A manutenção do blog

Pessoal

o blog ficou fora do ar nesse tempo todo para um trabalho de redefinição de permissões dos comentaristas cadastrados.

Demorou mais do que supunhamos.

Perdão pelos inconvenientes.

Temos enfrentado alguns problemas técnicos na migração do blog, que estão sendo devidamente trabalhados.

Já temos um conjunto de sugestões de aprimoramentos de vocês. Mas solicitamos mais dados de usabilidade para voltar ao modelo anterior, com os aprimoramentos solicitados.

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O novo Captcha parece teste

    O novo Captcha parece teste Rorschach de tao ruim, e perde um tempao.  Na maior parte das vezes ele mostra uma palavra legivele outra ininteligivel e eu so entro “a” pra fazer o reload e trocar a imagem.  So que… algumas vezes o comentario entra mesmo com as letras erradas!

  2. Posts Recentes

    Nassif, a página “posts recentes” continua não funcionando, exceto a aba “Dia”, as outras estão com problemas de ordenação e ao selecionarmos “próximo” acontece algum bug.

      1. A “Posts Recentes” do blog

        A “Posts Recentes” do blog velho nao existe mais porque ele foi apagado onde era e transferido pra ca.  Os links velhos continuam identicos desde que voce troque a raiz de “advivo” pra “jornalggn”.

        A pagina que esta fazendo papel de substituta eh a “ultimos conteudos”, mas ela so cobre os 3 meses de vida do GGN, e infelizmente nao inclui o catalogo de links do blog velho ainda.

  3. Sobre o GGN

    A página inicial está muito “movimentada”. É comum a rolagem das notícias principais, geralmente no alto da página, nos portais de notícia. Mas aqui a linha debaixo (“sub-manchetes”) também rola, e nesse caso as manchetes são de quatro em quatro. o que piora a leitura. Então fica confuso pra tentar ler as manchetes principais e as “subs”. São duas linhas de manchetes rolando simultanemente, com rapidez relativa se considerarmos que além do título tem alguma descrição em seguida. Fica cansativo e por isso pouco atraente.

  4. RSS não funciona

    O link de RSS parou de funcionar.

    Acho confusa a proposta dos novos “Fora de Pauta, Clipping do dia, Multimidia e Fotos…” e os posts diários com os mesmos nomes. Uma coisa não conversa com a outra e ambas usam o mesmo nome. Como novos novos “Fora de Pauta, Clipping…” não trazem o nome do autor, fica ainda mais confuso.

    Na prática, no projeto do Jornal GGN só exitem 2 tipos de conteúdo: com curadoria e sem curadoria, que são as publicações dos blogs dos usuários cadastrados.

    O projeto melhoriaria muito se o leitor conseguisse identificar sem grande esforço essa diferenciação. Por exemplo: na home, estariam todos os conteúdos com curadoria. No link do menu “blogs”, estaria todo o conteúdo sem curadoria. Seria importante tb que ambas categorias tivessem funcionalidades distintas, tipo: RSS, pg. com últimos posts e busca por temas.

    Uma funcionalidade inovadora seria a equipe do GGN conseguir transformar contéudo “não curado” em conteúdo “curado”, com um único clique. Pouparia trabalho de todos e creio que os usuários se esforçariam para publicar conteúdos de qualidade no formato definido, na expectativa de terem seus posts selecionados.

     

  5. Falta um modo de acesso à Caixa de Mensagens

    A Caixa de Mensagens já foi criada, o que foi uma grande melhora. Mas ainda falta um link de acesso para ela, só recebemos o link quando recebemos uma mensagem, mas se quisermos consultar as já recebidas e enviadas, ou escrever uma nova, nao temos link de acesso. Pessoalmente resolvi o problema salvando o link quando recebi uma mensagem, mas nem todos pensarao nisso, ou mesmo saberao que a Caixa existe. 

    Outra coisa: os links para Adicionar e Excluir amigos. Agora felizmente já há um modo de adicionar amigos e de excluir os indesejados, mas é sempre preciso ir às páginas dos membros que queremos adicionar ou excluir. Para adicionar acho que nao há outro jeito mesmo, mas para excluir ficaria mais fácil como fei feito imediatamente depois que foi criada a possibilidade de Excluir, ou seja, com um link de lata de lixo logo após cada nome. Ou, se for questao de espaço, apenas com uma caixinha ao lado de cada nome de amigo, que, se for desmarcada, o amigo seria excluído. 

     

     

    1. ultraje ao cadáver do amigo excluído

      …a possibilidade de Excluir, ou seja, com um link de lata de lixo logo após cada nome.

      um amigo remoto recente recém-chegado ser excluído pode machucar e ferir sentimentos e sensibilidades, pero é da vida… mas, além de ser excluído do rol de amizades do blog você ainda querer jogá-lo com nome e tudo numa lata de lixo! já é demais! afronta aos direitos civilizatórios e ao fair play colaborativo do blog…

      (vou denunciá-la para nosso Gunter).

      1. Vc nao sabe o que é metáfora? A lata de lixo no caso é uma…

        Além do mais, há “amigos” que merecem ser jogados mesmo na lata de lixo, mesmo se nao fosse metáfora… (rs, rs, mas nao tanto…). Gente que denuncia a identidade da vida offline que soube em confiança, e age como alcaguete e traidor(a), por exemplo. Até que seria bom se se pudesse jogar mesmo na lata de lixo, mas infelizmente nao é possível. A web nem sempre é uma festa. 

  6. Fotos, Charges e Tirinhas

    No ‘Fotos, Charges e Tirinhas’ deveria, como antes, ter um espaço para as devidas explicações sobre o que está sendo postado. 

    1. Já existe

      Tamára,

      Depois que você dá upload na foto, aparece uma caixa (Descrição). Lá você pode colocar a explicação.

      A explicação só aparece quando você clica para ampliar a foto no post publicado.

       

          1. Fica pior porque nao ha

            Fica pior porque nao ha maneira de ver um post e saber quem postou aquele item…  nem quando voce clica o link.  Nao, eu nao sou economico com clicks meus mas sou seletivissimo.  Nao eh qualquer link “recomendado” que eu clico sem saber quem o postou, especialmente porque tinha alguem aqui (ha uns 2 anos atraz) que so postava link ruim de video ou de charges “engracadissimas”.

            Pessoalmente, eu acho que o FdP, Clippings, Multimedia, e FTC estao bombando…  no pior sentido.  Nao esta funcionando porque eles tinham que ser arquivais e so listarem seus respectivos “posts do dia” desde que o blog existe.  Por serem serialmente numerados eles seriam idealmente arquivais.

            Mas como esta, eu nao tenho ideia do que os quatro posts permanentes do dia tem a ver com o que esta nos “permanentes” nao numerados.  Nao esta funcionando de maneira nenhuma e eles sao alienantes, dado os varios problemas que ja apareceram com as pessoas nao tendo ideia de onde seus posts foram parar naquelas paginas, e varias pessoas (como eu) se recusando a entrar em uma salada sem autor ou sem mais organizacao.  Ta mais pra Bing do que pra Google!

            Como eu recomendei anteriormente, os 4 numerados posts do dia tinham que esta no alto de pagina, no banner, e serem trocados toda santa meia noite.  Os links arquivais seriam necessariamente coisa parecida com isso:  http://jornalggn.com.br/clips,  ou http://jornalggn.com.br/FdP por exemplo -nem se aborreca de clicar, esses links nao existem, claro.

            Por exemplo, o link arquival de suas proprias mensagens seria http://jornalggn.com.br/messages ou http://jornalggn.com.br/mensagens, que idealmente tambem estaria na pagina de abertura mas somente visivel pros logados.  So que a Analu nao publicou o achado dela e nao da pra saber o que ele eh ainda -estou impossibilitado de conferir porque eu nao faco log in por problemas espionais, e nunca mais vou fazer.

            Nesse meio tempo, existem ainda 3 links identicos no banner, “Home”, “Inicio”, e “GGN” do logo;  mais dois “Luis Nassif Online”;  e “ultimos conteudos ggn” (sic) continua texto morto enquanto o link correto continua com um apagado “ver todos” ao fim do box, me adificurtando a vida(:-)

            Uh…

      1. Caixa de “Descrição”

        Tamara e Gilberto – esse espaço para descrição realmente existe, mas é MINÙSCULO, só cabe uma legenda bem curta. Eu já deixei uma sugestão quanto a ser disponível uma caixa de comentário normal. Além da legenda, quem posta pode querer fazer suas considerações ou incluir links, e hoje é isso impossível ; alguns comentaristas estão fazendo isso no título, o que, convenhamos, é praticamente um ato de desespero… rs.

  7. Nassif, meu problema é

    Nassif, meu problema é publicar algo no clipping ou demais funções. Ontem tentei fazê-lo e pede que alem da postagem deve haver um comentário. Nem com a ajuda do meu filho consegui postar. Dai dá pra perceber que a maioria dos posts publicados são do GGN. Isso é ruim, pois a maioria dos frequentadores do blog fica alijada de postar assuntos diversos. Espero que tenha me compreendido.

     

  8. Fora de Pauta não funciona
    O Fora de Pauta, utilizando a adição rápida, só aparece no Minha Página.
    Ficou estranha esta coisa de termos duas formas de adicionar no Fora de Pauta (adição rápida e no modo antigo). Os dois Fora de Pauta tem postagens diferentes.

    1. Ué, Gil, os links permanentes estao nas páginas

      Acabo de refrescar a página, para ver se eles tinham desaparecido, mas na minha página estao presentes. Foi uma das maiores melhorias que foram feitas recentemente. Eles vem abaixo do comentário, do lado direito das caixas de responder e denunciar. 

        1. Não há link para postagem (no Blog, Fora de Pauta e Clipping)

          Desculpem, quis dizer que não há link ainda para as postagens, só para os comentários.

  9. Lentidão… Anonimato… etc.

    1 – Está muito lento para atualizar páginas já abertas. 

    2 – Quanto ao Multimídia e ao Fotos e Charges genéricos, da barra superior :

    – acho um problema sério deixar a postagem anônima, ao não constar o nome de quem postou junto ao título. Mesmo clicando para ir à página, o nome continua ausente.

    – se você quiser comentar, não saberá com quem está falando. E, mesmo clicando em “Comentar”, não aparece a caixa de comentário de imediato, na página, é necessário dar um segundo clique. Trabalho desnecessário.

    – Deve-se colocar o Email no comentário, num espaço determinado; não cheguei a comentar, mas ficou a impressão de que será uma “conversa privada” por email, e não via comentários encadeados na página. ( Estou certa? Em termos de interatividade, isso seria muito ruim ).

  10. Nassif
     
    Eu acredito que você

    Nassif

     

    Eu acredito que você está na contramão da tendência de simplicidade da Internet. Todo esse aparato que você está montando no seu site, em busca de uma integração maior com o leitor e de disponibilizar um grande número de informação, está deixando o acesso ao seu blog (que é o meu interesse maior) lento e complicado para quem, por exemplo, não sabe ou não lembra o endereço dele.

     

    Eu, como várias pessoas que lidam com um grande conteúdo online diariamente, procuro sempre o acesso rápido e fácil para os assuntos que possam me interessar. Embora, vez ou outra, como agora, faça um ou outro comentário em algum site, meu interesse maior é o conteúdo, não a integração.

     

    Sei que represento apenas parte dos seus leitores. Pode ser que, ao contrário do que penso, essas alterações atendam a maioria desses leitores. Se for assim, fazer o quê? Eu é que vou ter que me adaptar, rsrsr.

     

    Abraços

     

    Augusto Fontenele

    1. Concordo

      Já pensei em postar exatamente o que escreveu o Augusto, não o fiz por respeito ao esforço do Nassif e seu pessoal.

      Já mantive foruns com milhares de acessos/dia e os matei quando tentei melhorá-los. Quem abandonou jamais retornou. 

      A grande atração do antigo blog do Nassif era o conteúdo. Quem o frequentava estava atra’s de conteúdo, opinião, informação e troca de idéias da melhor qualidade de forma simples e sem complicações. Nada mais.

      O sucesso do google,do mercado livre, do buscapé devem-se a conteúdo, simplicidade e principalmente a mesma interface há 15 anos. Deve-se sim, colocar melhorias a disposição dos usuários, mas jamais mudar a “cara” do site, isso só afasta um grande volume de visitante que não usa a rede, desculpe a sinceridade Nassif, para aprender novas usabilidades de sites e muitos menos está a fim de dar feedback.  A menos que a sua intenção seja ter um grupo bem restrito de colaboradores a visitar seu espaço.

       

  11. Manutenção no Blog

    Sendo um site novo, ainda necessitando muitos ajustes, é compreensível que haja períodos de manutenção. Minha sugestão é que sejam pré-definidos ou fixados os horários, períodos ou datas em que isso acontecerá.

    Isso poderia ser comunicado aos usuários logo no “início dos trabalhos” às 7:00h., por exemplo, num post fixo no alto da página, tipo:  “Manutenção – o Blog/GGN estará fora do ar em tal horário/período/data, para tais e quais ajustes”.  Poderia ser diariamente (se curto período para pequenos ajustes) ou em datas espaçadas (para manutenção maior).

    Sabendo com antecedência que ocorrerá manutenção, todo mundo fica mais zen… Que tal?

  12. Comentário X Arquivo , em Vídeo e Imagem
    Depois do meu comentário anterior (18:37h – Lentidão… Anonimato… etc.) fiquei matutando… Aqui, “coloco no papel” minhas considerações quanto ao Multimídia e ao Fotos e Charges , nesse novo espaço do GGN – não sou porta-voz de ninguém, mas talvez outros pensem como eu.  1 – Há cerca de 1 mês, por ocasião da mudança para o GGN, foi dito que haveria Editorias próprias para os Vídeos e para as Imagens. Na ocasião, me pareceu que estes posts eram considerados um “ruído” dentro do LNOnline e por isso ficariam à parte – no GGN, e não mais no Blog – mas no mesmo formato de antes. Até aí, tudo bem, o titular do Blog tem o direito de seguir essa opção, até porque o Blog já se tornara grande demais para cuidar sozinho. 2 – Após a mudança, entretanto, percebemos uma duplicidade do “Multimídia” e do “Fotos, Charges e Tirinhas” – um no Blog (como antes, mas aparentemente temporário) e outro no GGN (na barra superior – bem diferente, mas que tende a ser o definitivo). Nomes iguais para coisas/links diferentes, o que gerou muita confusão e várias reclamações por parte dos usuários – não cabe repetir tudo aqui – sem esquecer a notada ausência de comentaristas antes habituais.  3 – A muitos incomodou o fato de não constar mais o nome de quem postou um Vídeo ou Imagem. Além das dificuldades iniciais, do estranho formato, dos vídeos que demoram a aparecer (mesmo tendo cadastro) e das imagens pequenas e que ficavam ‘escondidas’, apenas na página individual de quem postou. Agora se percebe melhor que o que se coloca nessas ‘Editorias’, os “novos” Multimídia ou Fotos e Charges da barra superior, na verdade não é nem Post de Blog e nem Comentário – é apenas Arquivo, integrando um acervo de vídeos e imagens em formação no GGN. No caso de Imagens, a postagem é “seca”, sem espaço para comentar o assunto (é como doar um livro para alguma biblioteca – o livro fica lá, catalogado e à disposição de todos, mas não interessa o nome ou as considerações do doador, que fica anônimo…). Talvez fosse o caso de dar algum nome diferente a essas Editorias, evitando a duplicidade, ou transformá-las para que funcionem como no LNOnline. 4 – Muitos usuários vêm fazendo ‘malabarismos’ para transformar em Comentário o que é, ou parece ser, apenas item de Arquivo (com títulos ‘criativos’ ou longos, por exemplo). O resultado ficou híbrido, tudo mais confuso e insatisfatório, tanto para quem posta quanto para a equipe do site, que deve organizar todo esse arquivo digital. Ou para quem faz buscas – por exemplo, usei palavras-chave para ‘chamar’ imagens que eu mesma postei: às vezes vem só o título-link, sem a miniatura da foto, sem a data da postagem, …  5 – Hoje, para agir como manda o figurino, primeiro se deve ‘criar’ o vídeo ou imagem nessas editorias, para depois usá-las num Comentário, na forma desejada. Trabalho duplicado, e mais complicado no caso de Imagens. Não poderia ser o contrário? Quer dizer, criar e inserir vídeo ou imagem em qualquer comentário, com a facilidade e interatividade de antes, e a partir daí algum processo interno automático incluiria o ítem no acervo. 6 – Quem tem um Blog próprio talvez sinta menos esse problema, mas ficou complicado para quem quer participar apenas comentando – com vídeo ou imagem incluídos. Aliás, todos os cadastrados foram brindados com a possibilidade de ter seu próprio Blog, tanto no Brasilianas quanto aqui no GGN. Mas será que todos têm necessidade, interesse ou disponibilidade para manter um Blog próprio? Nesses termos, seria importante descomplicar a participação dos cadastrados que quiserem apenas comentar, e não blogar… 7 – Muitos dos problemas apontados pelos usuários vêm sendo resolvidos, mas a situação ainda parece longe de voltar a ser como antes. A questão é: voltará? (acho que estamos meio ansiosos e impacientes… rs) Pronto, falei! (será que fui clara ou falei alguma bobagem?)  Enfim, como falei muito, acho que não volto mais a este tema, reconhecendo e respeitando o trabalho hercúleo de criar este site, e migrar todo o conteúdo anterior, e ainda tentar atender a tantas reclamações e sugestões,… Queremos o sucesso do GGN,,, então, o que vier, a gente se ajeita e ‘traça’! (a falta de formatação deixou o texto meio ‘embolado’…)   ******** Abs., ROSE

  13. Continua bugado
    Continuo precisando acessar o blog usando o site “Ninja Proxy”, simplesmente não carrega quando apenas digito o endereço normalmente. Já está assim há 3 ou 4 dias…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador