A nova investida de Gilmar contra o PT

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Partido dos Trabalhadores passa por um momento ímpar. A nova investida, na forma de um ministro do TSE, o Gilmar Mendes, querer a cassação do registro do partido, deixa qualquer um pasmo. Segundo o PT, Mendes “tira a toga e assume papel de militante de direita”. Isso para a Bancada do PT na Câmara. Para o cidadão comum, Mendes tira a toga e as sandálias da isenção, e pisoteia na cara de 54 milhões e meio de eleitores que depositaram sua confiança no PT. Mendes não deveria se prestar a este tipo de papel. 

O ministro Gilmar Mendes esquece de olhar os outros partidos. O PSDB, por exemplo, traz em sua triste história o mensalão precursor de todos os mensalões. Foi lá em Minas Gerais, com benção do Aécio e Anastasia. Ninguém vê, não interessa, passe para o próximo. Tem o DEM fazendo estripulias onde consegue colocar gente sua em cargo eletivo ou empossado. Deixa pra lá, o negócio é correr atrás do PT e do Lula e da Dilma.

Isso acaba por cansar o brasileiro. E mesmo que tudo seja válido na democracia, nesta conta não está incluído o pisar na vontade de 54,5 milhões de brasileiros.

Primeiro vem Gilmar pedindo para caçar o registro do PT. Em segundo vem o Aécio. Em terceiro vem a polícia deturpando a lei para impedir brasileiros livres de se expressarem. Em quarto vem aquele que não deve ser nominado. Em quinto, chega! Como podemos sobreviver a tudo isso?

Pois bem. A bancada do PT na Câmara soltou nota repudiando a manifestação de Gilmar Mendes, como presidente do TSE, afirmando que deseja pedir a cassação do registro do partido. Leia a seguir.

Nota da Bancada do PT na Câmara

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados repudia mais uma ação seletiva e política do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ao pedir a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores, Mendes tira de vez a toga e assume o papel de militante da direita brasileira. Sua decisão contra o PT coincide com um momento em que se tenta cassar o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff, sem que tenha cometido crime de responsabilidade, configurando-se um golpe e a instituição de um ambiente político e jurídico de exceção no País.

Ao acusar o PT de ter se beneficiado de recursos desviados da Petrobras, Gilmar Mendes evidencia sua seletividade, já que outros grandes partidos – como o PSDB, PMDB, DEM e PP – também receberam recursos de empresas investigadas na Operação Lava Jato. Sobre esses partidos, cala-se, como sempre, o presidente do TSE, que enxerga problemas no sistema democrático brasileiro apenas quando se trata do PT.

A atitude  autoritária do presidente do TSE só encontra paralelo no regime autoritário encerrado em 1985. A última vez em que um partido político foi cassado no Brasil foi mediante ato institucional de uma ditadura militar.

São notórios o destempero verbal e a parcialidade  de Gilmar Mendes contra o PT. Ele não está à altura do cargo que ocupa. Suas ações, no âmbito da Suprema Corte, como a de juízes de primeira instância, têm maculado a imagem do Judiciário brasileiro.

Ao pedir agora a cassação do registro do PT, o ministro faz jus aos que o chamam de “tucano de toga” do STF.  O nosso Judiciário precisa de magistrados, não de militantes políticos.

Brasília, 7 de agosto de 2016

Afonso Florence (BA), líder do PT na Câmara

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Embora óbvio e, até certo

    Embora óbvio e, até certo ponto, repetitivo, Gilmar Mendes representa – e bem – no STF o Brasil do atraso, da ignorância, sobretudo naquilo que faz, pois ele entende tanto de justiça como eu entento de física quantica.

    Um homem despreparado para o convívio social, despreparado para a função que exerce, despreparado para a política, atividade da qual deveria se abster, uma espécie de homem das cavernas ainda solto por aí.

    Gosto às vezes de repetir uma frase do grande diretor de teatro Flávio Rangel, proferida na mesa de um restaurante ao lado de amigos, quando entrou no recinto um sujeito em tudo desagradável, arrogante, cheio de empáfia e cuja cultura mal cabia num pedacinho de confete.

    Quanto a tal figura entrou, Flávio, pediu a atenção para que todos da mesa olhassem na direção de quem entrava e disse: acaba de entrar no restaurante um dos extremos da inteligência humana. Houve algum silêncio e até mesmo contrangimento quando todos viram de quem se tratava e olharam para o Flávio com cara de interrogação. Ao que o teatrólogo emendou; no outro extremo está Kant.

    O cientista Stephen Hawking em entrevista, há não muitos anos, afirmou que o grande desafio da ciência contemporânea é diminuir a distância entre o homem das cavernas e as grandes conquistas do homem moderno. Enquanto existir um Gilmar Mendes isso vai se tornar quase impossível.

  2. Estamos fazendo tudo mesmo?

    São notórios o destempero verbal e a parcialidade  de Gilmar Mendes contra o PT. Ele não está à altura do cargo que ocupa. Suas ações, no âmbito da Suprema Corte, como a de juízes de primeira instância, têm maculado a imagem do Judiciário brasileiro.

    Por que a bancada na Câmara e no Senado não lidera um pedido de imptimam contra o presidente do TSE? No mínimo deveria requerer sua convocação em carater de urgencia pra se explicar junto ao congresso contra tamanha arbitrariedade, não apenas contra esse ou aquele partido, mas contra tood s e contra todo o congresso, Câmara e Senado. O caso é muito grave e os partidos de oposição devreiam exigir a convocação imediata deste senhor, quando não, denunciiado-o como presidente do TSE ao STF.  

    Ou é isso ou vamos continhuar soltando “notinhas”, enquanto Gilmar está C&A (Cag… and…) para elas.

  3. ?????

    Existe algum precedente ? O próprio ministro pode entrar com o pedido de cassação ou precisaria ser alguém “de fora”?? O PP e o PMDB não têm o maior número de denunciados na Lava Jato ? Mil dúvidas…

  4. Uma andorinha só não faz

    Uma andorinha só não faz verão. Gilmar Mendes só agiu, e age, assim tão desenvolto porque recebe o assentimento de quem poderia arrostá-lo, a começar pelos próprios pares e o Conselho Nacional de Justiça. Tal ministro foi nomeado “a dedo” pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de não saudosa memória. À época do mal feito, personalidades da área do Direito se manifestaram contra, particularmente o forte libelo do jurista Dalmo Dallari, emérito professor da Faculdade de Direito da USP.

    De rápida e controversa passagem pelo Supremo, o ex-ministro Joaquim Barbosa deixou pelo menos uma ação que o faz digno de todos os elogios: “peitar” e dizer umas verdades de público sobre  esse malsinado. A mais contundente e verdadeira de que Gilmar Mendes estava destruindo a imagem do Poder Judiciário. 

    1. O sindicalismo dos juízes.

      É exatamente essa a questão central que emerge! Onde é que os juizes que resstam (poucos) nesse país enfiam a cara para escapar dessa vergonha.

      Até quando vamos tolerar e permitir que o país sofra desmoralizações recorrentes pela atuação irresponsável de supostos juízes.

      Como podem ignorar a impossibilidade de tolerância para figuras abjetas como esse tal de Gilmar, com sua capivara que já atravessa o planalto central e se estende pela Avenida Atlântico no Rio de Janeiro, há décadas.

      Não seria o requisito inarredável da nomeação e atuação no STF que o juiz possua “reputação ilibada e notório saber”?

      Ora, reputação o Gilmar já não tinha, e, muito menos, ilibada, quando foi nomeado em 2002 por aquele outro cujo nome não merece ser mencionado. Foi denunciado em artigo publicado em jornal de grande circulação nacional por, ninguem menos que, Dalmo de Abreu Dallari, às vésperas de ser nomeado. Então, onde foi parar a reputaçao ilibada? É de mentirinnha a letra da regra para nomeação de Ministros do Supremo. De lá para cá a capivara do notável falastrão só faz crescer, enquanto cresce na mesma proporção a cumplicidade de todo o judiciário que, agora, e em tantas outras ocasiões, vem protestar pelo respeito e a valorização do judiciário. (!!!!) Respeito e valorização? De quem, cara pálida? Em troco de que esse Sindicato de Juizes vai pretender ser respeitado? Ou vamos todos ter que, mais dia, menos dia, recorrer à ONU em Genebra?

  5. Explicando a estratégia do Gilmar Dantas

    A explicação é simples, Nassif.

    Caso o golpe se consuma e Dilma seja mesmo impedida existe uma coisa que atormenta os golpistas.

    A tal ação do PSDB no TSE, que serviria de plano B, caso o impeachement falhar, poderá ser usada contra o Temer.

    Como?

    Durante  1 ano e 8 meses o Gilmar Dantas e seus comparsas do PSDB acusam a chapa Dilma – Temer de terem feito caixa 2.

    Ok…até não tem novidade nenhuma.

    Agora, imagina se depois da Dilma ser impedida ela decida, espontaneamente, vir a público e dizer que sim, que houve mesmo caixa 2 na sua campanha.

    O TSE não teria outra alternativa a não ser caçar a chapa Dilma/Temer e anular a eleição de 2014. Ato continuo, o presidente da camara seria obrigado a convocar novas eleições para Presidente!

    E aí ?

    Qual seria a reação do TSE, digo, do Gilmar Dantas ?

    Ele iria desdizer tudo o que veem dizendo nesses 1 ano e 8 meses apenas para salvar o Temer ?

    Por isso a ação destranbelhada do Gilmar Dantas em tentar abrir esse processo de cassação do registro do PT.

    Ele faz isso apenas para intimidar o partido e a presidente Dilma para não deixarem ele nessa sinuca de bico.

    Em resumo: com ou sem impeachment o Temer não fica.

    Ou o Senado reestabelece a ordem e encerra o processo, permitindo que Dilma volte ao lugar do qual não deveria ter saído.

    Ou o TSE vai ser obrigado a cassar a chapa Dilmar – Temer, por caixa 2.

    Não existe nenhuma hipotese de Temer continuar no cargo.

     

    1. “imagina se depois da Dilma

      “imagina se depois da Dilma ser impedida ela decida, espontaneamente, vir a público e dizer que sim, que houve mesmo caixa 2 na sua campanha”:

      Dilma nao mentiria pra prejudicar alguem -nem mesmo um crapula como Temer.

      A  contabilidade de campanha foi escrutinada milimetricamente dezenas de vezes -chegou ao ponto que -documentadamente- tiveram que inventar “acontecimentos” sob as ordens de gilmar mentes porque nao havia nada pra achar nas contas dela.

      1. Vamos aguardar os

        Vamos aguardar os desdobramentos o caso João Santana

        Aparentemente Dilma não vai precisar mentir, ela já mentiu e imputou ao PT o caixa 02

  6. pergunta

    Todo esse movimento de recolonização do Pais está sendo extrememente bem coordenado e organizado. Entretanto essa turma que aparece nas notícias é notoriamente incapaz de limpar a própria bunda.

    Quem manda?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador