A difícil convivência com aqueles pautados pela grande mídia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Da impossível amizade de um esquerdista com um coxinha

por Alan Souza

Resposta ao post Protesto de apartamento ou carnaval de rua? de Wagner Iglecias

É impossível para quem é de esquerda, como eu, manter amizade de qualquer nível com um coxinha. No máximo vai rolar um coleguismo, se a convivência de trabalho assim impuser, ou uma cordialidade padrão, no caso dos vizinhos. Mas proximidade real, amizade, isso se tornou impossível.

Tive e tenho amigos coxinhas. Dos que ainda tenho, hoje tomei a decisão de me afastar. Coxinhas mentem, mistificam, enganam e com seu papo melífluo escorado na nossa mídia igualmente mentirosa acabam por arrastar para suas indignações aqueles que mais ganharam com os governos do PT – os pobres.

No meu trabalho está sendo assim. A indignação seletiva dos coxinhas contaminou diversos terceirizados, pessoas pobres que sobrevivem com um salário de 900, 1000 reais por mês. Essas pessoas estão convencidas pelo discurso dos coxinhas, de que tudo está uma desgraça e o país era melhor com FHC. Estagiários que estudam graças ao FIES odeiam os governos do PT. Terceirizados que podem viajar e comprar um carro usado graças à estabilidade na economia acham que eram mais felizes quando estavam desempregados, no governo FHC. Servidores de nível fundamental, que estão podendo comprar uma casa pelo Minha Casa Minha Vida, acham melhor quando pagavcam aluguel. E por aí vai.

Coxinhas mentem – todos – e contaminam com suas mentiras. E não recuam nem diante da verdade. Uma dessas pessoas de quem me afastarei insiste em dizer que o roubo na Petrobrás foi de 88 bilhões, pois foi isso que a própria Petrobrás reconheceu em seu balanço. E por mais que eu mostre as petições do Janot falam em 1 bilhão, que o TCU fala em cerca de 1 bilhão e o juiz Moro não fala em nada, continua a sustentar isso. Por mais que eu argumente que se isso fosse verdade Janot utilizaria isso, o juiz Moro utilizaria isso, a pessoa sustenta a mentira. E diz que o Janot está cooptado pelos petistas e o juiz Moro com medo…

E aí eu chego à conclusão: não mentem por desconhecimento. Os coxinhas sabem que a corrupção na Petrobrás não foi de 88 bilhões, eles insistem em repetir isso por mau-caratismo mesmo. É por defeito moral, o mesmo de onde nasce a indignação seletiva. É pra enganar e cooptar incautos. Ainda que pra isso eles precisem ensinar esses incautos a amar o que os levará à miséria novamente, numa eventual queda do governo do PT. O nível de fealdade dos coxinhas chega a esse ponto. 

Quando a mentira fica por demais evidente, o quando os argumentos fogem, meus ex-amigos coxinhas soltam a frase de força: “o Alan é petista!”. Pronto, é o argumento-cláusula-pétrea da Constituição, irrefutável, irredarguível! Se quem contra-argumenta é petista, o que quer que ele fale é inválido. A norma fundamental de Kelsen desenhada por um coxinha.

Assim, desisti da tolerância, desisti da boa convivência, desisti da coexistência: vou cortar o papo com coxinhas e só vou dedicar minha amizade a quem é de esquerda como eu. Ou a quem for de direita mas tiver amor à verdade (tá dificílimo achar um, mas eu até acredito que exista, em teoria…). Ou a quem tiver ódio de política e for bom caráter. Prefiro um analfabeto político honesto do que um coxinha politizado.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

159 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Guga, não fiquei feliz com essa decisão

      Mas não dava pra tomar outra. Aceito que a pessoa seja contra o Governo, que peça impeachment, que ame o Aécio e o PSDB, que seja de direita, o diabo. Mas não aceito que minta deliberadamente, que reproduza a mentira como se fosse verdade e ainda pule pra me atacar com os caninos expostos quando tento demonstrar que está errada.

  1. Contro o ódio da direita o

    Contro o ódio da direita o amor da esquerda!

    Segundo os coxinhas, sua ausência preenche uma imensa lacuna.

    Sério mesmo, você acha que os coxinhas estão preocupados com a sua ausência? Aposto que nem te acham mal caráter, apenas limitado…

    Os idiotas perderam toda a modéstia.

    Nesson Rodrigues eterno!

     

    1. Não estou preocupado se eles sentem a minha ausência

      Só não quero perder meu tempo e envenenar meu espírito com pessoas de má índole, que fazem da mentira reconhecida a sua verdade. Se eles ganham ou perdem com a minha ausência não sei e nem quero saber. Só sei que longe deles eu ganho.

    2. troll a pagamento, e que pessimo investimento

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  2. Concordo!

    Eu acredito que a intolerância já ultrapassou todos os limites! Com 56 anos de idade nunca vi coisa igual!

    Temho pena dos haitianos que vieram para cá, na esperança de uma vida melhor. Já está circulando vídeos que citam diretamente os haitianos com um dos inimigos do Brasil. Quanto à pessoas como o Lula, José Dirceu, Genuíno, Dilma, entre outros, provavelmente não poderão sair às ruas, pois correm risco de serem brutalmente agredido ou até linxados. O ódio ao judeus começou do mesmo modo! Que Deus nos ajude!

  3. Tenho observado que muitos coixinhas

    são noveleiros da Rede de Esgoto de Televisão. A  Rede de Esgoto de Televisão é o aiatolá dos coixinhas.

     

  4. cidadania

    Para ilustrar: hoje na hora do almoço na eptv Ribeirão mostrou a reportagem da caristia do bacalhau, preço no Mercadão o kilo da lasca R$ 35,90, uma amiga viu a falou que pagou R$17,90 Supermercado Extra na sexta feira passada. Minha filha de 13 anos queria saber porque? imposto? dolar? Falei para ela que a globo faz campanha contra o governo, queria colocar nas costas do governo os preços abusivos, era o tom da jornalista, falei p/ela que o dolar subiu 10, 12% e os comerciantes subiram 100% . É o massacre do pig

  5. E para quem convive no templo

    E para quem convive no templo do saber, onde a busca da verdade deveria ser a razão dessa existência, os doutos se baseiam no PIG para, também, cultuar a mentira e a normose. 

    1. Uma das maiores decepções de

      Uma das maiores decepções de minha vida foi ver que tais “templos de saber” têm adimitido e estimulado verdadeiros papagaios da Sheherazade, Villas et caterva.

  6. Realidade

    Perfeita leitura da realidade!

    Meu filho disse: -Eu não discuto mais com a coxinhada nativa. Se acabam os argumentos deles, eles partem para a agressão!

    Certa vez numa discussão sobre o Lula, um meu amigo coxinha depois de ter todos os argumentos falaciosos rebatidos saiu com essa:

    -É, está bom. Vai dizer agora que o seu herói Lula não COMEU a Rose….

    Mais não disse. Ficou quieto me vendo, após instante de reflexão,  desaparecer no horizonte!

    1. Na mesma linha

      Um colega vive repetindo que o Lula é dono da Friboi. Já mostrei a ele que esse boato foi reconhecido em interpelação judicial, por um militante tucano, filho de um assessor do FHC. Não adianta.

      Na última vez que ele tocou no assunto disse: “conversei com um fazendeiro (quem?) e ele me garantiu que o Lula é sócio oculto da Friboi!”.

      Aí eu perguntei: “cadê a prova disso?”. E o colega respondeu, com aquela cara de quem estava diante de um néscio: “se é oculto não tem como provar, né, Alan? É feito assim justamente pra não poder comprovar!”.

      Ou seja, a afirmação do fazendeiro, por ser anti-lula, vale mais que a própria realidade. O imaterial virou irrefutável. O nada virou dogma.

      É nesse meio que eu vivo.

      1. No meu ambiente, um amigo

        No meu ambiente, um amigo disse que um motorista de táxi em S. Bernardo contou que todas as coberturas dos prédios de luxo da cidade tinham sido compradas pelo Lula e familiares com dinheiro de corrupção. Respondi que, se isso fosse verdade, já teria sido denunciado. Como resposta ouvi que as pessoas têm medo, “você não viu o que aconteceu com o Celso Daniel”?

        A histeria coletiva segue à risca o processo de mobilização fascista, o que é muito perigoso, pois, conforme seus relatos sobre discussões com esses reacionários, a lógica do fascismo se retro-alimenta a cada tentativa de retornar a discussão para o campo do diálogo racional. O aprofundamento da intolerância é um processo inevitável da narrativa fascista. Esse é o caminho no qual a mídia irrespopnsável levou o país. 

        Temo que, com o agravamento da crise econômica, o Brasil entrará em uma rota sem volta rumo ao aumento do antagonismo social.

         

      2. Tenho um colega de trabalho

        Tenho um colega de trabalho que jurava de pé junto que o Lulinha comprou uma grande fazenda em Marília-SP.

        Quando pedi para provar, ele me disse que o pai do amigo dele foi o vendedor.

        Parou de contar esta lorota após a cara que fiz para ele quando da segunda vez que me contava tamanho “furo”.

  7. Isso mesmo

    Alan é perfeita a sua análise e tomei a mesma atitute que a sua e não foi só com amigos mas também com parentes próximos, impressionante como as redes sociais e a polarização política que atravessamos revelou o caráter nazifacista de muitas pessoas que conheço. A pecha de petista é como se carrega-se a marca do demo na testa, mesmo não sabendo que não sou filiado ao PT, mas não importa defender um gooverno que tirou as domesticas da escravidão, que colocou os filhos dela na faculdade junto com os deles e que viaja de avião com eles é inadimissível e ainda postam orações cristãs, mensagens de amor… vão ser falso lá na pqp!

    1. Os reacionários perderam a vergonha, Sabóia

      Não tem mais pudor, mentem assumidamente e já começam a adorar ser chamados de reacionários. Isso lhes garante uma distinção entre seus pares. Ser chamado de reacionário é o máximo do diploma de anti-petismo.

    2. O clima de noite dos cristais está tão presente aqui no trabalho

      O clima de noite dos cristais está tão presente aqui no ambiente de trabalho que só falta os colegas exigirem que os eleitores da Dilma andem por aqui com uma estrela amarela pregada à roupa.

  8. Tucanos

    Nos bares em que tomo umas cervejas evito falar em política.  Mas às vezes é impossível e é logo vem o Tucano/coxinha com a frase: “tem que dividir o Brasil. Nordestino pra lá e São Paulo pra cá”. 

    Mas aí eu falo (mas sempre calmo) em racismo porque no local sempre tem vários negros e nordestinos.

    Meses antes das eleições famílias invadiram umas  casas que já haviam sido entregues, mas alguns moradores demoraram um pouco para ocupar o imóvel.

    Conversava com uma das vítimas que analisou a invasão (era balconista da lanclonete): “é culpa da Dilma”.  Um colega lembrou que o problema vai ser resolvido pela Justiça local e não tem nada a ver com Dilma e ela devia agredecer por ir morar em uma casa e pagar apenas R$ 50,00 por mês e ter ganho R$ 5.000,00 em cartão para comprar móveis. MAS NÃO ADIANTA!

    Outro dia um amigo passou a falar alto que o Governo ia pegar “o dinheiro da poupança”. Eu falei que era mentira, ele lembrou o Collor, eu retruquei que ninguém foi alertado, o povo não ficou comentado, foi de surpresa (pelo menos para a maioria).

    Ontem ele não me cumprimentou.

    Mas o melhor a fazer é denoninar de racismo, preconceito e com toda certeza nesta reação dos que perderam (quando você estiver falando com alguém “mais instruído”) encontra-se o velho e conhecidíssimo antisemitismo. É inevitável.  É só tocar no assunto, fazer uma provocação que a reação vem.

    E não tem a menor dúvida que as TVs fazem a cabeça de muita gente, a grande maioria. Em todos os lugares públicos tem uma televisão ligada na rede globo, nos programas policiais, enfim nesse lixo.

     

    1. Eu passei a beber em casa, Trunfim

      Compro cerveja, salaminho fatiado e um queijo minas meia-cura, e bebo em casa, com a minha esposa, vendo filme.

      No bar, aqui em Brasília, não dá mais. Até a cerveja vir quente pra mesa é culpa da Dilma…

  9. Caro Alan,o coxismo é letal!

    Já perdi mais da metade da minha familia,todos pobres como eu mas,moram em São Paulo.Me mantenho imunizado com doses diarias de Blogs Sujos.Saravá!

  10. Alan, é o efeito manada bem

    Alan, é o efeito manada bem casado com a ignorância manipulada de forma magistral pelo pig para um publico que se acredita superior.

    No meu lazer e cervejinha semanal em boteco prá lá de infecto, a fauna é variada, o profissional muito bem de vida, o remediado e o lumpen, a argumentação sempre a mesma.

    São contra a corrupção, contra os médicos cubanos, contra contra contra e sobretudo contra Dilma Lula e PT. Nada de propositivo, ser do contra é suficiente para entender de política. Neste banquete de indignação seletiva todos pensam do mesmo jeito, o porteiro, os que vivem de bicos e os bons de bicos.

    Solto os meus números e quero saber dos deles e invariavelmente eis as vejas e os canais abertos, contesto e concluo que o pensamento foi terceirizado e que burro tem que pastar.

    No desastre eu também serei entre os atropelados, na Alemanha do menino de bigode a maioria esmagadora no começo estava com ele e…

    Lembro-me do testemunho de um senhor, meu amigo, naqueles tempos numa praça em Viena, e de outro senhor presente gritando e aplaudindo o anschluss e o que tempos depois negava peremptoriamente ter acontecido.

    Chegaremos à mesma situação, daqui a cinquenta anos a globo nua e sem vergonha como sempre negará as evidencias.

    Olho o sul maravilha, instruído culto sem água falido financeiramente e espero que o sofrido Nordeste nos tire desta aventura de nau dos insensatos.

  11. Somos todos brasileiros, e a

    Somos todos brasileiros, e a maior manipulação que a midia ou qualquer partido pode fazer é justamente levarmos para o pessoal essa questão de PT X PSDB, nunca fui PT e nem PSDB… se quizesse ser teria de me filiar a um deles.

    Por menos que vote num candidato tenho de ter expectativas boas com qualquer governo, tenho de torcer para ele dar certo, afinal um governo que acerta vai me beneficiar.

    O problema é que a radicalização entre os favor e contra o governo atingiu um nivel que não importa se o governo acerte ou erre, vai ter sempre alguem torcendo contra.

  12. Compartilhar uma cidade não

    Compartilhar uma cidade não significa confraternizar com todos os cidadãos. Não perco o tempo batendo boca com quer derrubar a presidenta que eu ajudei a eleger. Mas farei tudo para derrubar aqueles que conspiram contra ela. Quando os arquitetos do golpe perceberem, a terra embaixo deles já terá sido suficientemene cavada. Quando pularem para protestar eles cairão na cova raza que merecem. Ha, ha, ha… 

    1. E aí mora o problema!

      O cara sabe que o roubo não foi de 88 bilhões, mas repete mesmo assim.

      Não é desinformação, é mau-caratismo mesmo.

    2. Impairment.
      e não é

      Impairment.

      e não é  roubo..mas a diferença entre o valor do ativo e o valor investido. Agora se se investiu muito e o ativo não vale isso, pode ser explicado por vários  motivos: desvios/superfaturamentos, má administração, sinistros etc 

  13. Eu deixei de discutir

    Eu deixei de discutir política nos lugares onde a maioria é coxinha, mas como moro em SP capital, taí que eu não discuto mais política! No trabalho, a quem eu considero apesar das suas escolhas políticas, vou logo avisando: não discuto política, e se quiser manter minha amizade, vamos falar de outra coisa, mal do chefe, da menina bonita, das férias, do tempo, de futebol não que eu não gosto não entendo.

    1. Eu também …

      Eu também deixei de discutir entre familiares, so converso politica com os meus patidários. Entre os colegas de trabalho, estou evitando ao máximo a não ser quando provocada. A convivência esta dificil mesmo com a oposição toda pautada na grande mídia. Não tem opinião própria. É aquele bando de papagaios. E ainda enchem a boca e falam que eram do PT e votaram em Lula. Mas não sabem e nem entendem nada da história politica no Brasil, da America Latina…Agora, eu não importo de perder amizade por causa de politica. Defendo a minha causa doa a quem doer. 

  14. Cara, não custa relembrar a

    Cara, não custa relembrar a já tão batida frase do Pulitzer: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. Mas acho que tem cura isso, pelo menos pra boa parte. Resta saber se dá tempo…

  15. Já comigo é diferente….

    Não tenho o desprazer de conviver nos ultimos dias (porque se esconderam) dos amigos que hipotecaram sua própria honra para justificar crimes cometidos por pessoas que às vêzes nem conheceram pessoalmente, como torcedores de futebol.

    É bom se sentir livre, poder estar do lado da ética e não estar envolvido (via urna) com quem está destruindo a nação!!!!

  16. Eu tenho mais sorte

    Eu tenho mais sorte creio..normalmente os “coxas”

    descobrem logo o lado que pertenço e se afastam.

    Tenho poucos amigos”coxa” mas  muitos que queriam

    ser ou acham que são..ai meu irmão é o pior dos mundos.

    Conheço gente que fez o PROUNI e  é classista, alguns

    que sonham com a morte do Lula e bate palmas para a 

    astúcia do Maluf e imagina a canonização do Mario Covas.

     

  17. Eu já me afastei de tanta

    Eu já me afastei de tanta gente que nem sei mais. Uma coisa eu sei, o Hitler faria o maior sucesso hoje aqui no Brasil se ao invés de mandar judeus para as câmaras de gás envia-se petistas. 

    O engraçado é que na época do FHnistão quase ninguém gostava de falar de política. Os casos de corrupção que surgiam, o desemprego, a inflação de dois dígitos, a disparada do dólar, o apagão, o nome do FHC nem era mencionado, sempre era uma entidade invisível superior a responsável pelas mazelas do país. Hoje qualquer asno fala, um monte de bobagens lidas de manchetes e muitas vezes deturpadas. 

    Agora quando falam pra mim que o governo do FHC foi bom, eu nem entro em detalhes, apenas digo que foi tão bom que nem conseguiu fazer o sucessor perdendo até para um “analfabeto” de nove dedos.

    1. A questão é que nao existe

      A questão é que nao existe “falar de política”  hoje em dia, existe repetir o que se ouve numa mídia que martela constantemente informações manipuladas que acabam virando verdade.

  18. Triste de quem pautar suas

    Triste de quem pautar suas amizades por critérios ideológicos… amizade transcende partido político, time, religião… se o critério para escolhê-las for esses, há algo muuuito estranho nisso. Enfim, cada qual com sua escala de valores, pois não? E, lembrando: família e colegas,a gente não escolhe. São contigências do acaso; amigos, a gente reconhece.

    1. Adolpho,  Hitler faria o

      Adolpho,  Hitler faria o maior sucesso também com você se perseguisse petistas. Papinho bronha esse seu. Aposto que na sua roda de coxinhas você malha os “petralhas” feito judas. 

  19. A MESMA OPÇÂO

    Eu também optei pelo corte de relações ou  por um convívio superficial com pessoas politicamente intolerantes e raivosas. É impossível debater política com pessoas que, expostas a um ponto de vista diferente, começam a soltar impropérios  com gritos histéricos.  Evidente que isso ocorre nos dois lados polarizados pela atual situação política, mas é inegável a  que incidência  do fenômeno é maior entre os anti-petistas, sobretudo aqui no estado de São Paulo.  Às vezes fico especulando  que  essa miopia das classes mais abastadas brasileiras, em  não enxergar o grande problema nacional, que é a imensa desigualdade social, mitigada aos poucos desde a Constituição de 88 e acelerada com ascensão do PT ao governo, não acabará se voltando contra elas  na ocorrência de um colapso do projeto petista para o Brasil, sendo substituido por  forças autoritárias impregnadas de um liberalismo selvagem provocador de constantes convulsões sociais. 

  20. Tempos terríveis estes de agora

    Em minhas 6 décadas de vida, jamais vivi período tão ruim para se conviver como este.

    Nem na ditadura militar, quando nada ou de quase nada sabia e só pude saber décadas depois.

    Está terrível esse negócio.

     

  21. Maniqueísmo

    Onde vai chegar essa estratégia de “nós contra eles”? É claro que você tem direito de ser amigo de quem você quiser, mas não vai se se enfiando em um “bunker” com pessoas ideologicamente afins que vai se resolver o impasse que assola o país no momento. Sem contar que verdadeiras amizades têm uma infinidade de outras dimensões que não a puramente ideológica. Realmente o momento é de absoluto empobrecimento do debate político – e os dois lados têm uma parcela de culpa nisso.

  22. Todos os blogs precisam 

    Todos os blogs precisam  disponibilizar a data, os horários e locais da manifestação do dia 13/03 – sexta feira, numa divulgação ininterrupta até a data.

    Muitas pessoas com quem converso não tem nenhum tipo de informação e algumas até pensavam que a manifestação foi cancelada! Os blogs pararam de falar no assunto! 

    Enquanto isto, os  PIGs divulgam o 15/03 – 24 horas por dia…

     

  23. Caro Alan
    De longa data não

    Caro Alan

    De longa data não toco assunto de política na família, visto ser o único a defender as mudanças sociais, via PT.

    Ateu, barbudo e petista é muito para alguns.

    Saudações

    1. Um dos dois amigos que me restaram

      Um dos dois amigos que em restaram é ateu, Avelino. É uma das melhores pessoas que conheço, deixando no chinelo muitos espíritas (como eu) que conheço. Ah, ele é barbudo também!

      Curiosamente, esse é contra a Dilma e PT, sempre foi. Mas é ponderado, filtra informação e não reproduz mentira da mídia.

  24. Tempos difíceis…


    Alan, na base disso tudo tem uma coisa que é difícil de superar: esse pessoal acredita piamente (piamente, repito) naquilo que é divulgado pelos maiores veículos de mídia. Qualquer argumentação em contrário é taxada de teoria conspiratória ou ingenuidade.

    Mas temos que persevarar. Apesar de tudo.

  25. Culpa do PT

    Indiretamente.

    Quem mandou não fazer a lição de casa e democratizar a mídia?

    Irrigada com verba oficial, com liberdade para assassinar reputações, sem lei que garanta direito de resposta, verticalizada.

    A Srª. K. toma pancada, mas no vizinho do Sul o embate é mais equilibrado, e se fosse no Brasil o assassinato do promotor teria virado “Rua Toneleros, a revanche da NeoUDN”. Mas lá ela saiu na frente. E deu um belo chega prá lá nos clarinistas.

    Tenho um amigo desde o tempo do colégio, desisti de manter contato devido aos emails criminosos do tipo “Dilma impedida de entra nos EUA”.  Pior, é gente educada, mas não se importa em distorcer a verdade, desde que isso seja conviniente.

    Quando começar a colocar na cadeia quem espalha a mentira na internet, a cobrar pelos danos na imagem das pessoas e das instituições, a dar sanções aos que que publicamente advogam um coup d’etat, a coisa melhora.

     

    1. Concordo plenamente. Essa

      Concordo plenamente. Essa culpa o PT merece. Arrogância, desídia, omissão, covardia..são palavras que cabem nesse assunto.

  26. A difícil convivência com aqueles pautados pela grande mídia

    Alan,

    Conheço bem o que você está falando.

    Se for considerar os rótulos que já recebi, ao defender meus pontos de vista, eu sou um petralha, esquerdopata, vermelho, bolivariano, socialista, comunista, nordestino, beneficiário da bolsa esmola, menos esclarecido, anitiamericano, que apoia o lulo-petismo e quer a cubanização/venezuelização do Brasil.   

  27. A difícil convivência com aqueles pautados pela grande mídia

    Alan,

    Conheço bem o que você está falando.

    Se for considerar os rótulos que já recebi, ao defender meus pontos de vista, eu sou um petralha, esquerdopata, vermelho, bolivariano, socialista, comunista, nordestino, beneficiário da bolsa esmola, menos esclarecido, anitiamericano, que apoia o lulo-petismo e quer a cubanização/venezuelização do Brasil.   

    1. Já ouvi muita coisa assim

      Mas me recordo especialmente com carinho de um, recebido quando ainda tinha Facebbok: “vagabundo petista desgraçado”…

  28. E a família?

    Deixar os amigos de lado é até fácil, o complicado e quando sua famí é quase toda coxinha e da pior espécie, gente que você gosta desde que nasceram que amamos e que estão destilando ódio por todos os poros é muito doloroso.

    1. Ainda estão sobrevivendo

      Minha esposa é de esquerda, como eu. Tomou a mesma decisão que eu em relação aos coxinhas da esferda de convivência dela. Meus filhos são de esquerda, mas ainda não decidiram se livrar dos coxinhas deles.

      Uma parte da família é coxinha, mas não convivo com eles e só os vejo raramente, já que moram em outras cidades.

      Isso tem facilitado a manutenção dos laços familiares.

  29. Olha, a maioria dos meus

    Olha, a maioria dos meus amigos são “pera com leite”, “coxinhas”, como diz o Alan. No entanto, não vou restringir minhas amizades, por questões de natureza política e nem eles encerraram ou encerrarão amizade comigo, visto que essa foi construída ao longo de muitos anos.

    Agora, nossas reuniões ou encontros é um verdadeiro pega pra capar, com dedo no nariz e tudo mais. A discussão pega fogo literalmente. Quem não nos conhece ou conhece pouco chega até para apartar… Eu mantenho minhas convicções pugno por elas. A convicção deles, quero crer, é simples como um beijo de novela. Se a Veja ou o Estado de Minas ou a Folha ou a Globo mudar o discurso (impossibilidade) eles mudam. Eu não.

    1. Eu também estou me afastando

      Eu também estou me afastando de muitos. Tá extremamente difícil. Não acho só mau caratismo, é ódio, preconceito e egoísmo. A veja, o globo, folha, estadão… são o alimento para o monstro que se tornaram. Monstro mesmo, sem exagero. Se amesquinharam, se acanalharam e se apequenaram moral e espiritualmente.

      Disse para uma: Incrível, você se diz cristã e acha o máximo da caridade quando uma igreja católica, evangélica ou centro espírita distribui comida, roupas e cobertores para meia-dúzia de necessitados… mas aquele que tirou de fato 36 milhões de irmãos meus, teus, nossos do “inferno” da miséria, você chama de ladrão, quer seu sangue, o odeia.

      Quer fazer uma caridade de merda, mas odeia o pobre.

      É como diz o Cazuza: “Dias sim, dias não, eu vou sobrevivendo sem um arranhão… da caridade de quem me detesta.

    2. Pois é, Cleito

      Admiro sua disposição, mas infelizmente pra mim já deu.

      Desde o fim do meu primeiro casamento, há 12 anos, eu decidi que iria me livrar, sempre que possível, de tudo que estivesse me causando raiva, tristeza, desgosto.

      Os amigos coxinhas entraram na lista agora.

  30. Tá difícil mesmo

    As verdades absolutas dos coxinhas é que mais aborrece, mandaram a sensatez para o espaço, parece que alguém aplicou alguma coisa neles, quando confrontados as bocas deles começam até a espumar.

  31. Tenho tentado observar como e

    Tenho tentado observar como e quando esse pessoal “entrou” na discussão política. Recordando como era no fim da ditadura, quando entrei na faculdade, havia a galera politizada, de estrelinha do PT na lapela (um deles hoje é ministro!) e uma maioria meio que desligada disso, que mantinha uma certa distância dos problemas reais do país que, obviamente, iam além do regime autoritário (e que, claro, haviam sido perpetuados e agravados por ele). Sempre me interessei por política e história e, apesar de, à época, ser um direitista convicto, convencido da eficácia das teorias econômicas do Milton Friedman (putz!) tinha convívio próximo e muito amistoso com a galera “comunista”, apesar da convivência mais constante com os “apolíticos”. Pelas características do curso, que me obrigava a conviver com as consequências da miséria e da desigualdade e pelo meu interesse em aprender com a história, fui gradualmente me tornando um esquerdista. Em todo esse intervalo de tempo, a grande mídia transformava a vida dos indiferentes num inferno apenas de 4 em 4 anos, a fim de garantir que a esquerda não chegasse ao poder. Depois da ascensão do PT esse pessoal (que acha que receber uma informação plural de qualidade é acordar com a CBN, levar o Globo pro banheiro, tomar café vendo o Bom Dia Brasil, ler a Veja na volta pra casa e jantar vendo o JN) viu sua vida se transformar num inferno todos os dias, problemas que sempre existiram mas que eram ignorados passaram a fazer parte do seu dia a dia, e a conta foi jogada pra esquerda (vamos lá ainda incluir o PT nessa) sem o contraponto das várias conquistas. Pior: criaram seus filhos com o conceito trágico aprendido (ou ensinado pelos colunistas venais- parte desse pessoal se comporta como poodles) com a queda do muro de Berlim: o egoísmo e a ambição desmedida pelo lucro são metas tão valiosas quanto as bandeiras da esquerda e não temos mais que ter vergonha de apregoar que uma sociedade baseada nesses valores é o ideal da raça humana. Isso gerou a figura infeliz e tão comum atualmente: a do jovem conservador. Muito bem: tudo isso pra dizer que eu também estou de saco cheio desse pessoal ignorante, apesar de manter muitas amizades com coxinhas que, pelos menos os mais próximos, não tocam no assunto política perto de mim (às vezes a exposição da ignorância deles lhes é ofensiva). O maior problema é que esses neófitos desconhecem a beleza da democracia e da política como instrumento de convívio harmonioso entre quem pensa diferente em busca do bem comum para a sociedade como um todo, e vemos o que era indiferença virar preconceito e o que era divergência se transformar em ódio.  

  32. E tudo isto por causa da

    E tudo isto por causa da mídia desonesta e golpista deste país. Infelizmente a presidenta deu para eles a senha ao eudeusar o controle remoto.

    Tá difícil mesmo. Os caras parece que sofreram uma lavagem cerebral. repetem todas as merdas que ouvem na globo, globonews, veja, folha e o diabo a quatro.

    Penso que este ódio plantado pela mídia na sociedade ainda vai acabar em merda.

    1. Se fosse só as merdas do PiG, Jossimar…

      O PiG não fala que o Lula é dono da Friboi, ou que o Lulinha comprou uma fazenda ilustrada com foto da escola de agronomia. Coxinhas falam, mesmo sabendo que estão mentindo.

  33. Ser de esquerda no Brasil

    Ser de esquerda no Brasil nunca foi fácil, os mortos, torturados e exilados dentro do próprio País como foram os da minha geração estão aí para contar essa trajetória.

    Alan você tem a minha solidariedade e compartilho do seu sentimento, vivemos um momento muito difícil, cinísmo, arrogância e violência dos que sempre se acharam donos do Brasil, mas não entregaremos o poder a eles sem luta, não podemos nos omitir.

  34. Alan, só se vive uma vez. Os

    Alan, só se vive uma vez. Os coxinhas vivem num mundo triste, parecem cães raivosos, pessoas negativas, frustradas, reclamonas. É muito melhor se cercar de pessoas amáveis, alegres, realizadas. Não vale a pena perder tempo com coxinhas, são cegos e surdos, zumbis midiotizados. É saliva mal gasta. Além disso, são na maioria pessoas ensimesmadas e egoístas, ou seja, não são amizades que valerão à pena mesmo se considerá-las somente no sentido de troca.

    Eu não sou Madre Tereza de Calcutá, não estou aqui para salvar nem converter ninguém. Se a pessoa quer se afogar no ódio e na ignorância medíocre, quem sou eu para contestá-la?

    Vivo há mais de 2 anos sem TV aberta (em casa só entra NetFlix, e alguns canais da TV a Cabo). Como você, também tenho evitados pessoas raivosas e fanáticas, inclusive na programação da TV. Não tenho como descrever como minha vida e meu humor melhoraram, e muito!

     

     

     

     

  35. Alan, só se vive uma vez. Os

    Alan, só se vive uma vez. Os coxinhas vivem num mundo triste, parecem cães raivosos, pessoas negativas, frustradas, reclamonas. É muito melhor se cercar de pessoas amáveis, alegres, realizadas. Não vale a pena perder tempo com coxinhas, são cegos e surdos, zumbis midiotizados. É saliva mal gasta. Além disso, são na maioria pessoas ensimesmadas e egoístas, ou seja, não são amizades que valerão à pena mesmo se considerá-las somente no sentido de troca.

    Eu não sou Madre Tereza de Calcutá, não estou aqui para salvar nem converter ninguém. Se a pessoa quer se afogar no ódio e na ignorância medíocre, quem sou eu para contestá-la?

    Vivo há mais de 2 anos sem TV aberta (em casa só entra NetFlix, e alguns canais da TV a Cabo). Como você, também tenho evitados pessoas raivosas e fanáticas, inclusive na programação da TV. Não tenho como descrever como minha vida e meu humor melhoraram, e muito!

     

     

     

     

  36. A polêmica necessária

    Disse isso em outras ocasiões e repito: a senha é polemizar. Não me canso de repetir o mantra do blog Tijolaço: “a política, sem polêmica, é a arma das elites”. Polemize, os coxinhas pulam para trás – espumam, até, como disse outro comentarista mais acima. Tem que deixar eles próprios revelaram a sua face, porque a raiva ao serem confrontados (nunca o são, primeiro porque cansa, segundo porque vivem num ambiente de falso consenso) faz com que eles revelem os piores preconceitos de certos setores da sociedade (racismo, machismo, preconceito de classe e assim por diante).

    Vimos isso acontecer, nas eleições, com os eleitores do Aécio, e ele perdeu muito voto por conta disso. É até possível achar vídeos registrando as cenas, nas manifestações pró-Aécio. A falta de politização deles, mais o ódio, é a casca de banana a ser jogada nos seus discursos. E sem desanimar, mantendo a calma e a firmeza.

    Os coxinhas não estão acostumados a um debate qualificado, contra alguém calmo e que dispõe de fatos, não de ódios ou preconceitos. Lembram do Haddad na Jovem Pan? O resultado é um verdadeiro massacre. Não desanimem.

     

  37. Banalidade do Mal

    Hanna Arendt na veia meu amigo! Esse pessoal está apenas cumprindo a ordem propagada diuturnamente pelo PIG, e redes sociais. O ódio de classe é pano de fundo. Existe um projeto de poder, e repetir isso exaustivamente, sonegar a verdade factual e distorcer fatos é o que essas figuras fazem e repetem. É triste ver e ouvir porteiros, cobradores de ônibus, motoristas e etc, bradando barbaridades contra a Dilma e o PT.

    O PT e a Dilma dormiram no ponto da comunicação. Quando, enfim, tiveram uma boa iniciativa, que foi o mudamais, jogaram fora, provavelmente por disputas internas e autofagia. Triste, pois no partido que acreditava que traria mudanças mais profundas, vejo uma paralisia mórbida.

    talvez Haddad seja a nossa única esperança…

    1. A batalha da comunicação está perdida

      Aqui no meu trabalho vejo 3 exemplos que me atestam que a batalha da comunicação está perdida:

      1) A estagiária de Direito, que estuda graças ao FIES, e odeia o PT. Apoia a volta dos militares ao poder. Não viveu a época do FHC e não conheceu o desmonte das universidades públicas e a inexistência de um FIES…

      2) A terceirizada de 29 anos, que pôde viajar de avião a 1ª vez na vida em 2013. Passou 4 anos desempregada, empregou-se em 2006, e tem ódio do PT. Acha que na época do FHC estava tudo bem melhor. Não lembra que ficou desempregada por conta dele…

      3) O colega de nível fundamental, que pagava aluguel há 20 anos e comprou casa própria graças ao Minha Casa Minha Vida. O filho passou hum concurso público federal, e a filha faz faculdade graças ao FIES. Ele odeia o PT. Delira pela volta do PSDB, achando bem melhor o tempo em que pagava aluguel e os concursos públicos minguaram…

      1. É por causa de atitudes como

        É por causa de atitudes como essas que confesso que estou tendendo em aceitar a volta do PSDB ao poder.

        Essa geração de até trinta anos precisa aprender na prática o que é ser governado por um partido neo liberal.

        E de preferência com o Aécio na presidência.

        Creio que só  dessa maneira irão valorizar o PT.

        E para o PT tomar vergonha na cara e se reorganizar.

  38. Personalidade fraca
    Se for avaliar o caráter dos que aceitam o que o PIG divulga, são pessoas de personalidade fraca, eles têm medo de parecerem idiotas, “petistas”, “comunistas” e por aí vai. Mas andei assistindo um vídeo “os truques da mente” (http://www.dailymotion.com/video/x15qz0p_truques-da-mente-ep-1-ver-para-crer-natgeo_school)  e me assustei com a maneira que os marqueteiros usam de truques para nos ludibriar. Eles estudam por onde encanar a nossa percepção consciente para jogar ideias, images e decisões que tomamos sem perceber o engano. Os “esquerdistas” são bem tacanhos nesses esquemas, são mais do método tipo sindicalistas, enquanto que os endinheirados pagam para especialistas e ilusionistas para nos vender suas conveniências.

  39. Identidade

    Em Santa Catarina Aécio ganhou de Dilma no 2º turno das eleições, com 52,89% contra 30,76% dos votos. Na cidade onde moro, Lages, o placar pró-Aécio foi de 49,47% X 35,04%. Ainda bem q não sou só seu…. Me identifico com 98,7% dos comentários deste post!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  40. O otários teleguiados vão ver

    O otários teleguiados vão ver o que é fhc se atenderem a golpista máfia midática: aluguel aumentando de 3 em 3 meses, escolas com aumentos abusivos semestrais, luz e água aumentando de 2 em 2 meses, material escolar quase impossivel de serem adquiros, gasolina aumentando todo mes,planos de saúde aumetnado todo mes 50% para mais.. Se pobre coxinha azeda quer isso, que tome.

    1. Sintomático…

      Mesmo quando querem ser engraçados (ou simplesmente cínicos), os coxinhas entregam sua identidade e o que pensam (nazismo, campos de concentração, eliminação de adversários). Sintomático…

  41. no início eu esquentava, mas hoje em dia nem ligo…

    passei a considerar como sendo um “prazer” em dobro ser contrariado por alguém que é enganado

     

  42. Todos no mesmo barco!

    Alan, esta é uma realidade muito dura: acaba, no caso de familiares, sendo uma escolha entre o que vai no coração e o que está na consciência de cada um.  Há uma questão de fundo que diz respeito ao nosso discernimento sobre o que vale ou não a pena.  Se o projeto proposto é justo – do nosso ponto de vista – ou não.  Como as pessoas são diferentes e tem aspirações diferentes, é muito difícil conseguir, através de “convencimento”, alterar as percepções.  Ainda há a questão da comunicação massiva e deletéria que afasta, discrimina e separa.  Conheço pessoas bem postas na vida, que não se conformam com o BF.  Elas vivem uma vida tranquila materialmente falando, não precisam do Governo, mas não admitem que haja beneficiários, de nada, que não elas mesmas. Não se chateie e nem se culpe.  As descobertas vão acontecendo paulatinamente; e para alguns provavelmente não acontecerão.  Mas é possível ver como as situações, às vezes, são mais efetivas na demonstração das posições (in)coerentes do que nosso poder de convencimento.  Há um episódio recente, interessante, e que demonstra isso:  O sr. Renan e o Sr. Cunha foram colocados sob suspeição e sob futura investigação na Operação LJ.  Até o momento em que isso aconteceu, nunca tinha ouvido nenhum dos dois questionar os métodos, procedimentos, vazamentos, apuração ou qualquer outro aspecto da operação.  Quando chegou à bainha de suas calças, pularam.  Assim vamos;  a cada situação, somos apresentados à oportunidade de discernir, escolher, refletir sobre nossas convicções; é a oportunidade de descobrirmos que é provável que tenhamos visto somente um lado da questão.  Esta situação que estamos todos vivendo agora – não tenha dúvida, os “coxinhas”  também lamentam por seu turno terem amigos e familiares, empregados e colegas petistas, totalmente desconectados da realidade;  o que pensamos deles, eles pensam de nós – é resultante de erros que todos nós cometemos e cujas consequências estamos sofrendo agora.  Tomara que toda essa energia e calor não seja dissipada sem nos mostrar melhores caminhos.

    Até lá, guenta coração!! Já há afastamentos, intolerância e muitas queixas.  Mas, a vida prossegue.

    Concordo plenamente com você:  compreender, não significa aceitar.  A convivência saudável deve ser buscada sempre. Se está impossível neste momento, melhor um afastamento, ainda que temporário, do que rompimentos definitivos, que simplesmente eliminam a possibilidade de melhorarmos nossas relações e resgatarmos no futuro relações ainda melhores, porque amadurecidas.

    1. O caso, Anna, é que eu acho difícil…

      Acho muito difícil a pessoa que adota a mentira de forma consciente e voluntária retornar à normalidade mais adiante.

      O comportamento dessas pessoas denota desvio moral. Isso é muito difícil de reparar em uma só encarnação…

      1. Também acho; mas não sejamos

        Também acho; mas não sejamos severos demais. Estamos todos reunidos nesta situação, mesmo que em campos opostos, porque temos responsabilidades em tudo isto que está acontecendo. 

        É triste ver a pessoa querendo convencer a si mesma – ou mentindo descaradamente e reafirmando a mentira – e repetindo ideias que não são próprias. Faço três perguntas e a pessoa não sabe o que retrucar porque aquele pensamento é exógeno, não é dela, é uma repetição.

        Sei que é um desvio.  Lamentemos, mas vale o esforço de não sermos palmatórias, para não incorrermos também nós em erro. Será que estivemos nesta situação antes ?

      2. Ah, se fosse desvio moral…

        só que não!

        Cheguei à cocnlusão que não é. Estou inteiramente convencido que a mentira compulsiva, o ódio visceral e a obtusidade a argumentos lógicos é sinal claro e inequívoco de pessoas com sérios, seríssimos, problemas mentais, problemas de ordem psiquiátrica. Muitos dos quais sem qualquer possibilidade de cura.

        Enfim, perdi um amigo de mais de 30 anos, convivíamos desde adolescentes, e não tenho dúvidas de que ele só sairá do surto de ódio ao petismo no qual embarcou com muita terapia. Como ele não fará isso, nunca mais será uma pessoa sensata e equilibrada. O que é ser sensato e equilibrado? Não responder em uma roda de amigos, 3 que votam no PT e ele, “ah, vão pra pqp! vão se f…!”

        E nos conhecemos há 30 anos, 30!

    2. “Conheço pessoas bem postas

      “Conheço pessoas bem postas na vida, que não se conformam com o BF.  Elas vivem uma vida tranquila materialmente falando, não precisam do Governo” 

      Pois é Anna, conheço duas senhoras (uma é minha madrinha) que pensam exatamente conforme a sua frase acima, ambas pensionistas (viúvas) do estado de SP, uma recebe LÍQUIDOS R$27,300.00 e a outra R$17,000.00, uma delas vive na justiça para aumentar estes proventos, tá tudo lá no portal da transparência do estado de SP. Uma hora destas vou acabar comentando sobre a Bolsona Viúva, ciente que serei deserdado. So is life! 

       

       

      1. Um senhor aposentado morador

        Um senhor aposentado morador do meu prédio aqui em BH que è paulista apareceu naquela lista da USP ganhando 25 mil e claro, acha um absurdo o BF. Mas que foi engraçado ver o nome dele lá na FSP que ele assina, isso foi.

      2. Não entro no mérito da

        Não entro no mérito da justiça ou não de receberem estes proventos, uma vez que certamente elas os obtiveram dentro do que prevê a Lei.  O que assusta é que muitas pessoas, não sei se é o caso dessas senhoras, não se sentem agraciadas e felizes com o que tem e/ou recebem e nem condoídas de quem não tem o mesmo benefício. Essas pessoas não querem que outros tenham os mesmo benefícios. Acham-se mais merecedoras do que as outras, por uma série de motivos, que não resistem a uma argumentação mais aprofundada. Mas na maioria das vezes o diálogo é simplesmente impossível.

        1. ” Essas pessoas não querem

          ” Essas pessoas não querem que outros tenham os mesmo benefícios”

          Não é nem os mesmos benefícios, não querem os outros tenham QUALQUER beneficio!

    3. Muito me apraz ler seus

      Muito me apraz ler seus comentários, mesmo discordando de uma ou outra posição. Gosto porque são bem escritos, em português claro e correto e com aparente sinceridade de propósito. E o mais importante, sem ataque pessoal àqueles com ideias contrárias às suas. Parabéns.

  43. Ninguém nos ajuda

    A convivência está complicada. Uma amizade que começou em 1969  recentemente foi abalada por uma discussão que eu tive com um casal de amigos, no interior de uma igreja católica, durante uma missa, antes da eleição.

    Esse meu amigo (ou ex?) e sua mulher (que conheci recentemente) são leitores da revista Veja, ponto. O casal não tem computador em casa, os dois são aposentados, evangélicos, e acham que a internet é filha do diabo. Para eles a Dilma é uma ladra. Não me contive depois de uma acusação desse tipo, discutimos, e não nos falamos mais depois disso. Para eles o filho do Lula é dono do Friboi e o pai (Lula) também é ladrão.

    É uma barra pesadíssima e eu estou ficando cansado de tanto contestar tais acusações. Eu já não sei mais o que fazer, puta que pariu!

    1. Tô sempre pra perguntar isso

      Tô sempre pra perguntar isso e acabo esquecendo : de onde esse povo tirou esse negócio de dono da Friboi ? Já foram escalafobéticas ( ! ) aquelas fotos da ESALQ apresentadas como a casa do filho do Lula . Mas Friboi ? E por falar nisso, de que filho estão falando ( não que tenha relevância, mas a cisma é com um ou vários ??

    2. Tô sempre pra perguntar isso

      Tô sempre pra perguntar isso e acabo esquecendo : de onde esse povo tirou esse negócio de dono da Friboi ? Já foram escalafobéticas ( ! ) aquelas fotos da ESALQ apresentadas como a casa do filho do Lula . Mas Friboi ? E por falar nisso, de que filho estão falando ( não que tenha relevância, mas a cisma é com um ou vários ??

      1. Nira, o caso é o seguinte:

        O criador e espalhador de todas essas mentiras é Daniel Graziano, gerente administrativo-financeiro do Instituto FHC e filho de Xico Graziano, coordenador de internet da campanha de Aécio Neves. A coxinhada sabe disso, sabe que é mentira e quem criou a mentira. E mesmo assim repete…

        http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-04-24/filho-de-assessor-de-fhc-e-convocado-para-explicar-boatos-contra-lulinha.html

  44. estou na mesma. Parece que a
    estou na mesma. Parece que a o distanciamento de amigos e família coxinha é a saída escolhida pela maioria (dos leitores do blog).Houvesse um sinal mais firme e movilizador do PT,uma tentativa mais clara  de recuperar a mística, de organizar a militancia desbandada!!! acho que  aí teriamos outras alternativas. Mesmo com o PIG martelando mentiras.
    Como é isso de que tem gente que não sabe do 13/3??!!!  Não é conosco? Não sou filiada ao PT, não conheco a interna. Me sentia privilegiada de ter vivido o tempo de um partido  que orgulha a esquerda latinoamericana e agora me sinto órfã

  45. Quando finalmente sabemos que
    Quando finalmente sabemos que somos de esquerda: estamos sempre defendendo causas e pessoas que nunca implicarão em lucro pessoal. A única reconpensa de um socialista é ver as pessoas se identificarem com a justiça social. O resto é doação, padecer, enfrentar… O que caracteriza a esquerda é a contracorrente, a afronta ao senso comum.

  46. Quando finalmente sabemos que
    Quando finalmente sabemos que somos de esquerda: estamos sempre defendendo causas e pessoas que nunca implicarão em lucro pessoal. A única reconpensa de um socialista é ver as pessoas se identificarem com a justiça social. O resto é doação, padecer, enfrentar… O que caracteriza a esquerda é a contracorrente, a afronta ao senso comum.

  47. Apesar deles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Alan, suas palavras são as minhas e de milhares de pessoas com as quais tenho conversado. TEmha certeza !!

    Os zumbis, monitorados e ludibriados pela midia sempre existirão, pois são uns analfabetos funcionais faceis de manipular. E ela, ao longo dos governos do PT, vem fazendo est a lavagem cerebral muito bem!!

    Mas, não desista, pois eu e muitos, sofrendo tambem por ver esta ignorância dos que mais sofrerão em caso de uma virada de mesa, precisamos continuar fazendo a diferenca e o contraponto.

    Eles, caso tentem alguma jogada, jamais serão vitoriosos, mesmo porque, há um grande contigente de pessoas que irão às ruas, e provavelmente uma guerra civil poderá ocorrer para desgraça de nosso País de todos nós, e alegria dos abutres !!!!!

    Continue lutando, e mesmo se em algum momento se sentir desanimado, pense que muitos ainda continuam a fazer o que é melhor para nosso País. Apesar deles !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  48. Admiro sua coragem

    de vir a público afirmar algo desta natureza.  Eu também não tenho mais estômago para meus amigos coxinhas, mesmo assim faço um esforço sobrehumano para manter a amizade, meio contrariado…  Parabéns pela sua coragem. 

    1. Ah, Luiz, queria que fosse coragem!

      Na verdade ter que fazer isso foi muito triste pra mim. Mas minha saúde e a sanidade do meu caráter vem antes de qualquer coisa!

  49. Acho que houve algum problema

    Acho que houve algum problema e não foi publicado meu comentário anterior.vou comentar novamente.

    Vai chegar a hora em que será proibido o uso da cor vermelha.

    Vamos ter que usar estrelas vermelhas para indentificação de petrallhas.seremos marcados com o numero 13.nos nossos documentos haverá a inscrição de Dilma e Lula dependendo do genero.

    tenho certeza que se houver a possiblidade de campos de concentração.eleitores do PT,beneficiarios do bolsa familia,nordestinos,negros de periferias,gays,feministas,bolsistas do prouni todos serão enviados,para tais campos.

    O odio está brutal é algo que doí na alma.Jovens pregando morte a comunistas,socialistas….expressões animalescas de tudo que é preconceito tudo é culpa do PT e petistas.Ruy estáva certo estamos a poucos passos da noite dos Cristais.Algo que noto que eles encobrem o debate sério com piadas  sem nexos não deixam os coxinhas raciocinar!

    um exemplo:uma amiga compartilhou um encarte com o seguinte dizeres: pilotar o carro do Eike Batista é facil quero ver usar o oculos do Cerveró! piada com o claro intuito de tirar da mira a safadeza do juiz.

  50. Concordo, sem reparos, o DD:

    Concordo, sem reparos, o DD: depoimento-desabafo do Alan Sousa. Aqui realmente seria o caso de escrever “onde assino”?

    Tenho também experiências terríveis nesse desiderato. Inclusive com familiares. Perdi amigos nas redes sociais tanto por   minha iniciativa como por ânimo deles. 

    Bem, mas sem querer fazer o estilo “advogado do diabo” e já fazendo, lanço a indagação: e do nosso lado? Há ou não abusos, só que com o sinal trocado? 

    A meu ver, SIM. Não na dimensão e amplitude dos anti-petistas e anti-tudo radicais. Esses são insuperáveis nas suas visões distorcidas e na capacidade de agredir e depreciar tudo o quanto destoa das suas réguas redondas. 

    Erramos e nos aproximamos deles quando negamos o inegável ou procuramos pintar de cor-de-rosa uma realidade cor-de-chumbo ou então entramos no jogo dos juízos absolutos. 

    Aceito ser usada como estratégia, por exemplo, nos valermos de comparações com os governos de FHC. Mas isso tem um limite que, se ultrapassado, passa a se configurar como cinismo. Querer desculpar ou mesmo só explicar todos os erros e omissões só na filosofia do “sou, mas quem não é”? não é honesto. 

    Da mesma maneira, enxergar nos nossos opositores apenas defeitos e só descobrir qualidades quando passa a nos afinar conosco, é hipocrisia. Refiro-me a críticas PESSOAIS, e não políticas. 

  51. Vocês estão no Céu…

    Eu votei na Dilma e no Beto Richa.

    Apanho dos petistas porque votei no Beto, e apanho dos tucanos porque votei na Dilma. Até meus parentes andaram me deserdando…rs

    Aqui no Paraná houve a greve dos professores, e foi um Deus nos acuda. Ouvi professores xingarem o tucano de cada palavrão que vcs não acreditariam, se os tucanos não tivessem xingado a Dilma dos mesmos nomes. Não o chamaram de vaca, claro, mas de canalha, playboyzinho, pra cima.

    Diz o ditado que “quando um não quer, dois não brigam”.  As brigas acontecem porque os dois lados estão exaltados.

    Falta serenidade, bom senso, e até honestidade, como afirma o Allan. Só que isso acontece de ambos os lados, repito.

    Só não são piores, tucanos e petistas, do que os que não votaram em nenhum dos dois…

    1. “Ouvi professores” o PT deve agradecer o elogio mas…

         Creio que colocar professores(sem pagamento) como sinônimo de petista é forçar a barra, e professores chamando gente de vaca por aí realmente seria um negócio pra piorar esse clima triste.

         “quando um não quer, dois não brigam”

          Rapaz essa é a frase em que eu mais quis acreditar na vida, até agora não consegui, você lembra da atitude pra lá de ingênua de Dilma com FHC lá no começo ? você lembra da boa vontade da presidenta com a mídia indo na bancada do JN fritando ovo na Ana M Braga ? agente cansou de ver aqui petista apanhando literalmente na rua, tapas empurrões,etc… por nada. 

          Comigo também sempre foi assim a única chance de não ter confusão com algumas , algumas não desculpe, uma boa parte das pessoas é manter distância, e nem estou falando de política, vou te contar só um caso extremo que  me lembro pelo tamanho do absurdo. Eu simplesmente tava passando numa ruazinha estreita e tinham dois carinhas caminhando do outro lado, não conhecia nenhum deles, estavam conversando entre si de repente um puxa o outro pelo braço pro meu lado da rua, quando se aproximaram  tive a impressão que um deles tava me encarando achei estranho mas fiquei na minha, assim que ele passa por mim pelas costas me dá uma cadernada no pescoço e diz ? que que é ? e uma cara de ódio que eu vou te contar… nunca tinha visto a criatura, eu fiquei parado por um instante olhando pro sujeito só tentando entender o que era aquilo, ele continuou andando olhando pra mim. Você não precisa fazer nada para atrair gente querendo encrenca lembro do caso em  que skin heads mataram um cara em SP por causa da roupa e e outro por que achou que era nordestino, vamos lembrar tembém do caso da “bruxa” em são paulo morta por uma turba enfurecida, o que ela fez ?

          O que a mídia faz é direcionar as frustrações das pessoas para um bode expiatório, não é nada muito diferente do que fazem muitos líderes religiosos,  odiar é como uma droga, muita gente acha o máximo sua raivinha mesmo que  de personagens fictícios, as pessoas falam de vilões de novela com um ódio bastante real, hoje tá na moda odiar por meio de programas policiais, exime o público alvo de todos os problemas do mundo, dá um ar superioridade ao raivoso.

      1. Obrigado por discordar com educação

        Gão, o post não trata das relações entre políticos, mas de simpatizantes de uns e de outros, e o clima de guerra entre nosotros. Por isso, nada a ver a comparação que fez com os atos da Dilma no início do mandato.

        Eu escrevo rápido e nem sempre conserto, não quis dizer que os professores são petistas, nem que os que xingaram a Dilma sejam tucanos, apesar de tender a achar que, na maioria, seja isso mesmo.

        Quando me referi aos palavrões, ouvi (ou li, melhor dizendo) isso de gente que  nem em greve estava. Aproveitaram da situação pra engrossar o caldo.

        Eu escrevi o comentário pensando em pessoas que são minhas amigas, parentes, ok?

        De qualquer forma, se tiver o cuidado de verificar minhas intervenções aqui no Blog, verá que na maioria delas estive ao lado do governo petista – até porque hoje não temos alternativas viáveis.

        Eu sou daqueles que acreditaram que a Dilma conseguiria (não acho que ela não quis) aprofundar os vínculos do governo com o povão, em relação aos governos Lula.

        Após a reeleição, esperei tudo menos o Levy. E mesmo assim ainda acredito que essa marola vai passar. Tomara…

    2. Homero, nem contra os xingamentos eu sou

      Acho xingamento o fim da razão e do argumento, uma estupidez sem fim, e uma perda de tempo, nunca vi ninguém derrubar um governo ou vencer eleição xingando. Mas acho que é do jogo da democracia. Melhor a Dilma poder ser xingada do que um governante adorado ao estilo dos ditadores norte-coreanos.

      O caso é que não fomos nós que transformamos o xingamento em plataforma política. Não fomos nós que fizemos do golpe a única proposta política.

  52.  
    Concordo com a tese de que

     

    Concordo com a tese de que o povo tem que sofrer com um governo neoliberal para aprender a valorizar um governo popular.

    É o aprendizado pela dor.

    Coxinhas não aguento mais.

  53. Menos ódio, mais Amor.

    Eu acredido sempre que a verdade prevalecerá, lembrem-se que estamos convivendo com ignorantes políticos, não custa nada sermos respeitosos, educados e até condecendentes com este tipo de gente, cordialidade ainda é a melhor maneira de se contrapor a um coxinha, sempre argumentar que a informação usada por eles estão imcompletas ou distorcidas, nunca diga de forma direta que estão errados, pois é muito difícil o ser humano admitir seus próprios erros. 

  54. Depois de ver muitas
    Depois de ver muitas  agressões e atropelamentos de parte a  parte prefiro deixar umas frases para enriquecer a discussão: Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.Albert Einstein Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.Voltaire Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.Confúcio Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são os dignos de se governar a si mesmos.Voltaire Todos os caminhos vão ao mesmo lugar! Mas escolha o seu, e vá até o final, não tente percorrer todos os caminhos.Voltaire O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.Aristóteles Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.Voltaire A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros.Henry de Montherlant O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligenteConfúcio Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã.Maquiavel Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.Confúcio O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.Maquiavel Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.Voltaire Se o homem fosse perfeito, seria Deus.Voltaire Os preconceitos são a razão dos imbecis.Voltaire O silêncio é um amigo que nunca trai.Confúcio O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.Maquiavel Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.Nelson Rodrigues

  55. Exaltados,alienados,

    Exaltados,alienados, mentirosos e inocentes uteis não é exclusividade de nenhuma classe econômica, partido político ou pessoa. Aqui, por exemplo, há vários. Tem um aí que até sugeriu campo de concentração. Difícil apagar incêndio usando combustível.

    1. Allex quem sugeriu o campo de

      Allex quem sugeriu o campo de concentração é um coxinha disfarçado.

      fazem isso a todo momento,subvertem o debate,não deixam raciocinar e pessoas que poderiam ser neutras,acabam nivelando o debate com simplismo.estamos falando de odio puro que ta rolando a qualquer um que seja a favor de causas progressistas,LGBT,inclusões sociais,melhorias sim no atendimento de todas as esferas,municipal,estadual,federal,a promiscuidade entre empresas e congresso,concentração de renda….genocidio de negros nas periferias…e por ai vai tudo esta pautado no odio e mentiras.

      Exemplo recebi um encarte com uma bricadeira “inocente” sobre o juiz corrupto do caso Eike batista,paródia era: dirigir o carro do Eike é facíl quero ver usar o Oculos do Cerverò.Não se anula um pilantra falando de outro o debate era sobre as posturas totalitarias do judiciario se fazem isso com um Eike imagine com os pobres.

      Outra voce já percebeu que só falam do Cerveró?e os outros Diretores bandidos de carreira?o que os diferencia do Cerveró?

    1. Exagero?
      Quer dizer que está

      Exagero?

      Quer dizer que está tudo ok alguém começar a lhe chamar de bandido e mesmo assim temo que “relativizar?

      Não achou exagero em atribuir ao PT atitudes estúpidas contra a causa gay? Ou não foi exagero?

      Mil pesos…mil medidas.

      1. Não provoca não, Lisboa…

        Senão ele ainda vai colocar uns 14.000l links explicativos, denotativos, exemplificativos e justificativos aqui, e ainda vai acreditar que vamos ler e ser convencidos com isso…

    2. Invejo sua sorte. No meu

      Invejo sua sorte. No meu caso, eu simpatizo com o PCdoB, meu companheiro com o PDT, nossas famílias e amigos não costumavam, sequer, falar sobre política. Em 89, a frande maioria deles votou em Collor, nós votamos em Lula e, tudo normal, como sempre… Pois bem, do Mensalão para cá, como nos posicionamos, claramente, contra as arbitrariedades de JB e demais ministros, fomos, transformados, automaticamente, em petistas e, por mais que explicássemos que o STF estava INVENTANDO prodedimentos visando condenar pessoas, não havia jeito. Mostrávamos publicações de juristas daqui e de fora mas de nada adiantava… Essa não era a nossa área de atuação profissional e blá blá blá… Até advogados amigos alegavam que mesmo que o direito de alguns fosse ferido, importava ” salvar o país dos corruptos”.  Outros se revoltavam… Então vcs sabem mais que os ministros do STF e procuradores?? Explicavamos que estavam agindo politicamente, objetivando enfraquecer a política…  Enfim, pra encurtar, fomos transformados em petistas, na marra e passamos a ser hostilizados em quase todos os ambientes que sempre frequentamos, sem qq problema.

      Hoje temos problemas de convivência  em função da  forma de lidar com toda essa hostilidade.  O que para mim, deve ser enfrentado com serenidade para ele, deve ser confrontado com uma reação à altura das agressões.

      Não tá sendo fácil para ninguém mas a obrigação de cada um que entra numa guerra é sair vivo. Temos que sobreviver nem que seja para nos vingarmos. O que eu tento explicar a ele é que não podemos enfrentar canhões com estilingues. Ou seja, reagir só pra constar,empodera o adversário e nos desgasta. 

      Precisamos de estratégia,inteligência, até pra “partir pra ignorância”, Caso contrário, o único lugar onde a convivência será tranquila continuará sendo aí na casa de vcs.

      Eu sou uma pessoa calma, até demais; pessoal diz que tenho sangue de barata. Alguma coisa aconteceu. Não acredito mais em soluções pacíficas e, hoje, apostarei todas as minhas fichas em quem chamar pro confronto.

      A estrela vermelha que os antipetistas me obrigaram a carregar . Hoje é um escudo anti-imbecilidade que carrego com muito orgulho. O que aprendi nos últimos 14 anos é o triplo do que aprendi no resto da minha vida toda. Antes de me vingar, preciso me lembrar de agradecer aos que obrigaram a virar petista, todo mundo que não era anti-petista. Fizeram questão de me dar o atestado de não imbecil. 

  56. Alan, sinto que estamos no

    Alan, sinto que estamos no mesmo barco. Mas os “amigos” que ainda não se afastaram de mim só não o fizeram porque sabe que eu os respeito, a medida que eles me respeitem. Do contrário eu mando pastar facinho, facinho. Esses dias estava lendo uma reportagem sobre fraude acadêmica na pesquisa brasileira. O texto era da Piauí. Havia comentários dizendo que o motivo da fraude era o PT, sendo que os elementos da fraude eram pesquisadores reconhecidamente tucanos. Isso é só um exemplo. 

    Esses dias foi visíve a decpeção com a lista do Janot. O “boy” apareceu e a Dilma não. Sabe o que mandaram? Que o Janot estava sendo ameaçado de morte pelo Governo. Ai veio o caso Celso Daniel, que é usado para quase toda decisão judical que contraria as expectativas de imputar ao PT todos os males da Terra. Qualquer agente público que não crucificar o PT será automaticamente considerado como sendo “ameaçado” pelo Governo. Tá F-O-D-A!

    1. Aos poucos vou ”deletando”

      Aos poucos vou ”deletando” um a um. O maior problema nao e’ exatamente o PT, mas todos os conceito e julgamento da Humanidade . Sao a favor da pena de morte, apoiam as politicas imperialista dos USA e aliados, sao Israel desde  criancinhas , mulsumanos … um bando de terroristas, bandido bom e bandido morto, inclusive para menores. Reforma agraria, coisa de comunista(mesmo sabendo que paises como os USA , Franca, Canada, fizeram uma das melhores), drogas , coisa de policia, e homosexual, bem , muitos aceitam desde que nao seja seu filho ou filha. Realmente , cada dia fica mais dificil conviver com essas criaturas. Principalmente porque eles podem falar as besteiras que quiserem, mas quando voce rebate , ficam furiosos e te acusam de babaca para pior.

    2. Ironia é o meu método de convivência

         As vezes topo com gente que tenho como da melhor índole possível mas totalmente envenenadas pela mídia, quando vejo que não adianta argumentar me finjo de espantado com as “novidades” que eles contam e até finjo concordar em alguns casos, o que mais repito é “cara , não acredito” “jura ?” nossa! com cuidado para não ser descoberto, nunca contrario diretamente, não vale a pena , com muita gente é inútil, no máximo deixo umas indiretas.

  57. Minha ligeira contribuição ao

    Minha ligeira contribuição ao debate.
    ______________________

    Pessoalmente estou um tanto farto com a fase atual. Realmente é complicado debater no Brasil, ou melhor, discordar. Com uma democracia incipiente, essa classe média recém redescobriu o que é mobilização. Mas pra variar, insuflada pela a mídia.

    Nenhuma novidade e um direito democrático. Muito dos atores atuais são os mesmos de antes (64)… Lembro que quando era menor (anos 90), muitos diziam a frase “politica, futebol e religião não se discute”. Acredito que a origem dessa frase tenha sido a ditadura, que adormeceu os mesmos, assim como a nossa tradição de não saber discordar pacificamente (ou seria do ser humano?). Agora estão relembrando, e a história se repete como tragédia (ou farsa), como dizia o outro. 

    Queria escutar dos que passaram por isso, o que foi feito na época e o que não podemos repetir. Mas também no outro lado, a auto crítica não é feita, curiosamente o mesmo erro que cai o governo. Meu pai, militante do PT, com qual concordo muitas vezes e discordo outras tantas, quando argumenta comigo, repete os mesmos argumentos como se eles servissem para algo no momento atual. Como se essa abordagem fosse convencer alguém. Na verdade argumentos não vão fazer ninguém concordar com você em um cenário de conflito. E digo mais, esse público não vai ser convencido pois não é racional. [Hoje dou mais valor ainda ao Lula, pois não sei como ele conseguiu com que parte desse público conseguisse não só digeri-lo mas também admira-lo, como ja vi em algumas familia conservadoras amigas próximas, onde se gosta do Lula mas não suporta a Dilma].

    Temos muito que aprender com o Tea Party americano. E a mesma coisa, o mesmo discurso, as mesmas maluquices, os mesmo personagens bizarros, o mesmo endemoniamento do adversário, os ataques baixos, etc… A Fox news é a maior porta voz destes. Mas lá, ha outras alternativas da mesma grandeza com discurso progressista. E lá o Obama deu uma arejada com uma estratégia de mídia (internet) muito bem articulada com jovens assessores (que cometem muitos erros também). O PT e o Governo estão na idade da pedra nesse sentido. A articulação política nesse sentido é zero. Deixam os blogs alternativos levarem o piano nas costas. Tem uma juventude progressista muito bem articulada com conceitos modernos, mas estes só são acionados pontualmente. Teriam que estar dentro do governo, criando, articulando. O único no PT que possui um perfil que vá no sentido da modernidade é o Haddad. O cara é herói. Foi eleito EM SP, a 2 anos atrás !!! [Hoje, algo inimaginável e que também serve pra refletir o quanto isso tudo é anti PT e realmente descontente com o governo insuflado].

    Olhamos para a Grécia. O Varoufakis foi palestrante do TED, não usa gravata, usa retórica sincera e não se restringe ao jogo de cena do poder, possui um blog pessoal (e ativo) mesmo sendo ministro. Outro dia o presidente do PT emite uma nota chamando os vídeos gravados por celular dos ativistas anti-Dilma de “clipes eletrônicos”! Sério?! Ninguém no PT olha isso não?

    Outro ponto: Não tem um grupo de pessoas progressistas com dinheiro para fazer um canal de TV, comercialmente competitivo com menos recursos mas linguagem moderna e jornalismo diferenciado? A melhor fonte de notícias sobre o Brasil hoje é a BBC Brasil. Aula de jornalismo. Não dá para fazer algo assim? Comercialmente apelativo pro grande público que também está de saco cheio da Globo, sem ser chapa branca?! Foi impossível articular algo assim há 12 anos? 

    Ninguém do governo em todos esses anos não captou a necessidade disso? Agora querem que o cidadão comum vá lá e crie a dialética para sustentar, enfrentando muitos opositores e alguns deles fascistas? Temos que pensar nisso.

    Eu, sinceramente, não tenho estimulo nenhum para um confronto desses. Primeiro porque não ganho nada em tentar mudar a mente de alguém que não está disposto a mudar de ideia a favor dela mesma. Segundo porque quem deveria fazer isso é quem ta lá pra fazer isso, e está dando show de incompetência nesse sentido. Pessoalmente, minha abordagem política com as pessoas segue as seguintes regras:

    1- Converso com quem eu vejo que é tolerante mas não politizado.

    2- Inicio todas as argumentações concordando dizendo que não está bom (porque realmente não está, embora eu não ache isso pelos mesmo motivos que grande parte das pessoas, além de criar empatia).

    3- Adoto tom de respeito ao mesmo tempo que demonstro conhecimento (é difícil alguém “partir pra cima” de você quando ela te respeita e não há agressão em seu tom de voz).

    4- Não adianta negar que não tem roubalheira quando todos sabem que o sistema é corrupto. O povão diz “todo mundo rouba”, que é a interpretação popular sábia que o sistema abastece todo mundo. Também não adianta rebater com roubo de tucano, é muito melhor dizer “realmente, quando o voto do dinheiro (ou empresas) vale muito mais que o nosso, não tem democracia”. Planta a semente do questionamento em qualquer um e mostra o real culpado. Quem tem dinheiro? Quem financia? Quem protesta? Obs: Se questionado, cite Petrobras e Alstom… Jogo de soma zero é melhor que perder de 1.

    5- Através da própria retorica do interlocutor, concorde com ele mas dando exemplo dos dois lados.

    6- Faça mais perguntas do que de argumentos. (Estimular a pensar é muito mais efetivo que convencer).

    7- ABOMINE a violência. Outro dia me perguntaram teve panelaço onde você mora? Eu disse “sim, classe média em polvoroso!”. A pessoa riu. Comentei que achava totalmente democrático, mas que xingar é meio baixo… Ela disse que o pessoal queria desabafar… Eu disse que compreendia, mas imagine se você pensa diferente de mim e vai lá e me xinga por isso. O que você acha disso? Ela falou que realmente não é legal… Por mais que a pessoa não mude, ela escutou uma outra perspectiva. Tenho certeza que a faz pensar… É uma das conservadoras que convivo pacificamente.

    Seguindo esse caminho, já consegui mostrar um outro lado da coisa pra muita gente que teria tendências conservadoras. Não “manipulei” ninguém, mas mostrei que a realidade não é preta e branca e sim CINZA. Nesse caminho, chegaremos na conclusão natural… O sistema político é podre e ele precisa mudar, mas não tirando o PT e colocando o PSDB, mas sim através de uma reforma política e, quem sabe Deus um dia, eliminando o mal que empurra a democracia ocidental para o abismo: a capacidade de grupos ganharem tanto dinheiro sem fazer o esforço equivalente que possibilita que comprem os meios de produção, os meios de comunicação, os meios políticos, e com eles fecham a trinca que pode originar um grande colapso que certamente significara mudança. Só espero que para um sentido melhor e mais evoluído.

    Mas, pessoalmente? Eu quero me mudar para uma micro cidade, viver bem com muito menos recursos e esquecer toda a insanidade coletiva… Tem muito caminho pra mudarmos pela frente e não tenho saúde e paciência…

  58. Bem, muitos que eu conheço

    Bem, muitos que eu conheço embarcarm nesse discurso midiático, amigos, familiares, etc. Entretanto, de uns tempos para cá, noto que a crítica com a oposição ao governo federal também tem crescido.Me parece que algumas pessoas tenham feito uma reflexão com mais lucidez.. A verdade é que a insatisfação está se generalizando com relação à entidade “Governo” seja ele Federal, Estadual ou Municipal. Não me surpreenderia nenhum um pouco que o discurso que a velha mídia promove dia após dia se volte contra ela  em um futuro muito breve. À conferir.

  59. Intolerência

    O nome desse sentimento é intolerância. 

    Ao sujeito intolerante que se recusa a aceitar que o outro também tem a verdade dele, que cada um tem a sua verdade, resta isso mesmo. Limitar-se a conviver com aqueles cuja verdade se aproximam da dele, que são os únicos que ele consegue tolerar.

    Quando digo que o petismo virou religião, fanatismo mesmo, faz tempo e por isso mesmo desperta um sentimento de repulsa, o pessoal fica bravo.

    Dizer que o montante desviado da Petrobras foi de 88 bi é uma mentira que não deve ser aceita mesmo, assim como não deve ser aceita a mentira que 50 milhões sairam da pobreza. Basta dar ma olhada nas favelas de qualquer capital brasileira e constatar que isso não é verdade.

    1. Fé cega na mídia também não
      Fé cega na mídia também não causa repulsa?

      50 milhões fora da linha da pobreza não significa eliminação de favelas. Já o Brasil estar fora do mapa dá fome até a ONU reconhece, ou estaria a ONU a mentir, gerando “repulsa”?

  60. Li atentamente o desabafo e

    Li atentamente o desabafo e todos os comentários. Apesar da dificuldade em sermos de esquerda hoje e sempre, percebi com estranha felicidade que estamos, então, todos juntos na mesma situação. Estamos todos coerentes com os nossos propósitos e princípios e achando que o resto (os outros) enlouqueceu de verdade. Bom saber que estamos no caminho da justiça social e que nele não estamos sós. Se sofremos, não somos filhos da luta? Pois sigamos, apesar deles (coxinhas). O desabafo é extremamente oportuno, afinal não estamos sós. Sou Advogada e Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, de família coxinha e de ambiente de trabalho mais coxinha ainda. Testemunho que a universidade pública é massificadamente coxinha nos dias de hoje, tanto o corpo docente como o discente. Além da influência da mídia golpista, a universidade pública vem recebendo doutrinação ideológica “do mal” por parte das filiais do Instituto Liberal de São Paulo, que conta com o apoio da Fiesp, e isso se repete nos demais Estados. Mas me pergunto: como não tolerar os coxinhas, se ficamos calados tempos demais? Sinto dizer, mas ficamos calados tempos demais.

    1. Juntos

      Realmente o que pode nos consolar são desabafos e a evidência de que não estamos sós nessa luta que precisa ser incansável. Penso que será sempre um misto de angústias e conquistas, uma a uma, passo a passo.

  61. Tá tudo dominado, a culpa é e

    Tá tudo dominado, a culpa é e será do PT. Pega busão e ouve o que eles dizem. O chororô do FIES que mudou as regras, o PRONATEC que ainda não começou. É o governo comendo o dinheiro do povo. Tente argumentar que a Lava-Jato está destruindo tudo. Nem adianta. Corrupto bom é corrupto morto, desde que seja do PT ou da vaca da Dilma. E o apagão e a falta dágua, cadê a transposição do SF? Só foi pra roubar da gente.

    A moça que trabalha aqui em casa, normalmente na dela, bom-astral, anda discutindo com todo mundo no ônibus e lembrando que tem governador e prefeito, deputado, senador, vereador etc, pra parar de por a culpa na Dilma e ouviu que o Haddad só podia ser do PT, que está nas mãos do PCC etc.

    O problema é que os professores, do pré ao universitário, passam as aulas metendo o pau no PT e botando na cabeça dos desavisados que o PT os está enganando com bolsas, enquanto rouba tudo o que pode.

    Os moleques saem repetindo tudo isto, agora que estão na faculdade e não são mais ignorantes, rs.

    ————

    Outubro do ano passado, meu aniversário, reunião com amigos em cas. Dois super coxinhas, uma amiga de mais de 50 anos e outro uns 14, começam a conversar e meter o pau no Lula, Dilma, PT, bolsas, MST etc e eu na minha. Até que a amiga contou a história do seu pai, órfão, entrou na PM e ao se apaixonar por sua mãe, resolveu sair da pensão em que morava e comprou um terreno na periferia antes de namorá-la, construiu em mutirão e blablabla. Hoje, o pessoal invade prédios no centro da cidade e do Morumbi. Não aguentei, expliquei o que ela sabe, porque fez Sociologia e Política no final dos anos 70 e depois pós em Saúde Pública, e fui bem na jugular, já que ela mora na Vila Carrão.

    Disse a ela que era porque eles não tinham uma amiga que morava na Faria Lima, a quem poderiam ligar desesperadamente pra ela escanear comprovante de endereço, pra sua filha conseguir arrumar emprego. E isto quase aos berros. Ela gaguejou um não é bem assim e eu pedi que me desmentisse, já que continuo a receber as correspondências da menina.

    Chamei-os de preconceituosos, colonizados, ela adora os EUA e o amigo a Europa e pedi que respeitassem meu aniversário se não estariam convidados a se retirar.

    Então o amigo, sobrenome Fleury, começou a falar da Comissão da Verdade. Ela, filha de militar disse que deveriam investigar os dois lados, meteu o pau na esquerda, disse que nos anos 70 eles escondiam os gays na faculdade (ESP) não que não fosem homofóbicos, só faziam aquilo porque eram contra os militares. Ele ia prosseguir e eu taquei um você se aproveitou do sobrenome pra aprontar as suas e não ser preso, porque achavam que era parente do temido Fleury, então fica na sua.

    Arrematei com um façam o favor de mudar de assunto, falei uns palavrões, se não vou convidá-los a se retirar.

    Com ela falo mais por fone e quando ela me liga. Ele vem mais vezes, sua mãe tem 90 anos, é super preconceituosa também, mas relevo, até porque ela fala, eu discordo e ela fica quieta, rs. Sempre que abre a boca pra falar que leu algo na Folha, Veja eu já respondo que não quero saber e peço pra mudar de assunto. 

     

    ———–

    Anos atrás, no dia que o Severino foi cassado, tínhamos assembleia no condomínio. Eu tinha exigido que o síndico a marcasse porque descobri que eles haviam montado uma academia no prédio, só alguns sabiam e usavam, todos pagavam, e não tinha tido assembleia pra isso. Simplesmente montaram no mezzaninno do prédio e fiquei sabendo por acaso.

    Por mais que eu argumentasse que era ilegal, todo mundo berrava, alguns diziam que eles faziam a lei do prédio, até que alguém disse que queria ver a reportagem sobre a queda do Severino. Foi quando eu tasquei um: engraçado, vocês tão preocupados com a corrupção do Severino e agindo da mesma forma no prédio, juntando os chegados, montando academia clandestina e todos pagando a conta.

    Ficaram putos da vida, disseram só podia ser petista entre outros impropérios e disseram que a academia ia continuar. O síndico fez a ata dizendo que aquela reunião havia votado “por unânimidade” e só eu era contrária, insinuando que a academia que já funcionava seria construída. Saíram todos contentes até que receberam a Notificação Extra-Judicial que enviei anulando tudo, fechando a academia até que a situação fosse regularizada.

    Aqui eu nem tenho amigos, só trato as pessoas com civilidade e luto pelos meus direitos. Sempre ganho. Já entre três vezes com adogado pra questionar as ações dos éticos, moralistas, da boca pra fora e chegados numa corrupção, num conchavo.

    Pelo menos o zelador e os porteiros votam no PT. Antes eram malufistas, kkkkkkkk

     

     

  62. – Moro em Maringá-Paraná,

    – Moro em Maringá-Paraná, cidade ultra conservadora e reacionária. Sou professor da rede pública estadual e acabo de sair de uma greve, nãopor aumento de salário, mas para garantir benefícios conquistados com muitas lutas. Pois bem, hoje fui a um viveiro e uma das funcionárias, minha ex-aluna, me perguntou se eu ainda estava lecionando. Respondi que até agora, estava em luta na greve. E ela perguntou: “deu certo?” Respondi que sim. E ela disse: “com os caminhoneiros não deu certo”. Achei estranho, mas argumentei que os professores e demais categorias conseguiram derrotar o Beto Richa, politicamente. Aí ela exclamou: “Ah, a greve era contra o Beto Richa?” Diante da minha resposta afirmativa, ela disse: “se eu tivesse votado na Dilma, estaria arrependida amargamente”. Retruquei: “votei na Dilma e não me arrependo. Não gosto e não confio no Aécio”. Ela fechou o semblante e não conversou mais comigo.

      – Ano passado, durante o processo eleitoral, recebia mensagens no meu face, tipo: “não vamos perder a amizade por causa da política”. Mas o que me deixava P da vida é que essas mesmas pessoas me mandavam mensagens atacando o PT, o Lula e a Dilma. Pior é que são pessoas “religiosas”, ligadas à Renovação Carismática Católica ou Evangélicas. Não Perdôo. Retruco, mostrando o lado daquilo que defendem. Uma de minhas amigas me advertiu, dizendo que eu estava muito agressivo. Também tenciono cortar amizade com esses tipos de pessoas.  

  63. Pessoal, trabalho em uma

    Pessoal, trabalho em uma montadora na regiao do ABC e a situacao e muito ruim. Virou moda ser de Direita , ter valores conservadores e ser antipetista. Infelizmente o PT e o governo perderam a batalha pela comunicacao nas redes sociais. Perderam de lavada . Quando ainda entro em alguma conversa politica e consigo contra argumentar , percebo pelos olhares que me chamam de ingenuo, de tolo.  A midia tem sim uma forca ainda muito forte e junto com as redes sociais estao fazendo a diferenca nesse espiral de odio e preconceito. Uma geracao inteira de jovens esta sendo perdida para o conservadorismo.  

  64. resposta ao Alan
    Caro amigo, tá mesmo difícil de suportar, pessoas que foram e são beneficiadas por programas sociais desse governo, comprando uma briga q não é deles.
    Aí vem em minha mente , esses idiotas manipulados vão atirar no próprio pé, é muito louco! isso,
    Agente argumenta, mostra números, faz-se comparações e nada! A mentira é o ódio, tomou conta da mente desorientado das pessoas!

  65. Breves relatos:
    Anterior às

    Breves relatos:

    Anterior às eleições do primeiro turno:

    1) Estavamos eu e mais dois colegas coxinhas viajando de carro rumo à uma reunião com cliente. Papo vai, papo vêm, chegamos no assunto BF: após muitas discussões, onde sempre batiam na tecla “o povo é vagabundo”, um deles me solta a pérola de que sabia que o povo é vagabundo em função de conhecer bem o povo brasileiro. Após isto, me referi à ele durante toda a viagem como Gilberto Freyre.

    2) Em outro almoço de negócios, um declarado eleitor do Alckmin diz que queria a saída do PT do GF em função de ser favorável à “alternância de poder”. No mesmo momento indaguei se isso valia para as 2 décadas de PSDB em SP. O “sim”, constrangido, foi hilário.

    3) Em uma reunião familiar, um parente me diz que é contra a, adivinhem, BF. Este parente é um ativo obreiro da Igreja Católica, então o indaguei se não seria pouco coerente ser contra o BF e realizar obras de caridade pela Igreja, salientando que ao menos o BF poderia ajudar a aquecer a economia, ao passo que suas ações são muito mais assistencialistas. Silêncio constrangedor.

    4) Nesta mesma reunião familiar, este mesmo parente bradou ser inclusive contra o seguro desemprego, uma vez que a rotatividade em sua empresa (comércio) era muito alta em função da preferencia de alguns funcionários viver do seguro ao invés de um salário, que tal seguro “estimula a vagabundagem”. Então ponderei com ele se a causa raíz desta situação não seria o salário baixo oferecido por sua empresa. Novo silêncio constrangedor.

    5) Ainda nesta reunião familiar outro “parente” (tio de esposa não seria parente né?), já mais exaltado, começou com as grosserias: “você fala besteira”, “você ainda está na década de 90, eu já não acredito mais no PT”, “você deveria ler mais”. Então perguntei o que ele recomendaria como leitura. Gaguejou, engoliu saliva, e emendou um “procure no Google”. Após isso, recomendei que ele assistise menos TV. Ficou bufando.

    Vésperas de eleição do primeiro turno – o inferno do “Zap zap”:

    1) Vídeo pornográfico caseiro onde o homem mandava a garota dizer: “Fora Dilma”.

    2) Vídeo do “Empiricus”

    3) Um parente, em um dos grupos de família, me solta a famosa pérola dos 50% de votos nulos anulam uma eleição. Perguntei aonde ele tinha visto isto, e o mesmo não soube responder. Enviei um link com um artigo publicado no TSE desmentindo tal boato.

    4) Uma discussão desagradável na família após eu apontar como Hoax uma lorota que alegava que a delegada do caso Celso Daniel era parente de um genro do Lula. O tal “tio da esposa” ficou exaltado e, como era seguidamente derrotado na argumentação, foi partindo para o lado pessoal. Finalizei denunciando sua argumentação “ad hominem”, que tal não iria vingar. Desde então, só não abandono o grupo para não me indispor com “a chefa”. O sujeito em questão não faço qualquer questão do convívio.

    5) A Dilma matou Eduardo Campos.

    6) Discussões com colegas de trabalho.

    Todo o período entre o primeiro e o segundo turno:

    1) Um vídeo do Aécio recebido “n” vezes pelo Whatsapp no dia seguinte do primeiro turno. Vídeo assustador.

    2) Vídeos de crianças xingando Dilma

    3) Overdoses de vídeos coxinhas pelo Whatsaap vindos de 3 colegas coxinhas

    Confirmada vitória da Dilma e derrota do Aécio.

    1) Sou insultado da maneira mais sórdida no facebook minutos após o resultado da eleição por um ex-colega do colegial, inclusive marcando outras pessoas para que fosse uma execração públca. O denunciei por “apologia ao ódio”. Horas depois, apagou a postagem, entretanto, tenho o registro da mesma em meu email e um screenshot. Não o excluí, pois prefiro monitorá-lo.

    Após este episódio, passo a temer por minha segurança e decidi não postar mais nada no facebook relacionado à política.

    2) Algumas exclusões no facebook ocorreram. Nada que me tirasse o sono.

    3) O day after no trabalho foi memorável: foi um silêncio melancólico o dia todo, um quase choro de dor.

    4) Um amigo meu engrossou a lista daqueles que escreveram para a Casa Branca clamando por uma intervenção.

    Tenho ainda mais casos como os acima para citar, mas o sono me impede de prosseguir.

    Desculpem-me.

     

  66. Fiz isso a partir de 2003

    Fiz isso há muito tempo, porque há muito tempo eu enxerguei esse futuro, no qual o Brasil iria se tornar uma Venezuela, mas pior, porque aqui quem dá as cartas é a elite que controla a grande mídia.

  67. Depois de ver muitas

    Depois de ver muitas  agressões e atropelamentos de parte a  parte prefiro deixar umas frases para enriquecer a discussão: 

    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein 

    ——————————————————————————–

    Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire 

    ——————————————————————————–

    Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo. Confúcio

    ——————————————————————————–

    Há muito poucas repúblicas no mundo, e mesmo assim elas devem a liberdade aos seus rochedos ou ao mar que as defende. Os homens só raramente são os dignos de se governar a si mesmos. Voltaire

    ——————————————————————————–

    Todos os caminhos vão ao mesmo lugar! Mas escolha o seu, e vá até o final, não tente percorrer todos os caminhos. Voltaire

    ——————————————————————————–

    O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. Aristóteles

    ——————————————————————————–

    Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas. Voltaire

    ——————————————————————————–

    A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros. Henry de Montherlant

    ——————————————————————————–

    O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente Confúcio

    ——————————————————————————–

    Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã. Maquiavel

    ——————————————————————————–

    Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam. Confúcio

    ——————————————————————————–

    O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta. Maquiavel

    ——————————————————————————–

    Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu. Voltaire

    ——————————————————————————–

    Se o homem fosse perfeito, seria Deus. Voltaire

    ——————————————————————————–

    Os preconceitos são a razão dos imbecis. Voltaire

    ——————————————————————————–

    O silêncio é um amigo que nunca trai. Confúcio

    ——————————————————————————–

    O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta. Maquiavel

    ——————————————————————————–

    Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem. Nelson Rodrigues

     

  68. Há muito tempo

    Há muito tempo eu desisti dos coxinhas, inclusive familiares.. dizem que sou radical e tudo não passa de “opinião política”.. não é verdade.. os que hoje combatem o governo dos trabalhadores (com viés de direita, porque os que combatem com viés de esquerda são bem vindos) na verdade estão contra o povo.. são pessoas mesquinhas, egoístas, mau caráter, são aqueles que usam refinamento da palavra para distorcer fatos, criar óticas absurdas.. é por conta dessas pessoas (em todo o planeta) que muita gente sofre, passa fome, frio, morre de doenças medievais, é humilhada, assassinada, etc.. não é um simples caso de opinião.. é um ato contra a humanidade.. como todos tem um sonho, o meu é que um dia o mundo se livre desses pulhas.. e se torne um lugar onde todos tenham a oportunidade de viver felizes..

  69. Fui comprar uma esteira e o

    Fui comprar uma esteira e o rapaz que colocou no carro, funcionario da loja, preto e pobre, falando mal do BF, dos impostos elevados que os empresário tem que pagar, etc.. É mole? Fiquei, então conversando com ele sobre todo o maleficio da mídia que sempre é contra o país e povo. Foi quase uma hora de papo. Percebeu como era ótário, na verdae se chamou de débil mental por acreditar na imprensa e nem ter percebido que a imprensa o trata como isso: débil mental. As pessoas anlafas políticas, quando não enterradas no ódio pelo PT, conseguem entender o que está acontecendo se a gente conversar com eles.O que odeia não em jeito. O faustão, huck, datena, rezende e tais são seus políticos e que prestam., he,he,he. Vou começar a colocar em pontos de taxis, artigos que falem sobre o habital golpismo da ímprensa contra governos democráticos. Já faço isso em salas de espera. A internet, infelizmente, emburreceu a população e propiciou os bandidos de sempre(racistas, homofóbicos e tais) a partirem para o ataque e tentativa de extermínio do que é diferente. Acho que o gunter vai adorar ver feliciano como presidente da câmara, quem sabe, presidente do país dele, né? É impressionante como amam seus algozes.

  70. Passo pelo mesmo…

    Estou passando pelo mesmo problema. Tive que me afastar de vários “amigos”. É o que posso fazer no momento.

  71. Ser de esquerda ou petista não implica estar sempre certo

    Da mesma forma que ser o que ele chama de “coxinha” não implica estar sempre errado. Esse é o erro do post.

    As procedentes críticas que ele faz contra as pessoas que fazem afirmações sem base nos fatos (vide o exemplo do montante da corrupção na Petrobras) não implica que os petistas e “esquerdistas” sempre irão fazer afirmações corretas, com base nos fatos.

    Isso está errado. Quando ele pensa assim, ele apenas está invertendo o sinal do comportamento. Coxinhas acusam petistas de não prestarem por serem petistas e petistas acusam coxinhas de não prestarem por serem coxinhas.

    Estar certo não deriva de ser petista ou ser de esquerda. Entendo a reclamação, mas discordo da conclusão generalizante a que ele chegou. Que ele não queira ser amigo de quem discorda dele politicamente, por qualquer motivo que ele encontre para justificar isso, é um desejo dele. Mas que ele use o discurso para dizer que somente as pessoas que comungam do mesmo pensamento político dele é que são decentes e têm compromisso com a verdade, ao ponto de merecerem uma amizade, aí não, não posso concordar com isso. É preconceito, discriminação, sectarismo e postura profundamente anti-democrática. É coisa de quem, imaturamente, não suporta ser contrariado. Melhor se acostumar com isso, pois a discordância é regra em qualquer parte do mundo.

    O mundo já superou essa fase de dividir a sociedade em grupinhos onde ninguém discorda de ninguém. Inclusive os petistas foram os que mais exercitaram, no Brasil, até a uma certa altura, a tolerância para com o contraditório, ao menos internamente, vide a quantidade de correntes diferentes que existiam no PT. Com a chegada do PT ao poder, isso foi drasticamente mudado, passando a ser hegemônica uma certa intolerância petista para com o contraditório. Em muito, essa intolerância petista quando chegou ao poder  foi construída na linha encampada pelo post acima: quem discorda é reaça, desonesto, coxinha, demotucano, canalha, mal intencionado, contrário ao povo etc. A discordância política, inclusive quando baseada em erros factuais, faz parte da convivência democrática. Tolerar isso faz parte da construção de boas relações sociais.

    1. A questão nunca foi a

      A questão nunca foi a discordância e sim a forma como ela vem se deenrolando. O texto mostra isso claramente. Quando começa um comentário acusando de sermos “autoritários” que não gostamos do contraditório soa que o colega não leu o texto devidamente.

  72. Alan,
     
    Apesar de atrasado,

    Alan,

     

    Apesar de atrasado, gostaria de comentar.

    Por um lado concordo totalmente com voce com relação a não ter condições de manter relações com pessoas que nos ofendem simplesmente por opção política/partidária, isso é fato. Nâo tem mesmo condições.

    Agora, por outro lado, querer entrar em discussão de mínucias com gente que não quer entender eu acho que é perda de tempo, mas não é motivo para não ter amizade ou relação, é simples motivo para mudar de assunto. É o caso por ex, da corrupção de 88bi.

    Infelizemnte do lado do Governo também existe isso.

    Em relação a Petrobras mesmo, há inumeros post e estudos mostrando a atuação deletéria do Governo sobre ela, com relação a segurar o preço dos derivados, causando prejuizo a ela na operação e mesmo assim, as pessoas querem justificar e não aceitam, é a mesma coisa em sentido contrário.

    Com relação as usinas é a mesma coisa. Nâo adianta explicar ao pessoal que os custos subiram muito e que a receita não subiu da mesma forma, por isso muitas usinas quebraram. Nâo adianta, elas retrucam e invetam argumentos vazios ou que não fazem parte da questão, do mesmo jeito que é do outro lado.

    Então, creio que devamos entender que cada um tem a sua verdade, que é baseada nos nosso preconceitos, na nossa vivencia, na nossa vizão de mundo , na nossa ideologia, e nos nossos intereses. Então o ideal é tentar não falar nesse assunto com determinadas pessoas, não vejo outra maneira.

    E isso não é novidade nenhuma, entre colegas e até amigos, existem sempre assuntos que são tabus tácitos que não se toca no assunto. É até questão de boas maneiras e convivencia social. Um ex: Um colega que tenha jeito de ser homosexual mas não é assumido, ninguem vai falar esse tipo de assunto com ele. Da mesma forma que devamos ter o cuidado de não falar de política com quem não sabe dialogar com cordialidade sobre o assunto.

    Mas evidentemente fazendo a ressalva inicial que se, ainda assim, a pessoa insistir em ofender e desmerecer a nós simplesmente por nossa opção partidária e política ai realmente o melhor remédio é a distancia, infelizmente.

  73. Coxinhas

    É isso aí Alan. Despachei uma conhecida coxinha há uma semana. Já não tenho amigos nem conhecidos. Ignóru-os. Moro num bairro de reacionários. O batido dos penicos (digo, panelas de teflon), aqui é insuportável. Gritam palavrões de todo o tipo e gosto. Tenho um cunhado que mora num bairro menos elitizado. Contou-me que no domingo do pinicaço, digo, panelaço, no bairro dele, somente um ou outro, quase nada. Deixemos os coxinhas se rasgarem de ódio. Também acho que há sérios problemas no atual governo, problemas que estão sendo sanados na medida do possível. Os ladrões, principalmente os empresários estão indo pra cadéia. Será por isto que as elites estão assim tão insatisfeitas? Será medo de sobrarem estilhaços para elas? 

  74. Pior do que um analfabeto

    Pior do que um analfabeto político é um coxinha “politizado”,pior do que ver um rico reclamando de barriga cheia é ver um pobre,um negro,um ex-miserável falar mal do PT

     

  75. Dificil considerar amigo quem coopera com o inimigo!

    É realmente difícil manter-se a amizade com pessoas que, por desconhecimento de política, ajudam pessoas mal intencionadas a levarem à cabo a destruição de nossa democracia! Não estamos falando de futebol, de gostos pessoais quanto à música ou seriados de TV, estamos tratando do destino de nossa nação, consequentemente, de nosso povo! Ou seja, de nossos destinos, dos destinos de nossos filhos e netos, só Deus sabe até qual geração!!!

    É claro que, quando se discute algo dessa magnitude, fica difícil contemporizar e permanecer racional, quando nossos argumento são respondido com clichês do tipo “Dilma é uma anta”, “VTNC, Dilma” ou montagens com fotos dela nua de pernas abertas, sendo penetrada por mangueiras de combustível; ou, ainda, quando se referem a Lula como “o chefe da quadrilha”, sem perceber que, por trás de toda essa patifaria, existem mentes planejando a destruição de nossa democracia e a colonização – já em pleno andamento!!! – do imperialismo americano sobre nosso povo.

    Eu apenas tolero familiares com esse grau de alienação, ou então amigos, pelos quais tenho grande consideração e mantenho neles a crença de que – cedo ou tarde – abrirão seus olhos para essa realidade nefasta para a qual estamos sendo empurrados…

    Eu não sou petista, mas reconheço o PT como o ÚNICO partido autêntico, com ideologia e metas bem definidas de governo. Os demais partidos formam apenas uma sopa de letrinhas indigesta, à serviço do capital estrangeiro…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador