A escolha dos caças por Dilma

Por Cesar A

Governo vai rever propostas do FX

http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4894050-EI188,00.html

Ao mesmo tempo uma noticia claramente plantada:

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4828019-EI306,00-Jorna…

Se houvesse um cliente potencial para o Rafale na America do Sul os franceses ja teriam ido atrás, eles estão desesperados.

Do Terra

Dilma revê ofertas e recomeça processo de escolha de caças

17 de janeiro de 2011 • 07h51 • atualizado às 09h26

A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis, como transferência de tecnologia.

A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.

A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e, a esta altura, não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo. Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos US$ 4 bilhões, são o caça Gripen NG, da sueca Saab, e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.

Na semana passada, Dilma teria pedido pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência de tecnologia na proposta da Boeing. 

Do Terra

Jornal francês diz que Brasil queria comprar e fabricar Rafales

05 de dezembro de 2010 • 12h43 • atualizado às 14h05

O Brasil queria comprar os caças franceses Rafale e adquirir a tecnologia para fabricá-los em seu solo. A ideia seria exportar os caças a outros países sul-americanos até 2030, relatou o jornal francês Le Monde neste domingo (5), citando documentos norte-americanos vazados o site WikiLeaks.

O Brasil vem negociando com a França, os EUA e a Suécia um acordo de compra de caças de combate para renovar sua frota antiga e reforçar a vigilância dos ativos estratégicos do país.

O acordo proposto, envolvendo mais de 100 aeronaves com valor potencial de 4 bilhões de dólares, desencadeou uma competição acirrada entre os fabricantes dos três países. Os despachos citados pelo Le Monde indicam que Paris mantém conversas avançadas com Brasília sobre uma venda iminente.

“Não somente o Brasil quer comprar o Rafale, mas também produzir a aeronave em seu solo e até mesmo vendê-la na América do Sul até 2030”, teria dito um diplomata norte-americano em novembro de 2009 segundo o jornal francês.

Acesso exclusivo
O Le Monde é um dos cinco jornais que têm acesso adiantado a alguns dos 250 mil despachos diplomáticos dos EUA vazados pelo site WikiLeaks. Os despachos revelam conversas francas entre diplomatas norte-americanos e Washington sobre líderes estrangeiros.

O presidente Nicolas Sarkozy procurou tranquilizar seu colega brasileiro sobre o preço da aeronave – 80 milhões de dólares cada – dizendo a Lula que a França vai transferir a tecnologia do Rafale para o Brasil, de acordo com o Le Monde.

Autoridades francesas têm repetido que um acordo com o Brasil está próximo, mas nada foi assinado. A Dassault Aviation não foi encontrada para comentar a reportagem do jornal.

Em janeiro, um membro do gabinete brasileiro disse que o presidente Lula queria que o Brasil escolhesse o Rafale, mas por um preço menor do que a França pede. A Força Aérea declarou em julho que planeja comprar 28 aviões militares da brasileira Embraer. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador