com.br/noticia/conflito-entre-o-alto-comando-do-exercito-e-o-comando-de-meirelles-por-j-carlos-de-assis).

    Portanto, cabe perguntar, o que espera o doutor JCA dos cidadãos da classe média carioca, que apoiou sordidamente o Golpe de 2016 e vem apoiando a opressão militar, se ele também contribuiu indiretamente para a consecução do Golpe e apoia suas ações de opressão? Por que, então, se mostra surpresa? Trata-se de um comportamento, no mínimo, hipócrita, ainda mais quando se diz surpreso com a estupidez de representantes da classe média.

    O doutor JCA é um mais um desses velhos representantes da nossa “intelectualidade” que tem um belo discurso para iludir incautos e uma prática absolutamente oposta. Cabe-nos denunciar esse tipo de ilusionista.

    Assim, muito cuidado com os textos desse doutor!

  17. Veja aí, doutor

    Veja aí, doutor JCA, no que está dando seu apoio ao traidor da presidenta Dilma Rousseff, depois de cometido o ato de traição, e à militarização do Golpe de 2016.

    https://web.facebook.com/Penhanews/videos/599183527092566/

    Recomende também, doutor, aos incautos que moram fora da Mui Sofrida São Sebastião, a aceitação do mesmo tipo de opressão a que estão sendo submetidos os moradores de comunidades pobres aqui.

    Vamos lá, doutor, coragem!

    Não se acovarde!

    Mais tarde, terá pretexto para se dizer arrependido.

     

  18. Se fosse só a “senhora de

    Se fosse só a “senhora de classe média elegante” estava bom. O problema é que esse tipo de aceitação de boatos existe até entre magistrados e procuradores. Eu já cheguei à conclusão de que Sérgio Moro não é um homem do mal. É simplesmente um cidadão comum, extremamente culto, mas que acredita que pra condenar Lula não precisa de provas. Ele, e muitas pessoas boas e cultas que conhecemos, médicos, advogados, engenheiros, escritores. Todos adeptos de uma espécie de crença. É como uma religião. Não é por mal…

    1. Não se engane

      O próprio autor, de certa forma, também pensa dessa forma elitista. Mas, de forma esquizofrênica, ou por motivos de análise de custo/benefício aplicada a sua sobrevivência, de sua pena sai o oposto.

      Mas a prática, como não me canso de expor, é inteiramente outra.

      O doutor apoiou indiretamente o Golpe de 2016, ao manifestar-se a favor da candidatura de um traidor depois de consumado o ato de traição e também da opressão militar na Mui Sofrida, a chamada intervenção federal.

      Os acontecimentos de ontem na Vila Kennedy deve tê-lo levado ao delírio, ao ver-se convergir a opressão municipal (do Reino de Deus) e a opressão militar federal.

      Depois, fatura-se o arrependimento.

  19. Ha han ! Agora tá explicado

    Ha han ! Agora tá explicado de onde vem os 50 milhões para pagar Sepúlveda Pertence ! ( Aposto todo o dinheiro que Eduardo Cunha não tem na Suiça que alguém vai dizer o mesmo que eu, a sério).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador